quarta-feira, 5 de julho de 2017

Biografia do Participante: 2x86 - Tico Santa Cruz


Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo (Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1977), mais conhecido pelo seu nome artístico Tico Santa Cruz é um músico, compositor, escritor e ativista social brasileiro. É o vocalista da banda Detonautas Roque Clube. Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Educação Física e Comunicação, mas não chegou a concluir nenhum deles por não conseguir conciliar com os shows. Em 97, em uma sala de bate-papo, os jovens Luis Guilherme e Eduardo Simão se encontraram. Com a entrada dos guitarristas Renato Rocha e Rodrigo Netto, do baterista Fábio Brasil e do DJ Cléston, o Detonautas chegou à sua escalação clássica que, após a gravação de uma demo, entrou em campo com o disco Detonautas Roque Clube, lançado pela Warner Music em 2002, depois disso tiveram a oportunidade de abrir os shows dos Red Hot Chili Peppers e do Silverchair. Ainda faturaram o prêmio VMB de banda revelação. Em 2004 foi lançado o Roque Marciano, em 2006 foi o Psicodeliamorsexo&distorção e em 2008 é a vez de O Retorno de Saturno. Em seguida, uma nova reinvenção se deu com Detonautas Acústico Ao Vivo, CD e DVD acústicos gravados em 2009 no Rio de Janeiro. Após um mini-turnê pelo Japão, em 2010, e da entrada, em maio de 2011, no RockWalk Brasil, a banda vive o processo de gravação de seu quinto álbum de estúdio.

Enquanto o trabalho independente vai ganhando forma, músicas como "Combate", que, com levada ao estilo Biohazard, tornou-se trilha sonora oficial do canal de lutas de mesmo nome. Também disponíveis estão "Conversando Com O Espelho", "Sua Alma Vai Vagar Por Aí!" e "Um Cara de Sorte". A banda recebe, constantemente, criticas de fãs do verdadeiro Rock N’ Roll, esses afirmam que o som da banda não passa de uma tentativa pueril de produzir um Rock de moda, sem profundidade e desconectados do verdadeiro sentimento que move esse estilo. Entretanto, em defesa da banda, surgem argumentos de que eles utilizam distorções nas guitarras e que a linha de bateria é tão simples como qualquer bom clássico do Rock, isso já seria, segundo seus defensores, uma prova real do poder e da presença da banda no cenário underground.


Tico Santa Cruz já se envolveu em diversas polêmicas com a banda, como a com produtores de shows em Juiz de Fora. Em 2013 Tico se irritou devido à qualidade do som e fez ameaças de morte aos técnicos de som, caso os mesmos desligassem o som do P.A. Em 2016 ele foi expulso de um avião da Gol no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O motivo da retirada foi uma confusão envolvendo o uso do assento conforto. Tico foi questionado pela tripulação sobre a mudança e argumentou que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança a mais pelo assento é irregular. “Não existe nessa aeronave a classe A, classe B, classe econômica, primeira classe. Ou seja: todos os assentos são assentos iguais. Então não há porque ter essa diferenciação desse tipo de preço.” Após a confusão, Tico foi expulso da aeronave pela Polícia Federal. 

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

2 comentários:

  1. essa num sabe nada de nada... sensacionalista

    ResponderExcluir
  2. Lembro que fiquei muito feliz quando ele foi anunciado na estreia de A fazenda pq quando adolescente eu era muito fã de Detonautas. No começo do programa eu me simpatizava muito com o grupo dele e fiquei bem triste com a roça dele que foram 3 do mesmo grupo. Achei ele autêntico.

    ResponderExcluir