Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje, é o pessoal do "Blindcast", que produz conteúdo sobre reality show na internet, principalmente sobre os de sobrevivência. Vem conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a opinião da galera!
Bruna Jones: O Blindcast nasceu como um podcast, mas hoje vocês estão presentes em diversas plataformas diferentes. Mas antes disso, vamos voltar ao inicio. Como surgiu a ideia de criá-lo?
Blindcast: Bom, a ideia do Blindcast nasceu da nossa inspiração que é um podcast gringo, que chama "Rob Has a Podcast" que é de um ex-participante de "Survivor" (Rob Cesternino, de "Survivor The Amazon" e "Survivor All Stars"), que conseguiu formar uma comunidade de fãs muito engajados que comentam sobre o show. E por conta da comunidade muito forte que tem no Brasil também, apesar de muito menor, o Raboni (Medeiros) e o (Felipe) Bonomi (criadores do Blindcast), tiveram essa ideia de fazer um podcast inspirado no que o Rob fazia.
Bruna Jones: Como eu disse, vocês também estão presentes em diversas plataformas e redes sociais, como foi a migração para outros tipos de conteúdo? E como fazem para administrar tantos canais diferentes?
Blindcast: Eu acho que o Blindcast justamente cresceu através da gente mudar de plataformas, porque a partir de cada plataforma, nós fomos pensando em conteúdos novos e novas formas de falar sobre os shows que a gente gosta. E também de encontrar o público que gosta desses mesmos shows. Então no YouTube, a gente começou com esse tipo de podcast bem tradicional, apenas comentando o show, um podcast super longo, que durava muito mais horas do que o próprio episódio. E depois a gente foi aprendendo a criar conteúdo e com isso a gente começou a trazer no Instagram novos realities e também conteúdos gerais de entretenimento e curiosidades, explicando como são reality shows e trazendo uma nova perspectiva para esse mundo. E quando chegou na época do "No Limite", nós começamos a testar um novo formato que estava bombando, que era o react. E assistimos os episódios juntos com a nossa comunidade ao vivo, comentando nos intervalos, também participando de lives com outros canais que estavam cobrindo, como Space do Muka, entre outros. E isso trouxe mais um passo no nosso desenvolvimento.
Bruna Jones: Hoje em dia, como é formada a equipe do Blindcast?
Blindcast: Nossa equipe é formada principalmente por amantes de diversos realities shows. Isso acaba nos unindo porque falamos essencialmente sobre paixões nossas. Assim, a gente consegue combinar as habilidades individuais de cada um, como edição de vídeo ou imagem. Hoje temos pessoas que formam times pra falar de diversos realities como "Survivor", "The Amazing Race", "A Fazenda", "The Challenge", e claro, "No Limite".
Bruna Jones: Por serem muitas pessoas, de vários lugares do Brasil, como é o contato de vocês? Já se conheceram pessoalmente?
Blindcast: A maioria já se conhece, mesmo tendo membros do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais... O mais legal é que também jogamos jogos online que simulam reality shows, temos contato frequentemente e também, existe um "Encontrão", onde várias pessoas do Brasil que também já jogaram esses jogos se encontram. Assim, acabamos nos conhecemos e viramos amigos também.
Bruna Jones: Aliás, falando em equipe... Por ser uma equipe diversa, nem todos os integrantes devem pensar de maneira igual. Como vocês lidam com diferentes opiniões dos membros? Já entraram em conflito por este motivo?
Blindcast: Já sim, principalmente no quesito opinião sobre participantes e temporadas. Mas como somos todos amigos, acabamos resolvendo na conversa mesmo. No ambiente de trabalho também temos desavenças, discussões saudáveis... Coisas normais, mas a gente sempre se acerta!
Bruna Jones: Desde mais de 20 anos atrás, os realities vieram para dominar a televisão mundial, dito isso, existem planos para vocês expandirem para outros tipos de realities ou o foco vai permanecer onde já está?
Blindcast: Os planos são sempre de expandir! Se nós pudéssemos, falaríamos sobre todos os realities do mundo, mas por enquanto a gente procura focar mais nos que a gente gosta de acompanhar para conseguir conciliar com as outras tarefas e obrigações da vida. Mas para o futuro, quem sabe?
Bruna Jones: Cada vez mais as pessoas vem buscando consumir esse tipo de conteúdo de realities. O que vocês acham que seja essencial para quem quiser trabalhar cobrindo esse tipo de programa?
Blindcast: Primeiro de tudo paciência! (risos) Quando a gente tá acostumado a consumir por puro entretenimento, formamos nossas opiniões muito baseados no que a gente acha somente! Quando começamos a comentar de forma mais profissional, temos que ter mais cuidado em relação ao que falamos e como falamos. Além disso, disposição, dedicação e foco! O conteúdo relacionado a realities tá cada vez maior e é muito fácil se perder nesse meio e não dar conta!
Bruna Jones: O que vocês consideram que uma temporada precisa ter para ser boa? Pode citar alguns exemplos do que foi bom e o que foi um desastre?
Blindcast: Acho que no geral, a gente preza por um equilíbrio entre bom entretenimento e conteúdo de jogo. O reality tem que ser divertido e tem que servir momentos que nos façam sentir coisas, pra ter aquela emoção em assistir e comentar. Ao mesmo tempo, a gente gosta de ver e perceber que os participantes estão dedicados e se jogando de cabeça no que se propuseram a fazer. Um exemplo de elenco bom em entretenimento e jogo que podemos citar é o elenco do No Limite 2022, que jogou muito (vender nosso peixe também haha) e talvez o "BBB10" e o 20, onde temporada e elenco funcionaram muito bem. De ruim, talvez o "No Limite" com ex BBBs não tenha sido tão legal por não ter muito jogo e ainda, jogos previsíveis como "BBB22" e 23. No caso de "Survivor", talvez seja unanimidade "Heroes vs Villains" e "Micronesia" como boas e "Thailand" e "Redemption Island" como exemplos de ruins.
Bruna Jones: Em 2022, vocês concluíram uma cobertura do "No Limite" que foi inclusive elogiada pelos participantes e notada até mesmo pela TV Globo. Como foi receber esse reconhecimento?
Blindcast: Nossa, foi muito gratificante! A gente se dedicou bastante na cobertura e focou muito em trazer um trabalho de qualidade e que ressaltasse e mostrasse para as pessoas o que a gente gosta de ver nesses programas! Além disso, conhecemos as histórias daquelas pessoas que estavam ali, conhecemos amigos, parentes, pais, amigos dos participantes, entendemos suas motivações e compartilhamos do carinho deles. Além disso, a grande maioria dos participantes criou um grande carinho e gratidão com a gente, dando entrevista, nos seguindo e comentando com a gente como amigos mesmo. Quando descobrimos que até a Globo estava nos vendo, foi muito legal. Então, ter esse retorno é um sinal de que estamos no caminho certo.
Bruna Jones: Pode-se dizer que a equipe é formada por fãs de reality show, não é mesmo? Acham que os membros poderiam acabar participando de algum caso fossem convidados ou se inscreveram?
Blindcast: Acho que podemos dizer com certeza que sim! haha Pelo menos em algum tipo de reality, nós nos aventuraríamos sim. E já temos alguns nos representando na televisão. Temos o Fuly nessa próxima edição do "No Limite" que é amigo pessoal de alguns membros do Blindcast e inclusive já participou muitas vezes, comentando e se divertindo com a gente. Na edição passada tivemos o Victor Hugo, que mesmo não fazendo tão parte do podcast em si, foi da nossa comunidade de jogos virtuais. O contrário também acontece, tivemos um jogo on-line, o Piloto, que teve vários ex participantes de reality show e foi vencido pelo Léo, do "No Limite 2022".
Bruna Jones: Tem novidades vindo por aí? O que podemos esperar do Blindcast neste próximo semestre?
Blindcast: Continuamos com nossas coberturas de realities em geral em 2023 e focado no "No Limite" nesse segundo semestre, mas sem esquecer dos outros. Nos sigam para acompanhar mais! No Instagram e Twitter é: @blindcast_, no Telegram é Blindcast - Realities BR, no Facebook é só clicar AQUI, no YouTube é só clicar AQUI.
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Que tudo, pessoal do Blindcast merece cada vez mais esse reconhecimento, pessoal incrivel que faz tudo com todo amor e carinho de fã pra fã
ResponderExcluir