segunda-feira, 4 de abril de 2022

Bruna Entrevista: 11x27 - Erick Macek


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o convidado de hoje é internacional, o que deixa tudo ainda mais divertido... Convidamos o músico Erick Macek para saber um pouco mais de suas experiências na carreira e também falar um pouco da sua participação no "The Voice" americano. Vem conferir um pouco mais sobre tudo isso!

Bruna Jones: Você é cantor e compositor, mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos voltar ao início de tudo? Como você se interessou pela música e percebeu que gostaria de fazer carreira na área?
Erick Macek: Minha família me influenciou musicalmente muito cedo. Acredite ou não, aprendi a tocar acordeão por volta dos 3 anos de idade. Minha família emigrou da Eslováquia, então a música e a cultura sempre foram parte integrante da minha vida. No entanto, só na faculdade eu peguei o violão e comecei a escrever minha própria música e quando eu tinha 25 anos, ganhei o prêmio de cantor geral em uma competição global e foi quando arrumei minhas malas e me mudei para a Califórnia para seguir minha carreira musical. 

Bruna Jones: O início de carreira costuma ser um pouco mais complicado, principalmente para quem busca uma carreira artística, seja por falta de oportunidades ou até por instabilidade financeira... Como foi o início da sua jornada até agora?
Erick Macek: Minha jornada foi preenchida com dificuldades semelhantes, como instabilidade financeira. Meus pais imigraram com US$ 50 no bolso e, em geral, crescemos muito pobres. Aproveitamos ao máximo o que tínhamos e aprendi a nunca dar as coisas como garantidas. Crescer sem muito dinheiro construiu em mim uma mentalidade de sobrevivência e uma motivação que sempre quer ter sucesso. Todos nós somos capazes de ser bem sucedidos com alguma disciplina e uma mente aberta para aprender. Minha jornada continua e eu continuo aprendendo. Mudar sua perspectiva para abraçar cada oportunidade é uma diferença fundamental entre estar estressado e sem esperança, ser grato e esperançoso. 


Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco rígido e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma exigir mais de si mesmo quando está compondo ou organizando um projeto artístico? Se sim, como você lida com isso?
Erick Macek: Sim. Eu sou extremamente duro comigo mesmo. Uma maneira que aprendi a lidar com isso é deixar ir e confiar no processo. Perdi muitas oportunidades porque tentei tornar as coisas muito perfeitas em vez de simplesmente criar e usar essa oportunidade para aprender. A realidade é que nada é perfeito. Devemos aprender a falhar, mas falhar e seguir em frente. O que quero dizer com isso é aprender com o processo, não se apegar muito a comentários ou críticas e sempre certifique-se de criar e evoluir seu ofício porque você gosta. Nunca se esqueça por que você começou. 

Bruna Jones: A vida de músico e compositor é feita de talento, criatividade e inspiração, o que costuma te inspirar na hora de compor?
Erick Macek: A vida e a constante evolução da vida. Todos nós temos fortes conexões em nossas histórias. Desejamos ser ouvidos e compartilhar nossas experiências uns com os outros. Como mencionei anteriormente, a música e a cultura sempre foram parte integrante da minha vida. Pessoas, lugares, experiências e possibilidades são coisas que me influenciam e me inspiram. Contar histórias e ser capaz de se relacionar é uma conexão poderosa que é um ingrediente-chave na criatividade. 

Bruna Jones: Há dez anos você tentou participar do "The Voice". O que o motivou a se inscrever no programa?
Erick Macek: Honestamente, meus amigos me pediram para experimentar. Na época, The Voice estava em sua primeira temporada e eu não estava sob contrato, não tinha empresário, então decidi tentar. 


Bruna Jones: Apesar de não ter avançado na competição, foi uma boa experiência para você?
Erick Macek: Foi uma experiência muito boa para mim. Conheci muitas pessoas talentosas na frente e atrás das câmeras. Isso me deu uma melhor compreensão da produção em maior escala. Isso me ajudou a entender meus pontos fortes e fracos, tanto musicalmente quanto como pessoa. Ganhei confiança sabendo que eu era 1 em 100.000 que chegou até aqui. E fiquei grato por compartilhar a história de meus pais na televisão nacional. 

Bruna Jones: Falando em plataformas... Para divulgar seu trabalho, os cantores dependem de veículos de comunicação (TV, rádio, jornais, internet...). Até que ponto você acredita que esses veículos influenciam o trabalho do cantor?
Erick Macek: Acredito que depende do indivíduo. Também acredito que a popularidade de todas as plataformas sociais influencia tremendamente o trabalho de um cantor. Estamos agora em um nível de conveniência e gratificação instantânea onde esses veículos de comunicação querem nossa atenção. E o que assistimos, gostamos e compartilhamos influencia o que vemos, lemos e ouvimos. Eles evocam emoções que são sempre um motor para o trabalho de um artista. 

Bruna Jones: Você foi nomeado “Melhor Vocalista Masculino do Ano no Los Angeles Music Awards”. Como foi esse momento para você?
Erick Macek: Foi um momento muito surreal para mim. Essa honra aconteceu no início da minha carreira musical, onde eu estava na Califórnia há apenas alguns anos. É algo que eu aprecio e serviu como um lembrete pessoal de que eu estava onde deveria estar. Cantando, escrevendo e interpretando.


Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, estamos conseguindo retomar nossa vida social e profissional, certo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e coisas novas vão surgindo... Tem alguma novidade vindo por aí? Algo que você pode compartilhar conosco?
Erick Macek: Estou sempre criando, seja música, arte, vídeo ou outras formas de expressão criativa. Eu costumava escrever e gravar singles e álbuns com distribuição digital e depois apoiar os novos lançamentos com turnês e apresentações. Com a pandemia e a indústria da música em constante evolução, continuo criando, mas com um foco maior no conteúdo. Estou tentando quebrar meus caminhos perfeccionistas e voltar para onde e por que comecei. Quero criar porque adoro e quero compartilhar essa expressão com os outros. Recentemente, escrevi uma nova música com minha esposa, Laura, e estou procurando criar um novo conteúdo que possa compartilhar em meus canais sociais. Será uma mistura imperfeitamente perfeita de novo material que estou experimentando.

Bruna Jones: Não poderia terminar esta entrevista sem perguntar: Você já esteve no Brasil? Gostaria de nos visitar quando tudo voltar ao normal?
Erick Macek: Eu não visitei o Brasil ainda e adoraria visitar, tocar e experimentar a música e a cultura do seu lindo país.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Viva sua vida com todo o seu potencial. Esteja presente e abrace cada momento e continue aprendendo. Nada vem fácil, mas se você é apaixonado por algo, vale a pena o tempo que você dedica a isso. Acima de tudo, amem uns aos outros, sejam gentis uns com os outros. Obrigado a todos que apoiam meu trabalho." e se você quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram ou Twitter por @erickmacek, clicar AQUI para o Facebook, AQUI para o seu site pessoal ou AQUI para o Spotify, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário