quarta-feira, 4 de março de 2015

Séries & Realitys: 1x09 - Felicity

Felicity é uma série dramática de TV norte-americana produzida pela Touchstone Television e pela Imagine Entertainment para a Warner Bros, que conta as experiências da estudante Felicity Porter (Keri Russell) e de seus amigos, Ben, Julie, Noel e Elena, dentro da Universidade de Nova York, baseada na New York University. A série teve quatro temporadas de 1998 a 2002, em que cada temporada correspondia aos anos de estudos nas universidades americanas. Criada por J.J. Abrams e Matt Reeves, teve como diretores mais notáveis Brian Grazer e Ron Howard. Os episódios normalmente iniciavam com Felicity sentada em seu dormitório ou no apartamento com um gravador, lembrando de eventos para fazer uma fita cassete para enviar para sua amiga Sally Reardon (interpretada por Janeane Garofalo). Isso ocasionalmente fornecia um método para Felicity narrar um episódio inteiro. No final de episódios como este, muitas vezes, é mostrada Felicity ouvindo uma fita enviada por Sally como resposta.

A história da série começa na formatura do colegial de Felicity Porter (Keri Russell), onde ela pede a Ben Covington (Scott Speedman), um estudante que ela estivera apaixonada, para assinar seu anuário. Movida pelo comentário dele que desejava ter conhecido ela antes, Felicity muda de planos completamente, deixando de ir para a Universidade de Stanford e indo para Universidade de Nova York, onde Ben iria estudar. Essa decisão irrita seus controladores pais, que não concordam com a ideia de ver sua filha morando sozinha numa cidade grande. Felicity deixa sua casa em Palo Alto, California, rumo a Nova York. Mas quando chega em Nova York, Felicity descobre que Ben não faz ideia do que ela sente por ele, mas isso não a impede de continuar seguindo seu coração. Felicity permanece na Universidade, onde conhece uma estudante de música, Julie Emrick (Amy Jo Johnson), que vira sua melhor amiga. Ela também acaba se aproximando de Noel Crane (Scott Foley), o supervisor do andar de seu dormitório. Felicity divide seu quarto com Meghan (Amanda Foreman), uma gótica maluca, que esconde algo muito sinistro dentro de uma caixa. Ben divide o apartamento com Sean (Greg Grunberg), um inventor com ideias estranhas. E na história surgem Elena (Tangi Miller), uma garota muito esforçada e de forte personalidade, uma das melhores amigas de Felicity, que geralmente consegue o que quer e Javier (Ian Gomez), gerente do Dean & Deluca, lanchonete onde Felicity e Ben passam a trabalhar.

Controvérsias:

Idade da Escritora: Em 1999, uma jovem escritora da série, Riley Weston, aclamada por sua pouca idade, foi descoberta com uma idade falsa. Na época com 32 anos, ela começou a se oferecer aos estúdios de televisão como uma estudante de colegial recém formada, colocando seu marido como seu irmão mais velho. Ela logo foi contratada pela WB Network como uma escritora de Felicity. Saudada como uma criança prodígio, ela foi apresentada em Outubro de 1998 na lista da Entertainment Weekly das "100 pessoas mais criativas do Entretenimento", na qual foi descrita como uma jovem de 19 anos com boas perspectivas de êxitos. Pouco tempo depois, ela foi oferecida por cerca de meio milhão de dólares como roterista para a Disney. Sua verdadeira identidade e idade foram expostos, após um produtor de Felicity verificar seu número de segurança social. Logo depois, seu contrato com a WB expirou e não foi renovado, e seu acordo com a Disney fracassou.

Mudança do Cabelo: Mesmo com a grande popularidade conquistada na primeira temporada, os índices de audiência cairam durante a segunda temporada da série. A imprensa popular culpou, em parte, o novo penteado usado pela estrela da série, Keri Russell. Conhecida por suas longas madeixas encaracoladas marcantes da personagem, Russell decidiu junto com os produtores que ela cortaria o cabelo bem curto no início do segundo ano após a sua personagem ter uma rompimento áspero com o personagem Ben. A queda da audiência coincidiu com a mudança de horário da exibição da série, que passou a ser de domingo à noite. Dessa forma não ficou exatamente claro o quanto a mudança de penteado teve efeito nos números. Em 2010, o TV Guide listou a mudança no cabelo de Felicity na posição 19 em sua lista dos "25 maiores erros em séries de TV" com vários comentaristas argumentando que o corte do cabelo era a razão pela queda da audiência da série. O incidente do corte de cabelo se tornou uma referência da cultura popular dentro de outros programas de televisão norte-americanos, tanto cômicos quanto dramáticos. No episódio da série 30 Rock "The Bubble", Jenna discute sobre como quer o seu corte de cabelo e diz: "Mas se eu fizer a escolha errada, eu poderia acabar como Keri Russell, de Felicity, na 2 ª temporada". Quando uma menina puxa o cabelo devido a forças sobrenaturais no episódio "Where the Wild Things Ar" da série Buffy the Vampire Slayer, o personagem Xander observa: "As pessoas estão indo todas com 'Felicity' em seus cabelos". Já na série One Tree Hill, no episódio "The Desperate Kingdom Of Love", quando Lucas vai até Keith na praia, seu tio diz: "Bom trabalho, Felicity", se referindo ao seu novo corte de cabelo mais curto. A adolescente Claire da série de drama, Six Feet Under diz a sua mãe que ela quer cortar todo o cabelo como Felicity, e sua mãe diz: "Eu a conheço?", Claire responde sarcasticamente: "Sim, ela veio aqui para jantar uma vez." Na sitcom de 2001, Sabrina, the Teenage Witch, no episódio "Making the Grade", depois de escrever um artigo sobre a animosidade, Sabrina pergunta: "Porque está todo mundo olhando para mim como se eu fosse a garota que disse para Felicity cortar o cabelo?". No episódio da série Gilmore Girls, "Here comes the son", a personagem Paris, debatendo com o seu namorado de Princeton, em vez de ir para Harvard, diz: "De repente, eu estou como Felicity sem as questões de cabelo".

Curiosidades:

♥ O personagem do Scott Speedman não tinha um nome quando o piloto ia ser filmado. Primeiro ia ser Billy, depois Ben, depois Miles e depois Dylan. Foi a Keri Russell, que ia começar a gravar uma cena com o Scott, quem falou: "Eu preciso saber o nome dele agora, caso eu queira chamá-lo pelo nome". Então J. J. Abrams perguntou para o Matt Reeves: "O que devemos fazer?". Matt Reeves: "Eu não sei. Vamos usar Ben? O que você acha de Ben?". E foi assim que o personagem recebeu seu nome.
♥ Scott Foley, a princípio, ia fazer o papel do Ben, mas quando os diretores viram a fita do teste do Scott Speedman, decidiram que ele seria o Ben. E aí, mudaram o papel do Scott Foley.
♥ Scott Foley contou que em uma das primeiras vezes em que foi reconhecido, ele estava num shopping e ficou tão atordoado que até esqueceu o que tinha ido comprar lá.
♥ A atriz Keri Russell tem esse nome em homenagem a seu avô que se chamava Kermit.
♥ Além de dançar, Keri também corria e jogava softball quando era criança.
♥ Antes de fazer o papel de Cliff em "Dawson's Creek", Scott Foley era corretor de seguros.
♥ O irmão mais novo do Scott Foley é, na vida real, um "resident advisor" no Colby College em Maine e, por isso, costumava dar dicas para o Scott fazer seu personagem em Felicity.
♥ Quando o Scott Speedman tinha 12 anos, ele fazia parte do time de natação que quebrou o recorde nacional nos 400 metros medley.
♥ A mãe do Scott Speedman bateu um recorde mundial em corrida.
♥ Amy Jo Johnson passou muitos anos de sua vida treinando ginástica olímpica.
♥ Tangi Miller já morou em muitos lugares. Ela nasceu na Flórida, estudou em Londres e já dançou na África.
♥ A música "The Power Of Goodbye", da Madonna, é a música do trailer e da propaganda do seriado, mas a música da abertura é do J.J. Abrams e do Larry Klein.
♥ A verdadeira New York University não deixou que usassem seu nome no seriado, com receio de que assuntos como sexo e drogas pudessem ser relacionados com acontecimentos reais dentro da Universidade. Então, a Faculdade de Felicity, passou a chamar-se University of New York.
♥ Felicity é o nome de uma garota que o J.J. Abrams, um dos diretores, conheceu quando estava no segundo grau.
♥ A formatura, que aparece no primeiro episódio, foi filmada no colégio Verdugo Hills High School.
♥ Os produtores colocaram as cores erradas do colégio, nos primeiros episódios. Quando a Felicity e o Ben se formaram, eles vestiam vermelho e essa cor é do colégio Gunn High School (na verdade é vermelho, branco e preto). Quando o Ben estava indo para casa, para o Dia de Ação de Graças, ele estava procurando o seu moleton de corrida de Palo Alto que era verde e branco. Essas são as cores do colégio Palo Alto High School.
♥ A idéia de fazer "Felicity" veio à cabeça do J. J. Abrams, quando ele estava em lua-de-mel em Bali. A princípio ia ser um filme, mas aí, o J. J. e o Matt Reeves decidiram que tinham muitas histórias para um único filme.
♥ Apesar de muitas críticas terem comparado "Felicity" com o seriado "Ally McBeal", "Felicity" foi criado bem antes de "Ally McBeal".
♥ Quando a Felicity fala, para os seus pais, que ela vai fazer faculdade em Nova York e o pai dela explode, no original ela dizia: "Meu pai não falou comigo durante o verão inteiro". Depois mudaram para: "Aquele foi o pior verão da minha vida". A letra no envelope, que a Felicity escreve para a Sally, mudou.
♥ O diálogo de quando a Julie e a Felicity conversam pela primeira vez, no restaurante da Faculdade, foi totalmente modificado. O original era assim: "Lógico que você chorou! Como alguém poderia descobrir como montar o horário? Cada 'addendum' tem seis 'addendi' ou sei lá o quê?" - Julie: "Você acredita que eu ainda nem conheci a minha colega de quarto? Eu li o capítulo inteiro de como se dar bem com o seu colega de quarto, e acabou sendo totalmente sem sentido. Ela nem dorme no mesmo quarto que eu. Ela é um mistério." - Felicity: "Você é muito sortuda, minha colega de quarto é maluca. Ela nem me diz de onde ela é e ainda por cima, passou desinfetante no telefone. Aí, toda a vez que eu quero dar um telefonema, eu fico enjoada. Então, você quer fazer aula de Arte? Que tal Ken Sullivan?" - Julie: "Ah, Eu adoro o trabalho dele. Aqui tem aula sobre o Sullivan?!" - Felicity: "Não, eu acho que a aula é do Sullivan." - Julie: "Uau! Você acha que eu vou conseguir essa aula?" - Felicity: "Bom, eu acho que você tem as mesmas chances que todo mundo." - Julie: A cena em que a Felicity e a Julie estão vendo se receberam alguma carta, e a Julie começa a fazer várias perguntas sobre o relacionamento da Felicity com o Ben, não fazia parte do original. A cena em que a Felicity volta depois de ter saído com o Ben e a Julie, e ela está andando pelo corredor até chegar ao seu quarto e a seguinte em que ela conhece a Meghan (sua colega de quarto), também não faziam parte do original. No piloto original, a Meghan ainda não tinha aparecido. A segunda cena no restaurante da Faculdade, em que a Julie se desculpa para a Felicity, também não existia.

Para saber mais sobre essa ou outras séries que são comentadas aqui no blog, não deixe de add no facebook procurando pelo nome Bruna Jones, ou então siga no twitter: @odiariodebrunaj Semana que vem temos mais SERIously? Quando você descobre um pouco mais sobre os bastidores da sua série predileta! Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário