domingo, 28 de janeiro de 2024

Centro de Comando: A ordem cronológica do "BBRA Universe"


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que eu finalmente tomei vergonha na cara e resolvi tirar o "Big Brother Realidade Alternativa" da geladeira para janeiro de 2023, quem amou? Pois é, depois de um longo tempo de hiatus do programa origem do "BBRAU", finalmente vem ai a décima sexta temporada que contará com o tema: BBRAU vs Realities vs Novatos. Para quem conhece a franquia, sabe que a gente já incluiu o universo fictício de outras emissoras no nosso mundo lá em "SRA", mas o foco de hoje não é explicar sobre isso e sim atualizar a ordem cronológica das temporadas para que os novos leitores possam se atualizar antes da estréia da nova temporada ou para que antigos leitores possam relembrar e/ou conhecer o resto da franquia e ver para onde seus personagens favoritos já migraram no decorrer dos últimos anos, já que o "PCRA" e "SRA" não entraram em um longo hiatus, não é mesmo? Aliás, estamos chegando na final da segunda temporada do "CDTRA" que vai definir quem vai se tornar o novo ou a nova repórter do "BBRA", já foi lá no link da enquete dar o seu voto? Está esperando o que então? Bora ajudar a definir o programa antes mesmo dele começar. 

Antes de dar participa na lista atualizada da ordem certa de conferir as temporadas do "BBRAU", vamos fazer um pequeno recap para que os novos leitores possam se situar no nosso mundinho fictício? Bora lá! O "BBRA" ou "Big Brother Realidade Alternativa" surgiu aqui no blog em 2015, quando eu já estava ficando com certo ranço dos realities da televisão aberta apresentando sempre as mesmas pessoas forçando barraco e um público cabresto que ficava arrastando os piores participantes até o final da temporada, sem contar que os realities da televisão não são muito de mudar seus formatos, trazer temas diferentes, criar twists que movimentam e tiram os participantes da zona de conforto, etc... Então, escrevendo o meu programa, teria as minhas regras e tudo seria perfeito... Quer dizer, faltava uma coisa para ser perfeito: A participação de vocês!


Lá em 2015 o próprio blog fornecia a ferramenta de enquetes, então eu consegui tornar o meu "BBB" parecido com o programa da televisão, todo dia eu lançava um episódio novo, tinha as mesmas dinâmicas da televisão, inclusive nos dias e o público ia acompanhando e nas formações de paredão, era aberto uma enquete e os leitores votavam em quem deveria deixar a competição ou não, então isso acabou se tornando algo incrivelmente maravilhoso para a minha própria criatividade, pois apesar de quem definir os emparedados da semana ser basicamente eu mesma (mesmo que procurando ver a narrativa do ponto de vista que faça sentido para os personagens), não tenho o menor controle de quem sai e quando sai, me obrigando a refazer histórias, mudar rotas e dar meus pulos algumas vezes (inclusive o último episódio da temporada é sempre dedicado para curiosidades, onde conto um pouco de como a influência de vocês acabaram afetando a narrativa da história). E como a primeira temporada foi gostosa de escrever e surpreendentemente fez sucesso aqui, veio em seguida a segunda, terceira, quarta temporada...

E eu percebi que mudar as twists era realmente importante, não só para a minha escrita ser feita de maneira mais fluida, quanto para os personagens não acabarem caindo na mesmice que se tornou os participantes do mundo real, quanto para quem está assistindo ser sempre pego de surpresa com alguma coisa. Então já teve milhares de coisas completamente diferentes daquilo que se vê na televisão brasileira, como o namorado de uma participante que estava traindo entrar no confinamento como participante também... E claro, a gente se apega em alguns personagens, não é mesmo? Então eu queria escrever mais sobre alguns, mas não tem como ficar trazendo todo mundo pro "BBRA" o tempo todo, qual foi a alternativa que encontrei? Expandir o universo para o "Power Couple Realidade Alternativa" e o "Survivor Realidade Alternativa". Hoje já temos inclusos também o "Casa dos Talentos Realidade Alternativa" e o "Troca de Família Realidade Alternativa". 


Acredito que tanto o "Power Couple Realidade Alternativa" quanto o "Survivor Realidade Alternativa" não precisam ser explicados como funcionam, pois temos as versões nacionais na televisão e quem acompanha o blog, sabe que tem os episódios disponíveis aqui também, certo? O "Casa dos Talentos Realidade Alternativa" surgiu de uma ideia para escolher um ator para a terceira temporada do "Reality Horror Story" que é uma série de terror slasher que também existe aqui no blog e acabou sendo incorporada no "BBRAU" como uma série da nossa emissora, inclusive alguns ex-participantes já entraram na série, alguns atores foram para alguns realities depois, existe sempre esse crossover rolando, então... A primeira temporada do "CDTRA" foi sobre isso, depois disso, o reality meio que foi "cancelado" até que decidi reviver esse ano para a escolha de um novo repórter para o "BBRA", pois não estava tão animada para colocar um ex-participante do próprio reality novamente, já que estamos voltando em um novo ano, queria que tudo fosse novo também. 

Já o "Troca de Família Realidade Alternativa" surgiu de uma proposta que eu fiz para o Ítalo Alves dele produzir o conteúdo dividindo os casos das famílias sempre em três episódios, até o momento já foram lançados três famílias e em breve esperamos ter episódios inéditos sendo lançados. Desde que anunciei o "BBRA16" ele ficou na geladeira por algum tempo, pelo fato de estar um pouco exausta de fazer as temporadas, são sempre 95 episódios por temporada e eu estava fazendo uma atrás da outra desde 2015, precisava de uma pausa para respirar um pouco e até mesmo para deixar novas histórias fluírem e não me tornar repetitiva como a televisão aberta, mas durante esse hiatus tivemos algumas temporadas de outros realities do nosso universo rolando para ele não ficar completamente parado e foram temporadas que gostei muito de fazer, o formato e 40/30 episódios é muito bom, pois torna tudo mais dinâmico, sabe? Mas enfim... Vem ai uma nova temporada do "BBRA" e eu espero que vocês se divirtam, pois se vocês gostarem, já tenho tudo planejado até a temporada 20 e o All Stars 3, então fiquem ligadinhos...


Para quem vai começar a acompanhar o programa agora e precisa de contexto dos ex-participantes do "BBRAU" ou para quem simplesmente quer rever ou conferir o que perdeu nos últimos anos, segue a lista na maneira correta em que o conteúdo foi produzido. Beleza? Inclusive os marcadores do blog estão atualizados com seus subtítulos, outra pequena mudança que fiz recentemente. Espero que gostem!

# BBRA1: New Reality - A primeira temporada do "Big Brother Realidade Alternativa".

# BBRA2: The Twins - Essa temporada não contou com nenhuma grande mudança de formato no programa como nas temporadas futuras, mas trouxe o fato inédito de ter irmãos gêmeos competindo individualmente no programa.

# BBRA: The Glass House - A primeira temporada desse spin-off serviu para o público votar em quais participantes eles gostariam de ver na terceira temporada do reality show. Pode ser visto no marcador "BBRA 03: The Glass House".

# BBRA3: Color Fight - A temporada que introduziu o formato com eliminações rápidas, além dos participantes acrescentados da casa de vidro que eram ex-participantes das duas temporadas anteriores. Também foi a primeira temporada em que houve divisão de grupos.

# BBRA: Sem Saída - Um novo spin-off serviu para o público votar em quais participantes eles gostariam de ver na quarta temporada do reality show. Parecido com a casa de vidro, mas a dinâmica dele era bem diferente, com gente sendo eliminada e novos participantes entrando para ocupar a vaga. Pode ser visto no marcador "BBRA 04: Sem Saída".

# BBRA4: Gen X - A temporada não apresentou mudança e os participantes foram divididos em grupos novamente, aqui meio que dei uma forçada no subtítulo, que como não tinha o que destacar, fui no fato de que a maioria do elenco era mais "maduras", digamos.

# BBRA5: Alliance - Mais uma temporada em que não tinha nada se destacando para colocar no subtítulo, até pelo fato de que só comecei a pensar sobre isso mais pra frente no futuro da franquia, então a gente abraça o que pode, combinados? 

# PCRA1: Além do BBRA - A primeira temporada do reality show dos casais trouxe novamente para um confinamento os casais que foram formados nas primeiras temporadas do BBRA. Além disso, o casal vencedor iria ganhar a chance de retornar na primeira temporada All Stars da franquia original.

# BBRA: All Stars 01 - Nesta temporada especial do BBRA o elenco foi formado completamente por ex-participantes das cinco primeiras temporadas do reality show. Teve uma dinâmica de repescagem no meio e sinceramente? Na época estava passando por problemas pessoais e o texto não ficou muito bom, quem quiser pular aqui, não vou julgar.

# BBRA6: Gen X vs Gen Y - A temporada que trouxe o embate entre participantes mais novos contra os participantes mais velhos. Mais um subtítulo que vamos abraçar, combinado?

# BBRA7: Celebrity - A primeira vez que "famosos" foram confinados no reality show e não pessoas "anônimas" como aconteceu nas seis primeiras temporadas. Tinha até panicat, quem amou????

# BBRA: Sem Saída - A segunda temporada do spin-off fez com que o público ajudasse na escolha dos novos integrantes para a oitava temporada do programa. Pode ser conferido no marcador "BBRA 08: Sem Saída".

# BBRA8: Game Changers - A temporada contou com diversas mudanças de alianças no decorrer do jogo. Além de introduzir algumas dinâmicas diferentes que ajudou nessa mudança entre os participantes.

# BBRA: The Glass House - A segunda temporada do spin-off fez com que o público ajudasse na formação do elenco da nona temporada do reality show. Pode ser conferido no marcador "BBRA 09: The Glass House".

# SRA1: Além do BBRA - A primeira temporada do "Survivor" trouxe um elenco formado completamente por ex-participantes das oito primeiras temporadas do BBRA e é a temporada mais longa dessa franquia, principalmente devido ao número de participantes.

# BBRA9: Fãs vs Favoritos: - A temporada trouxe ex-participantes do BBRA para competir contra os seus próprios fãs que foram definidos lá na casa de vidro que precisa ser vista antes de acompanhar essa temporada, viu? 

# PCRA2: Perfect Ilusion - A segunda temporada dos casais trouxe personagens inéditos e com algum rosto conhecido do "BBRA" e uma nova dinâmica, nova apresentação e foi bem mais divertida de se escrever.

# BBRA10: Novatos vs Vencedores - A décima temporada trouxe os vencedores de todas as temporadas anteriores do "BBRA" competindo contra novos participantes que eram celebridades famosas para igualar as chances de todos, não é mesmo?

# PCRA3: Same Love - Pela primeira vez o reality show de casais contou apenas com personagens gays e lésbicas no seu elenco. Uma ideia que pretendo adaptar para o próprio "BBRA" no futuro, então se vocês querem ver isso acontecendo, deixa nos comentários. 

# BBRA11: Blood vs Water - O elenco foi formado por familiares e relacionamentos amorosos de ex-participantes das temporadas anteriores do "BBRA". Novamente eles são divididos em grupos que inicialmente é apenas dois, mas muda no decorrer da trama. 

# PCRA4: Blood vs Water - A dinâmica da temporada foi de colocar familiares com seus parceiros competindo pelo prêmio final. A temporada aconteceu quase que simultaneamente com o "BBRA" da época, então a emissora estava numa época temática. 

# BBRA12: Exes and Ohs - Nesta temporada completamente inspirada no "De Férias", os novos jogadores estão precisando conviver com seus ex-namorados, trazendo inclusive personagens do "PCRA" para o nosso elenco. Essa é a temporada com a maior quantidade de personagens até o momento.

# BBRA13: Edge of Extinction - A temporada já começou colocando ex-participantes das temporadas anteriores para correrem na rua até chegarem na nova sede do reality (sim, neste ciclo nós usamos uma casa diferente) e somente um deles ficaria no programa, além disso, o formato de votação foi diferente, desta vez, todos os participantes estavam no paredão, menos quem vencia a prova do líder e quem ganhava imunidades. Os votos da casa era para saber quem ficaria imune. 

# SRA2: Polinésia - O programa ganhou um novo formato com menos episódios e é o modelo sendo seguido até o momento presente, pois sim, vem ai uma nova temporada.

# CDTRA1: Reality Horror - Essa temporada colocou homens que estavam habituados com o universo sensual para competir por uma vaga na terceira temporada do "Reality Horror Story" que tinha como tema o universo de rapazes que faziam strip por câmeras. 

# BBRA: All Stars 02 - Essa sim foi uma temporada digna de All Stars, inclusive o tema dela foi trazer ex-participantes considerados heróis e vilões das temporadas passadas e o público ajudou a formar parte do elenco. Infelizmente aconteceu o primeiro caso de um ator falecer enquanto a história estava sendo produzida e bem... Vocês conferem o que aconteceu lá. 

# PCRA5: Exes and Ohs - Colocamos ex-casais para competir com seus novos parceiros no reality show.

# BBRA14: The Supremes - Os participantes novatos foram divididos entre homens e mulheres e um campeão e uma campeã das temporadas passadas retornaram como mentores das equipes concorrendo por um prêmio paralelo dependendo de qual dos dois grupos tivesse vantagem em determinado ponto da competição. 

# SRA3: Sibéria - Desta vez colocamos os participantes para competir no gelo. 

# BBRA15: Ghost House - Nessa temporada os participantes eliminados eram mandados para uma segunda casa onde podiam conferir tudo o que a casa principal fazia e inclusive podiam interferir sem que os participantes oficiais ficassem sabendo de onde vinha essas twists, além disso, em determinado ponto, um eliminado retornava ao jogo oficialmente. 

# PCRA6: The Rainbow - Colocamos novamente somente personagens LGBT no elenco. 

# PCRA7: Reunited - Foi a vez de fazer uma nova temporada somente com ex-participantes do "BBRA", trazendo alguns rostos novos como parceiros dos ex-participantes. 

# PCRA8: Wicked Game - Desta vez foram somente casais anônimos escolhidos para participar do elenco e a twist envolvia que um dos casais que estava entre eles não era um casal de participantes e sim um casal de atores que os demais precisavam identificar quem eram. 

# PCRA9: Winners vs Loosers - A primeira temporada All Stars do "PCRA" trouxe um elenco formado metade por ex-vencedores das temporadas passadas para competir contra ex-participantes eliminados no primeiro ciclo de suas temporadas. 

#TDFRA: Famílias trocam de casa em episódios semanais. 

# CDTRA2: Repórter BBRA - Nessa temporada com uma quantidade de personagens menores e num formato mais parecido com o "PCRA", os participantes enfrentavam provas e como prêmio, o vencedor irá se tornar repórter da próxima temporada do "BBRA". 

# BBRA16: BBRAU vs Realities vs Novatos - Finalmente saindo da geladeira, a temporada será dividida em três grupos de ex-participantes do "BBRAU" contra ex-participantes de outros realities contra novos participantes que nunca participaram de nada na televisão. 

# SRA4: Atacama - Após os participantes enfrentarem florestas, praias e o gelo, chegou o momento de enfrentar o deserto. Os competidores foram jogados no Deserto do Atacama. 

# SRA5: Turquia - Pela primeira vez os participantes são divididos por suas gerações, são três tribos concorrendo pelo prêmio enquanto estão acampados na Turquia. 

# SRA6: México - A nossa próxima viagem pela natureza chega ao México, onde os participantes vão ter que enfrentar a temida "Ilha das Bonecas", um lugar misterioso onde tudo pode acabar acontecendo e nem sempre as coisas são o que parecem ser. 

# BBRA17: House of Secrets - Na nova temporada do principal reality show da nossa emissora, os novos confinados vão ter que passar por algumas situações inesperadas para conseguir vantagens no jogo, só que para cumprir com esses desafios, eles precisam manter tudo em segredo, nada pode ser revelado para os colegas de confinamento. Será que eles vão ser capazes de passar pelos nossos testes?  


Então é isso minha gente, logo mais a sexta temporada de "Survivor Realidade Alternativa" começa aqui no blog. Fiquem de olho nessa matéria, pois ela será sempre atualizada com as novas temporadas, deixem ela salva em algum lugar para não se perderem, beleza? 

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

13 comentários:

  1. Eu AMO esse projeto desde o primeiro dia que me deparei com esse texto envolvente. De lá pra cá, com muitas edições ao ano, com muito spin-off acontecendo quase simultaneamente, senti que a coisa foi ficando um pouco repetitiva. Se o BBB, que é uma vez ao ano, já tá saturado, imagine uma versão que não tira férias desde 1984.

    Assim, acredito que a melhor opção é escolher a Edge of Extinction. O formato é diferente e pode trazer um novo gás pra quem já tá calejado, como pode chamar a atenção dessa galerinha nova que tá vindo.

    Bru, você é incrível! 💜

    ResponderExcluir
  2. Eu voto na opção 2 BBRA x PCRA.

    A opção 1 é até legal, não sei se entendi direto, mas ficariam sempre muitas pessoas no paredão, como aquela primeira semana do BBB 19 e eu não gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu voto na opção 1) BBRA 13: Edge of Extinction, mas, provavelmente, só irei acompanhar se tiver uma anão ou anã no elenco. Se a opção 2 ganhar, nem essa esperança, eu vou poder ter.

    ResponderExcluir
  4. De tantas temporadas cê foi escolher justo o Fábio pra representar o BBRA Universe shuashua?

    Voto na opção 1, do Edge of Extinction, por achar que a mudança de dinâmica só tende a favorecer o BBRA, que já vai pra 13ª temporada e acaba tendo seus momentos em que fica repetitivo. Mas com certeza estarei aqui acompanhando a nova temporada Bruna!

    Muito sucesso, sempre!

    ResponderExcluir
  5. Prefiro a segunda opção Bruna.
    ( nem sei se o meu voto vai valer, mas está aí)

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse universo, desde a primeira temporada fiquei fascinado, amooooo que o q se tornou

    ResponderExcluir
  7. Muito orgulho de ter feito parte desse universo desde que ele começou, lá no longínquo BBRA1!

    ResponderExcluir