quarta-feira, 20 de maio de 2015

Séries & Realitys: 1x20 - O Aprendiz

O Aprendiz é um reality show de negócios brasileiro, que utiliza-se do mesmo formato do programa estadunidense The Apprentice, originalmente apresentado pelo empresário Donald Trump. Entre 2004 e 2009, o programa foi comandado pelo publicitário Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm. Com a saída de Justus para o SBT, a atração foi apresentada em 2010 e 2011 pelo empresário João Doria Júnior, presidente do grupo Doria Associados. Após um ano de hiato, O Aprendiz terá Justus de volta ao comando em 2013. O reality show é produzido e exibido pela Rede Record, que contou com a parceria do canal pago People + Arts nas três primeiras temporadas. O Aprendiz foi sucesso de audiência nas primeiras temporadas e recebeu uma indicação ao Troféu Imprensa de 2005 como melhor programa de TV. Com o passar dos anos, a audiência não se manteve e apresentou quedas significativas. Em 2012, a Rede Record havia revelado que não teria planos para continuar a exibição do programa, mas alterou a estratégia e apresentará a atração mais uma vez no ano seguinte.

No programa, 16-18 candidatos concorrem a um contrato em uma empresa, por pelo menos um ano, pago pelo patrocinador do programa. Divididos em duas equipes, os candidatos concorrem realizando uma série de tarefas envolvendo vendas, marketing, promoções, negócios imobiliários, finanças, ações beneficentes, publicidade e gerenciamento de negócios, bem como arrecadação de fundos, administração de bens e realização de eventos de enormes proporções. Cada equipe, após escolher um líder, tem apenas alguns dias para realizar sua tarefa relacionada ao mundo corporativo, lidando muitas vezes com quantias de milhares de reais. Tendo que seguir regras rigorosas, são julgados pelo apresentador, que conta com a ajuda de conselheiros nessa tarefa. O grupo vencedor recebe uma recompensa, e o grupo perdedor visita a Sala de Reunião para a determinação de qual membro do grupo deve ser demitido (eliminado do programa). Tal demissão procede em duas etapas: na primeira, todo o grupo perdedor é indagado. O líder então seleciona os membros que mais contribuíram para a derrota. Na segunda etapa, o resto do grupo é dispensado, e o líder e os membros escolhidos são confrontados mais uma vez para a determinação de qual deles será demitido.

Especial Aprendiz foi dividido em quatro blocos. No primeiro, os universitários se dividiram em duas equipes (Alfa e Beta) escolhidas por Bárbara e Maytê, as participantes que obtiveram os melhores resultados nos testes de admissão, e enfrentaram testes de lógica. A equipe de Maytê, a Alfa, conseguiu responder as perguntas com mais velocidade e continuou na disputa. No segundo bloco, os oito participantes restantes na competição se dividiram em duas equipes de quatro pessoas e passaram por um teste envolvendo conhecimentos gerais. No terceiro bloco, os quatro finalistas se enfrentaram diretamente em uma bateria de três perguntas para cada um. Maytê e Thiago Pires obtiveram as maiores pontuações e permaneceram na competição. A quarta etapa consistia em completar trechos do Hino Nacional brasileiro e Maytê obteve o melhor resultado, sendo efetivada como paticipante da sexta temporada.

Dois livros baseados no programa foram publicados no Brasil. O primeiro, A Aprendiz, de 2005, foi escrito por Vivianne Ventura Brafmann após vencer a primeira edição do programa e descreve suas experiências durante a competição. O segundo, Eu Aprendi!, é de autoria dos 16 participantes da segunda temporada e relata as lições aprendidas por eles durante as tarefas realizadas no reality show. O livro foi publicado em 2006 e também possui uma versão em Audiobook.

Então é isso minha gente, Reality É Show encerra sua segunda temporada e agora aguardemos o ano que vem, para o inicio da terceira! Espero que tenham gostado. Para saber mais sobre esse ou outros realitys que são comentados aqui no blog, não deixe de add no facebook procurando pelo nome Bruna Jones, ou então siga no twitter: @odiariodebrunaj Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário