quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Bruna Entrevista: 9x63 - Del Feliz
Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o queridíssimo Del Feliz que é um músico incrível que se você não conhece, está na hora de conhecer! Conversamos um pouco sobre as experiências que ele teve no decorrer de sua carreira e também falamos do "The Voice Brasil" que ele participou. Vem conferir tudo isso e mais pouco, agora!
Bruna Jones: Vamos começar pelo começo, sim? A música sempre esteve presente em sua vida, já que você cresceu numa família de músicos. O que te fez perceber que você deveria escolher a música para seguir carreira? Você chegou a ter outras ocupações antes de seguir essa carreira?
Del Feliz: Sim. Eu tive que trabalhar desde que comecei a andar. Fui arrimo de família. Tive dezenas de profissões e experiências profissionais: catador de lixo, faxineiro, oleiro, diarista, ajudante de pedreiro, ajudante de padeiro, pintor, camelô, radialista, telefonista, administrador... Foram dezenas. Todas elas me trouxeram aprendizagens e ajudaram a formar o que sou. A música foi o meu encontro comigo; com a alma da família; tem uma ligação especial com mainha, minha fonte de inspiração.
Bruna Jones: Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no início da sua carreira até conseguir se firmar na área?
Del Feliz: Muitas dificuldades: portas fechadas, falta de condições e estrutura e de apoio, dentre outras. Tive que engolir o choro, sorrindo. Mas, nada me desanimou ou trouxe mágoa. A gente cresce mais com as dificuldades, é só saber olhar. Acho que o legal de tudo isso, é poder dizer a quem sonha, que nunca desanime. Sempre vale à pena acreditar e buscar a realização do sonho, e depois, sonhar de novo.
Bruna Jones: Você tem CDs e DVDs gravados, além de ter feito turnês nacionais e internacionais. Qual você considera ser sua maior conquista?
Del Feliz: Orgulho-me de conhecer dezenas de países, levando música e um pouco da nossa cultura. Isso agrega bastante e nos traz, além do prazer, reflexões e crescimento. CDs e DVDs são registros, é o fruto do trabalho. Realização é o privilégio de fazer o que mais amo: cantar e compor. Viver de cultura, de música ou poesia, não é fácil. Resistir ao apelo comercial, não é fácil. Mas, não tenho do que reclamar. Gratidão é a palavra.
Bruna Jones: Qual dica você daria para quem está no começo da carreira?
Del Feliz: Determinação e disciplina. Quem sonha precisa acreditar e lutar. Importante saber se você tem o mínimo de aptidão para aquilo que se propõe fazer e, o caminho é fazer muito bem feito. Se aperfeiçoar e se atualizar sempre. O público merece o melhor, e o artista deve entregar o máximo. Isso inclui o cuidado como se veste, o que diz etc... Bom senso e respeito, sempre! Para qualquer coisa que alguém queira fazer, sugiro estudar, ler, aprender, com humildade, com a consciência de você concorre consigo sempre, para se tornar melhor, profissional e pessoalmente.
Bruna Jones: Mesmo já tendo uma carreira consolidada, em 2015 você se aventurou a participar da quarta temporada do “The Voice Brasil”. O que te motivou a participar do reality show?
Del Feliz: Além de uma janela importante de divulgação de minha obra, eu estou aqui pra aprender. Ali foi uma ótima oportunidade de crescimento. Além da aprendizagem com os técnicos, tive a oportunidade de fazer música com Torcuato Mariano (uma honra). Também aprendi com os jovens participantes, todos talentosos. Ninguém é autossuficiente. Todo mundo tem o que ensinar e o que aprender.
Bruna Jones: Você competiu no programa pelo time da Claudia Leitte. Você acredita que foi a coisa certa escolhê-la como treinadora? O que você aprendeu com ela ao longo deste caminho?
Del Feliz: Talvez eu devesse seguir meu coração e teria escolhido Brown, mas não me arrepende de ter sido ético e preservá-lo, pois, embora não fosse íntimo, já tinha tido um encontro com ele. Temi a exposição do mesmo, ainda não justificável. Tenho muito respeito por Cláudia enquanto ser humano. Certamente teria algo pra aprender com ela, mas se o nosso curto contato ainda não permitiu, nada reza que um dia não aconteça.
Bruna Jones: Quais os pontos que você avalia que mais mudaram sua vida depois da passagem pelo “The Voice”?
Del Feliz: Mais visibilidade em lugares aonde ainda não chegava o meu trabalho. Além disso, conheci pessoas incríveis, quem guardarei num cantinho especial pro resto da vida.
Bruna Jones: Estamos vivendo nesse momento uma pandemia mundial, e isso, com certeza, modifica um pouco dos nossos planos e rotinas. Como isso interfere no seu dia a dia e na sua carreira?
Del Feliz: Tudo resinificado: Menos contato com os fãs, com o público em geral... Fomos impactados de maneira singular: primeiros a parar e não sabemos como, nem quando voltaremos. Aproveito o momento para compor canções que posso agregar ávida das pessoas e, promover solidariedade através das lives, que aliás, tem sido algo interessante para mitigar a nossa dor, afinal, amo o que faço. Maior que o impacto financeiro é a distância das rotina do ofício e de quem amamos. Impossível falar em felicidade completa num momento de tanta dor, onde vemos o sofrimento está generalizado e impacta: educação, economia, saúde... Pessoas perdendo entes queridos. Tudo muito triste! Creio que a reflexão sobre empatia e senso coletivo, nos ajudará a construir um mundo melhor.
Bruna Jones: Algumas emissoras estão apostando em pessoas conhecidas do público para competirem em seus principais realities. Você toparia participar do "Big Brother Brasil" ou de “A Fazenda”, caso houvesse o convite, ou ainda de algum outro reality show?
Del Feliz: Não tenho certeza. Sou muito ansioso. Sou hiperativo. Como dizia Suassuna: eu gosto de falar. Não sei se teria coragem. Gosto da reserva, mas também, nada tenho contra. Acho super bacana e sempre que posso, vejo.
Bruna Jones: Tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar?
Del Feliz: Pra gente se abraçar - CD novo. O título da obra vem dessa canção que gravei com Elba, que viralizou no Brasil; foi traduzida para vários idiomas, e teve o abraço de celebridades como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Tato do Falamansa, Flávio José, Santanna e tantos outros famosos e anônimos que igualmente contribuíram para levar nosso abraço coletivo, cheio de energia boa, para o mundo. O trabalho tem como base, uma série de canções temáticas que abordam respeito à diversidade, ecologia, sensibilidade humana, mulheres, cultura etc. É muito especial, pois tem um pedaço da minha alma ali. Além disso, estou gravando uma série de duetos simbólicos e muito especiais. Tem Gilberto Gil e Elba Ramalho, por exemplo, nesse projeto.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Um carinhoso abraço a todos. Minha gratidão pelo carinho especial de quem nos acompanha e, para quem não segue ainda, que conheça nossas redes sociais e faça parte de nossa família feliz." e para quem quiser continuar acompanhando o trabalho dele, basta seguir nas redes sociais, no Instagram é @delfelizoficial, no YouTube é @delfelizoficial, no Facebook é DEL FELIZ e o site dele é só clicar AQUI.
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário