quarta-feira, 25 de março de 2015

Séries & Realitys: 1x12 - No Limite

No Limite foi o primeiro reality show realizado no Brasil, tendo o formato do programa sido inspirado no programa estadunidense Survivor. O programa estreou na Rede Globo em 23 de Julho de 2000, sendo exibido aos domingos, em horários variados, mas sempre após o programa Fantástico. Na série, os participantes passavam por testes de resistência, provas e conviviam na floresta. A atração seguiu por 3 temporadas, até sua produção ser cancelada em 2002. Após oito anos de hiato, a quarta temporada da série estreou em 30 de Julho de 2009, novamente sob o comando de Zeca Camargo. A quinta temporada foi confirmada em 5 de abril de 2010, durante a apresentação da nova programação da Rede Globo. A quinta temporada seria fora do Brasil e o vencedor do programa se classifica automaticamente para o Big Brother Brasil 11, mas nunca aconteceu.

Tribos: O programa é apresentado pelo repórter e apresentador, Zeca Camargo, onde 12-20 pessoas são deixadas em um local inóspito do território brasileiro e divididos em duas equipes com uma distribuição igual de idade e sexo. As equipes costumam receber um kit básico de utensílios com os quais poderão contar para sobreviver: em geral, uma machadinha, cantis, e uma especial fonte de água feita para o programa. Esta fonte guarda uma água que os jogadores deverão ferver para beber, forçando as tribos a fazer fogo por si só ou ganhar como recompensa as ferramentas para fazê-lo. As equipes recebem nomes e cores específicas que são usadas nas suas bandeiras, no trajeto das provas, nos textos na tela e em outros itens.

Provas: Durante o jogo, os participantes competem em equipe ou individualmente em provas. As provas consistem em competições de resistência, solução de problemas, trabalho em equipe, destreza e força de vontade, e geralmente trazem um tema ligado à temporada atual. As provas incluem também as famosas provas de comida nojenta (com comidas típicas locais), e testes de conhecimento sobre o local e sobre os jogadores em si.

Provas de Recompensa: Nas provas de recompensa, os participantes competem por itens de luxo que não são essenciais para a sobrevivência mas facilitam a vida no acampamento. Exemplos: comida, fósforos, machados, capas de chuva, e até mesmo pequenos passeios para fora do acampamento.

Provas de Imunidade: Nas provas de imunidade, os participantes competem por imunidade (representada por um ídolo). A equipe vencedora garante mais um ciclo no jogo, enquanto a perdedora irá ao "Portal" onde votará em um membro para ser eliminado. Durante os 4 primeiros ciclos da quarta temporada, a equipe perdedora indicou por votação secreta um membro para ser eliminado pelo voto popular. O outro membro era indicado pelo líder da equipe. O programa voltou ao formato original a partir do quinto ciclo.

Fusão: Após as primeiras eliminações, as duas equipes se fundem em uma só e passam a viver no mesmo acampamento. A prova da imunidade passa a ser individual (no entanto, na segunda temporada houve duas ocasiões em que ocorreram duas provas de imunidade no mesmo episódio) e o participante imune também tem direito a voto no Portal.

Semi-Final: Na primeira e terceira temporadas, após algumas eliminações na fase da fusão, o jogo mudou. Uma semi-final foi disputada pelos 4 últimos participantes ainda no jogo e consistiu na redivisão dos mesmos em duas duplas que disputaram a penúltima prova da imunidade. A dupla vencedora foi classificada direto para a final, enquanto a perdedora foi eliminada.

O Júri: Na segunda temporada, a semi-final foi realizada de uma maneira diferente. Os 4 semi-finalistas disputaram a penúltima prova de imunidade. No Portal, 4 participantes eliminados antes dos semi-finalistas formaram um júri que daria imunidade a um dos participantes para a primeira votação da noite (assim, duas pessoas estariam imunes). Um empate ocorrido entre os dois únicos participantes votáveis fez com que o júri entrasse em ação novamente. Os quatro membros deveriam votar e escolher quem deveria ser o eliminado. Após isso, apenas o vencedor da prova de imunidade estaria imune e o júri votaria novamente e determinaria entre os dois participantes restantes quem seria o segundo finalista.

Vale dos Exilados: O "Vale dos Exilados", uma espécie de repescagem, foi inserido apenas na terceira temporada. Os 6 últimos participantes eliminados antes das duas finalistas foram enviados para esse local (uma espécie de "jaula" localizada em meio à selva) e disputariam uma prova, onde o vencedor teria lugar garantido na grande final.

Grande Final: A final consiste em uma grande maratona de provas (físicas e lógicas) envolvendo elementos usados ao longo de toda a temporada. O resultado final é revelado (com exceção da primeira temporada) ao vivo, por Zeca Camargo.

Controvérsia: A extinção do programa "No Limite" se deve ao fato de o produtor do programa "Survivor", Mark Burnett, ter acusado o programa brasileiro de ter copiado a versão americana. Segundo ele, não haveria problemas se o programa fosse um formato comprado para uma adaptação. Por ter sido copiado sem autorização da emissora detentora dos direitos originais, a Rede Globo foi processada e, ciente de uma derrota, determinou o fim temporário do No Limite. No entanto, em Junho de 2009, a Rede Globo legalizou a situação do programa. A emissora comprou os direitos de "Survivor" para o Brasil. Agora poderá usar trilhas musicais, provas e até as bandanas do original. Pressionada pela empresa que detém os direitos do reality show, fez um acordo, pelo qual pagou uma licença, mas sem deter os direitos.

Curiosidades da Primeira Temporada:

♥ Como se tratava da primeira experiência de reality show no Brasil, sociólogos e psicólogos questionaram o que consideravam falta de comprometimento do programa com os direitos humanos e acusaram a produção de "sádica" e "irresponsável". O programa também foi acusado de fútil, por explorar o narcisismo dos participantes.
♥ O líder comunitário Paulo César Martins, o Amendoim, morador da favela da Rocinha, sentiu-se discriminado pelos demais participantes do programa, e ofendido por ter sido chamado de "crioulo" no ar, pelo concorrente Marcus Werner, advogado e surfista morador da Lagoa, área nobre do Rio. Entidades de direitos humanos tentaram convencer Amendoim a entrar com uma ação civil pública contra Marcus por danos morais e racismo. Os dois acabaram selando a paz no Domingão do Faustão, em Agosto de 2000.
♥ Marcus ainda protagonizou outro debate ao ganhar fama de come-e-dorme e garanhão, por ter comentado no programa que "pegaria" a companheira de equipe Patrícia Diniz, a gaúcha Pipa, e insinuar que fora paquerado por ela, que era casada. Irônico, ainda batizou as duas galinhas pretas que ganhou em uma das competições com os nomes de Hilca e Amendoim, que eram negros.
♥ Andrea Baptista acabou aproveitando a fama para posar nua para a revista Playboy, enquanto que seu companheiro de confinamento Thiago Toqueton acabou saindo nu nas páginas da G Magazine.
♥ Andrea Baptista chegou a ser considerada para participar de outro reality show logo depois do termino de No Limite, a moça chegou a fazer testes de elenco para a segunda edição de Casa dos Artistas, no Sbt.

Curiosidades da Segunda Temporada:

♥ A concorrente Lhitts Maciel foi desclassificada no quarto episódio por haver abandonado o acampamento da equipe Lobos Guarás, perdendo o direito ao carro e aos 3 mil reais de premiação. Mas a Rede Globo decidiu lhe entregar o prêmio após avaliar que ela desrespeitou o regulamento por falta de condições físicas de concluir a prova proposta, e não por vontade própria.
♥ Na primeira tarefa do quarto episódio, a programadora não conseguiu escalar um platô para alcançar o ponto mais alto da Chapada e, sob um calor de 40 graus, desmaiou. Socorrida, recebeu soro e se restabeleceu em cinco horas.
♥ A Rede Globo alega que Lhitts não foi excluída pela direção do programa, sem direito ao prêmio, por causa do mal-estar, mas porque desobedecera o regulamento: não dormiu no acampamento, porque teve medo de voltar a desmaiar.
♥ Sávio e a curitibana Eliane ensaiaram no programa o começo de um romance, que, ao menos aos olhos do público, não vingou no ar. Mas, em Agosto de 2001, o casal foi ao Altas Horas anunciar o casamento.

Curiosidades da Terceira Temporada:

♥ Foi a vez de Hérica Sanfelice posar nua para a Playboy e Fábio Meirelles sair na revista G Magazine.
♥ Hérica Sanfelice chegou a namorar um dos gemêos do Programa O+, e com isso quase garantiu uma vaga em outro reality show, a Casa dos Artistas.

Curiosidades da Quarta Temporada:

♥ Foi a temporada com o maior número de participantes. Além dos 20 originais, 3 entraram ao longo da disputa, totalizando 23 participantes. O último participante original foi definido no Fantástico através do voto popular, que escolheu o estudante baiano Marcelo França Guimarães para entrar no jogo.
♥ Rafael que ficou conhecido como Rafão, chegou a assinar com a G Magazine, mas o ensaio nunca chegou a existir.

Semana que vem tem mais relembrar é viver, na coluna "Reality é Show". Para saber mais sobre esse ou outros realitys que são comentados aqui no blog, não deixe de add no facebook procurando pelo nome Bruna Jones, ou então siga no twitter: @odiariodebrunaj Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário