sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Biografia do Participante: 4x20 - Raul Boesel


Como tantos outros pilotos brasileiros, iniciou-se correndo de kart, aos 16 anos, tendo sido campeão curitibano com esta mesma idade. De 1977 a 1978 correu em categorias "turismo" e, em 1979, no Campeonato Brasileiro de Stock Car, onde foi eleito "piloto revelação". Foi para a Inglaterra em 1980 para correr na Fórmula Ford 1600 e, em 1981, entrou para a Fórmula 3 inglesa, tendo terminado o campeonato em terceiro lugar. Depois de um teste com a equipe McLaren, entrou para a Fórmula 1 em 1982 correndo na equipe March, e em (1983) pela Ligier. Mudou-se para os Estados Unidos em 1985, para disputar a Fórmula Indy (CART), onde chamou a atenção por ter sido o estreante com a volta mais rápida nos treinos da tradicional prova das 500 Milhas de Indianápolis. Foi terceiro colocado nessa mesma prova em 1989 e quinto no campeonato de 1993. O curitibano esteve por 13 vezes no grid das 500 Milhas de Indianápolis: 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1992, 1993, 1994, 1995, 1998, 1999, 2000 e 2002. Raul largou na primeira fila em três oportunidades: 1993, 1994 e 2002. Seu melhor resultado foi o terceiro lugar em 1989. Uma das grandes provas na carreira de Raul Boesel na Fórmula Indy foi na décima etapa da temporada de 1994, no oval de Michigan.

Após a segunda relargada, Boesel assumiu a ponta e era senhor absoluto da prova e tudo indicava que a primeira vitória iria acontecer, até que na 225ª volta (faltando 25 para o final), o motor Ford do carro número 5 estourou impedindo que a tão esperada primeira vitória não acontecesse: "Mesmo tendo caído para 3º, estava com chances de voltar à liderança, pois o carro vinha bem. Mas o motor quebrou e acabou a festa", disse o desolado piloto. Seu currículo na Fórmula Indy: três poles, uma volta mais rápida e pódios pódios: cinco 2º lugares, três 3º lugares e nenhuma vitória. Com a equipe Jaguar, foi campeão sozinho no Mundial de Protótipos, em 1987, com cinco vitórias na temporada, em 1988 ganhou as 24 Horas de Daytona num Jaguar XJR-9, juntamente com Martin Brundle e John Nielsen e em 1991, conquistou a segunda colocação nas 24 horas de Le Mans.


Até 2014, ele era o único piloto brasileiro com um segundo lugar na prova de Le Mans, até que Lucas Di Grassi, com a Audi, igualou-se e juntos são os únicos brasileiros com a chegada mais alta nas prova francesa. Por outro lado, Raul ainda é o único brasileiro campeão do Mundial. Também é DJ, com várias apresentações na cidade de Cascavel, onde apresenta as festas com a griffe "Raul Boesel". Ele também esteve em uma entrevista aqui no blog, confira clicando AQUI.

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário