sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Survivor: 1x03 - Borneo, Primeira Parte


E aí genteee, tudo bem? Como vão vocês? Eu vou ótimo, obrigado! Vocês sabem que a Bruna me convidou pra falar do melhor reality de todos os tempos, o Survivor. Então, agora que já conhecemos mais sobre ele e já sabemos por onde assistir, vamos começar a falar sobre as temporadas, começando é claro, pela primeira temporada: Survivor Borneo. Preparados?

ATENÇÃO, TEXTO CONTÉM SPOILERS!!!

39 DIAS, 16 PESSOAS, 1 SURVIVOR!!!!

A primeira temporada nos apresenta os 16 participantes que são abandonados na remota ilha de Pulau Tiga, Malásia. O foco da temporada é a sobrevivência, já que seria o grande diferencial do reality em comparação com todos os outros naquela época. Os participantes então tem que criar seus próprios abrigos, procurar comida, fazer fogo entre outras coisas. Nas temporadas mais antigas era muito comum grande parte da edição ser dedicada a mostrar como os participantes se viravam em meio ao nada. Apesar de não achar uma temporada que “prenda” tanto quem queira começar a assistir pelo desataque na sobrevivência, vejo como grande importância em função dessa ser essência do show, que ao passar dos anos se perdeu um pouco. Nessa temporada, podemos vê-los comendo até ratos, enquanto não conseguem achar nada mais para comer.


Algumas coisas também podem ser estranhas para quem começar por temporadas mais recentes, como algumas interrupções aleatórias do apresentador Jeff Probst, a simplicidade dos desafios e alguns rituais, como tocar um gongo antes de entrar no conselho tribal (?) e até a caminhada enooorme até ele e o destaque que isso tem (inclusive por causa do CT ser tão longe, em uma situação eles presos lá por causa de uma chuva muito forte). Também é interessante observar como existem nítidas diferenças na sociedade, como por exemplo a forma que a homossexualidade do Rich é vista pelos outros participantes, como o super religioso Dirk e o Rudy por exemplo.

As primeiras eliminações são meio óbvias porque apesar de ser um jogo estratégico e social, Survivor também tem a parte física, que se torna muito importante principalmente na fase tribal. Sonja e – o INSUPORTÁVEL - B.B. (mas que Deus o tenha, não venha puxar meu pé, please) são os primeiros a serem eliminados por serem os mais velhos das suas tribos. Algumas eliminações seguem até certo ponto sem estratégia, apenas o que a maioria quis e pronto. Como as eliminações de Stacy, por irritar a tribo, da Ramona, por passar boa parte do tempo na ilha doente e não ajudando a tribo.


As primeiras rivalidades surgem, como Stacy e Rudy, que resulta na eliminação da primeira logo no terceiro episódio. Também surge a primeira amizade/aliança: Rudy (um veterano homofóbico e machista) e Rich (um gay liberal, que inclusive adorava andar pelado pela ilha). Outra aliança também importante de ser citada é a que ocorre entre Colleen e Greg, que ATÉ HOJE, não sabemos se era um casal ou não (eu shippo). Apesar de uma grande diferença entre as temporadas recentes, que focam principalmente num jogo agressivo, Borneo tem sim um gameplay importante que direcionaram o futuro do jogo. E o vencedor, Richard é o grande responsável por isso.

Como seria a primeira temporada, é óbvio que nenhum dos 16 saberia o que esperar. Então eles (ou a maioria deles) foram pra lá com a intenção de “apenas” sobreviver e jogar o jogo da maneira mais correta possível. Eis que surge Rich, que desde o primeiro dia já estava pensando sobre como chegaria a final. Ele foi o primeiro a se beneficiar por ser o provedor da tribo, repetindo a todo momento: “ora, eu alimento vocês, não me eliminem”. Isso deu tão certo que foi usado por muito tempo no Survivor. Ele se uniu numa aliança com Rudy, Kelly e Sue que ditou todo o rumo do jogo. A primeira vítima dessa aliança foi o Dirk, que foi o primeiro participante a levar um blindside da história (ser enganado).


Mas foi após a merge que o jogo virou, mais precisamente após um lindo blindside na Gretchen. Quando se fundiram em uma única tribo, a Pagong + o Sean acharam que como teoricamente o jogo havia mudado, agora seria literalmente “cada um por si”. Eis que a aliança do quarteto Tagi, que não fez mais que sua obrigação, se juntou para eliminar um membro que poderia virar uma ameaça mais pra frente no jogo. E assim a tribo Pagong foi extinta, um por um: Greg, Jenna, Gervase e Colleen, dando origem ao termo “Pagonging”, que continua sendo usado quando uma tribo é exterminada após a merge. Nesse meio tempo, as meninas até tentaram se juntar e formar uma aliança com o Gervase e com o Sean, o voto livre daquele momento. 

Só que o Sean é UM DOS JOGADORES MAIS BURROS DE TODOS OS TEMPOS, porque ele simplesmente entrou num jogo onde eliminaria pessoas e não queria se indispor com ninguém. O que ele fez? Decidiu que seria muito lógico votar nas pessoas por ORDEM ALFABÉTICA. Sério! Não só atrapalhou o que poderia ser uma virada no jogo, como ainda teve seu voto usado várias vezes e ajudou a eliminar pessoas sem querer. Parei por aqui. A aliança chega no f4, cenário que temos Kelly já consagrada como beast challenge, onde ela decide “abandonar” sua aliada Sue e leva o Rudy pro f3. 


Isso gera um dos melhores e mais lembrados discursos de um jurado, no caso “Cobras e Ratos” da Sue. No f3, com mais uma imunidade no pescoço, Kelly leva o Rich pra final e perde pra ele. Acho que ela também perderia para o Rudy, já que todos os participantes e o público americano o adoram. Não sei porque, sendo sincero. Pra mim ele é apenas irritante, machista, ranzinza e homofóbico. Temos também dois ótimos vilões: Sue e o próprio Rich e dois heróis: Colleen e Greg. Por fim, apesar de um pouco detestável, temos uma vitória mais que merecida de um jogador estratégico além da conta pra aquela época. Vitória que faz total diferença no jogo dos dias de hoje, que é bem agressivo e estratégico. Talvez o jogo fosse bem diferente – ou não existisse mais – se a Kelly ganhasse.

E assim terminamos a primeira parte sobre Borneo, na segunda parte iremos conferir quem deveria retornar ao jogo e algumas curiosidades da temporada. Se vocês tiverem alguma dúvida, pode bater um papo comigo no meu twitter (@lessxss) que ás vezes eu respondo rápido e sou legal quase sempre. Comentários lindos e criticas são sempre muito bem vindos. É isso gente, até a próxima!

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

6 comentários:

  1. Aaaaaaaa, que resumo maravilhoso e didático do Survivor!
    Kelly foi a minha favorita na época, mas hoje percebo que se ela tivesse ganhado, as temporadas a seguir não seriam a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Que bommmm!!! Fico muito feliz lendo isso!

    Também torcia pra Kelly na primeira vez que assisti, na segunda já gostei muito mais da vitória do Rich!

    ResponderExcluir
  3. Tbm acho o B.B e o Rudy Insuportáveis. Mas, meu ranço da temporada certamente é da Sue, nao suportoooo
    Gostava muito do Gervase, mas dos 4 da alianca o Rich é maior e melhor em todos os sentidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu até gostava da Sue HAHAHAHA
      Não tinha saco pro inútil do Gervase, mas certamente melhor que outros ali. Não gosto do Rich, porém dono e proprietário de Borneo!!

      Excluir
  4. Kelly era minha torcida na reta final, mas a vitória do Rich foi extremamente necessária para as temporadas seguintes. Enquanto Colleen, Jenna e Gervase começaram a babar algumas estratégias de defesa, ele já estava cuspindo e dominando o jogo.

    ~ pausar pra dizer o quão burro o Sean é ~

    A temporada condiz bastante com o que eu esperava. Mesmo sendo morna e sem tento gameplay, ainda é gostosa de assistir. Ansiosa para o que vem por aí. E vamos de The Australian Outback. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordei com tudo! Queria ver a Colleen de novo, já que os outros dois voltaram mais tarde! Espero que goste de Australian, que é muito melhor, e que continue assistindo o melhor reality do muuuundo!

      Excluir