segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Bruna Entrevista: 11x75 - Wilson Rafael


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o queridíssimo Wilson Rafael, também conhecido como o Sr. Wilson da "Colônia Contra Ataca" e hoje ele vem aqui conversar com a gente sobre seus projetos e experiências que teve até chegar aqui. Vem conferir o nosso papo!

Bruna Jones: Você é um dos maiores e melhores, se me permite dizer, entre os criadores de conteúdo sobre games, web-séries e muitos outros assuntos para o YouTube. Mas, antes da gente começar a falar sobre isso, conte para a gente como foi que começou essa sua história com o YouTube, como você chegou à plataforma? 
Wilson Rafael: Ah obrigado Bruna! Bom, lá pra 2009 eu sofri um acidente de moto e quebrei um braço, e tive que ficar imóvel por quase um ano inteiro. E como eu só tinha o Wii e não conseguia jogar os jogos pois obrigavam a movimentar os braços eu comecei a assistir Youtubers americanos que faziam vídeo de jogos e filmes antigos que eu gostava, como Angry Video Game Nerd, Spoony, AngryJoe, Nostalgia Critic. E como eu já trabalhava com edição de vídeo, pensei em começar a produzir algo depois de curar o braço. E foi assim que entrei na plataforma em 2011. 

Bruna Jones: Desde o começo do projeto "Colônia Contra-Ataca!" que você mistura reviews de games com personagens de humor, inclusive criando a persona "Sr. Wilson". Como surgiu a ideia de misturar esses dois universos? 
Wilson Rafael: Fui bastante inspirado em gravar os vídeos com personalidade forte graças aos Youtubers americanos que sempre tinham isso na epoca. Hoje em dia não é tão comum, todo mundo é uma versão mais animada de você mesmo. Mas comecei com essa ideia, e com o tempo foi evoluindo e até ficando mais exagerado, tanto que me falam que eu não tenho nada a ver na vida real e nos vídeos hehe. 

Bruna Jones: Todo início de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse início até conseguir estabelecer um público fiel? 
Wilson Rafael: No meu caso não sei se existia concorrência, já que eu fazia animações, edições pesadas e vídeo com roteiros e cenas gigantes. Na época quase que só existia vlogs e gameplays simples. Mas mesmo assim não foi fácil começar pois o que eu fazia era diferente no Brasil, e achavam "cringe" mesmo essa palavra não existindo na época HAHA 

Bruna Jones: Como eu disse anteriormente, você possui seus próprios personagens e histórias que foram crescendo ao longo dos últimos dez anos na plataforma do YouTube, inclusive antes de começar o canal, você chegou a produzir alguns filmes acadêmicos, não é mesmo? Dito tudo isso, o que eu quero saber é: Já passou pela sua cabeça migrar essas histórias ou produzir novas histórias para um formato de longa metragem?
Wilson Rafael: AH seria maravilhoso, eu namoro essa ideia desde o começo. Até tenho anotações de ideias de um filme. Mas isso ficaria absurdamente caro, fico imaginando as despesas e já fico perdido, eu não conseguiria fazer sozinho. Mas espero conseguir um dia. 

Bruna Jones: No canal você possui diversos personagens sob o seu comando, inclusive até dublando... Entre eles, tem algum que você possui um carinho maior e algum que tenha sido mais difícil na hora de compor? 
Wilson Rafael: Muitos personagens nascem só por causa de uma voz engraçada que conseguimos fazer. O de maior carinho é o Odiador, pois começou sendo só um "chatão de internet" e ficou mais sábio com o tempo. Já os mais difíceis foram o Bob e o capanga dele, o Bob foi difícil no começo encontrar seu estilo e voz, e o capanga só pq odeio fazer o efeito dele no escuro hahaha, são 3 camadas de filtros pra ficar daquele jeito.

Bruna Jones: A gente sabe que hoje o YouTube valoriza muito mais a quantidade de vídeos que alguém posta do que a qualidade do conteúdo deles, e você é uma das pessoas que se mantém fiel ao seu material, o que é uma atitude ousada, tendo em vista que de certo modo, é algo que mexe financeiramente com você... O que te faz se manter firme nesta decisão? 
Wilson Rafael: Antigamente isso afetava mais, pois o canal era relativamente menor e gerava menos visualizações. Então a gente se forçava a manter o canal com vídeos "tapa buraco", tipo gameplays ou unboxings. Mas nesses últimos anos, decidi focar 100% em vídeos grandes e as views acabaram sendo o suficiente pra segurar o mês inteiro. Mas claro que a cada mudança do Youtube a gente entra em choque com medo de ter que mudar o estilo de vídeo pra se encaixar :(

Bruna Jones: Recentemente tive a felicidade de conversar com a Moriá, onde falamos sobre o fato de querer ou não, vocês acabam se tornando meio que "pessoas públicas", então nem sempre é só o seu trabalho que está em pauta, fãs acabam se aproximando mais por causa das redes sociais, etc... Como você lida com esse tipo de exposição? 
Wilson Rafael: Essa é super difícil de responder, até hoje não tenho a resposta. Antigamente eu tentava ser o mais acessível possível, mas nem sempre isso trouxe resultados legais. Então realmente não sei hehe... 

Bruna Jones: Bom, um dos motivos pelos quais você começou lá atrás, era a vontade de criar uma comunidade, um projeto coletivo, tanto que se chama "Colônia". Olhando hoje, mais de dez anos depois que você deu início nisso tudo, você sente que realizou o seu propósito? 
Wilson Rafael: Mais ou menos, o público é o que mais realizou isso pra mim. São maravilhosos, já a comunidade de criadores de conteúdo teve uma época boa sim. Mas com o tempo muitos se distanciaram e a visão deles não eram mais a mesma visão que a minha, tive muitos desapontamentos com criadores que eram amigos que acho que todo mundo já conhece. Mas o sonho de ter a comunidade e gravar junto com vários de uma vez só será impossível hoje em dia.... Por isso que gravo com q de cada vez agora hahaha...

Bruna Jones: Felizmente a gente já está conseguindo colocar em prática novos projetos depois de mais de 2 anos com praticamente tudo pausado, dito isso, tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Wilson Rafael: O foco agora está 100% nos vídeos grandes, estou sendo mais realista não tentando ser mil coisas ao mesmo tempo, e quero fazer mais FreakingPauses e FFG, principalmente mover a Saga Vinet pra frente... Algo que posso compartilhar, é que vamos ter novas transformações, e não são do SrWilson, hehehe...

Bruna Jones: Como o seu canal é um dos maiores do nicho de games, eu não poderia encerrar essa conversa sem perguntar: Qual é o top 5 de games da sua vida?
Wilson Rafael: TOP 5 JOGOS DO WILSO, ok! 1- Perfect Dark, 2- Sonic Adventure 2, 3- BanjoKazooie, 4- DOOM, 5- ConkerBadFurDay 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Obrigado por acompanharem por tanto tempo! Espero que estejam gostando dos vídeos, e quero fazer mais loucuras, reviews e efeitos especiais cada vez mais complexos!" e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes, ele também avisa: "Tem o canal do YouTube que aposto que já conhecem, ColôniaContraAtaca. Mas podem me seguir no Twitter e Instagram @SrWilsonCCA, que posto mais coisas bobas do dia a dia. E se eu tiver tempo faço lives na Twitch @ColoniaContraAtacaLive"

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário