terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Bruna Entrevista: 6x57 - Augusto Penteado



Olá, olá... Tudo bom, pessoas? Então que estamos próximos do termino de mais uma temporada de entrevistas aqui no blog e seguindo a nossa maratona "A Casa", hoje é dia de conferir como foi a experiencia do Augusto "Guto" Penteado. Além disso, a gente vai ficar sabendo um pouco mais sobre a sua experiencia profissional que é bem interessante e vale muito a pena conferir essa leitura! Vem comigo...

Bruna Jones: Você é formado em administração de empresas, porém, atua com fotografia esportiva. Você possuía essa paixão desde sempre ou foi algo que foi sendo construído e aumentado com o passar do tempo?
Augusto Penteado: A fotografia entrou na minha vida juntamente com as mudanças que eu decidi seguir! Trabalhei um bom tempo na área administrativa do setor de tecnologia mas estas atividades dentro do escritório estavam trazendo satisfação apenas para meu bolso e não para meu espírito! Com 22 anos decidi sair de Curitiba e ir morar na praia. Quando estava dentro d´água, surfando com meus amigos, via momentos incríveis e queria mostrar aquilo para minha família que não entendia todo esse amor pelo mar. Os momentos de manobras dos meus amigos, aquela onda quebrando perfeita... eles começaram a ver o que eu estava vivendo. A “brincadeira” ficou séria quando, em 2010, um amigo fotógrafo convidou-me para integrar a equipe de fotografia de esportes radicais da Shot Spot onde trabalho até hoje.

Bruna Jones: O que te motivou e te fez acreditar que era o momento certo para trocar de carreira?
Augusto Penteado: Acredito que não troquei de carreira. A Administração está a todo o momento sendo aplicada no cotidiano da fotografia. A organização, as finanças, a contabilidade, o markting, a venda... Mas é claro que a rotina mudou e a qualidade de vida é o que me fez acreditar em tomar essas guinadas. O contato direto com o esporte me dá o maior prazer em trabalhar com a fotografia! Sou viciado em adrenalina!


Bruna Jones: Você próprio é ligado ao esporte, como o surfe e o skatismo, o que torna tudo mais prazeroso de se fazer, não? Como é ter essa oportunidade de juntar o trabalho com o lazer?
Augusto Penteado: Uma vez, uma namorada me mandou uma frase que era mais ou menos assim: “Essa negócio de ser o que realmente somos ainda vai nos levar além”. Essa frase fez total sentido quando comecei a refletir sobre as mudanças da minha vida, não só no trabalho mas também nas relações pessoais! O que vem acontecendo é isso... Quero ser quem eu sou, fazer o que eu gosto e o resultado é o bem estar e relações naturais dentro das atividades que atuo. Entender sobre surf e skate pode me trazer a excelência no resultado do trabalho, com certeza! Mas o mais legal de tudo é poder manter o mesmo astral de quando estava “brincando” com meus amigos de andar de skatee surfar e receber a energia da criançada que tá começando agora.

Bruna Jones: Pode contar pra gente como foi a sensação que teve em seu primeiro ensaio como fotografo e quais foram os melhores ensaios que você já teve a oportunidade de fazer?
Augusto Penteado: O primeiro ensaio foi o que mais me deu adrenalina! Fotografei uma modelo de tirar o fôlego, inclusive o meu! Risos! Mas o ensaio que mais marcou foi quando fotografei minha irmã, Fernanda Penteado, em sua gestação! Ali estava uma mistura de sensações, nervosismo e orgulho! Era a primeira gestação dela e eu sabia o quão importante era aquele momento para todos da família. Foi emocionante!

Bruna Jones: Falando em ensaio, você já chegou a trabalhar do outro lado da câmera, como modelo?
Augusto Penteado: Ah, sim! Junto com essa mudança para Florianópolis, em busca do novo, tive que correr atrás de grana! Desde criança eu recebia convites para ser modelo mas nunca me interessei. Quando cheguei em Floripa, morando sozinho e com contas pra pagar, aceitei um convite de uma agência local e começaram a surgir alguns trabalhos e o “trocadinho” tão esperado! Foi algo que, além de salvar alguns meses que eu estava na “pindaíba”, também meu trouxe uma consciência corporal legal! Nos enxergarmos é algo muito bom para avaliarmos e corrigirmos nossa postura, trazendo auto confiança para lidarmos com os desafios da vida.


Bruna Jones: De certa forma você chegou ao outro lado das câmeras ao participar da primeira temporada do “A Casa” da Record. O que te motivou a querer ficar preso em uma casa com outras 99 pessoas?
Augusto Penteado: Eu mal sabia o que estava por vir! O formato do programa vinha de uma edição bem polêmica da Holanda. Eu nem quis assistir a versão holandesa pra não criar falsas expectativas ou até mesmo me assustar! (risos) Apenas foquei no lance do prêmio que dizia que poderíamos ganhar “até” um milhão de reais! Confesso que no começo a única coisa que me motivava era o prêmio. Lá dentro parecia que o desafio era em troca de algo muito maior. O auto conhecimento e consciência do nosso corpo ia sendo lapidado a cada hora que passava dentro da A Casa. A fome, o frio, calor, a variação de humor, irritação... A disputa por popularidade pelos demais participantes, a ganância... Cada sentimento vivido a flor da pele, intensificados pela situação desumana de estar em uma casa com mais 99 pessoas e situações desconfortáveis me motivaram a estar lá dentro para uma experiência que nos faz refletir os verdadeiro valor da vida.

Bruna Jones: Conviver com 99 pessoas diferente de você, não deve ter sido uma das tarefas mais fáceis no confinamento. Em algum momento você chegou a sair do sério com alguém?
Augusto Penteado: Ah! A todo momentos rolavam conflitos sinistros pelas coisas mais banais, quer dizer.. Que seriam mais banais “aqui fora”, dentro da A Casa era motivo pra “muita treta”! Não foi fácil! Briga por comida, briga por banho, briga pela fila na hora de comer, briga por causa da louça... Enfim, da hora que acordávamos até a hora de dormir era tenso e parecia que uma bomba relógio poderia explodir a cada momento. Eu pensava a todo momento que eu não queria me envolver em conflitos e ser visto me envolvendo em baixarias transmitidas para o Brasil inteiro. A fome foi o que me pegou mais forte dentro do programa! Era muito difícil alimentar todo mundo de forma saudável com o valor oferecido de prêmio e ao mesmo tempo de recurso para comprar alimento! Então comecei a fazer questão de lavar toda a louça das refeições pelo fato de conseguir comer os restos de comida desperdiçados pelos outros participantes! Eu lambia todas as panelas e pratos “sujos” de comida até que uma participante reclamou e disse que eu estava sendo porco e aquilo estava a incomodando! Ela fez questão de relatar as minhas “lambidas” e chegou ao cúmulo de relatar isso tudo para as câmeras do programa bem na minha frente! Aquilo me tirou do sério! Eu morrendo de fome e a louca me acusando de ser porco! Fui tirar satisfação e dei uma lição de moral nela! Aquela patricinha, que nunca deve ter passado necessidade na vida, me acusando de ser porco por comer os desperdícios de comida. Dei uma lição de moral nela e acusei ela de ser responsável pela desigualdade social do país que moramos, onde são desperdiçados toneladas de comida, litros de água e outros grandes recursos que poderiam ser melhor aproveitados pela população e não houvesse o DESPERDÍCIO! Perdi a cabeça em outros momentos (acusei o Cowboy de ter roubado comida da geladeira (risos) ) mas acho que este foi o mais relevante e que serviu de lição para outros participantes também!


Bruna Jones: Esse foi um reality que não foi fácil para ninguém, além da falta de privacidade, seja pra namorar ou tomar um banho nu, vocês ainda tinham a dificuldade com a própria questão de higiene, de alimentação e do conforto até para dormir. Quais foram as piores partes para você?
Augusto Penteado: Olha... Antes de entrar na casa, eu achava que o jogo iria ser puro glamour... Hahahaha! Achava que ia ter piscina, academia, televisão...festinhas com bastante comida e bebida e iria pegar a mais gata do programa! Mas... (hahahaha) Volto a repetir que a fome e falta de vitaminas acabou comigo! Eu pensava o tempo todo em comida, desde que acordar e até dormir (quando dormia). Fraco e com fome eu nem pensava em namorar... não tinha força pra sair da cama, quem dera dar uns pegas nas gatinhas! Eu olhava os casais se formando e pensava comigo: “eles estão sem tomar banho, sem comer... como que conseguem namorar aqui dentro deste hospício?” (risos) Não tive problema em ficar sem tomar banho, escovava os dentes e tava tranquilo! Desde que saí do hotel até o décimo dia na casa eu não fiz nenhuma vez o “número 2” e isso só veio acontecer no décimo primeiro dia que começamos a comprar frutas para o café da manhã e a quantia de comida começava a aumentar. Como eu era jovem e forte, não tive arrego nenhum com as camas e travesseiros assim como tiveram os idosos, Papi Noel, Reiko, Dona Angela, Leôncio e demais idosos...portanto dormi no chão todas a 16 noites que passei na A Casa e me acostumei, até! O pior era a pouca quantidade de comida diária que me enfraquecia cada dia mais. Emagreci 12 kg até minha expulsão pelo Drix! Fraco e sem interagir, acredito que isso me tirou do jogo! Não conseguia articular nada... Vinham me chamar para reuniões de votos e estratégias de grupo e eu nem conseguia levantar da cama!

Bruna Jones: Acompanhando o programa aqui de fora, você chegou a se surpreender com alguma coisa ou com algum colega de confinamento?
Augusto Penteado: Algumas histórias que acabamos sabendo das pessoas aqui fora...da vida pessoal de cada um, me fez entender algumas coisas... O porque delas agirem daquela forma. Mas o período que passei dentro da casa já deu pra sacar o perfil de cada um! Quem era do bem e quem não era! Quem tava querendo aparecer mais e causar, quem mentia e quem não mentia! Aqui fora só confirmaram-se, ainda mais, as minhas constatações sobre o caráter de cada um! Mas independente de ter rolado discordâncias entre uma galera dentro da A CASA, eu guardo todos como amigos eternos pois absorvi um pouco de sabedoria de cada um! As @#$%¨* que cada um fez (hahahah) também me fizeram melhorar e refletir pra não continuar errando!

Bruna Jones: Neste ano, diversos ex-participantes de outros realitys invadiram “A Fazenda”. Se você fosse convidado pela Record, aceitaria participar do programa?
Augusto Penteado: Essa "A FAZENDA" tem uns caras muito toscos! Uns metido a galã de novela Mexicana, metido a brabão! Essa galera não passou um terço do perrengue que passamos sobrevivendo em 100 pessoas dentro daquela casinha construída pra acomodar apenas 4 pessoas! Eu aceitaria participar, sim! Não ia dar mole igual dei na A Casa! A mulherada dando maior mole e eu sendo muito bonzinho e pensando na vida lá fora! Hahaha! Na moral... trabalho pra me sustentar, tem meses que é difícil segurar a bronca e a grana do prêmio é algo que seria muito interessante! Festinha, cuidar dos bichos, malhar, comilança, exageros, paquerar, tomar umas e apavorar é meu forte desde a adolescência! Hahaha! Sou mestre nisso! Se eu estiver bem alimentado, encaro qualquer desafio físico! A FAZENDA eu iria amarradão! Iria causar e tirar a maior onda! Também não ia ficar bancando o mauzão e bronco igual tá rolando, não!


Bruna Jones: Dezembro está chegando, mas ainda dá tempo de novidades, não dá? Tem algo chegando que você possa adiantar para a gente?
Augusto Penteado: Final do ano vai ser de muita atividade! Fui convidado pra ser fotografado em estúdio por uma equipe muito fera mas ainda não podemos falar muito! Hahaha! Tem muito trabalho pela frente! Tem muito skate, muito surf, muito kite, muita fotografia e muita festa, é claro!

E ai gente, gostaram da entrevista? Ficou bem bacana, não é mesmo? Posso dizer que se tornou uma das minhas favoritas deste e ano e olha, ainda tem um recadinho pra gente: "Joguem-se de cabeça no que der na telha de vocês! Precisamos ir em busca do novo! Temos que provar diversas sensações e quebrar tabus! Não esteja nem aí para o que os outros pensam! Os outros, são os outros.... O importante é saciar a vontade de experimentar!"

E quem quiser continuar acompanhando o trabalho dele, basta procurar por @gutopenteado nas redes, beleza? E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário:

  1. Bruna Jones, por favor vá atrás dos loiros tbm. Nós, seus leitores, queremos as entrevistas com o Du, o loiro que ficou com a Monick Camargo e com o Vini, o loiro que chamou a atenção do público logo na estreia e que até teve nude vazado que vc inclusive olhou e postou no blog sobre esse assunto.

    ResponderExcluir