quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Bruna Entrevista: 10x149 - Bea Góes


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E se você é ligadinho no mundo do YouTube, com certeza conhece a nossa convidada de hoje, estou falando da queridíssima Bea Góes, que comanda o "Narratologia" onde ela compartilha várias dicas bacanas sobre roteiros. Hoje ela vem ao blog conversar um pouco sobre suas experiências profissionais e contar algumas novidades, vem comigo!

Bruna Jones: Hoje você é uma jovem roteirista que está cada vez mais trilhando um caminho de sucesso nas principais plataformas, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo... Inicialmente você planejava estudar direito na universidade, por influencia da sua família, não é mesmo? Mas, você acabou se aventurando na área artística como roteirista. Como foi para você essa decisão de se arriscar em fazer aquilo que realmente poderia te fazer feliz? 
Bea Góes: Obrigada pelas palavras. Não foi fácil abraçar a carreira artística. O processo de aceitação, comigo mesma, foi árduo. Depois que você se aceita, lidar com a rejeição alheia fica mais fácil. 

Bruna Jones: Como muitos escritores que temos hoje em dia, podemos dizer que a sua história começa com criação de fanfics, até que você foi crescendo e adquirindo instruções e aprendizado para ser a roteirista que é hoje em dia. Mas voltando lá no inicio, como foi que você percebeu que você poderia levar as suas histórias mais a sério ao invés de permanecer no hobby que costumava ser? 
Bea Góes: Eu comecei a pesquisar carreiras de escritores de literatura de ficção aqui no Brasil e vi que eles tinham o que eu deseja ter materialmente: viajavam, tinham uma casa legal e liberdade para viajar. Ver que eu podia alinhar o que eu gostava com um estilo de vida confortável foi muito importante para mim. Até então, achava que só era possível viver bem se você fosse um baita best seller.


Bruna Jones: Com a decisão de se firmar como roteirista, você acabou eventualmente saindo de Manaus para o mundo, inclusive passando por Los Angeles, onde estudou na "New York Film Academy". Como foi para você essa experiência de estar em um país diferente, longe de tudo aquilo que de certa forma, já era conhecido e confortável para você, e agora estar em um local completamente diferente, batalhando por um sonho seu? 
Bea Góes: Foi bom, aprendi bastante, conheci pessoas de outras partes do Brasil e do mundo que tinham o mesmo sonho que o meu. Foi uma experiência que abriu meus olhos e que foi essencial para aumentar minha garra. 

Bruna Jones: Com esse curso você teve a experiência de observar e trabalhar em diversas áreas diferentes da produção artística, desde manuseamento de equipamentos, até mesmo de fato a criação de roteiros e a direção em si. Inclusive você teve a oportunidade de escrever e dirigir três curta-metragens neste momento. Qual a importância desta experiência que você traz para a sua vida ainda hoje?
Bea Góes: Entender todas as etapas de produção, desde o roteiro até a montagem, dá uma percepção diferente para qualquer profissional do audiovisual. Te permite enxergar o processo como um todo e deixar de olhar apenas para o seu próprio ofício.

Bruna Jones: Cerca de dois anos atrás, você criou o canal "Narratologia" no YouTube, onde você compartilha experiências profissionais sobre roteiro e cinema. Como foi que você acabou se interessando pela plataforma e decidiu que seria uma boa maneira de aprimorar ainda mais o seu lado profissional? 
Bea Góes: Alguns meses antes de criar o Narratologia eu já fazia algumas postagens no meu Instagram sobre roteiro e narrativa. Na roda dos amigos eu era sempre a que explicava as séries. Com isso, alguns colegas começaram a me incentivar a criar o Narratologia. E assim foram, já temos quase 3 anos de existência. 


Bruna Jones: Com a sua experiência no YouTube você começou a chamar atenção das pessoas em sua volta e conseguir novas oportunidades de trabalho, como por exemplo, o curta "Só Olhando". Hoje já conta com mais de 300 mil visualizações no próprio YouTube. Como foi para você essa experiência? 
Bea Góes: Foi ótimo. Participar ativamente das gravações foi bem importante não só pela experiência, mas também para entender como os atores trabalham o roteiro. Me ajudou muito, como roteirista, a melhorar minha construção de diálogo. Além disso, este trabalho foi super importe porque me rendeu outros trabalhos futuros.

Bruna Jones: A pandemia acabou mexendo com muita gente no mundo inteiro, mas também trouxe oportunidades criativas, principalmente para quem está lidando com artes e plataformas sociais. Um dos exemplos foi a criação da websérie "Quarentenados". Apesar de ter sido um período de muita incerteza e desafios completamente diferentes do esperado... Como foi para você tirar algo bom de uma situação não tão agradável? 
Bea Góes: O processo todo da série foi bem trabalhoso e árduo mas... quando vimos que batemos 1 milhão de visualizações do primeiro episódio em menos de 24 horas, compensou. Trazer risada para as pessoas nesse momento tão legal foi bem bacana.

Bruna Jones: Voltando um pouco ao "Narratologia", além do canal do YouTube, também existe a versão site no qual nós podemos adquirir cursos com você, não é mesmo? Antes disso você já tinha tido algumas experiências como professora também, então como foi que surgiu a ideia de expandir isso para a internet e como podemos adquirir esses cursos? Qualquer pessoa que tenha interesse pode se inscrever e contratar as aulas? 
Bea Góes: Sim! Hoje, ministrar cursos é um dos grandes prazeres para mim. Todos os meus cursos são para iniciantes, mas apenas um deles fica com as matrículas sempre abertas: curso de Formatação de Roteiro, que é o curso em que eu te ensino a escrever um roteiro. Também ministro vários cursos gratuitos, fiquem ligados nas minhas redes sociais para ver! 


Bruna Jones: Muito em breve nós teremos você migrando para uma grande plataforma de streaming. Apesar de você não poder adiantar muita coisa sobre o que está desenvolvendo neste momento, o que eu gostaria de saber na verdade, é: Olhando para o atual cenário que você se encontra, se você pudesse se encontrar com a Bea Góes que aos 12, 14 anos estava escrevendo fanfics e colunas na internet, que posteriormente se aventurou na tradução de textos e revisões de tcc... Enfim... Pudesse voltar ao passado, o que você diria para aquela jovem que já enfrentou bastante coisa ao longo desses anos? 
Bea Góes: Sim, trabalhei durante um ano em uma série para a plataforma Star+. Em 2022 vocês poderão vê-la! Trabalhar para a Disney é um sonho. Se eu pudesse falar com a Bea de 12 anos, eu diria “aguente e continue, a recompensa virá”.

Bruna Jones: Felizmente a gente já está conseguindo se estabilizar um pouco em relação ao tempo que precisamos ficar em isolamento social, apesar de já ser quase o final do ano, tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar?
Bea Góes: O Narratologia funciona de forma 100% digital e assim sempre será. Mas venho com uma novidade muito bacana para os fãs ainda no primeiro semestre.  

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Em janeiro de 2022, na primeira semana, vou ministrar um curso gratuito sobre narrativa de série. Fiquem à vontade para se matricular AQUI." e se vocês quiserem continuar acompanhando ela nas redes sociais, é só buscar por @beagoes, beleza?  


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário