terça-feira, 23 de julho de 2019

Centro de Comando: 5x07 - Aquele com o retorno de ex-participantes


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que já faz algum tempo que eu quero conversar com vocês sobre essa reciclagem de participantes que a Record anda fazendo nos principais realitys da programação deles e como rolam boatos de que no próximo ano teremos ex-BBBs retornando ao BBB e ainda estamos formando o elenco da nova temporada de A Fazenda, acho que esse é o momento ideal da gente ter esse bate-papo, não é mesmo?

Aqui no Brasil, essa pratica de reciclar ex-participantes também começou lá na Casa dos Artistas do SBT, a socialite (que Deus a tenha), Carola Oliveira ficou nem 48 horas confinada na segunda temporada do programa, mas foi o suficiente para tirar todos de suas zonas de conforto, em seguida ela carimbou o seu passaporte na terceira temporada ao lado do fã dela, o Marcelo Mathias. Depois disso, a pratica de reciclagem e segundas chances ocorreram em diversos momentos, no BBB tivemos o Dourado, a Joseane, a Fani, a Natália, o Yuri, o Eliéser, o Bambam, o Dhomini e a Anamara que já retornaram ao jogo, em A Fazenda teve aquela lamentável nona temporada só com ex-participantes de diversos programas, além de outras temporadas com retornantes tipo a Monique, Franciele, Ana Paula Oliveira, Ana Paula Renault e outros... Certo?


Pois bem, só que diferente do BBB, o Rodrigo Carelli perdeu completamente a vergonha na cara e agora fica reciclando os elencos em TODOS OS PROGRAMAS e num período de tempo bem curto, estou falando de dona Aritana Maroni, por exemplo, que esteve em pelo menos um reality show por ano desde o confinamento da nona A Fazenda, ou de Nadja e Chulapa que participaram do Power Couple ano passado e em alguns meses estavam juntos em A Fazenda, enquanto a Franciele e o Nizo disputavam o Dancing Brasil e provavelmente, a Faby Monarca que esteve no Troca de Esposas, Power Couple e deve ir para A Fazenda, tudo neste ano. Quer dizer, será que faltam nomes inéditos para a emissora contratar?

Na verdade não é bem assim, subcelebridades querendo participar dos realitys existem aos montes, como por exemplo a Gabi Prado e a Perlla que se ofereceram para A Fazenda ano passado e diversas outras que acabam enviando seus materiais todo o ano, como o modelo Bruno Canaan que aguarda uma oportunidade na Record desde a primeira temporada e além disso, muitos deles acabam aceitando ir praticamente de graça para as atrações, mas ainda assim perdem espaço para os repetecos do Carelli. Um dos motivos para isso, é que o Carelli adora uma audiência fácil, como foi o caso da Nadja ano passado, ele explorou o público da moça até a última gota, para lhe dispensar em seguida ao reality solo dela, outro fato é que essa reciclagem sai mais barata financeiramente para a emissora do que contratar alguém novo, então eles simplesmente unem o útil ao agradável (para eles).


Mas, beleza... Se é útil e agradável para eles, isso quer dizer que pra gente também é? E para os participantes? Olha, eu honestamente não sou a favor dessa reciclagem descarada que está acontecendo nos últimos anos, em fazer um artista passar por três/quatro realitys da emissora em um período de dois anos ou menos, aquela volta do Yuri foi uma das cotas mais desperdiçadas já criadas, aliás, aquela temporada inteira praticamente, menos a Flávia e o Conrado. Na minha opinião, o retorno é mais válido como quando aconteceu com a Flávia e agora com a Mariana Felicio e o Daniel Saullo, quando já se passaram uns 10 anos desde que a pessoa ficou confinada, isso faz com que uma reciclagem de público também aconteça, quantas pessoas da época dos primeiros BBBs eles não conseguiram trazer para essas temporadas, não é mesmo?

Agora no caso de Nadja e Chulapa que ficaram confinados em dois programas diários com um intervalo de apenas alguns meses, não teve a menor necessidade, principalmente o Chulapa que já não fez nada de atrativo na primeira vez e na segunda só serviu pra terminar com o casamento da Perlla. Eu não sei vocês, mas eu tenho um lance com alimentação que é tipo, se eu como um bolo de chocolate e gosto muito dele, vou fazendo e comendo todos os dias, até que duas semanas depois eu não aguento mais esse bolo e passo ANOS pela frente sem nem conseguir sentir o cheiro, o caso de participantes de realitys é a mesma coisa, o Carelli fica empurrando a mesma pessoa 500 vezes, até que vai chegar uma hora que não dá mais pra aguentar aquela pessoa na televisão. E isso nem é bom para quem participa também...


Nem todo mundo que retorna em um reality show tem o mesmo sucesso do Marcelo Dourado no BBB10 ou da Flávia Viana no A Fazenda 9, a maioria acaba sendo um desastre, como a Nicole Bahls que foi um ícone que nunca será esquecida em A Fazenda 5, retornou na nona temporada se achando e foi tombada na primeira semana e agora no Power Couple Brasil perdeu completamente o tom novamente, muito devido ao fato do Bimbi ficar reprimindo ela. Já alguns retornantes, eles não fizeram nada que fosse realmente chamativo em suas primeiras temporadas, como Dinei, Bombom e Rita Cadillac e retornaram para continuar fazendo absolutamente nada. Óbvio que cada temporada é uma temporada diferente e muitas vezes as pessoas são julgadas pelo o que fazem no presente, como podem ver na Nicole, mas, para aqueles que se tornam um ícone, retornar se torna algo perigoso.

Não esperava que a Ana Paula Renault fosse sair de A Fazenda do ano passado tão rápido, ou a Nicole na nona temporada, como também não imaginava o Marcelo Dourado vencendo o BBB ou a Monique Evans indo para a final da quarta fazenda, a galera que retorna precisa demonstrar uma certa evolução em sua narrativa ou simplesmente permanecer no mesmo perfil que lhe consagrou em sua primeira tentativa, pelo menos ao meu ver. Só sei que no fim do dia, eu estou completamente cansada de ver as mesmas pessoas na minha televisão ao invés de ver gente nova como Sheyla Hershey, Cláudio Andrade, Cida Marques, Latino, Juju Salimeni, Victor Wagner e trocentos outros artistas e subcelebridades realizando as provas mais loucas, alimentando os animais ou simplesmente se jogando na lama.


Carelli, eu te imploro: Eu sei que reciclagem faz bem para o mundo, no seu caso, só está desgastando o público que te assiste. Recicle menos e inove mais! E vocês? O que acham dos retornantes e reciclagem que acontece na Record? Eu queria tanto a volta da Núbia Oliiver que participou da Casa dos Artistas (18 anos atrás) em A Fazenda... Qual é o seu retorno dos sonhos? Deixem seus comentários...

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

3 comentários:

  1. Adorei seu post,penso como você, entediante essas figuras repetidas.Tem gente pedindo Anamara na Fazenda,e eu sempre falo que ela já tá saturada.

    Tomara que façam uma Fazenda apenas com participantes "frescos" em reality (o que acho difícil).

    Não faltam bons nomes que nunca foram confinados,a Record parece ter preguiça de procurar.

    ResponderExcluir
  2. Gosta da ex-bbb9 Ana Carolina na Fazenda ou no próximo BBB, já se passaram 10 anos que ela participou. De participante inédito gostaria de ver a Najila Trindade, Val Marchiori, a Inês Brasil e o Tokinho, um anão famoso, amigo do Marcelo Ieie. Já ta mais do que na hora de um anão participar de um reality show desse, mas, até no BBRA que seria mais fácil não teve, imagina nesses. Os produtores tem preconceito com anão.

    ResponderExcluir
  3. Pra quem não conhece o Tokinho, o insta dele é @tokinhooficial.

    ResponderExcluir