terça-feira, 19 de março de 2024

Bruna Entrevista: 13x07 - Daniel Montalvão


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é atleta e treinador do seguimento de bodybuilder, estou falando do querido Daniel Montalvão, que aceitou vir aqui compartilhar um pouco da sua história com a gente. Vem conferir!

Bruna Jones: Você além de treinador, também é fisiculturista profissional reconhecido no mundo inteiro e que recentemente ganhou mais um concurso em seu currículo. Mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao passado... Como foi que você acabou se interessando pelo universo do treinamento físico e acabou percebendo que poderia seguir carreira com isso?
Daniel Montalvão: Eu me interessei por esse universo fitness aos 13 anos de idade, eu era uma pessoa muito magra apesar de ter uma alimentação bem e uma saúde normal, não gostava do meu corpo, então eu via os filmes com o Jean-Claude Van Damme, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, etc... E queria ficar com o corpo daquele jeito, foi onde comecei a treinar, peguei paixão por isso e logo comecei a estudar sobre, tive a minha primeira academia, comecei a competir e foi indo. 

Bruna Jones: Infelizmente no Brasil, o esporte que era mais reconhecido e incentivado nas últimas décadas era o futebol, poucos atletas conseguiram se destacar em outras áreas e o fisiculturismo era uma área bem diferente dos esportes coletivos envolvendo bolas, por exemplo. Como foi para você esse inicio de carreira até conseguir se destacar na área? 
Daniel Montalvão: Realmente o Brasil foi e é ainda o país do futebol, quando se trata de fisiculturismo é algo que as pessoas ainda não entendem muito bem, confundem o esporte com uso anabólico, mas eu sempre fui muito consciente da minha busca e independente do que as pessoas pensavam era aquilo o que eu queria e fui atrás, isso não me atrapalhou em nada não.

Bruna Jones: Em algum momento você pensou em deixar o esporte de lado e tentar buscar uma nova carreira? Se sim, o que te motivou a persistir em seu sonho? 
Daniel Montalvão: Não, sinceramente eu nunca pensei em desistir não, era algo que eu sempre quis e até hoje ainda quero. Hoje não estou competindo mais, mas a minha função como treinador é passar tudo o que eu aprendi, sem extremismo, colocando em primeiro lugar a saúde, então é um prazer muito grande poder compartilhar todo o conhecimento que tive de estudo e de prática, para ajudar no sonho das outras pessoas que também buscam essa carreira.

Bruna Jones: Uma das possibilidades que o esporte traz pra vida do atleta é poder viajar para diversos lugares do mundo e conhecer novas culturas. Dito isso, tem algum local que tenha se tornado mais especial pra você? 
Daniel Montalvão: Um dos locais que mais gostei e que acho que é o sonho de quase todo mundo, foi os Estados Unidos. Com o esporte eu tive a oportunidade de estar presente no país por duas vezes.

Bruna Jones: No ano passado você venceu o "Mister Universo" no México, após ter passado alguns anos sem competir profissionalmente. Como foi esse retorno para você? O que motivou ele e a sensação de vencer após um período fora das competições? 
Daniel Montalvão: O ano passado eu voltei a competir, mas quando parei em 2016 falei pra mim e pro universo que se um dia eu estivesse fisicamente e psicologicamente apto quando eu fizesse 50 anos eu voltaria, e ano passado eu completei a idade e tudo o que eu já sabia a ser feito, voltei a fazer com disciplina, determinação e foco, dando prioridade a aquilo e consegui ser bicampeão, ganhei em duas categorias: Acima de 50 anos e outra de até 90kg que é com uma moçada mais jovem.

Bruna Jones: Você chegou a produzir um e-book chamado "Segredos da Finalização". Como foi que nasceu esse projeto e o que podemos encontrar nele? Aliás, você planeja produzir mais conteúdos neste formato? 
Daniel Montalvão: Em relação ao material que criei, a ideia era o seguinte: Muitos atletas não possuem informação, seja por questões financeiras ou até mesmo falta de interesse, eles acabam fazendo algumas coisas muito extremas que acabam colocando em risco a própria vida, então com esse e-book eu compartilho e ensino de uma forma segura a ponto de subirem no palco na finalização com excelente condicionamento e com saúde e segurança. Esse e-book tem um material muito bom para as pessoas que buscam competir no fisiculturismo.

Bruna Jones: Hoje você tem a possibilidade de influenciar de maneira positiva e direta na vida das pessoas através das redes sociais, seja compartilhando sua história ou até mesmo dicas profissionais e coisas deste tipo, diferente de quando você começou a sua carreira em que atletas dependiam mais da mídia para compartilhar suas histórias. Vendo as ferramentas disponíveis hoje, como é para você ter esse contato mais direto com o seu público e os futuros atletas do Brasil?
Daniel Montalvão: Eu fico muito feliz hoje em ter passado por tudo o que passei, errar para poder aprender e realmente, nessa época, 20 anos atrás, 15 anos atrás, não tinha redes sociais para trazer tantas informações, então eu gosto muito de poder compartilhar as informações para as pessoas se inspirarem, seja para treinar, ter qualidade de vida ou buscam um resultado extremo para competir, então as redes sociais me ajudam muito com isso, a gente tem esse poder de persuasão pela história, pela vivência, ter essa oportunidade de compartilhar é muito bom.

Bruna Jones: Aliás, a gente vive hoje uma era um pouco complicada com as redes sociais, na qual pessoas completamente despreparadas, mesmo não tendo formação acadêmica para isso, ficam dando "ensinamentos" sobre treinamentos e alimentações. Você poderia explicar aos leitores os riscos de seguir orientações sem saber se a fonte é apta para isso? 
Daniel Montalvão: Realmente, as redes sociais possui os dois lados, o negativo e o positivo, ali as pessoas colocam o que pensam, o que querem, a verdade delas... Eu tenho pra mim de tentar passar quando deixo alguma informação: Experimente. Não acredite em tudo o que você lê, o que você vê ou o que te falam, experimente. Busque sempre saber da fonte de quem está falando, principalmente se ela está repassando uma teoria ou se praticou aquilo para ter certeza. A única maneira de se aprender algo é praticando, eu sempre defendo isso.

Bruna Jones: Antes da gente se encaminhar para o final da conversa, não poderia deixar de perguntar... Cada vez mais os realities de confinamento estão tomando conta da televisão e você por ser um atleta conhecido, pode acabar sendo convidado para algum programa neste formato. Se fosse, você participaria? 
Daniel Montalvão: Com certeza! Se um dia eu fosse convidado para um reality na televisão aberta eu participaria, falaria tudo, seria um livro aberto sobre tudo o que passei, tudo o que errei, aprendi e tudo o que ainda venho aprendendo. Me considero um eterno aprendiz.

Bruna Jones: Já estamos quase chegando no segundo semestre do ano e o que queremos saber, é: Tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Daniel Montalvão: Realmente, já estamos chegando no segundo semestre... Para esse ano, ainda neste primeiro semestre, está tendo uma abertura para a categoria de atletas naturais, ou seja, atletas que não usam esteroides anabólicos, na sétima edição do meu evento que é o "Montalvão Classic" em São José do Ribeiro Preto, São Paulo, que acontece em 25 de maio. Essa é a novidade do ano.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Nunca desista dos seus sonhos, tudo aquilo que você quer, você tem que colocar foco, determinação, disciplina... E quando você quer alguma coisa que parece impossível, você precisa buscar ajuda se necessário, mas entender que o movimento somos nós que fazemos, ninguém pode fazer nada por ninguém. Quando a gente quer alguma coisa tem que colocar esses princípios em prática e fazer acontecer. Ter a paciência de um monge budista e a força de um leão. Nunca pensar ou falar que não consegue." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram nas seguintes contas: @montalvaocoach e @montalvaoclassic, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário