terça-feira, 8 de novembro de 2016

Bruna Entrevista: 5x50 - Marcelo Lessa


Olá, olá, tudo bom? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista aqui no blog. Vocês devem se lembra do nosso colunista Marcelo Lessa, não é mesmo? Já faz algum tempo que ele vem fazendo participações especiais aqui no blog comentando os principais realitys da televisão Brasileira, pois bem... Para quem não sabe, o rapaz é estudante de nutrição e hoje, vem falar um pouquinho mais sobre essa carreira e dar algumas dicas para vocês, vem comigo!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo, você sempre soube o que queria fazer profissionalmente?
Marcelo Lessa: Na verdade não. Eu nunca soube o que faria. Bateu aquele desespero comum quando a gente está saindo do colégio sabe? Hahaha... Eu me inscrevi totalmente por acaso no vestibular e acabei passando e aqui estou eu, no 4° semestre e cada vez mais apaixonado pela profissão.

Bruna Jones: Conte um pouco sobre a sua história com o nutricionismo, o que lhe despertou o interesse? Você se espelha profissionalmente em alguém?
Marcelo Lessa: Como eu disse, eu nunca imaginei que iria fazer nutrição. Decidi no último dia das inscrições do vestibular... Pensei em algo da área da saúde e me inscrevi. Tenho professores e uma coordenadora maravilhosos e ótimos profissionais e me espelho neles.


Bruna Jones: O curso não deve ser moleza, não é mesmo? Seu dia costuma ser bem corrido?
Marcelo Lessa: Não mesmo. Hahaha... Meu dia é corrido principalmente porque também sou extensionista no ambulatório de nutrição materno-infantil da minha faculdade, diretor de uma liga acadêmica (e membro de um dos núcleos dela) e tenho uma bolsa de pesquisa... Ou seja, muita coisa pra pouco Marcelo.. Hahaha...

Bruna Jones: Quais as principais funções de um nutricionista?
Marcelo Lessa: O nutricionista é um profissional de saúde que pode atuar em diversas áreas, mas que tem como principal instrumento o alimento. O nutricionista pode trabalhar em diversas áreas.. Esportiva, geriátrica, oncologia, cirúrgica, materno-infantil, pesquisa, entre muitos outros. Focando sempre na qualidade de vida dos nossos pacientes/clientes, temos aulas de humanização, psicologia, meio ambiente e outras.

Bruna Jones: Quais os fatores que o nutricionista leva em conta ao elaborar uma dieta para alguém?
Marcelo Lessa: O primeiro e principal fator é que cada pessoa é única. Tem que levar em consideração as características pessoais de cada um, a história e sentimentos e seu envolvimento com alimentação, assim podemos elaborar uma dieta/orientações (a depender da necessidade).


Bruna Jones: Quais alimentos são ideais para uma boa saúde?
Marcelo Lessa: Na verdade, a combinação de vários alimentos. As pessoas costumam ligar o profissional de nutrição com a proibição, mas a realidade é diferente. A gente não pode esquecer que comer tem relação com prazer, momentos felizes, então é importante que as pessoas tenham conhecimento do que é saudável.

Bruna Jones: Alimentos como frutas podem contribuir para prevenção dos sintomas da ansiedade e diminuir a compulsão por comida?
Marcelo Lessa: Sim, claro. Os alimentos tem muitos poderes.

Bruna Jones: Quais são os cuidados que devem ser tomados para quem deseja reeducar a alimentação e ter qualidade de vida?
Marcelo Lessa: Primeiro procurar um nutricionista. Depois, com o auxílio dele, melhorar a forma de se alimentar e aliar com a prática de alguma atividade, além de conhecer e entender sua alimentação.


Bruna Jones: Quando é o momento certo para alguém procurar um Nutricionista?
Marcelo Lessa: Não existe um momento certo para procurar um nutricionista. Acho que todos deveriam ir ao nutricionista!!

Bruna Jones: Além da obesidade, em que a má alimentação afeta o organismo?
Marcelo Lessa: Em muitas coisas. A alimentação interfere diretamente no comportamento, na saúde e na vida como todo.

Pensam que acabou? Ainda tem um recadinho do rapaz para a gente, olha só: "Queria agradecer pelo convite porque é importante que as pessoas conheçam um pouco mais da Nutrição. Eu por exemplo, só conheci após a faculdade. É fundamental também saber que somente o nutricionista pode prescrever dietas para um indivíduo. E muito obrigado Bruna e seus leitores pelo carinho de sempre. ❤"


Ele também pediu para avisar que quem quiser conhecer um pouco mais dos núcleos de nutrição esportiva e materno-infantil, aqui estão: AQUI e AQUI. E quem quiser saber mais sobre o curso, é só clicar AQUI. Para seguir ele no twitter é só clicar AQUI.

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

4 comentários:

  1. Era pra vc dar pitacos nos paredoes do BBRA também. E a Helena, segunda eliminada do BBRA5 deveria lhe procurar profissionalmente atras de uma dieta.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez ouvi uma mulher comentando no onibus que ela tava com massa no sangue e estava tendo que seguir uma dieta rigorosa pra nao morrer, mesmo ela sendo magra. Quais são os sintomas pra saber se a pessoa tem massa no sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa no sangue? Talvez ela tenha se confundido, ou por ser leiga mesmo, ela deve estar com o índice elevado de gordura no sangue. Que no caso é o colesterol alto.
      Obs: Também sou estudante de Nutrição, e amiga de Marcelo, rs.

      Excluir
    2. E no caso da dieta rigorosa, é que se realmente for o colesterol alto, o risco de doenças cardiovasculares é muito alto.

      Excluir