quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bruna Entrevista: 2x24 - Emerson Pereira

Então que hoje chega ao fim a terceira temporada de entrevistas, mas não fiquem tristes que logo eu volto com novas, viu? Mas para terminar com grande estilo, convidei um amigo pessoal meu, para vir falar um pouco mais sobre sua profissão e para ver se desperta o interesse de algum leitor que esteja pensando em se tornar fotografo profissional também. Vamos conferir então o que o meu querido amigo, tem a dizer? Simbora...


Bruna Jones: Quando e como foi o seu primeiro contato com a fotografia? 
Emerson Pereira: Eu confesso ser um pouco difícil estimar. Quando tinha uns 12 anos ganhei uma câmera amadora, daquelas analógicas que ainda tiravam fotos quadradas e comecei a brincar. Posso considerar isto um início? Quando tinha uns 15 anos peguei muito gosto por desenhos artísticos o que foi me dando conhecimento em luz e sombra. Tempos depois obtive algumas câmeras um pouco melhores e os contatos com a fotografia foram ficando mais sérios, momento em que comecei a ter a necessidade de fazê-los de uma forma mais profissional. Em meus trabalhos de publicidade, sempre precisava fotografar algum produto. Quando trabalhei em agências tive que acompanhar algumas produções.

Bruna Jones: Você sempre quis trabalhar com arte?
Emerson Pereira: Sim. Até cheguei a me interessar por outras coisas, porém, sempre gostei de trabalhos que resultassem em algo bonito que pudesse ser contemplado posteriormente. Desde muito pequeno me interessei por cores e formas. Nas aulas de educação artística do primário meus trabalhos eram elogiados. Acho que nessa época eu já visava a arte como profissão, visto que era comum vender alguns trabalhinhos para os colegas que não gostavam de desenhar.

Bruna Jones: Quando você decidiu se tornar um fotografo profissional?
Emerson Pereira: A fotografia como profissão mesmo, pra valer, veio há dois anos. Trabalhei muito tempo como designer gráfico e ilustrador, e depois de um tempo comecei a ter vontade de fazer algo diferente. Fiquei indeciso entre a fotografia e outro curso voltado para a área de arquitetura, porém, acabei decidindo pela fotografia por ser algo que não me prenderia em um computador, podendo estar sempre em um lugar diferente e ter mais contato com pessoas. Fui até São Paulo, comprei uma câmera, me comprometi a usá-la somente no modo manual e comecei a clicar. Não cheguei a fazer curso, decidi esperar um pouco para chegar às aulas com um pouco mais de conhecimento da câmera, mas acabei aprendendo através do manual, dicas de internet e amigos, aliás, eu me surpreendi com pessoas muito prontas a ajudar.


Bruna Jones: Quem te deu a sua primeira câmera fotográfica?
Emerson Pereira: A primeira câmera fotográfica, aquela mesma que falei anteriormente, analógica, amadora e que tirava fotos quadradas eu ganhei da empresa em que meu pai trabalhava, que ao final do ano presenteava os filhos dos funcionários. Ela enviava uma lista e eu podia escolher um dos presentes sugeridos.

Bruna Jones: Você se lembra da sua primeira sessão fotográfica profissional?
Emerson Pereira: Sim, eu me lembro. Na primeira sessão que considero profissional fiquei bastante nervoso. Pensei que poderia ter algum problema com o equipamento, que o produtor ou o maquiador não iriam, e que eu poderia não corresponder às expectativas. Quando tudo começou foi como uma peça de teatro daquelas em que todos os atores estão devidamente preparados. Cada um fez o seu papel de maneira brilhante, incluindo a modelo que colaborou bastante e o resultado foi espetacular. Até hoje é um de meus trabalhos preferidos.

Bruna Jones: Quais obstáculos você enfrentou ao abrir sua própria empresa de fotografia?
Emerson Pereira: Os obstáculos que enfrentei acho que são os mesmos enfrentados pela maioria dos que começam do zero. Primeiramente foram os custos com equipamentos e a necessidade de ter um espaço físico formal, o que também gera custos, reforma, cuidados. Um outro grande obstáculo que enfrento é a banalização do trabalho. Muitos acham que não vale o que é cobrado, talvez um pouco por falta de noção da amplitude de um trabalho como esse e também por que há profissionais cobrando valores absurdamente baratos.

Bruna Jones: Você tem algum fotógrafo que lhe inspira ou inspirou em algum momento da sua carreira? 
Emerson Pereira: Sim, tenho vários. O curioso é que não são fotógrafos absurdamente famosos, são pessoas do meu próprio convívio que através de trabalhos encantadores me fizeram ter interesse por esta arte, e também me fizeram vê-la como uma forte fonte de expressão tanto minha, através das idéias, como das pessoas que fotografo.


Bruna Jones: Profissionalmente, existe algum trabalho fotográfico do qual você não aceitaria realizar?
Emerson Pereira: Existe. Eu não me vejo fotografando pessoas em seus momentos particulares sem permissão. Acho que invasão de privacidade é falta de respeito. Chega a ser um atentado contra a vida das pessoas.

Bruna Jones: Existe um cenário predileto seu, para fotografar?
Emerson Pereira: Negativo, eu dificilmente repito o cenário. Quando acontece de eu utilizar o mesmo, acrescento elementos inéditos que o transformam em um outro cenário. Nunca é o mesmo, acho desestimulante.

Bruna Jones: O que você diria para quem está pensando em começar uma carreira na fotografia?
Emerson Pereira: Eu aconselharia a estudar e pesquisar muito e não fazê-lo só por dinheiro. Para trabalhar com isso tem que se entregar de corpo e alma. Se não for desta forma, a pessoa desistirá logo, visto que, como descrevi anteriormente, os investimentos e obstáculos não são poucos. Aconselho também a procurar ter sempre algum diferencial.


E ai? Gostaram? Querem entrar em contato com ele? Bem simples... Pode tentar pelo facebook, clicando aqui! Pode entrar no site também, clicando aqui. Mandar um e-mail para: emerson@emersonfotografia.com.br ou pelos telefones: (19) 8255-7228 (tim) / 9611-4677 (vivo). Espero que vocês tenham gostado da entrevista. Para conferir as novidades do blog, podem me acompanhar no twitter também clicando aqui ou podem conferir a página oficialclicando aqui. Logo mais estarei de volta com a quarta temporada de entrevistas, um beijo!

Um comentário:

  1. Parabéns pelos excelentes trabalhos publicados, resultado de muita dedicação e amor ao que faz. Abs.
    Anderson

    ResponderExcluir