segunda-feira, 11 de julho de 2022

Bruna Entrevista: 11x54 - Lee Dahlberg


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir uma nova entrevista aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado é internacional, o que deixa as coisas um pouco mais divertidas, não é mesmo? Convidamos o super modelo Lee Dahlberg, para conversar um pouco sobre a sua carreira como modelo, designer e também de uma participação bacana que ele teve em um programa líder de audiência, vem conferir!

Bruna Jones: Você tem uma carreira artística bem diversificada, sendo ator, modelo e até designer, mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos voltar ao início, certo? Como você acabou se interessando por uma formação e carreira artística?
Lee Dahlbert: Eu cresci em uma pequena ilha no norte da Flórida chamada Amelia Island. Fui criado por minha mãe e minha avó em seu estúdio de dança. Lá eu aprendi a cantar, dançar e desenhar cenários. Minha mãe e minha avó se chamavam Julanne e a escola se chamava Escola de Dança de Julanne. É esse playground incrível em que cresci que me inspirou a seguir nas artes mais tarde na vida. Na escola quando eu era um acadêmico, eu estava destinado a ir para a faculdade de direito. Percebi então que meu coração não estava nesse campo e então escolhi um caminho diferente. Tive a sorte de ter a oportunidade de modelar em todo o mundo nas últimas 3 décadas. Trabalhei com algumas das maiores marcas de moda e artigos de luxo em todo o mundo. Já viajei para dezenas de países e conheci pessoas incríveis ao longo do caminho. Durante o qual pude iniciar algumas pequenas empresas. Comecei uma agência de publicidade com dois dos meus melhores amigos. Lá eu fui capaz de criar conceitos e vê-los se concretizarem. Mais tarde desenhei uma linha de joias baseada em “uma banda de rock faz uma banda de rock”. Essa empresa deu a volta ao mundo e acabei fazendo um acordo com Mark Cuban no SHARK TANK da ABC. Também comecei um negócio de móveis e arte personalizados em um estúdio chamado YouSonofaBench. Aqui faço móveis e arte com itens recuperados que são frequentemente encontrados no lixo. 

Bruna Jones: O início de carreira costuma ser difícil, principalmente para quem busca uma carreira artística, seja por questões financeiras ou mesmo por falta de oportunidades. Como foi o início de sua jornada para poder firmar seu nome com as grandes marcas que representou?
Lee Dahlbert: Comecei minha agência de publicidade com meus dois melhores amigos por acidente. Conheci um cliente que tinha um projeto enorme e eles gostaram das minhas ideias durante uma reunião de almoço numa segunda-feira. O cliente presumiu que eu tinha uma grande empresa, mas na verdade eu estava trabalhando em casa sozinho do meu sofá. Então procurei meus dois melhores amigos e em quatro dias, na sexta-feira, criamos uma empresa chamada ROCK GROUP. Meu sócio se chamava Roch Nakajima e ninguém conseguia pronunciar o nome dele, então o apelido dele era “Rock”. Eu disse aos meus amigos que ROCK GROUP soava melhor que Lee Group ou Doug Group e então foi decidido o nome. 

Enquanto estava na minha agência de publicidade, também criei minha empresa de joias por acidente. Eu estava ajudando um cliente com seus projetos e desenhei um esboço de algo que eu queria criar para mim. Eles perguntaram se era um relógio e eu disse: “não, é apenas uma pedra em uma pulseira e eu vou chamá-los de Rock Bands”. Simples assim, a empresa começou. Para poder ir atrás deste sonho vendi a casa que tinha acabado de construir para conseguir os fundos de produção. ROCK BANDS de Lee Dahlberg mais tarde seriam vendidas em NEIMANS, Saks, Macy's e Bloomingdale's em toda a América. Eles também seriam apresentados na TV, filmes e nos pulsos de centenas de celebridades ao redor do mundo. 

Meu workshop YouSonofaBench também começou por necessidade e sorte. Eu morava em um bairro muito influente e meus vizinhos jogavam coisas muito inusitadas no beco do lixo. Eu passava de bicicleta e pegava materiais interessantes e tentava transformá-los em algo único. Eu daria a eles uma segunda vida e depois encontraria um novo lar para eles vendendo meu novo design. Comecei a colocar meu trabalho em galerias de arte em todo o sul da Flórida e criei um nome para mim que mais tarde se tornou a oficina YouSonofaBench. Tive muita sorte que meus sonhos se transformaram em pequenos negócios. Minha vida é muito pouco convencional e, portanto, meus pequenos negócios também. Ainda hoje, enquanto construo minha casa que também é um estúdio fotográfico chamado Dahl•House Studio, toda inspiração vem primeiro em um sonho. E assim como minhas empresas, acredito que esse é o melhor lugar para começar.

Bruna Jones: Você é modelo há mais de 30 anos, certo? Como quase tudo no mundo, a carreira também evoluiu ao longo dos anos, hoje em dia muita coisa acaba virando pelas redes sociais da internet. Você acredita que as ferramentas atuais oferecem melhores oportunidades e uma maneira mais fácil de se tornar famoso no mercado publicitário?
Lee Dahlbert: Na verdade, eu tenho modelado por 33 anos este ano. Comecei aos 15 anos com uma empresa chamada Venus Swimwear onde eu era o background masculino. Eu geralmente era apresentado como salva-vidas ou banhista em todos os catálogos. Enquanto modelava durante minha adolescência e meus 20 anos, nunca imaginei que ainda estaria na indústria aos 40… Muito menos, mais ocupado do que nunca! Tenho a sorte de dizer que modelar ainda é meu trabalho em tempo integral. A indústria sempre passa por mudanças. O visual da temporada parece flutuar a cada novo ano. Morei em Londres no final dos anos 90, quando o visual era heroí chic. Eu era bronzeado e musculoso e eles me chamavam de “cowboy” porque não tinham ideia do que fazer comigo e eu não me encaixava nesse molde. Eu vi o visual ir do clássico bonito, ao editorial, ao andrógino, para as pessoas do dia a dia e vice-versa. Hoje é muito influenciado pelas redes sociais. Confio nas minhas mídias sociais para alcançar novos clientes e mostrar trabalhos anteriores. Gosto da nova tecnologia e estou aberto a ela. Alguns na indústria pensam que o mundo da moda foi diluído por esse novo influxo da mídia moderna. Eu escolho abraçar a mudança. 

Bruna Jones: Falando em redes sociais, você tem atualmente uma plataforma no Instagram com mais de 50 mil seguidores. O que lhe dá a oportunidade de alcançar pessoas de todo o mundo com seu conteúdo, tendo isso em mente, o que você quer compartilhar com todas essas pessoas que te admiram de alguma forma?
Lee Dahlbert: Entre todas as minhas plataformas, tenho mais de 250.000 seguidores para compartilhar minhas experiências de vida malucas. Cada um deles tem finalidades diferentes. Minhas empresas são apenas para divulgar minhas ideias e talvez inspirar algum DIY ou alguma criatividade. Espero que minhas joias e minha arte se conectem com as pessoas e elas queiram compartilhá-las com amigos e familiares como presente ou para si mesmas. Minha página pessoal é apenas um diário visual da minha vida. Eu nunca tento me levar muito a sério e sempre me lembro da sorte que tenho por estar aqui nesta indústria por tanto tempo. Eu tentei permanecer humilde enquanto cresci em minha pequena cidade sendo criado por duas mulheres incríveis que me ensinaram melhor do que me levar muito a sério. Sou inspirado diariamente por pessoas de todo o mundo nas mídias sociais e só posso esperar despertar a criatividade nos outros com minhas reflexões. Também espero espalhar uma mensagem saudável sobre alimentação saudável, exercícios e risadas a cada momento que puder. Acredito que esta seja a melhor fórmula para a vida. 

Bruna Jones: Imagino que ao longo de sua carreira você tenha várias histórias divertidas e curiosas de bastidores de ensaios fotográficos ou desfiles de moda, certo? Você poderia compartilhar algum que se destacou para você?
Lee Dahlbert: Tive muita sorte de viajar, conhecer pessoas interessantes e participar de eventos que sinceramente nunca deveria ter podido fazer de outra maneira. No início da minha carreira de joalheria eu ia a festas onde estavam celebridades mas não era convidado. Eu ia até a porta com confiança e explicava que eu era Lee Dahlberg do Rockgroup... Eles presumiriam que eu quis dizer que eu estava de fato em um grupo de rock e apenas não disse o nome da banda. A mistura de confiança e deixar meu cabelo crescer foi o suficiente para me colocar no Emmy, no Oscar, no Grammy, na mansão dos playboys e dezenas e dezenas de outros eventos formais que eu não tinha o direito de estar em primeiro lugar. Eu tenho centenas e centenas de fotos com celebridades onde eles estão usando minhas joias e dando o sinal de rock. Isso se tornou uma tradição quando eu colocava minhas joias em alguém e dizia: “agora que você está com minha ROCK BAND… Quero ver seu rockstar interior”. Eles jogavam o sinal com a mão do rock-on e assim minhas jóias estariam presentes na foto e eu teria uma reação natural deles. Este é um truque que aprendi na ID Magazine, onde eles pegaram a simples e comum “piscadela” cotidiana da cultura. Todos na capa deveriam dar sua melhor piscadela. Essa simples ação pareceu deixar as celebridades à vontade. Assim como o simples sinal de mão de roqueiro quando se tratava de minhas fotos. 

Bruna Jones: Falando em publicidade, você esteve no "Shark Tank" em 2012. Como foi essa experiência para você?
Lee Dahlberg: O Shark Tank foi uma experiência interessante no mínimo. Indo para o show eu tinha um roteiro muito bem elaborado. Eu também tinha uma arma secreta. Apenas um produtor sabia que eu trouxe um convidado celebridade comigo. Assim que soube que eu estaria no programa, liguei para meu amigo Robin Leech de “Os Estilos de Vida dos Ricos e Famosos”. Este foi um show nos anos 80 e 90 que esteve no horário nobre da televisão ABC por 17 anos. A geração de hoje pode conhecer os “Cribs” da MTV… Esse show foi uma espécie de remake de “Rich and Famous”. Eu trouxe Robin comigo como uma brincadeira, onde ele poderia listar todas as celebridades que usam minhas jóias sem que elas pareçam cafonas. Foi muito eficaz. Eu fiz meu arremesso de quatro minutos e os tinha. Mas então me apoiei na porta que havia entrado momentos antes e disse: “Tubarões, minhas ROCK BANDS são muito populares no mundo das celebridades, mas você não precisa acreditar na minha palavra!” A porta se abriu e Robin com sua voz muito reconhecível soltou um discurso que eu havia escrito para ele. Foi mais ou menos assim, ”isso mesmo tubarões, rock bands de Lee Dahlberg são a coisa mais quente a chegar a Hollywood desde Champagne. Eles estão nos pulsos de Bono, Johnny Depp, Jack Nicholson, Brad Pitt, Angelina, o presidente Bill Clinton e eu… Robin Leech” (enquanto ele levantou a manga para revelar que também está usando um)… Ele continuou, “se você quer desejos de champanhe e sonhos de caviar”… (seu slogan de assinatura)… "então sugiro que você faça negócios com o menino." Então deu meia-volta e saiu do palco por onde viera. 

Isso fechou o acordo para mim e eu negociei um grande acordo com Mark Cuban e Daymond John. O negócio era administrar minha joalheria e licenciar os nomes que eu possuía de ROCK BANDs, ROADIES e GROUPIES. Eles deveriam me dar $ 100.000 adiantados por 40% da minha empresa. Mal sabia eu na época que os Sharks e o show não cumpririam nenhuma de suas promessas. Dois meses depois, sem nenhum contato, seus advogados me ligaram para dizer que o acordo foi cancelado sem nenhuma razão. Eles me deram zero ajuda e zero dinheiro. Agora como história de fundo, desde o ano 2000 eu tinha mais um emprego. Trabalhei para uma família muito rica por 21 anos. Trabalhei para um benfeitor que herdou US$ 500 milhões. Seu nome era Gunther IV e ele era um pastor alemão. Eu tinha sido contratado para ser o porta-voz do cachorro mais rico do mundo e tinha feito isso nos últimos 21 anos. (O documentário desta história que protagonizo sai ano que vem em um serviço de streaming muito popular). Então, quando o Shark Tank e a rede tentaram desistir do meu acordo, tive que pensar fora da caixa para me defender. Entrei em contato com meu chefe, o cachorro mais rico do mundo e consegui uma ajudinha para poder criar a manchete: “Cão para processar tubarões”. “O empresário Lee Dahlberg entra no Shark Tank, onde eles mentem para ele e quebram o contrato imediatamente após a exibição do programa. Lee não podia se defender, então foi até seu chefe, o cachorro mais rico do mundo, e contratou um advogado para processar o Shark Tank.” É claro que o show me esperou e causou tantos atrasos que acabei abandonando minha ação. Aprendi muito participando do programa e embora minha empresa tenha se beneficiado por um curto período de tempo apenas pela publicidade não durou muito. Recentemente, reformulei toda a minha empresa e o site AQUI. Hoje a empresa é apenas eu direto ao consumidor. Atualmente, estou procurando parceiros de negócios para avançar e relançar a empresa completamente. Estou trabalhando em um documentário sobre minha pequena empresa de joias dos sonhos, ROCK BANDs, de Lee Dahlberg. Confira AQUI o trailer. 

Bruna Jones: Como eu disse no início, você também tem uma carreira como designer, trabalhando tanto em design de móveis quanto de joias. Em ambos os tipos de projetos, é preciso talento e inspiração para ter sucesso, o que costuma inspirar você em sua vida e trabalho?
Lee Dahlberg: Quanto à minha empresa de joias, me inspirei no significado das próprias pedras. Não é apenas “um rock on a band” que faz uma ROCK BAND, é a história e a história das pedras que eu uso. Cada ROCK BAND de Lee Dahlberg vem com o significado da pedra em uma pequena bolsa individual. Esta carta de significado é um pouco de ciência, um pouco de folclore e um pouco de espiritualidade. Como designer de qualquer tipo, acredito que contar histórias é o objetivo final. E com cada peça de arte e mobiliário que produzo na oficina YouSonofaBench, concentro-me em trabalhar com materiais recuperados. Adoro a ideia de usar coisas que são descartadas e criar peças novas e únicas. A ideia de dar uma segunda chance na vida a algo destinado ao depósito de lixo é emocionante para mim. Minha arte sempre tem um significado mais profundo também. Eu tenho muitas séries no meu site. Eu mostrei em 16 Art Basels. Minha última série se chama Amer•Iconic. Mesclar duas fotografias que não pertencem uma à outra. O nome da série também é a fusão das palavras americana e icônica. Eu monto meus desenhos, não em telas, mas em pedaços de carros clássicos e sinais de trânsito caídos. Esta série é definitivamente a fusão entre minha arte e minha fabricação de móveis. Uma das minhas primeiras peças a vender da série está pendurada na Andy Warhall Gallery em Pittsburgh, Pensilvânia. Tenho dezenas de peças em todo o sul da Flórida em galerias. Também tenho duas galerias domésticas que convido os colecionadores a verem por si mesmos. Todas as minhas séries de arte podem ser vistas AQUI. 

Bruna Jones: Artistas tendem a ser muito perfeccionistas com seus próprios trabalhos e isso muitas vezes acaba atrapalhando alguns projetos. Você costuma ser mais autocrítico? Se sim, como você lida com isso?
Lee Dahlberg: A beleza do que faço é que sempre começa como materiais descartados. A pressão pelo perfeccionismo não existe. Quando você literalmente encontra alguma coisa no lixo, a pior coisa que pode acontecer é que ela acabe de volta ao lixo. Eu não acredito que eu já tenha ficado insatisfeito com uma peça que acabou na beira da estrada. Isso é incrivelmente libertador como artista e me dá muito poucas limitações no meu trabalho.

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, estamos conseguindo retomar nossa vida social e profissional, certo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e coisas novas vão surgindo... Tem alguma novidade por vir? Algo que você pode compartilhar conosco?
Lee Dahlberg: Durante a pandemia aprendi a criar aventuras para manter minha paz de espírito. A indústria da moda havia parado, então me concentrei em arte, bricolage e design de móveis. Eu havia comprado minha casa em 2019, pouco antes de toda a loucura começar. Minha casa literalmente salvou minha vida durante a pandemia. Concentrei-me em construir qualquer coisa e tudo o que eu teria um sonho. Isso me ajuda a superar as provações e tribulações que ocorreram durante a quarentena. Meus projetos me mantiveram motivado, me manteve em movimento e manteve minha mente clara. Sem que eu soubesse, centenas e milhares de pessoas estavam me assistindo trabalhar nesses projetos de bricolage e empreendimentos criativos em minha casa. As redes sociais compartilharam minha história com um grande público. Este estagiário levou clientes de moda a me procurar para produzir sessões de fotos em minha casa recém-melhorada. Foi aqui que nasceu o Dahl•House Studio. Agora, a única coisa que me mantinha vivo era, na verdade, me pagar de volta. Minha casa tornou-se um local onde os clientes podiam enviar todos os seus produtos para mim e ter fé que eu poderia não apenas fotografar o catálogo inteiro, mas também modelar nele e criar cenários com minhas construções. Isso significava que eu poderia criar qualquer design exterior e interior que eu pudesse imaginar. E eu teria uma renda fazendo algo que amo. Muitas empresas fizeram exatamente isso. Eles me enviaram toda a linha e eu fotografava catálogos do espaço que criei na minha casa única. Você pode ver o Dahl•House Studio AQUI ou no Instagram: @Dahl_House_Photo_Studio 

Bruna Jones: Não poderia terminar esta entrevista sem perguntar: Você já esteve no Brasil? Gostaria de nos visitar quando possível?
Lee Dahlberg: Eu não estive no Brasil. Eu sempre quis. Tenho muitos amigos brasileiros que adoro. Todo brasileiro que já conheci tem uma energia maravilhosa e parece realmente curtir a vida. O Brasil produz algumas das mulheres mais bonitas do mundo e por isso serei eternamente grato :-) 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Crescendo no estúdio de dança da minha mãe e avó, aprendi que a imaginação é a ferramenta mais poderosa da vida. É impossível ficar triste quando você tem um reino que você criou ao seu redor. É impossível ficar sozinho quando você tem um elenco de personagens que apoia você e suas aventuras. É impossível ser pobre quando a imaginação enriquece cada pensamento seu. A imaginação é o amor colorido que você compartilha com os outros. Cada um de nós deve tirar o máximo proveito de nossa mente e criar nossa própria bela tela desta vida." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele, basta clicar AQUI para conferir o seu site, no Instagram é nas seguintes contas: @LeeArthurDahlberg,  @RockBandJewelry, @YouSonofaBench e @Dahl_House_Photo_Studio. No TikTok é @LeeDahlberg, noTwitter é @LeeDahlberg e no Facebook é @LeeDahlberg. 

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário