terça-feira, 8 de novembro de 2016

Bruna Entrevista: 5x50 - Marcelo Lessa


Olá, olá, tudo bom? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista aqui no blog. Vocês devem se lembra do nosso colunista Marcelo Lessa, não é mesmo? Já faz algum tempo que ele vem fazendo participações especiais aqui no blog comentando os principais realitys da televisão Brasileira, pois bem... Para quem não sabe, o rapaz é estudante de nutrição e hoje, vem falar um pouquinho mais sobre essa carreira e dar algumas dicas para vocês, vem comigo!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo, você sempre soube o que queria fazer profissionalmente?
Marcelo Lessa: Na verdade não. Eu nunca soube o que faria. Bateu aquele desespero comum quando a gente está saindo do colégio sabe? Hahaha... Eu me inscrevi totalmente por acaso no vestibular e acabei passando e aqui estou eu, no 4° semestre e cada vez mais apaixonado pela profissão.

Bruna Jones: Conte um pouco sobre a sua história com o nutricionismo, o que lhe despertou o interesse? Você se espelha profissionalmente em alguém?
Marcelo Lessa: Como eu disse, eu nunca imaginei que iria fazer nutrição. Decidi no último dia das inscrições do vestibular... Pensei em algo da área da saúde e me inscrevi. Tenho professores e uma coordenadora maravilhosos e ótimos profissionais e me espelho neles. 

Bruna Jones: O curso não deve ser moleza, não é mesmo? Seu dia costuma ser bem corrido?
Marcelo Lessa: Não mesmo. Hahaha... Meu dia é corrido principalmente porque também sou extensionista no ambulatório de nutrição materno-infantil da minha faculdade, diretor de uma liga acadêmica (e membro de um dos núcleos dela) e tenho uma bolsa de pesquisa... Ou seja, muita coisa pra pouco Marcelo.. Hahaha...

Bruna Jones: Quais as principais funções de um nutricionista?
Marcelo Lessa: O nutricionista é um profissional de saúde que pode atuar em diversas áreas, mas que tem como principal instrumento o alimento. O nutricionista pode trabalhar em diversas áreas.. Esportiva, geriátrica, oncologia, cirúrgica, materno-infantil, pesquisa, entre muitos outros. Focando sempre na qualidade de vida dos nossos pacientes/clientes, temos aulas de humanização, psicologia, meio ambiente e outras.

Bruna Jones: Quais os fatores que o nutricionista leva em conta ao elaborar uma dieta para alguém?
Marcelo Lessa: O primeiro e principal fator é que cada pessoa é única. Tem que levar em consideração as características pessoais de cada um, a história e sentimentos e seu envolvimento com alimentação, assim podemos elaborar uma dieta/orientações (a depender da necessidade).

Bruna Jones: Quais alimentos são ideais para uma boa saúde?
Marcelo Lessa: Na verdade, a combinação de vários alimentos. As pessoas costumam ligar o profissional de nutrição com a proibição, mas a realidade é diferente. A gente não pode esquecer que comer tem relação com prazer, momentos felizes, então é importante que as pessoas tenham conhecimento do que é saudável.

Bruna Jones: Alimentos como frutas podem contribuir para prevenção dos sintomas da ansiedade e diminuir a compulsão por comida?
Marcelo Lessa: Sim, claro. Os alimentos tem muitos poderes.

Bruna Jones: Quais são os cuidados que devem ser tomados para quem deseja reeducar a alimentação e ter qualidade de vida?
Marcelo Lessa: Primeiro procurar um nutricionista. Depois, com o auxílio dele, melhorar a forma de se alimentar e aliar com a prática de alguma atividade, além de conhecer e entender sua alimentação.

Bruna Jones: Quando é o momento certo para alguém procurar um Nutricionista?
Marcelo Lessa: Não existe um momento certo para procurar um nutricionista. Acho que todos deveriam ir ao nutricionista!!

Bruna Jones: Além da obesidade, em que a má alimentação afeta o organismo?
Marcelo Lessa: Em muitas coisas. A alimentação interfere diretamente no comportamento, na saúde e na vida como todo. 

Pensam que acabou? Ainda tem um recadinho do rapaz para a gente, olha só: "Queria agradecer pelo convite porque é importante que as pessoas conheçam um pouco mais da Nutrição. Eu por exemplo, só conheci após a faculdade. É fundamental também saber que somente o nutricionista pode prescrever dietas para um indivíduo. E muito obrigado Bruna e seus leitores pelo carinho de sempre. ❤"

Ele também pediu para avisar que quem quiser conhecer um pouco mais dos núcleos de nutrição esportiva e materno-infantil, aqui estão: AQUI e AQUI. E quem quiser saber mais sobre o curso, é só clicar AQUI. Para seguir ele no twitter é só clicar AQUI.

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

7 comentários:

  1. Era pra vc dar pitacos nos paredoes do BBRA também. E a Helena, segunda eliminada do BBRA5 deveria lhe procurar profissionalmente atras de uma dieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, eu nem lembrava mais que tinha comentado isso em 2016. Tô rindo lendo esse comentário 3 anos e meio depois. Saudades da Helena, queria ela numa versão All Star.

      Excluir
  2. Uma vez ouvi uma mulher comentando no onibus que ela tava com massa no sangue e estava tendo que seguir uma dieta rigorosa pra nao morrer, mesmo ela sendo magra. Quais são os sintomas pra saber se a pessoa tem massa no sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa no sangue? Talvez ela tenha se confundido, ou por ser leiga mesmo, ela deve estar com o índice elevado de gordura no sangue. Que no caso é o colesterol alto.
      Obs: Também sou estudante de Nutrição, e amiga de Marcelo, rs.

      Excluir
    2. E no caso da dieta rigorosa, é que se realmente for o colesterol alto, o risco de doenças cardiovasculares é muito alto.

      Excluir
  3. Se o Marcelo já era esse pãozinho em 2016, imagine agora. 🔥

    ResponderExcluir
  4. Cadê a foto do pé? Essa entrevista foi adulterada!

    ResponderExcluir