Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E hoje trazemos pela primeira vez alguém que participou do reality show "O Conquistador do Fim do Mundo" do SBT, que era um programa onde atletas de cinco países diferentes competiam na Patagônia. Convidei a querida Lilia Godoi que é esportista até hoje para comentar um pouco sobre essa experiência e também sobre a sua carreira, vem conferir!
Bruna Jones: Você é treinadora, diretora e proprietária de uma assessoria esportiva que está crescendo cada vez mais, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao início, sim? Qual foi o seu primeiro contato com o mundo do esporte e o que lhe motivou a buscar uma carreira atlética?
Lilia Godoi: Na minha infância, eu tive uma lesão cerebral e os médicos diziam que não tinha cura. Que eu seria deficiente física e intelectual pro resto da vida. Eu cheguei a ter 30 crises convulsivas num único dia com apenas 3 anos de idade. Até que eu encontrei o Centro de Reabilitação Nossa Senhora da Glória, um local que trata crianças com cérebro lesado. Com base nos estudos do neurocientista Glenn Doman (já falecido). O método exigia bastante do condicionamento físico e investia muito na corrida. Então, a minha cura foi muito rápida e com 6 anos eu corri 5 km em 26 minutos! E daí em diante, meu gosto pelo esporte só aumentou.
Bruna Jones: A gente sabe que infelizmente no Brasil, o esporte que é mais valorizado é o futebol e outros esportes acabam ficando de lado. Você chegou a se dedicar profissionalmente como atleta ou sempre buscou estar mais no lado de treinamento e conduzir os atletas em si?
Lilia Godoi: Eu sempre treinei muito. Sempre participei de competições e cheguei a ter patrocínio mas nunca me considerei atleta profissional.
Bruna Jones: Em 2003 algo inusitado aconteceu com você, que talvez algumas pessoas não se lembrem, mas você foi uma das participantes do "O Conquistador do Fim do Mundo", do SBT. Como foi que você acabou embarcando nessa?
Lilia Godoi: Eu já praticava corridas de aventura. Aí um amigo do meu namorado na época, falou pra ele que tinha um reality show do SBT que era a minha cara, que eu tinha que me inscrever. Passou o site e tudo. Aí, um dia eu estava de bobeira em casa, resolvi me inscrever. E deu certo!!! Foi um processo bem demorado e até um tanto angustiante, mas foi bem legal!
Bruna Jones: O reality show ficou marcado por ser uma competição de grande porte com um jogo dentro de um jogo, afinal, apesar de você competir contra participantes de outros países, você também tinha que competir contra os integrantes da sua própria equipe. Como foi essa experiência?
Lilia Godoi: Foi uma dinâmica interessante mesmo. Porque num determinado momento nos uníamos para competir contra os outros países e em outro momento, estávamos competindo entre nós. Mas apesar de alguns momentos difíceis por não saber exatamente quem estava do meu lado, eu passei por tudo isso com muita tranquilidade.
Bruna Jones: Participar de um reality show normalmente costuma mexer na rotina e na vida dos participantes antes mesmo do programa ir ao ar, como foi no seu caso. O seu inclusive foi gravado fora do Brasil. Você teve que fazer grandes mudanças para encaixar esse período de gravações?
Lilia Godoi: Na época, eu tinha acabado de me formar. Não estava trabalhando formalmente ainda. Então foi tranquilo. E quando voltamos das gravações, recebi um valor referente ao tempo que fiquei lá, longe de casa.
Bruna Jones: A gente vive hoje uma era um pouco complicada com as redes sociais, na qual pessoas completamente despreparadas, mesmo não tendo formação acadêmica para isso, ficam dando "ensinamentos" sobre treinamentos e alimentação. Você poderia explicar aos leitores os riscos de seguir orientações sem saber se a fonte é apta para isso?
Lilia Godoi: É verdade. às vezes vejo pessoas falando coisas que não fazem sentido, pelo fato de terem ouvido de algum famosos e tal. Mas também tem muita gente boa. As pessoas tem que procurar se informar sobre a formação de quem está falando. O risco maior é sempre acabar se lesionando ou tendo algum problema sério de saúde como infarto ou algo parecido. Principalmente quando estamos falando de pessoas que não tem hábito de atletas mas querem competir e acabam levando o organismo a uma enorme sobrecarga.
Bruna Jones: Você também é mestre de Reiki, certo? Como essa modalidade acabou entrando em sua vida? Inclusive você chegou a lançar o ebook "A Plenitude em Suas Mãos", não é mesmo? Como foi esse processo de escrita? Podemos aguardar novos conteúdos sobre o assunto?
Lilia Godoi: Sou mestre de Reiki sim. Legal você tocar nesse assunto. Eu amo o Reiki. Devido ao problema de saúde da minha infância, eu cresci com a certeza de que eu podia comandar meu cérebro, minha mente e tal. Quando eu me tornei adolescente e as coisas começaram a não sair como eu esperava, eu comecei a buscar conhecimentos pois eu tinha certeza que podia encontrar técnicas que me ajudassem a entender mais a minha mente, e o funcionamento do meu corpo. Até que uma amiga minha fez o seminário de nível 1 de Reiki, me indicou e acabou que um grupo de 5 amigas, fizemos na mesma época e estudávamos, aplicávamos uma na outra. Foi bem legal e eu nunca mais parei! O ebook, foi escrito num momento de um lançamento semente do meu método de treinamento chamado Método Integração, em que eu faço a união de ferramentas de Treinamento Físico e Mental para melhorar o desempenho de atletas. E como muita gente nem sabia que eu era mestre de Reiki, achei que seria interessante escrever esse ebook para as pessoas conhecerem esse meu outro lado. Além disso, no ebook eu faço uma abordagem do que cada doença está refletindo o nosso emocional. E a minha idéia com isso, é conscientizar as pessoas de que os desequilíbrios físicos refletem um desequilíbrio emocional. A partir dessa consciência, a idéia é elas pararem de tomar remédios sem prescrição médica para qualquer mal estar que sintam e comecem a usar os desconfortos físicos como forma de autoconhecimento. Quanto a novos conteúdos, podem aguardar sim. De vez em quando eu posto. E em breve, farei novos posts, já que esse ano, organizarei seminários de todos os níveis de Reiki.
Bruna Jones: Falando em conteúdo, você também possui um canal no YouTube onde compartilha dicas de treinamento de diversas áreas e também um pouco do reality "O Conquistador do Fim do Mundo". Como surgiu a ideia de montar essa plataforma e como vem sendo essa experiência de ter uma maneira dinâmica de se conectar com a sua audiência?
Lilia Godoi: O meu canal do YouTube surgiu quando eu comecei a dar aulas de canoa havaiana. Na época, há 12 anos atrás, o esporte estava começando e as pessoas não tinham muito conhecimento sobre treinamento e falavam coisas sem sentido. Eu já era formada em educação física, tinha pós graduação em treinamento esportivo, já era treinadora com resultados expressivos, mas as pessoas não ouviam muito o que eu tinha a dizer. E ainda batiam de frente comigo falando coisas totalmente erradas e ainda dizendo que eu era difícil, não ouvia ninguém e esses machismos estruturais que ainda acontecem. Então eu resolvi começar a colocar meu conhecimento no YouTube e falar para quem quisesse me ouvir. E deu super certo! Consegui atingir, inicialmente, um público da Bahia, do Pará, e hoje dou treino por planilhas até no Peru, tudo isso devido ao resultado dos meus vídeos no YouTube.
Bruna Jones: Como eu disse, em 2003 você já esteve em um reality, mas na época as coisas eram um pouco diferentes, tudo ainda estava no início e nem existiam redes sociais, por exemplo... Se você fosse convidada para participar de algo hoje, aceitaria? Se sim, qual seria o tipo de formato ideal para você?
Lilia Godoi: Se eu fosse participar de um reality show hoje, seria somente algo tipo "No Limite". Num formato parecido com o outro. Tem mais meu estilo. Ficar presa numa casa, não me motiva.
Bruna Jones: Todo mundo costuma dizer que o ano só começa depois do carnaval e com as festividades chegando ao fim, tem alguma novidade vindo por aí? Algo planejado que possa compartilhar com a gente?
Lilia Godoi: Esse ano pretendo organizar os Seminários de Reiki e eventos de canoa e corrida, inclusive com viagens. Nesses eventos, oferecer também experiência de autoconhecimento com Reiki, Yoga, musicoterapia, meditação, entre outras técnicas.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Não tenham preconceito com o autoconhecimento. Tirem o bloqueio com a denominação autoajuda. Busquem conhecimento sobre o quanto o nosso corpo físico é capaz de refletir o nosso emocional. Assim como os resultados do que vivenciamos na nossa vida de um modo geral. Se a sua vida não está como você gostaria, com certeza, você pode e deve reprogramar a sua mente pois tem crenças limitantes sabotando o seu crescimento e a sua realização. Não duvide disso. Viemos a esse mundo pra cumprir uma missão e sermos felizes. Se você não está realizando nenhuma dessas duas coisas, há algo de muito errado e você precisa descobrir e transformar dentro de você. ACREDITE!" e se vocês quiserem continuar acompanhando ela nas redes sociais, basta procurar no YouTube por Lilia Godoi, no Instagram é @liliagodoiae e @metodointegracao, no Facebook é @liliagodoi e @liliagodoiae e tem também o seu blog, clicando AQUI.
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?