quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bruna Entrevista: 1x11 - Ligado em Série


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido Bruno Carvalho, que possui um site chamado "Ligado em Série". Como será que funciona? O que se passa pelo mundo dos seriados? Séries deveriam invadir os cinemas? Tudo isso e muito mais em 3,2,1...

Bruna Jones: Como surgiu a ideia de criar um site sobre séries?
Bruno Carvalho: A ideia nasceu nos fóruns do site Cinema em Cena, que tinha uma área dedicada a séries. Eu postava minhas opiniões lá com frequência e logo o editor do portal, o crítico de cinema Pablo Villaça, me convidou para ter um blog lá em 2006. O espaço ganhou rápida notoriedade e por isso fui convidado em 2007 pelo iG para criar o Ligado em Série, que lá ficou no ar por 3 anos e em 2011 seguiu independente em domínio próprio e agora com a ajuda dos colunistas Davi Garcia, do antigo Dude We Are LOST e Bruna Bottin, do Séries In Séries.

Bruna Jones: Como é a divisão de tarefas entre vocês?
Bruno Carvalho: Não há uma divisão de tarefas definida. Cada colunista posta sobre as séries que vê e notícias que apuram e eu como editor chefe avalio e publico.


Bruna Jones: Para trabalhar no site, tem que ter um número mínimo de séries que cada colunista acompanha? Como é feito essa seleção?
Bruno Carvalho: O objetivo do Ligado em Série não é de ser um blog com muitos colunistas e dezenas de reviews por dia, por isso não fazemos seleção aberta. Quando identificamos algum colunista que possui uma visão editorial interessante, fazemos o convite para escrever um post piloto e, se a resposta dos leitores é positiva, abrimos um espaço. Procuramos autores com visão crítica, cujas análises de séries e episódios não se limitam a fazer um resumo do que foi exibido em tela. Temos um blog de opiniões e valorizamos aqueles que conseguem expressá-la com embasamento.

Bruna Jones: No meio de tantos seriados que começam e terminam ao longo de cada ano, como vocês escolhem as séries que serão tratadas no site ou acabam falam sobre todas?
Bruno Carvalho: Escolhemos as séries que, de alguma forma ou de outra, chamam atenção do público. Conforme disse, não temos a pretensão de ser um blog que fala de todas as séries, até porque todos os colunistas tem trabalhos extra blog que impedem uma dedicação exclusiva ao espaço.

Bruna Jones: O que vocês acham de séries que são canceladas antes mesmo de uma season finale? Coisa que aconteceu recentemente com "Charlie's Angels" da ABC.
Bruno Carvalho: Cancelamentos sem final são comuns na TV americana e geralmente são um reflexo da baixa qualidade da produção ou da má estratégia do canal em exibi-la. Claro que existem exceções, mas geralmente uma série cancelada sem final na 1a temporada deixa muito a desejar em termos de roteiro.


Bruna Jones: Qual série merecia voltar para uma nova temporada?
Bruno Carvalho: Sempre cito que "Veronica Mars" (The CW) é uma série que deveria ter tido uma chance de concluir sua história. Ela foi cancelada na 3a temporada por baixa audiência, mas era um drama adolescente que se destacava da média por apresentar uma personagem interessante e um roteiro mais denso (e talvez este tenha sido o motivo de seu cancelamento).

Bruna Jones: "Sex and the City" e "Arquivo X" são exemplos de séries que foram para as telonas, qual a dificuldade que vocês acham que existe para que outras séries façam o mesmo, como por exemplo "Friends", "Veronica Mars" e outras? Ou vocês acreditam que esse tipo de produção é desnecessária e certas séries devem permanecer na televisão?
Bruno Carvalho: Para uma série ganhar uma continuação ou adaptação cinematográfica, ela primeiramente deveria ser criativamente necessária e devidamente adaptada para este tipo de mídia. A linguagem do cinema é bem diferente da televisão e muitas destas adaptações tem apenas o objetivo de ser um caça-níquel para o estúdio. Algumas séries se iniciam com um filme, como foi o caso de "Battlestar Galactica", e o resultado acaba sendo mais positivo.

Bruna Jones: O spin-off é uma tentativa de manter um bom personagem com um programa solo ou apenas uma desculpa para tentar gerar mais lucro?
Bruno Carvalho: O spin-off também é uma clara tentativa de explorar economicamente uma série e/ou personagem de sucesso. Um spin-off também somente deveria ser feito se criativamente relevante (como o de "Frasier", que derivou de "Cheers"; o de "Angel" que derivou de "Buffy"). "Joey" é o exemplo de um spin-off que foi um grande desastre, por tentar prorrogar o sucesso de "Friends" e falhar feio. Prefiro que as séries pensem em dar boas histórias aos personagens que tem e concluí-las em vez de ficarem criando subterfúgios para derivá-los em novas produções.


Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E se vocês quiserem continuar acompanhando nas redes sociais, basta clicar AQUI para conferir a página no Facebook ou então procurar no Twitter por @ligadoemserie, beleza????

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário