quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bruna Entrevista: 1x19 - Abner Costa


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um querido amigo músico, o Abner Costa. Ele aceitou vir compartilhar um pouco da sua história profissional com a gente, vem conferir! 

Bruna Jones: Antes da gente começar a entrevista, vamos ao inicio: Quem é Abner Costa? Como surgiu a ideia de criar a banda "Abner Costa Trio"? 
Abner Costa: Sou um cara simples nascido em Rondônia, porém Paranaense de criação e coração. Músico, professor, estudante, aprendiz de Luthier na empresa Luthier Pro Assistência Técnica em Instrumentos Musicais de Umuarama no Paraná, local onde eu e meu baixista e sócio, Fabrício Faneco, tocamos um negócio. A banda surgiu da vontade em ter uma banda só de Blues e também a partir do momento em que decido assumir os vocais.

Bruna Jones: Você deve ter um grande bluesman como ídolo, não é mesmo? Em quem você se espelha?
Abner Costa: Hoje é difícil eleger um bluesman como principal ídolo, pois são tantas vertentes e tantos heróis que se torna praticamente impossível citar um, mas pra resumir vou de B.B. King e Stevie Ray Vaughan que foram responsáveis pelo inicio de toda a história.


Bruna Jones: Quando você começou a se envolver com o blues?
Abner Costa: Iniciei os estudos com violão aos 11 anos, mas só descobri o blues aos 14 anos em 2000 quando ganhei minha primeira guitarra. Comecei a ouvir e comprar cds de blues pela indicação de um amigo. Naquela época eu não conhecia muita coisa e ouvi falar que blues era bom então fui pra cima. Comprei um cd de coletânea do B.B. King. Foi paixão a primeira ouvida! rs...

Bruna Jones: Sabemos que vida de músico não é fácil, você já conseguiu se estabilizar somente com a música?
Abner Costa: Não diretamente. Além dos shows eu dou aulas e tenho uma empresa que vende acessórios e presta assistência técnica em instrumentos musicais.

Bruna Jones: Umuarama tem uma cena relevante de blues? O que é preciso para difundi-la?
Abner Costa: A única banda de blues da cidade, atualmente, é a nossa. Umuarama já teve algumas bandas e músicos de blues, mas a maioria não mora mais aqui devido à região interior não ser muito propícia pro estilo. Embora a cidade seja, na maior parte, voltada pro sertanejo existe sim um público grande e fiel que sempre está presente em eventos e shows pela cidade. O que pode ser feito já esta sendo feito que é um programa de rádio voltado só pro Blues, com meu grande amigo Luís Felipe no comando e também o apoio de empresas como Uvel e Zaeli proporcionando eventos que tem trazido grandes nomes do Blues nacional pra cá. Isso tem fortalecido os laços do estilo na cidade e tem colocado Umuarama na rota de artistas do gênero.


Bruna Jones: A indústria fonográfica acabou mudando bastante nos últimos anos com o avanço da internet no Brasil. Quais são os pontos negativos e positivos dessa nova forma de exposição?
Abner Costa: Pra nós que ainda não temos um trabalho gravado em estúdio, a internet tem sido uma grande ferramenta de divulgação. Acredito que a internet vem a somar na vida do artista quando o trabalho é realmente bom!

Bruna Jones: Como você vê o mercado de blues no Brasil?
Abner Costa: Pelo que acompanho em internet, o único canal em que o blues tem se propagado, há uma grande quantidade de artistas tocando em diversos bares, mas apenas em grandes capitais como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre. O blues no Brasil ainda é um estilo pra poucos, mas esses poucos são fiéis, vão aos shows, compram cds dvds etc. Isso não deixa, e acredito que não deixará o blues morrer no nosso país.

Bruna Jones: Olhando agora para o seu futuro, o que você tem em mente pra sua carreira?
Abner Costa: Quanto ao futuro pretendo gravar algo legal em estúdio, quem sabe algumas versões de clássicos ou até mesmo som próprio, mas nossa maior intenção é percorrer o Paraná e até mesmo outros estados do Brasil divulgando o blues e suas várias faces.


Bruna Jones: Eu sei que são muitos discos que já rodaram na sua vitrola, mas, você poderia citar cinco discos que todo mundo deveria correr atrás e ouvir?
Abner Costa: (1) B.B. King – King of the Blues (1960), (2) B.B. King and Eric Clapton – Riding with the King, (3) Nuno Mindelis – Blues on the Outside, (4) Stevie Ray Vaughan – Live at Carnegie Hall, (5) Muddy Waters, Johnny Winter & James Cotton – Breakin’ it Up, Breakin’ it Down.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E se vocês quiserem continuar acompanhando o trabalho dele, basta conferir o seu canal no YouTube AQUI ou conferir as redes sociais, no Facebook é só procurar por Abner Costa e no Twitter é @AbnerBlues. Para contatos profissionais, basta enviar uma mensagem para (44) 9830-8822, combinado?

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado? 

Um comentário:

  1. O Abner toca muito bem e vai longe, pois é um cara centrado no que quer e está definindo bem o seu estilo, sem medo de experimentar.

    ResponderExcluir