segunda-feira, 18 de julho de 2022

Bruna Entrevista: 11x56 - Everton Gaeta


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o Everton Gaeta, ele fez bastante sucesso na década passada quando começou a trabalhar como modelo e andou realizando diversos ensaios fotográficos e hoje ele está atuando em um cenário um pouco diferente, mas revela se ainda aceitaria participar de um reality show, vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora! 

Bruna Jones: Você é formado em educação e atua como personal e coach, além de ter tido uma carreira como atleta e modelo fitness, certo? Mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao inicio. Qual foi o seu primeiro contato com o mundo fitness? Como foi que você acabou pegando gosto pelo cuidado físico através de treinos e cuidados alimentares?
Everton Gaeta: Vou te falar uma coisa que me aconteceu no passado, eu sofria bullying na escola por ser gordinho e usar óculos, então eu sofria muito com isso... Preconceito, autoestima baixa, não me sentia bem, era esnobado pelas garotas e tal... Ai o meu ponto de partida foi conhecer uma academia, onde acabei sendo abraçado pela professora e acabei me apaixonando pelo ambiente logo de cara, eu falei para ela sobre meus problemas, da minha situação, que estava com a autoestima baixa e um pouco de depressão, e foi ai que comecei a treinar e pegar gosto, eu ia duas vezes pra academia, comecei a aprender sobre alimentação e a intensificar os treinos, e tudo foi mudando, né? Com o tempo foi transformando o meu corpo, tanto de maneira indireta quanto diretamente, tanto na autoestima quanto na parte da saúde, vigor físico e estético. Depois disso fui go go boy, stripper, modelo fitness, competidor e continuei os estudos, pois tentei seguir e dar o exemplo para as pessoas com esse propósito e mudar vidas, pois se eu mudei, também poderia ajudar outras pessoas com isso.              

Bruna Jones: Quando foi que você percebeu que essa área não era apenas um gosto pessoal e um hobby, que você poderia e queria se profissionalizar e ajudar outras pessoas que também buscam uma vida mais saudável?
Everton Gaeta: Logo de cara o meu pai queria que eu fizesse técnico em informática para ganhar dinheiro, ele falava que era uma carreira promissora. Quando eu falei que não, que eu queria fazer educação física, pois estava adorando, gostando e sentindo paixão por isso, que eu queria mudar a vida das pessoas, acabei escolhendo educação física mesmo. Tive um pré-conceito no começo em questão financeira por achar que seria frustrado e não teria condições, mas com o tempo foi provando que era totalmente diferente, é uma área muito promissora, que se realmente você tiver engajamento, propósito e trabalhar bastante, você consegue ganhar uma boa grana. Ai eu fui estudando e aperfeiçoando pela FMU, já peguei gosto de cara logo no primeiro dia, cheguei até a trabalhar em escola, mas o meu gosto mesmo era trabalhar em academia e performance.


Bruna Jones: A gente vive hoje uma era um pouco complicada com as redes sociais, na qual pessoas completamente despreparadas, mesmo não tendo formação acadêmica para isso, ficam dando "ensinamentos" sobre treinamentos e alimentações. Você poderia explicar aos leitores os riscos de seguir orientações sem saber se a fonte é apta para isso?
Everton Gaeta: Essa coisa de buscar informações de maneira errada faz com que a gente se frustre e desiste, ou até mesmo pode ocorrer casos de malefícios da saúde, então ter um bom profissional e um bom acompanhamento e saber como está as suas questões de saúde, morfológicas e fisiológicas, é super importante para você ter um engajamento e um norte, uma direção para você seguir e mudar seus hábitos. Hoje em dia as coisas erradas estão ai, tem muitas coisas erradas como drogas, sedentarismo, má alimentação, depressão, etc... Fatores que interferem na vida saudável e fitness. Só que depende de escolhas e prioridades, depende da pessoa e o que ela quer, se correr atrás de conhecimento, sendo um conhecimento bom, de forma correta e sensata, a maneira correta de se seguir, pois hoje todo mundo gosta de dar sua opinião, né?             

Bruna Jones: Por conta da pandemia que estamos vivendo desde março de 2020, muita gente passou a maior parte do tempo de modo sedentário e, conforme as coisas estão melhorando, estão buscando mudar os hábitos para um estilo de vida saudável. Quais são os cuidados a serem tomados e por onde devem começar ou retomar essa jornada? 
Everton Gaeta: Foi provado que a Irisina que é um hormônio anabólico liberado com a atividade física, ela aumenta e potencializa a imunidade. Então as pessoas tomaram mais ciência disso, que métodos preventivos com atividade física e alimentação, ela aumenta a imunidade e saúde, consequentemente não só a covid quanto outros malefícios de saúde. Então é importante a gente saber e se orientar que a maioria das mortes de covid foram causadas por pessoas com diabetes, sedentárias, com comorbidades... Se tivessem feito atividades físicas sempre, talvez amenizaria e consequentemente teríamos menos mortes. Então assim, pra começar é sempre ideal ir ao médico e fazer exames de checkup, exames de sangue e exames gerais, saber as condições da pessoa, a disponibilidade, o objetivo corporal, se está muito acima do peso para fazer uma reeducação alimentar e atividades físicas, se estiver muito magra um acompanhamento para comer mais com nutricionista e fazer treinos específicos. Então para começar o ideal é sempre fazer um acompanhamento médico.               

Bruna Jones: Aliás, como foi para você esse período inicial da pandemia, onde academias tiveram que ficar fechadas por tempo indeterminado? Você precisou modificar sua rotina pessoal e profissional?
Everton Gaeta: Vou te falar a real, pra mim foi um baque. Eu estava faturando cerca de 30, 40 mil reais por mês e quando veio a pandemia, além de passar por alguns problemas pessoais, com a minha filha e ter tido uma infecção, tive que morar algum tempo com os meus pais para apaziguar a cabeça, eu estava tendo muita oscilação de humor, pois eu gosto muito de viver essa vida intensa de academia, e quando fechou eu comecei a perder renda, perdi quase 80% da minha renda, tendo que me reinventar. Comecei a dar aula online, fazer parceria com a Gympass, dar consultoria e estudar sobre investimentos, comecei a engajar e estudar mais sobre isso, sobre investimentos e ações, e foi bom... Comecei a empreender. Os fatores ruins foi que eu tive que morar com meus pais, pois eu sou uma pessoa bem independente, a gente tinha algumas brigas, coisas de família... E por me sentir meio ócio demais, as noticias ruins sobre morte todo dia, isso afeta um pouco a nossa saúde mental, mas graças a Deus nós voltamos.


Bruna Jones: Quem te acompanha nas redes sociais sabe que você leva uma vida cheia de saúde e diversão. O que te inspira no seu dia-a-dia, seja como profissional educador ou simplesmente como ser humano? 
Everton Gaeta: O que me inspira é saber que o aluno tem resultado comigo, é eu amar o que eu faço, me dedicar todos os dias, pois não é fácil, eu me cobro muito fisicamente, sabe? E o que me inspira é seguir o meu propósito, sou muito devoto a Deus, eu acredito muito na lei da atração do livro "O Segredo", se eu perco um aluno hoje, sei que ganho dois ou três depois, se eu faço um aluno emagrecer, sei que ele me indicará para outras pessoas depois, e é isso... Fazer o que ama e o dinheiro e o resto vem como consequência.         

Bruna Jones: Como eu disse no começo, você também teve uma carreira como modelo. Cerca de treze anos atrás você estava despontando e conquistando um espaço cada vez maior tanto no ramo fotográfico quanto na televisão, como foi que você acabou se interessando por essa área? 
Everton Gaeta: Eu já conciliava, eu era modelo, go go boy, stripper e professor de ginástica também, sempre gostei de ginástica, eu só não danço, mas tanto step, jumpin, spinning, eu gostava de dar aula. Não era tão valorizado, ganhava pouco na real, era explorado por essas academia de bairro, mas de qualquer forma foi me dando engajamento e conhecimento, eu fui fazendo curso e me aperfeiçoando, hoje eu me considero um professor completo, tanto na parte de coaching de saúde e emagrecimento, quanto de estudos e ginástica. E eu sou um professor de atitude, acho que quando você tem propósito, determinação no que faz e atitude, tudo muda, basta você ter ação e atitude pra tudo na vida. Sobre a minha vida de modelo, eu parei por causa de um relacionamento mesmo, isso fez com que eu parasse de ser modelo fitness, ser dançarino... Mas tudo é fase na vida, né? A gente vai envelhecendo e vai criando outros meios e vontades, hoje não consigo conciliar mais por causa do tempo, mas se aparecer alguma proposta para modelo, fazer fotos, coisas assim, eu volto... Não tem problema nenhum.              

Bruna Jones: Com essa carreira, você acabou tendo a oportunidade de fazer bastante coisa interessante, seja idas em programas televisivos, capas de revistas ou até mesmo viagens a trabalho... Foi uma boa experiência na sua vida? 
Everton Gaeta: Tudo na vida é conhecimento e engajamento, foi bom, foi ótimo, viajei bastante. Apareci no "TV Fama", apareci em alguns blogs, tive uma enquete no UOL da qual fui vencedor com mais de 33 ou 38 mil votos, fui capa da "G Magazine"... São momentos, histórias para contar, foi bom o tempo que passou, hoje eu não viveria mais disso, mas é isso... A vida é mudanças, cada ano a gente tem pensamentos e conceitos diferentes, tudo muda... 


Bruna Jones:
 Nos últimos anos, os programas de confinamento vem fazendo o maior sucesso na televisão. Apesar de você estar longe da mídia a algum tempo, você aceitaria participar de algo como o "BBB" ou "A Fazenda"? 
Everton Gaeta: Hahaha... Com certeza. Se me chamarem para participar eu iria, só não sei se eu ganharia, pois eu sou um pouco explosivo, sou muito autentico e verdadeiro, né? Se eu não gosto de uma pessoa eu já falo na cara. Mas acho que seria top, seria bacana. Só que esses programas são mais elitizados, tem que estar no meio artístico para entrar. Mas é isso, se aparecer uma proposta... Eu não sou de me inscrever, mas se por ventura acontecer, com certeza seria uma boa.     

Bruna Jones: Felizmente estamos vivendo um período melhor em relação a covid e com isso, novos projetos podem ser executados. Dito isso, tem novidades suas vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Everton Gaeta: Eu agora vou começar uma parceria com a Velocity onde vou dar aulas de spinning em estúdio, e também estou engajando para ser personal em Moema, que é um lugar que agrega valor. Uma coisa que aprendi com a vida é que se você se dá o valor, você precisa estar no lugar que vão te dar o valor. Se você quer se valorizar como profissional, você precisa estar no lugar certo, na hora certa, no momento certo e com as pessoas certas. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Busquem sempre cuidar da saúde de vocês, pois a saúde não tem preço. A prioridade da sua vida é a sua saúde. Cuide da sua saúde física e mental, as pessoas ao redor, evitem as pessoas tóxicas e acreditem no seu potencial, mesmo se as pessoas falarem que não e você acreditar que sim, uma hora acontece. E o principal, independente de tudo, o que você é, o que você deixou de ser, não importa... O que importa é ser feliz, a gente só é passageiro aqui." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @personalewertongaeta, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário