terça-feira, 29 de agosto de 2023

Bruna Entrevista: 12x35 - Matheus Carvalho


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o querido do Matheus Carvalho, também conhecido do canal "Leão Dourado" e hoje ele vem aqui conversar com a gente sobre seus projetos e experiências que teve até chegar aqui. Vem conferir o nosso papo!

Bruna Jones: Você está com um canal no YouTube chamado "Leão Dourado" onde você compartilha vídeos sobre games, não é mesmo? Mas, antes da gente falar sobre isso, conte para a gente como foi que começou essa sua história com o YouTube, como você chegou à plataforma?
Matheus Carvalho: Em 2016 tranquei a faculdade de computação, pois me descobri na carreira artística. Comecei a fazer teatro, cursos de audiovisual e até entrei na faculdade de produção. Mas meu amor sempre foi a indústria de videogames, compartilhar a história dessa arte digital sempre foi a minha paixão. 

Bruna Jones: Todo início de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse início até conseguir estabelecer um público fiel?
Matheus Carvalho: Ainda enfrento muitos desafios, já entrei em hiatus muitas vezes e isso me fez perder espaço no algoritmo, mas sou muito grato a todos que me acompanham. Vejo muitos "@" frequentes de anos e também muitos que chegaram por agora, mas sou grato a cada um da mesma forma. 

Bruna Jones: Artistas costumam ser bem perfeccionistas com seus próprios trabalhos e isso muitas vezes acaba atrapalhando um pouco o desenrolar de alguns projetos. Você costuma ser mais autocrítico? Se sim, como lida com isso?
Matheus Carvalho: Isso foi um dos motivos para entrar em hiatus várias vezes, acabava preferindo não postar nada, do que postar algo meia boca, e com isso, trabalhando em outro empregos me fizeram ficar distante muitas vezes de vídeos novos. Mas atualmente estou feliz em conseguir conciliar e e estar postando com frequência. 

Bruna Jones: Eu diria que trabalhar com as plataformas sociais é necessário ter um pouco de resiliência e saber o momento certo de investir em algo ou de abrir mão de algo que você gostaria de dar continuidade. Pensando assim, como é para você ter esse senso do que precisa ser entregue sem deixar de produzir o material que você realmente gostaria de estar fazendo?
Matheus Carvalho: Pra mim, o importante é ser feliz. Me empenho em compartilhar conteúdos que eu mesmo adoraria assistir, e com isso criar uma relação saudável com meu público. Sou muito grato a todos que apoiam. 

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo?
Matheus Carvalho: Com certeza os vídeos de Crash Bandicoot, que me fizeram conhecer outros criadores incríveis que tenho amizade ao longo dos anos que me proporcionaram criar collabs inesquecíveis. 

Bruna Jones: Hoje em dia manter um canal no ar não é apenas um hobby para a maioria dos geradores de conteúdo, muitos fazem disso uma carreira ou uma forma de se sustentar. Qual a dica que você costuma dar quando alguém que está começando vem te procurar?
Matheus Carvalho: Fazer por amor ao seu conteúdo. 

Bruna Jones: Querendo ou não, por causa do seu trabalho no YouTube, você acaba se expondo para o seu público, você deixa de, digamos, "ser uma pessoa comum" e se torna um rosto conhecido e que gera um retorno dos seus telespectadores. Como você lida com essa atenção que você recebe?
Matheus Carvalho: Mesmo ainda não sendo tão reconhecido, eu tento manter o lado profissional op mais próximo do limite, sem expor muito lados pessoais mas também não deixando de ser transparente, um equilíbrio. 

Bruna Jones: Muitos YouTubers acabaram migrando nos últimos anos da plataforma para o cinema, televisão ou lançando livros... E até mesmo participando de realities. Você se aventuraria em uma dessas áreas?
Matheus Carvalho: Talvez um dia, produções independentes como documentários ou até mesmo criação de games. 

Bruna Jones: Já estamos no segundo semestre do ano, mas ainda assim, tem novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente?
Matheus Carvalho: Tenho postado todos os dias vídeos sobre a história da indústria de games, mas pretendo voltar sim a postar vídeos longos no YouTube, que é onde eu comecei. 

Bruna Jones: Antes da gente finalizar, por você falar muito do universo de games em seu canal, a gente precisa saber: Quais são os seus cinco jogos da vida? Aqueles que todo mundo precisa pelo menos dar uma chance de jogar?
Matheus Carvalho: Dos clássicos: Sonic The Hedgehog, Crash Bandicoot e Zelda! Mas The Last Of Us e Minecraft também fizeram parte muito importante da minha vida. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Muito obrigado por reconhecer e dar voz a pequenos criadores de conteúdo. Divulgando o trabalho e apresentando muitos artistas incríveis. Esse trabalho é essencial!" e para quem quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar em todas elas por @euleaodourado, beleza?

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

2 comentários:

  1. Que bom que ele se descobriu no audiovisual, inclusive. Um canal informativo, bem feito e é visível todo o esforço por trás! Obrigada pelo convidado 🙂

    ResponderExcluir
  2. O que eu mais gosto no Leão Dourado é a produção rica em informações e bem feita. É nítido todo o esforço por trás ❤️

    ResponderExcluir