Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o queridíssimo Wilson Rafael, também conhecido como o Sr. Wilson da "Colônia Contra Ataca" e hoje ele vem aqui conversar com a gente sobre seus projetos e experiências que teve até chegar aqui. Vem conferir o nosso papo!
Bruna Jones: Você é um dos maiores e melhores, se me permite dizer, entre os criadores de conteúdo sobre games, web-séries e muitos outros assuntos para o YouTube. Mas, antes da gente começar a falar sobre isso, conte para a gente como foi que começou essa sua história com o YouTube, como você chegou à plataforma?
Wilson Rafael: Ah obrigado Bruna! Bom, lá pra 2009 eu sofri um acidente de moto e quebrei um braço, e tive que ficar imóvel por quase um ano inteiro. E como eu só tinha o Wii e não conseguia jogar os jogos pois obrigavam a movimentar os braços eu comecei a assistir Youtubers americanos que faziam vídeo de jogos e filmes antigos que eu gostava, como Angry Video Game Nerd, Spoony, AngryJoe, Nostalgia Critic. E como eu já trabalhava com edição de vídeo, pensei em começar a produzir algo depois de curar o braço. E foi assim que entrei na plataforma em 2011.
Bruna Jones: Desde o começo do projeto "Colônia Contra-Ataca!" que você mistura reviews de games com personagens de humor, inclusive criando a persona "Sr. Wilson". Como surgiu a ideia de misturar esses dois universos?
Wilson Rafael: Fui bastante inspirado em gravar os vídeos com personalidade forte graças aos Youtubers americanos que sempre tinham isso na época. Hoje em dia não é tão comum, todo mundo é uma versão mais animada de você mesmo. Mas comecei com essa ideia, e com o tempo foi evoluindo e até ficando mais exagerado, tanto que me falam que eu não tenho nada a ver na vida real e nos vídeos hehe.
Bruna Jones: Todo início de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse início até conseguir estabelecer um público fiel?
Wilson Rafael: No meu caso não sei se existia concorrência, já que eu fazia animações, edições pesadas e vídeo com roteiros e cenas gigantes. Na época quase que só existia vlogs e gameplays simples. Mas mesmo assim não foi fácil começar pois o que eu fazia era diferente no Brasil, e achavam "cringe" mesmo essa palavra não existindo na época HAHA
Bruna Jones: Como eu disse anteriormente, você possui seus próprios personagens e histórias que foram crescendo ao longo dos últimos dez anos na plataforma do YouTube, inclusive antes de começar o canal, você chegou a produzir alguns filmes acadêmicos, não é mesmo? Dito tudo isso, o que eu quero saber é: Já passou pela sua cabeça migrar essas histórias ou produzir novas histórias para um formato de longa metragem?
Wilson Rafael: Ah, seria maravilhoso, eu namoro essa ideia desde o começo. Até tenho anotações de ideias de um filme. Mas isso ficaria absurdamente caro, fico imaginando as despesas e já fico perdido, eu não conseguiria fazer sozinho. Mas espero conseguir um dia.
Bruna Jones: No canal você possui diversos personagens sob o seu comando, inclusive até dublando... Entre eles, tem algum que você possui um carinho maior e algum que tenha sido mais difícil na hora de compor?
Wilson Rafael: Muitos personagens nascem só por causa de uma voz engraçada que conseguimos fazer. O de maior carinho é o Odiador, pois começou sendo só um "chatão de internet" e ficou mais sábio com o tempo. Já os mais difíceis foram o Bob e o capanga dele, o Bob foi difícil no começo encontrar seu estilo e voz, e o capanga só pq odeio fazer o efeito dele no escuro hahaha, são 3 camadas de filtros pra ficar daquele jeito.
Bruna Jones: A gente sabe que hoje o YouTube valoriza muito mais a quantidade de vídeos que alguém posta do que a qualidade do conteúdo deles, e você é uma das pessoas que se mantém fiel ao seu material, o que é uma atitude ousada, tendo em vista que de certo modo, é algo que mexe financeiramente com você... O que te faz se manter firme nesta decisão?
Wilson Rafael: Antigamente isso afetava mais, pois o canal era relativamente menor e gerava menos visualizações. Então a gente se forçava a manter o canal com vídeos "tapa buraco", tipo gameplays ou unboxings. Mas nesses últimos anos, decidi focar 100% em vídeos grandes e as views acabaram sendo o suficiente pra segurar o mês inteiro. Mas claro que a cada mudança do YouTube a gente entra em choque com medo de ter que mudar o estilo de vídeo pra se encaixar :(
Bruna Jones: Recentemente tive a felicidade de conversar com a Moriá, onde falamos sobre o fato de querer ou não, vocês acabam se tornando meio que "pessoas públicas", então nem sempre é só o seu trabalho que está em pauta, fãs acabam se aproximando mais por causa das redes sociais, etc... Como você lida com esse tipo de exposição?
Wilson Rafael: Essa é super difícil de responder, até hoje não tenho a resposta. Antigamente eu tentava ser o mais acessível possível, mas nem sempre isso trouxe resultados legais. Então realmente não sei hehe...
Bruna Jones: Bom, um dos motivos pelos quais você começou lá atrás, era a vontade de criar uma comunidade, um projeto coletivo, tanto que se chama "Colônia". Olhando hoje, mais de dez anos depois que você deu início nisso tudo, você sente que realizou o seu propósito?
Wilson Rafael: Mais ou menos, o público é o que mais realizou isso pra mim. São maravilhosos, já a comunidade de criadores de conteúdo teve uma época boa sim. Mas com o tempo muitos se distanciaram e a visão deles não eram mais a mesma visão que a minha, tive muitos desapontamentos com criadores que eram amigos que acho que todo mundo já conhece. Mas o sonho de ter a comunidade e gravar junto com vários de uma vez só será impossível hoje em dia.... Por isso que gravo com q de cada vez agora hahaha...
Bruna Jones: Felizmente a gente já está conseguindo colocar em prática novos projetos depois de mais de 2 anos com praticamente tudo pausado, dito isso, tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Wilson Rafael: O foco agora está 100% nos vídeos grandes, estou sendo mais realista não tentando ser mil coisas ao mesmo tempo, e quero fazer mais FreakingPauses e FFG, principalmente mover a Saga Vinet pra frente... Algo que posso compartilhar, é que vamos ter novas transformações, e não são do SrWilson, hehehe...
Bruna Jones: Como o seu canal é um dos maiores de games, eu não poderia encerrar essa conversa sem perguntar: Qual é o top 5 de games da sua vida?
Wilson Rafael: TOP 5 JOGOS DO WILSO, ok! 1- Perfect Dark, 2- Sonic Adventure 2, 3- BanjoKazooie, 4- DOOM, 5-
ConkerBadFurDay
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Obrigado por acompanharem por tanto tempo! Espero que estejam gostando dos vídeos, e quero fazer mais loucuras, reviews e efeitos especiais cada vez mais complexos!" e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes, ele também avisa: "Tem o canal do YouTube que aposto que já conhecem, ColôniaContraAtaca. Mas podem me seguir no Twitter e Instagram @SrWilsonCCA, que posto mais coisas bobas do dia a dia. E se eu tiver tempo faço lives na Twitch @ColoniaContraAtacaLive"
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?