terça-feira, 15 de setembro de 2020
Bruna Entrevista: 9x72 - John Valentino
Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso entrevistado é internacional! Convidei o querido John Valentino, um grande cosplayer que vem fazendo cada vez mais sucesso com seus personagens inspirados em diversas histórias que nós já conhecemos. Na entrevista conversamos sobre as experiências que ele adquiriu ao longo desses anos fazendo esse trabalho incrível, vem conferir tudo isso e mais um pouco!
Bruna Jones: Nos últimos anos, ser cosplayer não é mais visto apenas como um hobby, mas como uma profissão, não é? Qual foi o seu primeiro contato com esse tipo de arte e o que o motivou a torná-lo mais do que um hobby?
John Valentino: Quanto a mim, o cosplay ainda é um hobby e, por muitas vezes caro, ainda não mudei para a parte em que ganho dinheiro com isso... Ainda. Quando ajudo alguém com algum cosplay, não desejo cobrar, porque é algo que me faz feliz e você não coloca um preço na felicidade. Eu sempre achei o cosplay tão fascinante e admirava a arte. Meu primeiro contato foi quando eu desenhei uma tatuagem de cauda de fada no peito e as pessoas realmente gostaram. Isso me fez querer fazer mais e aqui estou eu. Ficar perdido em um personagem é muito fascinante, mas ver as pessoas apreciarem o seu trabalho é a melhor coisa e me faz seguir em frente.
Bruna Jones: Hoje em dia é muito mais fácil conseguir roupas de personagens, mas, além disso, há também uma preparação especial na parte de maquiagem e cabelo. Você costuma preparar todo o material para seus personagens?
John Valentino: Eu costumo me preparar com antecedência, faço muitas compras de itens econômicos, incorporo coisas básicas e o estilizo de maneira a combinar com o personagem. Todo personagem tem uma certa maquiagem, eu geralmente enfatizo bastante a expressão, as sobrancelhas, o nariz, a sombra dos olhos e até o queixo, pois é disso que trata toda a essência do personagem.
Bruna Jones: Quantos personagens você transformou? Existe algum que você ainda não teve a oportunidade de fazer e que ainda gostaria de interpretar?
John Valentino: Eu fiz cosplay de mais de 700 personagens, alguns dos quais repeti para obter a precisão. Toda semana eu acho que talvez tenha terminado um novo, mas meu cérebro continua pensando em novos cosplays todos os dias, até o final da semana. Ainda há tantos que não fiz.
Bruna Jones: Vários de seus personagens envolvem personagens da "Disney" e outras animações clássicas, etc... Que são personagens dos quais eu também me relaciono e cresci assistindo na televisão. Como você se relaciona com essas produções e personagens?
John Valentino: Meu leque é amplo, vou da Disney aos quadrinhos e basicamente a qualquer coisa na TV. Eu gosto de personagens que não foram feitos cosplays ainda e faço um novo do nada. Sou nerd e amo todos os personagens, alguns dos quais se parecem comigo.
Bruna Jones: Por falar nos personagens, qual ou quais você mais se divertiu? E qual foi a mais difícil, seja por razões físicas ou ambientais?
John Valentino: Meus favoritos são aqueles que falam sobre memes e conteúdo engraçado, eu amo aqueles que fazem as pessoas rirem ou que sejam simples, mas bem executadas, ou seja, Tina do mashup de Bob's Burgers, Post Malone - Britney. O mais difícil é Loki, porque o capacete e o equipamento, porque depois que eu o fiz, era muito pesado e difícil de usar, além de muito caro de fabricar.
Bruna Jones: Quais outros artistas você admira ou até mesmo o inspira?
John Valentino: Gosto de seguir artistas para tirar ideias de suas artes, empresto muito da arte sexy que encontro online, bem como da minha comunidade de cosplay do Quênia. Uma das minhas inspirações é Alyssontabitha, alexis stone e Jstrykerkun, porque seus limites e alcance são muito amplos e se transformam basicamente em qualquer coisa.
Bruna Jones: Você se apresenta em convenções e eventos relacionado ao universo cosplayer?
John Valentino: Eu já participei de eventos locais no Quênia, mas aspiro entrar em convenções internacionais.
Bruna Jones: Por fazer tantos personagens icônicos e compartilhar seus trabalhos na internet, você acaba conseguindo gerar um bom retorno do seu público. Como você lida com esse sucesso todo das redes sociais?
John Valentino: Hahahaha... Eu não tenho exatamente tanta coisa assim, mas eu gosto de manter meu público engajado, peço críticas e basicamente o que eles gostariam de me ver em seguida.
Bruna Jones: Quando você não está trabalhando em um cosplay, o que você costuma fazer em sua vida profissional?
John Valentino: Na verdade, sou advogado.
Bruna Jones: Infelizmente estamos vivendo em um mundo completamente diferente do que vivíamos alguns meses atrás, por causa do novo coronavírus. Como isso está te afetando profissionalmente falando?
John Valentino: Para mim, foi muuuuito bom, porque como eu estava basicamente em casa 4 dias por semana, eu podia fazer 3 cosplays todos os dias em que eu estava em casa e isso me levou muito longe. Sou introvertido e gosto de estar em casa, é também a fonte do meu poder.
Bruna Jones: Você já esteve no Brasil? Gostaria de vir nos visitar em algum momento quando a vida se regularizar novamente?
John Valentino: Adoraria visitar o Brasil. As pessoas no Brasil sempre foram muito gentis e hospitaleiras. O país e seu povo são muito bonitos. Eu adoraria visitá-lo em algum momento no futuro, se Deus quiser.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho para a gente antes de ir e foi escrito em português, aliás... Olha só: "Olá, obrigado por lerem isso, eu amo todos vocês, Bom dia." e para quem quiser continuar conferindo o trabalho dele, basta buscar no Instagram por @theasgardoescosplays e para contatos profissionais é só enviar um e-mail para asgarmukadam133@gmail.com, beleza?
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário