Olá, olá, tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje já é bem conhecido de quem frequenta aqui, pois é nada mais, nada menos, que o nosso colunista Marcelo Lessa, que vai compartilhar um pouquinho da sua área profissional. Vem conferir comigo!
Bruna Jones: Vamos começar pelo começo, você sempre soube o que queria fazer profissionalmente?
Marcelo Lessa: Na verdade não. Eu nunca soube o que faria. Bateu aquele desespero comum quando a gente está saindo do colégio sabe? Hahaha... Eu me inscrevi totalmente por acaso no vestibular e acabei passando e aqui estou eu, no quarto semestre e cada vez mais apaixonado pela profissão.
Bruna Jones: Conte um pouco sobre a sua história com o nutricionismo, o que lhe despertou o interesse? Você se espelha profissionalmente em alguém?
Marcelo Lessa: Como eu disse, eu nunca imaginei que iria fazer nutrição. Decidi no último dia das inscrições do vestibular... Pensei em algo da área da saúde e me inscrevi. Tenho professores e uma coordenadora maravilhosos e ótimos profissionais e me espelho neles.
Bruna Jones: O curso não deve ser moleza, não é mesmo? Seu dia costuma ser bem corrido?
Marcelo Lessa: Não mesmo. Hahaha... Meu dia é corrido principalmente porque também sou extensionista no ambulatório de nutrição materno-infantil da minha faculdade, diretor de uma liga acadêmica (e membro de um dos núcleos dela) e tenho uma bolsa de pesquisa... Ou seja, muita coisa pra pouco Marcelo.. Hahaha...
Bruna Jones: Quais as principais funções de um nutricionista?
Marcelo Lessa: O nutricionista é um profissional de saúde que pode atuar em diversas áreas, mas que tem como principal instrumento o alimento. O nutricionista pode trabalhar em diversas áreas.. Esportiva, geriátrica, oncologia, cirúrgica, materno-infantil, pesquisa, entre muitos outros. Focando sempre na qualidade de vida dos nossos pacientes/clientes, temos aulas de humanização, psicologia, meio ambiente e outras.
Bruna Jones: Quais os fatores que o nutricionista leva em conta ao elaborar uma dieta para alguém?
Marcelo Lessa: O primeiro e principal fator é que cada pessoa é única. Tem que levar em consideração as características pessoais de cada um, a história e sentimentos e seu envolvimento com alimentação, assim podemos elaborar uma dieta/orientações (a depender da necessidade).
Bruna Jones: Quais alimentos são ideais para uma boa saúde?
Marcelo Lessa: Na verdade, a combinação de vários alimentos. As pessoas costumam ligar o profissional de nutrição com a proibição, mas a realidade é diferente. A gente não pode esquecer que comer tem relação com prazer, momentos felizes, então é importante que as pessoas tenham conhecimento do que é saudável.
Bruna Jones: Alimentos como frutas podem contribuir para prevenção dos sintomas da ansiedade e diminuir a compulsão por comida? Em que a má alimentação afeta o organismo?
Marcelo Lessa: Sim, claro. Os alimentos tem muitos poderes. A má alimentação afeta em muitas coisas. A alimentação interfere diretamente no comportamento, na saúde e na vida como todo.
Bruna Jones: Quais são os cuidados que devem ser tomados para quem deseja reeducar a alimentação e ter qualidade de vida? Aliás, qual é o momento certo para alguém procurar um nutricionista?
Marcelo Lessa: Primeiro procurar um nutricionista. Depois, com o auxílio dele, melhorar a forma de se alimentar e aliar com a prática de alguma atividade, além de conhecer e entender sua alimentação. Não existe um momento certo para procurar um nutricionista. Acho que todos deveriam ir ao nutricionista!!
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Queria agradecer pelo convite porque é importante que as pessoas conheçam um pouco mais da Nutrição. Eu por exemplo, só conheci após a faculdade. É fundamental também saber que somente o nutricionista pode prescrever dietas para um indivíduo. E muito obrigado Bruna e seus leitores pelo carinho de sempre. ❤" ele também pediu para avisar que quem quiser conhecer um pouco mais dos núcleos de nutrição esportiva e materno-infantil, aqui estão: AQUI e AQUI. E quem quiser saber mais sobre o curso, é só clicar AQUI. Para seguir ele no Twitter, é só procurar por @marcelolessa_, beleza?
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Era pra vc dar pitacos nos paredoes do BBRA também. E a Helena, segunda eliminada do BBRA5 deveria lhe procurar profissionalmente atras de uma dieta.
ResponderExcluirGente, eu nem lembrava mais que tinha comentado isso em 2016. Tô rindo lendo esse comentário 3 anos e meio depois. Saudades da Helena, queria ela numa versão All Star.
ExcluirUma vez ouvi uma mulher comentando no onibus que ela tava com massa no sangue e estava tendo que seguir uma dieta rigorosa pra nao morrer, mesmo ela sendo magra. Quais são os sintomas pra saber se a pessoa tem massa no sangue?
ResponderExcluirMassa no sangue? Talvez ela tenha se confundido, ou por ser leiga mesmo, ela deve estar com o índice elevado de gordura no sangue. Que no caso é o colesterol alto.
ExcluirObs: Também sou estudante de Nutrição, e amiga de Marcelo, rs.
E no caso da dieta rigorosa, é que se realmente for o colesterol alto, o risco de doenças cardiovasculares é muito alto.
ExcluirSe o Marcelo já era esse pãozinho em 2016, imagine agora. 🔥
ResponderExcluirCadê a foto do pé? Essa entrevista foi adulterada!
ResponderExcluir