segunda-feira, 22 de março de 2021

Bruna Entrevista: 10x34 - Aristeu Guimarães


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da quinta temporada do "MasterChef" da Band, estou falando do querido Aristeu Guimarães que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Antes do programa você era servidor público, não é mesmo? Hoje em dia, continua exercendo essa profissão? E o desejo de seguir gastronomia, sempre esteve ali ou foi surgindo ao longo do tempo? 
Aristeu Guimarães: Continuo como servidor público e concilio com a gastronomia. Sou formado em Direito e tenho 13 anos de experiência, eu adoro o que eu faço no meu trabalho, não sou frustrado, é muito prazeroso ir trabalhar. Não havia motivo pra eu largar. Quanto ao desejo da Gastronomia, ela sempre esteve no meio que eu vivi, toda minha família é cozinheira, então era algo natural surgir a vontade de viver dela. Mas com o passar dos dias percebi que posso viver dos dois (gastronomia e direito). 

Bruna Jones: Em 2018, você se aventurou a participar da quinta temporada do "MasterChef Brasil". O que lhe motivou a se inscrever? Já havia assistido as temporadas anteriores do reality? 
Aristeu Guimarães: Eu já havia assistido todas as temporadas, eu era um grande e louco fã do formato, quis muito participar, tentei 2017 e não deu certo. Mas consegui em 2018 (minha ultima tentativa diga-se de passagem). Acho que desejei me inscrever, para poder fazer parte de todo aquele programa que eu amava. Foi incrível. 


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "MasterChef Brasil"? 
Aristeu Guimarães: Demais, e isso me afetou em uma grande proporção, pois eu não sabia o que estava por vir, eu meio que esperava uma rotina mais "tranquila", mas só descobrimos isso quando assinamos o contrato, então era tarde de mais pra dizer não, quando você está em uma sala com 3 advogados os diretores do programa e um contrato de mais de 30 paginas para ler. As gravações são diárias, todo dia grava (menos terça e domingo), eu tive que me mudar pra São Paulo, pedi uma licença no meu trabalho, fiquei longe da minha casa e da minha esposa. No processo todo perdi uma tia (segunda mãe) e nem tive a condição e ir me despedir. Passei por tudo sozinho em uma cidade estranha que eu não conhecia antes. Isso evidentemente afeta em um proporção enorme seu desempenho no programa. Fica a dica pra quem quer participar, se prepare EMOCIONAL E FINANCEIRAMENTE, para morar em SP por 3 mês, sem ajuda da Band, no meu caso aluguei um quarto em uma pensão (e conheci pessoas maravilhosas lá, mas isso é outra historia).

Bruna Jones: Num modo geral, uma competição culinária costuma ser bastante competitiva e, obviamente, os jurados estão em constante busca por melhores resultados. Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante o programa?
Aristeu Guimarães: Na verdade, na hora eu ficava tão nervoso que eu não conseguia pegar nenhum comentário, a Paola chegou a me dar uma dica "fica com isso na cabeça, chega no camarim e escreve pra você não esquecer", mas devido todo stress e ansiedade eu virava as costas esquecia tudo que eles falavam ahahahahah, felizmente pude assistir de novo e pegar as informações. 

Bruna Jones: Como sabemos, a rotina do reality show competitivo é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os três jurados da competição. Além disso, vocês precisam se relacionar com os outros participantes... Como foi para você essa relação com os demais? Era um clima mais amigável ou mais tenso devido à competição? 
Aristeu Guimarães: Eu tive um bom relacionamento com todos durante o programa, no inicio foi tudo festa (alias nem tudo, rolou uns stress logo no primeiro dia entre outros participantes) mas no decorrer o clima ia piorando, o camarim é muito apertado e a escolha de ficar neles é aleatória então você pode ficar com quem você não quer. Quando eu fui eliminado estava tudo "ok", mas alguns dias depois recebi uma mensagem de uma participante dizendo quão horrível estava o clima nos bastidores. Acho que isso é inevitável, juntar 20 pessoas que não tem nada em comum além do Masterchef uma hora a bomba explode. Mas Graças a Deus, depois que acaba tudo, você tem a opção de escolher com quem quer se relacionar. 


Bruna Jones: Sabemos que os três jurados do programa não têm contato com os participantes fora das gravações para que se mantenha certa neutralidade. Mesmo assim, ao longo das temporadas pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com a Paola, o Fogaça e o Jacquin? 
Aristeu Guimarães: Que bom que vocês "viram" que realmente tem isso, que gostam mais de uns do que outros, eu acho que é por causa da entrevista que damos nas fases eliminatórias eles perguntam "qual chef você mais gosta?" eu respondi Jacquin e o " que menos gosta?" eu respondi: Fogaça, logo o Jacquin se tornou um "protetor" e o Fogaça o "algoz" e vou te dizer o Fogaça sabe ser um ótimo Algoz ahahahahah, ele foi o que mais passou nas minhas bancadas e nenhuma vez, NENHUMA, me deu Dica, o Jacquin e a Paola quando iam, sempre soltava uma dicazinha. E realmente eles não falam nada com a gente, somente quando a câmera liga, é exigência do programa , eles chegam calados, ficam lá em pé calados até a hora que o diretor fala: "gravando" então eles começam a conversar. Eu não tenho relação nenhuma com os chefs mesmo pós programa. Porém admiro muito a Paola e o Jacquin. 

Bruna Jones: Ao término do programa, o que mudou na sua vida? Quais as principais diferenças entre o Aristeu de antes e o de depois do “MasterChef Brasil”? 
Aristeu Guimarães: A maior diferença foi maturidade. Emocionalmente eu mudei, tive que aprender a lidar com muitos sentimentos que eu não tinha, como Ansiedade. Aprender a lidar com "haters" também foi uma experiência bem traumática ahahahahha. Eu gosto mais do Aristeu pós MasterChef. Além do que gastronomicamente eu evolui centenas de anos, em meses, nessa imersão que eu vivi. 

Bruna Jones: Já em 2019, foi ao ar a temporada “A Revanche”, com ex-participantes das seis primeiras temporadas do programa, mas infelizmente você acabou não se classificando no duelo inicial. O que lhe motivou a retornar ao programa? 
Aristeu Guimarães: Sendo direto, dinheiro, a principio não queria participar, mas a proposta financeira era boa, havia um "cache" que não tinha na temporada amadora, fiz as contas e o valor era bom. Minha esposa estava gravida das minhas filhas (gêmeas) e o dinheiro iria ajudar muito no enxoval, mas não me falaram que iriam ter "eliminatórias", resultado... Gastei fortunas com passagens aéreas (do Maranhão pra SP em ultima hora é muito caro), e no final fiquei no prejuízo ahahahahaha. Eu cheguei a comentar que se tivesse eliminatórias eu não queria ir. Mas reality show não liga muito para o que você precisa. Aprendi na prática. 


Bruna Jones: Nos últimos anos, a “reciclagem” de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de “A Fazenda” ou “BBB”, por exemplo? 
Aristeu Guimarães: Inicialmente eu duvido que seria chamado ahahahhaha. Segundamente eu aprendi que não posso dizer a frase: "dessa água não beberei" pois eu sempre afirmava que não iria para A Revanche e fui... Então acho que se me garantirem que eu não vou gastar fortunas com passagem área atoa ... Quem sabe ? 

Bruna Jones: 2020 foi um ano atípico e, de certo modo, frustrante. Para esse novo ano que está se iniciando, você já tem algum projeto em mente? Há algo que queira/possa compartilhar conosco? 
Aristeu Guimarães: Sim para 2021, vou lançar meu novo restaurante (já tenho um, o Origem Gastronomia que é um projeto feito para vender sobremesas para outros restaurantes que tem dificuldades de desenvolver as próprias) destinado ao público final. E após as vacinas, um curso presencial na minha cidade para quem quiser aprender a cozinhar comigo. E também se o COVID deixar, iniciar as aulas da pós-graduação em Gastronomia que estou coordenando, em parceria com a maior faculdade de Imperatriz/MA. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Para todos que amam a culinária e desejam participar do Masterchef, aprenda que existe 30mil inscritos 1 só vencedor e 3milhões de jurados. Frustações e chateações vão existir. Mas apesar de tudo vale muito a pena se for seu sonho. As inscrições estão abertas. Meu Instagram hoje é voltado apenas para minha vida pessoal, deixei o Origem Gastronomia na mão de funcionários e resolvi me dedicar as minhas filhas (duas bebês que não dormem e dão muito trabalho ahahahah), devido ao COVID e Distanciamento, sou somente eu e minha esposa pra dar conta delas. Então, não terá receita pois vivo a base de delivery a pandemia inteira ahahahahah... Mas se quiserem sorrir e me conhecer melhor: @aristeumchef, obrigado!"


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

4 comentários:

  1. Legal a entrevista, sem dúvidas o Arsiteu foi um particpante icônico, dos melhores que passou lá. Ri muito com ele, qdo falava me lasquei e que mais gostei era seu jeito verdadeiro de ser, transparecia muito suas raízes nordestinas o acompanho sempre, desejo sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Aristeu...estamos sempre trocando figurinhas pelo Instagram. Educadissimo, não me deixa sem resposta, mesmo que seja o famoso like.Lindas as gêmeas, sigam o Aristeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista, eu sou fã do Aristeu e gosto muito do Master Chefe não perco um episódio!!

    ResponderExcluir
  4. O Airsteu é demais, sempre animado mesmo ouvindo críticas, além de um ótimo cozinheiro. Amei a entrevista.

    ResponderExcluir