quarta-feira, 23 de março de 2016

Séries & Realitys: 2x12 - 24 Horas

24 (24 Horas no Brasil) foi uma série de televisão estadunidense estrelada por Kiefer Sutherland como o agente da Unidade Contra Terrorista Jack Bauer. Cada temporada de 24 episódios cobre 24 horas de um dia da vida de Bauer, usando o método da narração em tempo real. Transmitida pela primeira vez em 6 de novembro de 2001, o programa teve 192 episódios espalhados por oito temporadas, com o último episódio indo ao ar em 24 de maio de 2010. Além dos episódios, o filme para televisão 24: Redemption foi transmitido entre a sexta e a sétima temporada, e um filme para cinema está sendo planejado para o verão americano de 2012. Bauer é o único personagem a aparecer em todas as oito temporadas e o único a aparecer em todos os episódios. A série começou com ele trabalhando na Unidade Contra Terrorista (UCT) de Los Angeles, onde ele é caracterizado como um agente muito competente, porém um que segue a filosofia do "fins justificam os meios" sem se preocupar com as implicações morais de suas ações. Através da série a maioria dos acontecimentos ocorrem como um thriller policial. Um elemento recorrente é Bauer correndo contra o relógio enquanto tenta impedir múltiplas ameaças terroristas, incluindo tentativas de assassinato ao presidente, ameaças nucleares, biológicas e químicas, ataques cibernéticos e conspirações envolvendo o governo e poderosas companhias. O programa venceu vários prêmios, incluindo Cinco Emmy Awards em suas oito temporadas. Venceu para Melhor Série Dramática no Golden Globe de 2003 e Melhor Série Dramática no Primetime Emmy Award de 2006. Kiefer Sutherland venceu os prêmios de Melhor Ator - Série Dramática no Golden Globe de 2001 e Melhor Ator Principal em Série Dramática no Primetime Emmy Award de 2006. Na conclusão de sua oitava e última temporada, 24 se tornou a mais longa série de espionagem na história, passando Mission: Impossible e The Avengers.

A natureza de tempo real do programa é enfatizada pelo relógio digital que aparece antes e depois dos intervalos comerciais. Relógios menores e silenciosos aparecem durante a narrativa, entre intervalos comerciais. O horário mostrado é o horário do mundo da história. A narrativa quase sempre coloca eventos futuros na "próxima hora", indicando que o evento ocorrerá no próximo episódio. 24 usa um relógio de 12 horas em vez de um de 24 horas, apesar de indicações de am ou pm não serem usadas durante o episódio, elas são usadas na abertura. Cada episódio dura aproximadamente 43 min sem comerciais, como é comum para programas de uma hora em emissoras comerciais. O tempo continua a passar durante os intervalos, com o tempo exato sendo mostrado pelo relógio digital no começo e no final de cada ato. Eventos mundanos, como viagens, às vezes ocorrem durante os intervalos, assim, esses eventos em sua maior parte não são vistos. Os episódios de estreia da segunda e terceira temporada foram ao ar sem interrupções de comerciais, com a exceção do comercial do patrocinador da série, a Ford, no começo e no final. Para manter o aspecto de tempo real, câmeras lentas não são usadas em 24. A série também não usa 'flashbacks', com a exceção do último episódio da primeira temporada. Assistindo continuamente sem intervalos comerciais, cada temporada dura aproximadamente 17 horas. Quando o relógio principal é mostrado, uma batida sonora característica é ouvida a cada segundo passado. Entretanto, após momentos extremamente emocionais, como a morte de um personagem principal, o relógio ira transcorrer sem a batida, com o barulho ambiente (se houver algum) no lugar. Os produtores e fãs denominaram o momento como "relógio silencioso", e seu uso virou uma marca do programa. O relógio silencioso foi usado onze vezes; seis para a morte de algum personagem. No último episódio da série, o relógio conta regressivamente pela única vez, indo de 00:00:03 para 00:00:00. A primeira temporada começou a meia noite, e durante o nono episódio (8:00-9:00 am) Jack menciona que já está acordado há 24 horas. Nas séries subsequentes a história começa pela manhã. As temporadas dois e sete começam às 8:00, a quarta e a quinta começam às 7:00, a sétima começou às 6:00, a terceira começou às 13:00 e a oitava às 16:00. A ação muda para diferentes locais, traçando as aventuras de diferentes personagens envolvidos na trama.

Polemicas: Como tudo que obtém grande destaque, acaba por tornar-se vítima de críticas, mesmo que às vezes, não possuam um embasamento substancial. No que refere-se ao seriado "24 Horas", as supostas falhas concentram-se na hipotética falta de atividades corriqueiras dos humanos como, beber, comer, ir ao banheiro durante o período de 24 horas. Entretanto, as histórias contadas são ficcionais, por isso, não prendem-se em detalhes, o que acarretaria na mesmice do seriado, para além disso, o seriado possui pequenos espaços de tempo que são pulados, igualmente, os personagens passam por momentos, inclusive Jack Bauer, em que não são expostos, podendo nesses instantes, suprir suas necessidades básicas. No caso da bateria de celular nunca ser consumida em sua totalidade, mesmo que a mesma tenha sido usada o dia todo, tal afirmação não sustenta-se nos dias atuais, já que as baterias de celular duram bem mais de um dia atualmente, ainda mais se considerarmos que Jack utiliza o celular em poucos segundos em cada uma de suas conversas. No tocante ao número "exagerado" de acontecimentos em apenas um dia, essa é exatamente a intenção dos idealizadores da série, por isso ela tornou-se em um grande sucesso mundial, tanto pelo público quanto pela crítica. Portanto, mostrar situações corriqueiras não é decididamente a intenção da série, pelo contrário, a graça e o sucesso desse projeto está exatamente na ficção em que ela se apoia, sendo elogiada pela qualidade em retratar essa "invenção fabulosa", bem como as performances do elenco, principalmente Kiefer Sutherland.

Curiosidades:

♥ Cada episódio supostamente pega uma hora do tempo real em um dia de Jack Bauer, mas na verdade três minutos são gradualmente adicionados ao timer durantes os intervalos comerciais. Os últimos três minutos da série que iam ao ar eram usados pelos comerciais, pela identificação da emissora e para cenas dos próximos episódios.
♥ 24 Horas foi criada em 2001, logo após os atentados ao World Trade Center. Por isso, a FOX temia pelo destino da série e foram encomendados apenas 13 episódios para 1ª temporada. Mas 24 horas foi um enorme sucesso e, mesmo com a continuação da temporada, o episódio 1.13 tinha uma espécie de final, com Jack salvando sua mulher e filha e matando o vilão Ira Gaines. O atentado terrorista também foi o responsável pelo atraso na estreia da série, que estava marcada para ir ao ar em setembro. Por conta do evento trágico, a série estreou no dia 6 de novembro de 2001.
♥ Já repararam que até o 5º ano da série, todo personagem que começava a temporada na direção do CTU não conseguia se manter no cargo até o fim?
♥ Na 3ª temporada, o site www.sylviaimports.com foi mencionado em um episódio. Os espectadores que visitaram a página encontraram uma mensagem de saudação da equipe de produção da série.
♥ Reiko Aylesworth, a agente Michelle Dessler, originalmente fez o teste para ser a Nina Myers, mas foi reprovada. Depois disso, fez teste para ser Kate Warner, sendo reprovada mais uma vez. Só depois dos produtores terem oferecido o papel da Agente Dessler que ela aceitou e finalmente entrou para o elenco da série.
♥ A cada 15 dias eram gravados simultaneamente dois episódios de 24 Horas. Pouco tempo para uma série com tantas cenas de ação.
♥ Para manterem a aparência de estarem no mesmo dia, durante as gravações de 24 Horas todo o elenco cortava os cabelos de 5 em 5 dias.
♥ Cada temporada da série, incluindo pré e pós-produção, tinha a duração de 10 meses e meio de trabalho da equipe. E você achando que só o Jack Bauer que ralava em 24 Horas, né?
♥ As cenas de 24 Horas aconteciam, em sua maioria, na altura dos olhos dos personagens. Isso acontecia para dar um nível a mais de realismo nas cenas.
♥ Normalmente eram gravadas 25 horas da série para serem editadas em 1 hora que iria ao ar pela FOX. ♥ Além de Jack Bauer, o personagem mais presente em 24 horas foi o agente do Serviço Secreto Aaron Pierce, que ficou na série até a 7ª temporada.
♥ As temporadas pares de 24 Horas (2, 4, 6 e 8) lidaram com uma ameaça nuclear aos Estados Unidos.
♥ Sean Astin conseguiu seu papel na série porque ele e o produtor Joel Surnow frequentavam o mesmo quiroprático. Quando Austin afirmou ser fã de 24 Horas, Surnow ofereceu o papel de Lynn McGill. Ele, claro, aceitou.
♥ 24 Horas fez tanto sucesso que ganhou um episódio especial só dela em Os Simpsons. O episódio tem 24 minutos e contou com a participação de Kiefer Sutherland.
♥ A 7ª temporada do show teve que ser reescrita após uma tentativa de reinventar a série depois de várias críticas recebidas na 6ª temporada. O primeiro roteiro para o 7º ano acabou não agradando e teve que ser reescrito para a história que conhecemos hoje.
♥ 24 horas foi a única série da FOX a ganhar o Emmy de Melhor Série de Drama.
♥ Gilmore Girls/Tal Mãe, Tal Filha: Em 24 de abril de 2007, Jack Bauer é citado.
♥ Apenas dois atores tiveram mais de um papel durante as 8 temporadas da série. Omid Abtahi é Safa no episódio 4.13 e Jibraan Al-Zarian no episódio 7.20. O outro ator foi Tony Todd que interpretou o Detetive Norris no Dia 3 e foi também o General Juma no telefilme 24: Redemption e no Dia 7.
♥ Sarah Clarke conseguiu o papel de Nina Myers no dia que iriam gravar o episódio piloto. Como não houve tempo para prepararem o figurino da personagem, a atriz filmou com sua própria roupa e esse acabou sendo o figurino dela durante toda a primeira temporada de 24 Horas.
♥ Bauer, o sobrenome do protagonista da série, foi inspirado no personagem Peter Bauer da série La Femme Nikita.
♥ Na 5ª temporada, o celular de Debbie Warner mostrou um número válido da Califórnia que, quando discado, conectava a pessoa a Kim Raver (Audrey Raines) ou Carlos Bernard (Tony Almeida). Foi uma tentativa da série em se aproximar de seus fãs. Só na primeira semana, o número recebeu mais de 80.000 ligações.
♥ Sarah Clarke, a Nina Meyers, ficou noiva de Xander Berkeley, o George Mason. Eles se casaram no dia 7 de setembro de 2002.
♥ No series finale de 24 Horas, ao invés de aparecer no relógio 03:59:57, 03:59:58, 03:59:57, 04:00:00, apareceu um countdown 00:00:03, 00:00:02, 00:00:01, 00:00:00. Foi o único momento que o relógio apareceu regressivamente, casando com a ideia de que este era o final da série.
♥ As mortes mais marcantes de 24 horas tiveram o chamado silent clock, quando o relógio do fim de cada episódio ficava sem efeitos sonoros. Os fãs ficaram indignados nos blogs e fóruns com a falta de luto ao final do episodio da “morte” de Tony Almeida, melhor amigo de Jack. Mas eles não sabiam que a falta do silent clock nessa morte era porque o personagem não havia morrido e voltaria como vilão na temporada seguinte.

Para saber mais sobre essa ou outras séries que são comentadas aqui no blog, não deixe de add no facebook procurando pelo nome Bruna Jones, ou então siga no twitter: @odiariodebrunaj Semana que vem temos mais SERIously? Quando você descobre um pouco mais sobre os bastidores da sua série predileta! Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário