quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bruna Entrevista: 1x22 - Léo Francisco


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o queridíssimo Léo Francisco, que comanda nada mais, nada menos, que o site "Planeta Disney", que é bastante conhecido entre os fãs da empresa dona das animações que tanto amamos. Quer saber como tudo começou? Algumas de suas experiências? Então, vem comigo! 

Bruna Jones: Como eu disse, você é conhecido por ter um dos maiores sites sobre a Disney aqui no Brasil, mas... Vamos voltar lá no começo? Como surgiu a idéia de criar o site?
Léo Francisco: Poucos podem acreditar, mas a idéia de criar o "Planeta Disney" veio depois que fiz um curso de html. Ainda estava cursando o ensino médio e nem pensava em fazer faculdade de jornalismo. O professor de html do curso que eu fazia sugeriu que os alunos criassem um site de algo que gostavam e eu tive a primeira idéia de fazer um site sobre música (Qual o gênero? Prefiro não comentar. rs...). Comecei a criar ele em 2001, mas logo a idéia acabou mudando.

Bruna Jones: Isso já nos trás a pergunta seguinte: Por qual motivo escolheu a Disney como tema?
Léo Francisco: Notei que não tinha tanto conhecimento sobre música, então resolvi falar de cinema, uma das minhas paixões. Mas falar sozinho de cinema é complicado, então foquei em apenas um estúdio. E como na época não existiam esses milhões de fã sites no Brasil e o melhor na época, o "Disney News" tinha acabado, resolvi criar um site só falando de Disney, que foi crescendo ao decorrer dos meses. E quer coisa mais gostosa do que conversar e trazer novidades sobre um dos estúdios que nos ensinou desde pequenos a sonhar e acreditar em seus sonhos? Falar sobre um tema que você gosta deixa de ser um trabalho e se torna diversão. Eu dediquei 10 anos em tentar trazer as melhores novidades do estúdio para os fãs como eu.

Bruna Jones: O "Planeta Disney" é um dos sites mais completos e sérios do momento sobre a Disney no Brasil, o que provavelmente deve dar um pouco de trabalho e muita dedicação. Dito isso, com você faz para ter essa vida profissional e uma vida pessoal mais tranquila?
Léo Francisco: Vida normal eu nunca tive. hahahhahahahaha Muitos não sabem, mas desde o começo do site em 2002, eu dediquei muito tempo para chegar onde cheguei. Não tive muitos fins de semana, deixei de viajar muitas vezes e de sair com os amigos. Colocava e ainda coloco o trabalho como um dos principais pontos da minha vida. Como apreendi na faculdade, jornalista não tem "vida pessoal", então não me arrependo do tempo que gastei e me dediquei ao site. Cada comentário, cada conversa e cada amigo que fiz durante todos esses 10 anos de site valeram ter ficado com um pouco menos com a minha vida pessoal.

Bruna Jones: É muito trabalho para uma única pessoa, não é? Você conta com ajuda de algum colaborador para conseguir da conta de tanto conteúdo que surge todos os dias?
Léo Francisco: No inicio eu trabalhava 100% sozinho com o site, mas com o tempo alguns amigos entraram e fizeram parte de algum jeito da história do site. Alguns escreveram algumas vezes, outros me ajudavam a cobrir eventos quando eu não podia ir. Alguns ajudavam dando dicas e sugestões para que eu pudesse melhorar o que escrevia e apresentava para os fãs. A parte de texto eu fazia praticamente sozinho, mas tenho muito a agradecer a dois amigos, primeiro, o Thiago Medeiros, que sempre apostou no site e me ajudava financeiramente pagando o servidor do site, pois sem ele, eu ainda estaria escrevendo no blogspot e o site não chegaria onde chegou hoje. Além da Mariana Freitas, que nos últimos anos me ajudou com a criação dos belos layouts do site.

Bruna Jones: Alguns anos atrás a Disney decidiu que iria parar de produzir as animações clássicas, aqueles que são feitos a mão, mas acabou voltando atrás e produziu o longa "A Princesa e o Sapo". Você acredita que algumas animações deveriam ser mantidas com os traços clássicos? 
Léo Francisco: Essa história de animação tradicional x animação por computador já gerou muitas discussões tanto no "Planeta Disney" quanto entre os fãs em fóruns e comunidades que eu participo sobre animação. Para mim, não interessa se o desenho animado é produzido usando tecnologia de computadores ou feito a mão. O importante para um bom filme é sua história, seus personagens e o jeito que essa história é contada. Se animações como TOY STORY 3, UP: ALTAS AVENTURAS, RATATOUILLE, entre outras que foram produzidas totalmente por computação gráfica, fossem contadas do mesmo jeito mas feito a lápis, o animado teria o mesmo brilho e encanto para mim, pois todos eles tem ótimas histórias, ótimos personagens e uma trilha sonora incrível. Confesso que animação tradicional é um pouco mais especial para mim, que cresci na década de 90 assistindo clássicos como A BELA E A FERA, O REI LEÃO, ALADDIN, POCAHONTAS, HÉRCULES, entre outros, que marcaram e muito a minha infância, mas todos eles tiveram ajuda de computadores para a criação de uma ou outras cenas. A Disney e a Pixar vem provando que estão trazendo boas histórias para os consumidores e que perceberam que o público mudou, a criança hoje em dia não gosta de muitas das coisas das crianças da minha época e hoje o cinema de animação não é algo feito e pensado só para crianças, as animações são feitas e pensadas também para os pais e não é a técnica que faz isso, é a história. 

Bruna Jones: Clássicos Disney estão voltando aos cinemas no formato em 3D, como "A Bela e a Fera", você acha que isso é bom para que as novas gerações entre em contato com os clássicos?
Léo Francisco: Isso é ótimo, pois não apenas as crianças, como os adultos, como eu, podem rever clássicos que marcaram sua infância na telona ou ver pela primeira vez. O 3D acaba sendo uma desculpa para o filme voltar ao cinemas, mas a Disney sempre fez isso. Em 2002, o clássico A BELA E A FERA, antes de ser lançado em DVD, chegou aos cinemas um mês antes e fez um grande sucesso no Brasil. Não apenas a Disney, mas é uma delicia ir ao cinema rever filmes que marcaram em algum momento a sua vida. Quer coisa mais gosta de ver um filme que você gosta nos cinemas com os amigos?

Bruna Jones: Alguns clássicos, assim como "Pocahontas", "Música Maestro" e o filme original do "Ursinho Pooh" acabaram demorando para ser lançados em dvd no Brasil ou simplesmente não foram lançados ainda e isso é algo que acontece não só aqui como no mundo inteiro. Você saberia explicar o motivo pelo qual isso acontece? 
Léo Francisco: Pergunta difícil de responder. Atualmente trabalho como assessor de imprensa, estou apreendendo um pouco o lado das empresas, pois até então só entendi o lado dos fãs e da imprensa (os jornalistas). Acredito que POCAHONTAS demorou tanto para chegar ao Brasil, pois os empresários da Disney deviam acreditar que o filme não venderia. Não adianta lançar um produto que vai encalhar nas lojas. Não só os clássicos Disney sofrem isso, mas se você olhar em lojas norte-americanas muitos filmes e seriados antigos e atuais acabam saindo em vários países do mundo e pouquíssima coisa chega ao nosso país. A maioria dos brasileiros, infelizmente, não tem o costume de adquirir filmes e seriados. Ele baixa os seriados e filmes ou só compra quando eles chegam as lojas com preços muito baixos, fazendo que a indústria não invista em trazer mais coisas para os consumidores. Claro que temos fãs que são colecionadores, mas é uma pequena parcela e uma empresa só vai lançar um produto que ela aposte que vai trazer retorno financeiro para eles.

Bruna Jones: Por ser bastante conhecido pela sua paixão pela Disney, o assunto acaba sendo predominante nas suas interações, ou as pessoas conseguem se aproximar com outras pontuações? 
Léo Francisco: Claro, eu tenho outros gostos e não vivo falando 100% sobre Disney. Claro, que o assunto Disney sempre aparece uma vez ou outra, mas as vezes cansa um pouco trabalhar falando sobre cinema e Disney e depois sair com os amigos e continuar falando sobre os mesmos assuntos. Quem me conhece bem sabe que além de fã Disney, adoro cinema, teatro, principalmente os musicais, bandas e grupos de "gosto duvidoso" (como meus amigos costumam classificar, rs) e muitos outros assuntos. Uma coisa que só os amigos sabem é que sou noveleiro, adoro ver as novelas brasileiras e claro, mexicanas também. Tem coisa melhor que uma boa novela com uma história bem contada? Fora que eu adoro falar, mal de jornalista.

Bruna Jones: Qual é a sua animação predileta e por qual motivo?
Léo Francisco: A pior pergunta da entrevista toda, rs... Eu li pergunta por pergunta e fui respondendo uma a uma. Já esperava essa. Difícil demais de escolher uma animação. Posso citar algumas que eu sou apaixonado? Melhor animação Disney? A BELA E A FERA, motivo? Tem uma história universal, trilha sonora do grande Alan Menken (esse cara é foda demais, sonho em conhecer ele um dia e agradecer por ter feito canções que marcaram demais a minha infância e minha vida), personagens carismáticos e confesso que me emociono cada vez que vejo, mesmo depois de 20 anos. Melhor Pixar? Até os últimos anos, RATATOUILLE, por causa da cena da critica de Ego que transformou essa animação num marco para mim, mas depois de ver TOY STORY 3, o melhor filme de 2010 e que me fez chorar de soluçar nos cinemas e que até hoje me causa o mesmo sentimento, se tornou não só uma das melhores animações, mas como um dos filmes que marcou a minha vida... Quem não cresceu e tentou brincar como o Andy? Melhor DreamWorks? Muitos não conhecem mas O CAMINHO PARA ELDORADO foi uma grata surpresa e era a minha animação favorita do estúdio até o lançamento de COMO SE TREINAR O SEU DRAGÃO. Quem não saiu do cinema apaixonado por Soluço e Banguela? Impossível não gostar deles e de sua história que encanta adultos e crianças. Acho que chega né? Senão vou ficar aqui horas falando de animados que eu adoro e dando mil explicações para eles. Impossível não gostar de animação. E quem acha que desenho animado ainda é algo para criança, eu posso até concordar, pois nunca deixei e espero nunca deixar de ser criança.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Bem, a galera que quiser ler as besteiras que eu falo no dia a dia pode conferir o meu Facebook AQUI ou me seguir no Twitter, no @leofrancisco, prometo que não vou reclamar muito nas redes sociais e vou tentar divertir e trazer informações ao mesmo tempo. Ou então, você pode curtir as novidades no site PLUGOU PLANETA DISNEY, que vai ganhar novo visual e em breve vai trazer muitas novidades para os fãs Disney e principalmente para os fãs que curtem dicas de cultura e de locais para se divertir. =D"

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário