domingo, 30 de abril de 2017

Biografia dos Artistas: 2x17 - Rapper Xis


Marcelo dos Santos, mais conhecido pelo codinome Xis (São Paulo, 24 de novembro de 1972), é um rapper brasileiro. Oriundo de Itaquera (mais precisamente em Vila Formosa), bairro da zona leste da capital paulista, Xis deu início à sua carreira musical em 1992, ao criar o grupo de rap DMN. Na época, atendia pela alcunha de X Ato. Deu o primeiro passo para a carreira solo em 1997, quando gravou o compacto De Esquina, em parceria com o rapper Dentinho e produzido por DJ Hum. Permaneceu no DMN até 1999, quando decidiu finalmente seguir a carreira solo. Em 2000, lançou seu primeiro CD: Seja Como For, inicialmente pela gravadora 4P (que significa "Poder Para o Povo Preto"), a qual Xis criou em parceria com KL Jay, do grupo Racionais MC's. Com o sucesso crescente da música Us Mano e As Mina, recebeu da gravadora Trama um contrato de distribuição do disco. Além do contrato, a música rendeu a Xis o prêmio de "Melhor Videoclipe de Rap" no Video Music Brasil daquele ano. Em 2001, lançou seu segundo álbum, Fortificando a Desobediência, pela Warner Music. Participou da segunda edição da Casa dos Artistas, em 2002. Porém, no 21º dia de confinamento, abandonou a casa, devido à entrada de novos participantes do programa.


Na Casa dos Artistas: O rapaz começou bem na temporada, mas, com o passar do tempo, Xis acabou se estranhando e brigando feio com Mariana Kupfer, acusando a moça de preconceito quando descobriu que ela comentou que havia se confundido, que achava que ele era outro rapper que chegou a ser preso e tudo mais e que por isso, estava com medo de ficar confinada com ele. Demonstrou interesse romântico em Joana Prada e quando o fortão Vitor Belfort chegou na casa ao lado de Carola Oliveira, o rapper viu seus sonhos com a ex-feiticeira indo por ralo abaixo. Acabou desistindo da atração por volta da segunda semana de confinamento e deu espaço para a entrada de Rafael Vannuci que... Acabou vencendo a temporada.


Depois do programa: No mesmo ano, conquistou seu segundo troféu de "Melhor Videoclipe de Rap" no VMB. Apresentou o programa jovem “Blog 21” no Canal 21 ao lado do humorista Felipe Xavier e Paola de Orleans e Bragança. Entrevistou Elza Soares, Paulo Cesar Pereio, Trio Virgulino, Sandro Dias, Mojica o Zé do Caixão e mais de uma centena de personalidades para o programa de entrevistas Combo Fala + Joga pela PlayTV em 2008. Apresentou o programa Hip Hop Mix na Rede Mix FM de Radio e Mix TV. Produziu e apresentou o GET UP Joven Pan na Jovem Pan FM. Continuou trabalhando com música, em 2008 lançou o álbum "Xistape Volume 1" e em 2015 "Xistape Volume 2".

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário