domingo, 21 de abril de 2024

Bruna Entrevista: 13x10 - Cesar Scolari


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido chef Cesar Scolari, que aceitou vir compartilhar um pouco de suas experiências profissionais, inclusive a sua participação em um reality show. Vem conferir o nosso papo completo, agora!

Bruna Jones: Você hoje possui uma carreira bem sólida como chef, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo, sim? Como foi que você acabou iniciando a sua jornada gastronômica e acabou percebendo que gostaria de se tornar um profissional desta área?
Cesar Scolari: Minha carreira na gastronomia começou por acaso quando me mudei pra Milão, com sonho em trabalhar com moda, já que eu sou formado em designer e tinha marcas no Brasil querendo construir uma carreira internacional no ano de 2003. Com essa mudança e com o sonho de conseguir algo na moda, não consegui nada e fui parar em um restaurante lavando pratos, entrei na cozinha e nunca mais sai. 

Bruna Jones: Na época que você começou a dar os seus primeiros passos na profissão em si, a carreira de um chef gastronômico ainda não estava muito em alta aqui no Brasil... Em algum momento você chegou a ter dúvidas em relação a sua escolha, por algum tipo de medo ou receio por se tratar de algo relativamente novo? 
Cesar Scolari: Na verdade eu posso falar que fui muito afortunado, pois foram 10 anos em Milão e ali fui construindo uma carreira de chef. Ai em 2013 eu retornei ao Brasil e comecei a trabalhar em buffets e a construir a minha carreira no Paraná até me mudar para São Paulo, onde fiz parte da equipe do chef Marcos Livi e ai foi a minha ascensão profissional.

Bruna Jones: Muitas pessoas possuem a ideia errada de que para ser um chef basta saber cozinhar e conseguir fotos bonitas de seus pratos, o que é um absurdo, não é mesmo? O que você acha sobre essa ideia equivocada que a internet pode causar nas pessoas? 
Cesar Scolari: Eu acho uma visão um pouco equivocada, o que as pessoas esquecem é que tudo na vida é uma construção de carreira. Eu mesmo comecei como lavador de prato por necessidade e acho que isso foi essencial para crescer, são horas e horas de trabalho, onde você tem que estar disponível, já que você serve pessoas, né? Você serve um momento e isso é muito especial para as pessoas, então acho que é equivocado esse pensamento simplório, pois pessoas não constroem uma carreira de um dia pro outro. Você fazendo gastronomia tem aquela figura do chef e tudo mais, mas esquece que pra chegar numa chefia é preciso construir várias etapas da carreira, pra ter algo sólido no final. Ser chef de cozinha não é somente dar ordens, você tem que treinar as pessoas para realizarem essas tarefas que você está comandando, então acho essencial uma construção de carreira.

Bruna Jones: Além de talento e estudos, um outro ingrediente importante para a sua profissão é ter inspiração e criatividade. O que motiva essas duas coisas na sua vida e no seu trabalho? 
Cesar Scolari: Acho que pra mim uma das coisas mais essenciais foi ter estudado designer e ser da área da moda... Ter esse senso estético foi um diferencial na minha carreira, tanto no reality show em que participei, quanto nos meus grandes destaques.

Bruna Jones: Em 2020 você acabou participando do "Top Chef Brasil" da Record. O que te motivou a participar de uma competição na televisão?
Cesar Scolari: O "Top Chef Brasil" não foi a minha primeira tentativa de participar de um reality show, anteriormente já tinha me inscrito no "MasterChef", mas vi ali no programa da Record uma oportunidade de provar a minha capacidade de chefia e sem contar que todos nós que somos da gastronomia buscamos um espaço, então a visibilidade de um reality show acaba te dando mais credibilidade no mercado, então pra mim era essencial participar de um programa assim pra mostrar o meu trabalho ao mundo.

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "Top Chef"? 
Cesar Scolari: Na verdade sim, abri mão de férias, pois sempre trabalhei e nunca tive o meu próprio restaurante. Tive que usar das minhas férias para realizar esse sonho de gravar um reality show, então durante algum tempo não tirei férias para conseguir ter esse tempo disponível de gravações. 

Bruna Jones: Você teve a oportunidade de participar de alguns desafios que o programa proporcionou, inclusive alguns foram bem criativos, enquanto que outros mais desafiadores... Mas para você, qual foi o mais difícil e qual foi o mais divertido? 
Cesar Scolari: Pra mim o mais desafiador foi ter que degustar um prato e transmitir o que era as sensações palatais e outra pessoa reconstruir esse prato através do telefone, isso pra mim foi muito desafiador, não me dei bem nessa, mas o que eu amava era as provas de eliminação, eu adoro uma pressão... Tanto que fui destaque levando várias facas de ouro.

Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de um novo reality de culinária? 
Cesar Scolari: Carelli, Boninho... Me chama que eu vou! Seja "Big Brother Brasil", seja "A Fazenda", mas na verdade o que eu gostaria mesmo era de participar de outro de gastronomia, até mesmo pelo fato de ter chegado numa final e gostaria de ter o gostinho de uma vitória, rs...

Bruna Jones: Infelizmente o mundo inteiro atravessou um período bem difícil por conta da pandemia desde março de 2020, com diversas limitações e incertezas. Como uma pessoa que trabalha diretamente com o público, como foi esse período para você? 
Cesar Scolari: A pandemia pra mim teve um peso bem maior, acabei perdendo a minha mãe e como participante de um reality durante o período da pandemia, os grandes eventos e tudo o que poderíamos fazer depois do termino dele não existia. Além disso também acabei tendo covid, perdi muitas pessoas conhecidas e tudo isso teve um peso muito grande pra mim.

Bruna Jones: Já estamos quase chegando no meio do ano, mas ainda assim, tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente?
Cesar Scolari: Hoje sou consultor em gastronomia, então além de vários projetos, tem uma marca chamada "Confusion" que são menus itinerantes que eu levo, fazendo uma gastronomia de fusão em vários locais, já estive em Londres, Portugal, conheci meus mentores... Esse é um processo mais criativo e mais estético, que o que eu mais vendo, gosto dessa parte de designer e construção de sabor, estou bem focado nisso e já tem mais um evento se aproximando neste sábado.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Gente, me segue... Tem muita receitinha, dica de viagem e se você gosta de gastronomia se joga, pois é sacrificante, é um ambiente mais hostil, entrar em câmara fria, fogões, fornos, grelhas... Mas é um ambiente apaixonante também. Se você está na dúvida, não precisa ter, é só se jogar, pois o ambiente é incrível." para quem quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @cesarscolari e lá vocês encontram mais informações sobre o que ele anda fazendo, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário