sexta-feira, 18 de junho de 2021

Bruna Entrevista: 10x72 - Fernanda Liberato


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? A nossa convidada de hoje participou da décima sexta temporada do "Big Brother Brasil" e é bailarina, estou falando da queridíssima Fernanda Liberato, que vem compartilhar um pouco das suas experiências profissionais e também falar do reality show. Vem descobrir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Vamos começar pelo começo... Você possui diversos tipos de trabalhos em seu currículo, em sua maior parte desenvolvendo o lado artístico, certo? Como foi que a arte entrou em sua vida? 
Fernanda Liberato: Eu não sei como começou ao certo... Em minhas memórias desde pequena eu pinto danço, canto, atuo... Aprendi a ler aos 4 anos e a escrever aos 5. Sou muito curiosa, e deslindar a vida para mim é inevitável. Sinto que a minha missão é compartilhar meus sentimentos e pensamentos. Meu trabalho é simplesmente a minha forma de ser... 

Bruna Jones: Pessoas que desenvolvem o lado artístico normalmente são mais sensíveis ao mundo, você concorda? 
Fernanda Liberato: Não gosto de generalizar, mas para mim faz muito sentido! Eu me expresso artisticamente para compartilhar amor. Isto se dá, porque me vejo no outro, me sensibilizo ao ver o outro. O mundo para mim nada mais é do que o meu próprio corpo estendido. 


Bruna Jones: Um de seus diversos talentos é para a escrita, que também é algo bem difícil para se trabalhar aqui no Brasil. Como foi que você decidiu que queria ter uma obra sua publicada? 
Fernanda Liberato: Eu sempre quis publicar um livro, tenho alguns manuscritos guardados e sei que é algo complexo no Brasil. Mas eu não podia deixar de publicar naquele exato momento o livro " SULCO", pois a liberdade feminina é algo que não podemos deixar para depois. É preciso ser dito agora! É algo que as pessoas precisam refletir. Eu acredito que a repercussão que a arte provoca é um grande ato para se abrir portas em nossa sociedade e transmutar antigas "tradições" que se arrastam sem sentido. É dar luz a novas formas de pensamento e a novas formas de vida.

Bruna Jones: De que maneira você descreveria o seu processo de escrita? Você faz algum tipo de pesquisa ou preparação? 
Fernanda Liberato: O meu processo é algo bem orgânico, eu simplesmente escrevo... Mas indiferente dessa "fluidez", a escrita por si, é algo muito trabalhoso. As vezes eu me sento por horas e horas para pesquisar, fazer minhas anotações, criar minhas próprias perspectivas. A linguagem escrita requer lapidação e clareza para que possa transpor o autor e conectar ao leitor. 

Bruna Jones: O que você considera necessário para escrever um livro? Você acredita que qualquer um pode se tornar escritor? 
Fernanda Liberato: É necessário o desejo de se comunicar. Um livro é uma extensão, é preciso se deslocar de si e ir além, independente da criação de um mundo fictício ou não... Qualquer um que se abra para essa experiência eu acredito que sim pode se tornar um escritor. 


Bruna Jones: O que você busca despertar nas pessoas que estejam lendo o seu livro ou admirando alguma arte? 
Fernanda Liberato: O meu livro faz parte do meu trabalho sobre gênero, sexualidade e Ser. Eu desejo despertar a reflexão social sobre a liberdade feminina. O sexo sempre esteve ligado (por exemplo em nossa sociedade Judaico-Cristã) como um direito masculino e a mulher um receptáculo que se valoriza e desvaloriza como uma "coisa", um artefato. Em meu primeiro conto eu cito os povos Etruscos por justamente no período em que a mulher grega não tinha sequer nome próprio, direito ao estudo, liberdade sexual entre uma lista que nos ignora e que se perpétua até hoje, esses povos Etruscos agiam de forma diferente. Costuro em meu livro a atualidade que arde até hoje as labaredas que queimam as mulheres desde que se concebe a distinção de gêneros. 

Bruna Jones: Em 2016 você esteve brevemente confinada no "BBB". O que te fez despertar o interesse pelo reality show? 
Fernanda Liberato: O interesse por uma nova vida. Passei por momentos devastadores que me deslocaram e me fizeram repensar muito sobre mim mesma. O BBB era algo que todas as pessoas que me conheciam diziam que eu deveria participar e foi isso. Uma tentativa de algo novo e que para mim realmente foi! 

Bruna Jones: Em uma entrevista com um ex-brother que ficou confinado em uma da casa de vidro, ele revelou que foi pego completamente de surpresa... Que ninguém havia lhe avisado que sua participação não era oficial ainda. O mesmo aconteceu com você? Você sabia que entraria concorrendo por uma vaga? 
Fernanda Liberato: Desde a minha primeira entrevista eu sentia que eu ia participar do programa. Sou muito sensitiva. Eles não dão certeza de nada e tudo é muito misterioso. Mas para mim a surpresa não foi participar e sim concorrer a vaga! Eu só entendi que eu disputava uma vaga quando sai. 


Bruna Jones: Olhando agora para o passado, foi uma experiência valida para você?
Fernanda Liberato: Foi uma das melhores experiências da minha vida! Eu tive diversos sentimentos pós BBB que me fizeram renascer como pessoa e como artista. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Quero agradecer ao carinho e respeito que recebo pelo meu trabalho e dizer que sou grata! Muito, muito grata! Obrigada!"

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário