sexta-feira, 29 de julho de 2022

Bruna Entrevista: 11x59 - Guto Sant'Anna


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é cantor, compositor e já teve uma experiência em reality show ao participar da segunda temporada do "The Voice", estou falando do querido Guto Sant'Anna, que aceitou vir aqui conversar um pouco sobre suas experiências profissionais, vem conferir o nosso papo! 

Bruna Jones: Você é um cantor e compositor, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar um pouco ao início de tudo? Como você se interessa pela música e pela área de interesse de fazer uma carreira?
Guto Sant'Anna: Se eu não me engano foi mexendo no violão ainda muito pequeno, com uns oito anos de idade, era violão do meu tio e ele ficava bastante incomodado com isso, então quando fiz doze anos ele acabou me dando um de presente, foi o violão que comecei a minha carreira. Agora a carreira começa quando começa, quando você vê que não consegue fazer outra coisa além da música, rs... As pessoas nascem para ser músicos, não é algo que você possa escolher.  

Bruna Jones: Início da carreira costuma ser um pouco mais complicado, principalmente para quem busca uma carreira artística, seja por falta de oportunidades ou até mesmo por instabilidade financeira... Como foi o início de sua jornada até aqui?
Guto Sant'Anna: Infelizmente a cultura em geral no nosso país, depende muito da formação do nosso povo, então a educação é a base de tudo. Por isso é tão difícil para a cultura, o começo da minha jornada foi de muita ralação, rs... Assim como todo mundo, dificilmente eu conheço alguém que entrou nas artes com o "jogo ganho", pelo menos eu não conheço nenhum, é uma vida de muita ralação.


Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco projeto e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma cobrar mais de si mesmo está compondo ou organizando algum projeto artístico? Se sim, como lidar com isso? 
Guto Sant'Anna: Com certeza. Quando o artista é artista mesmo, ele se cobra bastante. Comigo não é diferente, eu me cobro muito em todos os sentidos, seja na execução de uma música de alguém que falou comigo, uma música que me toca... Procuro fazer com a maior excelência que eu puder, ou seja com as minhas mesmo, algumas lançadas por ai, mas eu tenho sim um projeto de fazer e terminar elas para mostrar essas músicas para vocês, afinal eu já mostrei muitas músicas por ai e agora está na hora de começar a mostrar as minhas também.   

Bruna Jones: A vida de um músico e compositor é feito tanto de talento quanto de criatividade e inspiração, o que costuma inspirar na hora de compor?
Guto Sant'Anna: A minha inspiração sempre veio da minha vida, das situações que vivi, tanto no meu repertorio autoral onde escrevo sobre coisas que vivi, sob a minha ótica de vida, tanto quanto as músicas que toco de outras pessoas, meu lado interprete também é sobre músicas que de alguma forma fazem parte da minha vida.

Bruna Jones: Você chegou a participar da segunda temporada do "The Voice" aqui do Brasil na Rede Globo. O que te motivou a se inscrever e concorrer no reality show? 
Guto Sant'Anna: Participei do "The Voice", deixaram o portão aberto e eu entrei, rs... Dei muita sorte pois acho que foi uma edição, não desmerecendo as outras, mas teve um enorme número de talentos naquela edição, muita gente sensacional, fiz ótimos amigos e aprendi muita coisa. Mas a ideia de se inscrever no programa não foi minha, rs... Foi uma amiga minha que falou sobre o programa, eu conhecia apenas o de fora do Brasil, nem sabia que aqui já tinha ou que iria ter, então ela pediu e eu fiz a inscrição, sem esperar nada e olha só? Acabaram me chamando.


Bruna Jones: Você competiu no programa pela equipe Lulu Santos. O que você pegou com ele nesse período em que esteve no programa? 
Guto Sant'Anna: Eu comecei no programa no time do Lulu Santos, mas o Daniel e a Cláudia Leitte também tinham virado para mim. E ai como o bom roqueiro que fui a vida inteira, estava fadado a escolher o Lulu, né? Mas aprendi muitas coisas legais, o Lulu tem uma bagagem fantástica e aprendi muito com a Cláudia também, ela é linda... Um ser humano diferenciado. 

Bruna Jones: Mesmo o foco do "The Voice" não ser explorador o seu lado mais pessoal e privado, estar em rede nacional em um programa de audiência da maior emissora brasileira, é algo que te faz perder um pouco da privacidade, certo? Você não achou que estar, acabar influenciando diretamente ou exposição na sua vida profissional? 
Guto Sant'Anna: De fato eu já tive muitas outras experiências grandiosas, eu sou um cara de muita sorte, tive bastante experiências na música, tocando em grandes festivais como o Rock In Rio, Festival de Verão, fomos convidados pro Planeta Atlântida e infelizmente aconteceu aquela tragédia e não rolou mais, mas eu já vinha dessa blindagem, mas nada te prepara para o tamanho que a Globo é, pro alcance que você tem estando lá, mas... A mesma coisa que sou em cima do palco, eu sou na vida, então não sei se faz muita diferença me ver no palco ou na vida, eu sou muito dedicado a minha arte, se sou artista eu sou em função da arte e não um personagem construído. Não sei então se afeta a minha vida pessoal nesse aspecto. Acho que o artista que tenta separar essas duas coisas acaba encarando mais como um trabalho a música e não como algo que nasceu com você e vai te acompanhar até a morte, então isso não faz muito sentido na minha cabeça. Se você sai na rua, sai como artista, entendeu? Obvio que dependendo do nível de exposição essa coisa é mais complicada, mas o fã está ali e quer aquele carinho, então por qual motivo não retribuir? Eu tive um momento de exposição muito grande, acho que a minha bagagem me ajudou muito a entender, acho que todo artista ou pessoa que se veja nessa situação precisa ser lembrado de onde veio, o que está fazendo e pra onde quer ir, fazendo sempre o melhor, seja em cima do palco ou fora dele. As vezes a gente se surpreende ao ver o quanto a nossa música faça bem para alguém, espero que as pessoas não tenham surpresas pois é o mesmo Guto em cima do palco ou fora dele.   

Bruna Jones: Falando sobre realidades ainda, cada vez mais novos formatos que aparecem e são tendência é continuar crescendo cada vez mais. Se você fosse convidado para participar de um reality de confinamento, por exemplo, você aceitaria? Ou acredita que o "The Voice" já foi uma experiência suficiente? 
Guto Sant'Anna: Na verdade essa disputa sempre existiu, vem desde a galera do Gil, do Caetano, do Chico... Hoje em dia está voltando, nós somos muito abençoados, temos muitos talentos e se esses programas dão espaço, eu dou todo o meu apoio. Agora, se eu estaria em um de confinamento, tipo o "Big Brother"? Não. rs... Isso não, eu sou músico. Ficar preso em casa a gente ficou na pandemia, mas fora o "The Voice" teve outros programas que eu fiz, como o "The Four" na Record, o "Maquina da Fama" no SBT... E se fosse um programa para mostrar a minha música talvez, mas um programa de estar ali apenas por estar ali, acho que a minha vida não seria muito interessante não, rs...


Bruna Jones: Falando em plataforma... Para divulgação de trabalhos, canais dependentes dos meios de comunicação (TV, rádio, jornais, internet...). Até que ponto você acredita que esses veículos não estão trabalhando do cantor? 
Guto Sant'Anna: Eu não acredito em nenhuma mídia que trabalhe pela arte por si só não, as mídias se trabalham para se manter, um negócio como outro qualquer, se o artista vê vantagem em divulgar o seu trabalho ele vai fazer, mas que vai fazer aquilo somente vendo a parte da arte crescer, acho que não. Inclusive, na minha época quando comecei, não existia redes sociais, então eu considero tudo isso o fato de poder abrir uma live e falar com quem me segue, postar um vídeo no YouTube, tudo isso é um acesso, agora se vai entregar tudo isso, é mais um trabalho das redes mesmo. Eu acho que na atual conjuntura as pessoas possuem bastante ofertas, então eles vão filtrando sobre aquilo que querem, é um momento maravilhoso pra música atualmente pois você pode expor tudo e as pessoas vão filtrando conforme vão querendo ouvir. 

Bruna Jones: Felizmente a gente já está se estabilizando um pouco em relação ao tempo que ficar em isolamento social, isso, temos novidades vindo por ai? Algo que possa compartilhar com seus fãs? 
Guto Sant'Anna: Com certeza, graças a Deus. É uma coisa muito louca tudo isso que aconteceu, eu tive parente que foi embora nessa onda, e ao mesmo tempo que foi muito assustador, espero que tenha servido para todo mundo perceber como somos frágeis e como a vida é um sopro e agora dar muito mais valor. Quanto as novidades, sempre vai ter, a galera que quiser me seguir sempre vai ter muita novidade, rs... A maioria dos shows que faço são shows particulares, então por isso não divulgo muito nas redes, pois não vejo sentido em divulgar algo que não é aberto para o público, mas quando é aberto faço questão de divulgar. As novidades vão ser vídeos, lives que sempre faço quando posso, apesar de não ser uma pessoa tecnológica, como não cresci com isso é sempre um pouco mais difícil pra mim, rs... Mas sempre quando possível eu abro uma live, do jeito que dá com o celular, pois o que interessa pra mim é ver meus fãs mais como colegas, amigos do que como fãs, gosto de ter uma proximidade para que entendam o que faço e como faço, e pra entender principalmente como isso afeta as pessoas. Neste aspecto as redes sociais são maravilhosas.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @guto_santanna ou clicar AQUI para o seu YouTube. Além disso, ele também tem um projeto com o Waltber da Matta, que é @viano.dueto e vocês conferem o canal, AQUI.


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário