quinta-feira, 4 de junho de 2020

Bruna Entrevista: 9x43 - Jason Aulicino


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de entrevista inédita aqui no blog, olha que gostoso? E o nosso entrevistado é internacional! Convidei o querido Jason Aulicino, um grande consplayer que vem fazendo cada vez mais sucesso com seus personagens inspirados em diversas histórias que nós já conhecemos. Na entrevista conversamos sobre as experiências que ele adquiriu ao longo desses anos fazendo esse trabalho incrível, vem conferir tudo isso e mais um pouco!

Bruna Jones: Nos últimos anos, ser um cosplayer deixou de ser visto apenas como um hobby, mas sim, como uma profissão, não é mesmo? Qual foi o seu primeiro contato com esse tipo de arte e o que te motivou a fazer disso uma profissão?
Jason Aulicino: Eu costumava esperar o Halloween todos os anos e fazia fantasias para mim e para todos os meus amigos. Um ano, decidi usar minha última fantasia de Halloween em uma pequena convenção local e me diverti muito. E foi aí que eu percebi que encontrei uma maneira de fazer o Halloween o ano todo. Ainda o considero um hobby, pois não é minha profissão oficial. Acho que aprecio o fato de fazê-lo como uma paixão, porque posso perder meu amor por isso se isso se acabar fazendo dele um trabalho.

Bruna Jones: Hoje em dia é bem mais fácil conseguir as roupas de diversos personagens, mas além disso, também existe todo um preparo especial na parte da maquiagem e no cabelo. Você costuma preparar todo o material das suas personagens?
Jason Aulicino: Eu tento fazer quase tudo sozinho. Parte do prazer de fazer cosplay é o processo de construção. Adoro tentar descobrir como traduzir desenhos animados e páginas de quadrinhos em trajes tridimensionais. Recentemente, me interessei mais por maquiagem e perucas, por isso tenho assistido a muitos vídeos do YouTube sobre como aplicar próteses e pintura facial. Aprendi muito me preparando para o Mister Sinister e agora quero fazer mais figurinos que exijam maquiagem.


Bruna Jones: Você já se transformou em aproximadamente quantos personagens? Existe algum que você ainda não teve a oportunidade de fazer e que gostaria bastante de ainda interpretar?
Jason Aulicino: Acho que perdi a noção de quantas roupas eu fiz. Venho fazendo isso há cerca de 12 anos (antes mesmo de ser chamado de "cosplay".) Tentei manter o máximo de roupas possível e elas são armazenadas na casa dos meus pais em um armário grande, mas ao longo dos anos eu tive que me livrar de alguns. Eu tenho uma lista de personagens que ainda quero criar e a lista continua crescendo. Atualmente, estou construindo o vilão dos X-Men "Omega Red" e depois acho que quero fazer uma fantasia de Shredder dos filmes das Tartarugas Ninja. Um dia eu também adoraria tentar criar um robô gigante Gundam. 

Bruna Jones: Vários de seus personagens envolvem "Mortal Kombat", "X-Men", "Power Rangers", que são personagens dos quais eu também me relaciono e cresci assistindo na televisão e jogando em vídeo-games. Como você se relaciona com essas produções e personagens?
Jason Aulicino: Tenho muitas ótimas lembranças da minha infância. Eu acho que gosto de fazer roupas que me lembram meus anos mais felizes. Mortal Kombat e Power Rangers eram franquias que eu amava muito quando criança. Eu não tenho tanta conexão com os jogos e programas de TV de hoje, então fico mais feliz em criar personagens com um sentimento de nostalgia. Mortal Kombat sempre teve as roupas mais incríveis. Eles eram brilhantes e coloridos e cada um era tão único. Para Power Rangers, foi um show que combinou todas as minhas coisas favoritas em um: super-heróis, efeitos especiais, roupas elaboradas e brinquedos. Mas a franquia que eu amo acima de todas as outras, e a que iniciou minha carreira de cosplay, é X-Men. Os X-Men eram sobre superar preconceitos e ódio e se orgulhar de suas diferenças. Quando criança, me senti muito diferente e me identifiquei tanto com os X-Men. Todos os dias eu desejava desenvolver poderes especiais, mas acho que isso nunca aconteceu. Hahaha...

Bruna Jones: Falando nos personagens, qual ou quais você mais se divertiu fazendo? E qual foi o mais difícil, seja por motivos físicos ou ambientais?
Jason Aulicino: Eu acho que o personagem que eu mais gosto de cosplay é Lord Zedd (Power Rangers). É realmente muito fácil de usar e eu interpreto o personagem completo. Eu gosto de cobrir meu rosto também, mesmo que eu esteja suando ou de mau humor, ninguém será capaz de dizer. Também é muito atraente e muitas pessoas o reconhecem do programa, então eu vejo muitos fãs animados. Kano (Mortal Kombat) também é muito divertido, porque são realmente apenas calças e um cinto - ótimo para convenções de verão. Além disso, posso ser um idiota para todo mundo o dia todo. A pior roupa para vestir é o Megazord / Dragonzord (Power Rangers). É quente, muito difícil de entrar, e eu tenho mobilidade limitada. Também é quase impossível de transportar. Ele mal cabe no meu carro e eu tenho que rodar as pernas em um carrinho pequeno, apenas para contornar a convenção. Infelizmente, eu nunca seria capaz de levá-lo em um avião ou enviá-lo para outro destino. Só o usei duas vezes em convenções e não tenho certeza se vou usá-lo novamente. Estou realmente orgulhoso disso e feliz por ter vencido esse desafio, mas talvez eu tenha sido ambicioso demais. 


Bruna Jones: Quais outros artistas que você admira o trabalho ou até mesmo te inspiram?
Jason Aulicino: Existem tantos grandes cosplayers por aí. Adoro seguir muitos outros cosplayers que fazem suas roupas com espuma. Mas também tento assistir pessoas que possuem habilidades que eu não tenho, como impressão 3D, projeção e luzes LED.

Bruna Jones: Você costuma aparecer em alguns eventos promocionais e acaba lidando com um público que gosta de tirar fotos com os personagens e até mesmo se relacionar, como é essa experiência para você?
Jason Aulicino: Você realmente precisa ter a mentalidade certa quando vai a uma convenção com um grande cosplay. Eu sei que minha liberdade terá desaparecido a maior parte do dia. Geralmente sou invadido por pessoas que querem tirar fotos e me fazer perguntas. E quando uma multidão começar a se formar, você poderá ficar preso no mesmo local por 15 a 20 minutos. Isso pode ser difícil quando você está tentando chegar a um destino ou tentando comer algo ou apenas quer fazer uma pausa. Eu tento nunca dizer não para tirar uma foto, especialmente quando as pessoas estão tão animadas para ver o personagem. É por isso que temos "manipuladores" que andam por aí e nos ajudam ao longo do dia. Eles nos colocam dentro e fora das roupas e se certificam de que somos hidratados e alimentados. Eles também interpretam o "bandido" e dizem às pessoas que precisamos seguir em frente ou que estamos com pressa. Sempre fico grato quando tenho um bom treinador.

Bruna Jones: Quando você não está trabalhando em algum cosplayer, o que você costuma fazer?
Jason Aulicino: Para um emprego em período integral, trabalho na área de tecnologia como treinador de RH. Então, eu geralmente estou na sala de aula ensinando funcionários. Para hobbies fora do cosplay, eu amo colecionar figuras de ação e também personalizo figuras de ação. Também gosto de photoshop e edição de vídeos, nos quais recentemente voltei a trabalhar. Normalmente, não tenho muito tempo para TV ou videogame, mas assisto a muitos filmes de ficção científica e reality shows. Project Runway e Drag Race são os meus guilty pleasures.


Bruna Jones: Você já esteve no Brasil? Gostaria de nos visitar?
Jason Aulicino: Eu nunca estive, mas está definitivamente na minha lista. Parece haver uma grande quantidade de cosplayers do Brasil.

Bruna Jones: Infelizmente estamos vivendo uma época de crise no mundo inteiro por causa do coronavírus, mas existe alguma novidade sua vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente? Um possível novo personagem?
Jason Aulicino: Eu mencionei anteriormente que atualmente estou construindo Omega Red dos X-Men. Espero que ele termine nos próximos meses. A única convenção que ainda não foi cancelada é a Dragoncon em Atlanta, mas imagino que isso também não vá ocorrer. Felizmente, terei muitos cosplays prontos para 2021! Uma boa alternativa é configurar uma sessão de fotos local com amigos do fotógrafo. Fico fantasiado e nos encontramos em um destino de sessão de fotos e passamos a tarde tirando fotos criativas e divertidas. É quase como poder fazer uma convenção real e também me permite compartilhar fotos com meus seguidores.

Bacana a conversa que tivemos, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: “Sinceramente, adoro fazer fantasias e expressar minha nerdidade. Faço isso porque me faz feliz. E o cosplay me permitiu conhecer outras pessoas que são tão nerds quanto eu e que compartilham as mesmas paixões que eu. É impressionante a quantidade de amor e apreço que recebo das pessoas que seguem minha página. Quando eu era jovem, tinha que esconder essa parte da minha vida e agora tenho confiança para me expressar mais livremente. Sempre faz o meu dia quando alguém comenta "Sua roupa me fez sorrir" ou "sua roupa me lembra minha infância".” E para quem quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, olha só: “Minha página principal é o meu instagram @nerd_alert_cosplay e também tenho um facebook com o mesmo nome.”


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário