sexta-feira, 22 de abril de 2022

Bruna Entrevista: 11x32 - Fafá Rennó


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é alguém incrível e super talentosa, estou falando da queridíssima atriz Fafá Rennó, que vem interpretando a mãe do Cebolinha nos filmes live-action da "Turma da Mônica", hoje ela vem aqui compartilhar um pouco de suas experiências e também falar sobre essa franquia de sucesso, vem conferir!

Bruna Jones: Você é uma atriz que possui diversos personagens incríveis em seu currículo, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar um pouco ao inicio. Como você acabou se interessando pelas artes cênicas e acreditou que poderia fazer dela uma carreira?
Fafá Rennó: A minha primeira peça de teatro foi aos 09 anos de idade, chamava “O Emprego da Lua”. E antes disso aos 05 eu já havia pisado no palco para apresentar o ballet “O Quebra-Nozes” da minha escola de dança. E desde então eu me apaixonei por contar e viver histórias. De lá pra cá o caminho foi e é longo... muito estudo... muitas peças... muitas histórias... cursos, workshops, livros, festivais, encontros, aulas, três anos de um curso de formação profissional e estrada!!! Já pensei em desistir algumas vezes. Já cheguei a trabalhar com outras coisas (eu me formei em Jornalismo e por um tempo trabalhei na área em radio e TV.), mas sempre volto para onde eu sou mais feliz: as artes cênicas! 

Bruna Jones: Inícios de carreira sempre costumam ser um pouco mais complicados, principalmente para quem busca uma oportunidade nas artes em geral. Como foi o início da sua jornada até conseguir se estabilizar na carreira?
Fafá Rennó: Eu tive a sorte de começar a minha carreira profissional com a Cia da qual sou co-fundadora: Cia de Teatro Luna Lunera. Quando me formei no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes em Belo Horizonte - sim sou mineira de BH! – a minha turma que se formou em 2000, criou uma Cia de teatro. E nada melhor para o inicio de uma formação, de uma carreira do que o contato direto, pratico, diário de estar e fazer parte de um coletivo, de um grupo de teatro. Junto com eles aprendi muito do que sei hoje. Desde atuar a carregar cenário... Desde dirigir a fazer prestação de conta... desde brilhar no sucesso até ter uma pessoa na platéia para ver nossa peça. Eu vivi com essa família, porque vira uma família, por 13 anos... e então eu vim para São Paulo para desbravar outras possibilidades. E lhe digo, chegar aqui sozinha foi começar do “zero”. Aqui eu tive e tenho que ir atrás e correr e me reinventar. Aliás, se reinventar é fundamental para estar vivo!!! Sobre “estabilizar na carreira”... o quê é isso? RS... Eu não sei o quê é!!! E desconfio que não exista. Eu não tenho contrato, não tenho carteira assinada, não sou concursada... logo, não existe isso de estabilizar carreira. Até porque se não corro atrás, não vai cair do céu um trabalho ou novo projeto. Essa ilusão de estabilidade nunca tive! 

Bruna Jones: Artistas em geral costumam ser bastante perfeccionistas em relação a tudo o que fazem, principalmente nesta era em que tudo é compartilhado quase que instantaneamente na internet. Você costuma ser mais crítico em relação ao seu trabalho ou busca manter uma certa distância? 
Fafá Rennó: Eu tenho uma certa dificuldade com essa “era” em que tudo é compartilhado na internet. Me incomoda essa demanda de ter que estar sempre em redes sociais para alimentar a curiosidade das pessoas. Entendo a curiosidade, eu também tenho com quem gosto, mas é que a vida é muito mais do que isso que “aparece” na foto bonita. E nem sempre está tudo bem e nem sempre queremos nos expor. Eu tento ser sincera nas minhas postagens, quando faço algo pessoal ou mais particular. No mais me atenho a postar sobre meus trabalhos e divulgar parceirxs e boas dicas para quem me segue. E uso para falar também sobre causas e questões que acredito e que me são caras. Agora, sobre a outra coisa dentro da pergunta... eu sou super perfeccionista! E olha que já melhorei muito, já me vejo mais tranqüila hoje do que era quando mais jovem e estudante de teatro... Mas estou sempre buscando melhorar minha atuação, meu trabalho, meu olhar e minha escuta. Acho isso fundamental! Senão fica sem graça, fica morno, fica burocrático o trabalho. E aí não me interessa... é preciso pulsar e desafiar!!! 

Bruna Jones: Desde que você começou a sua carreira, você teve a oportunidade de interpretar diversas personagens diferentes, principalmente no teatro. Entre todas elas, existe alguma que tenha sido mais difícil por algum motivo? E alguma que você tenha um carinho mais especial? 
Fafá Rennó: Vou ser bem clichê agora: a personagem mais difícil foi a minha última e é a próxima. Porque da última eu ainda estou me distanciando... e a próxima eu ainda vou conhecer!!! Sobre carinho com as personagens... eu amo e defendo todas elas. E ao mesmo tempo não tenho apego a nenhuma em especial. Todas elas fazem parte de mim e me ensinaram algo. Todas elas falam muito sobre quem eu sou, quem posso ser ou quem eu seria. Amo todas! 

Bruna Jones: Como costuma ser seu processo de construção de personagem quando recebe um novo roteiro? 
Fafá Rennó: Eu leio o roteiro uma 3x pelo menos durante a semana que recebi. Depois eu esqueço e vou fazer outras coisas. Depois volto e leio mais. Então, na minha cabeça já começa a soprar inspirações e “vozes” possíveis desse esboço de persona. Aí eu aguardo para ler com as outras pessoas do elenco, com a direção, com a produção... tento estar o mais aberta possível para ser permeada pelas outras vozes de fora... e vou me colocando aos poucos junto com esse todo que é parte da história. Muito raro eu chegar com algo totalmente fechado e pronto. Até porque acredito que o encontro proporciona mudanças e elas são bem-vindas! 

Bruna Jones: Diversos de seus projetos são mais encaminhados para o público infanto- juvenil. Inclusive uma de suas personagens mais atuais é a "Dona Cebola" da "Turma da Mônica". Como é para você poder representar uma personagem que fez e ainda faz parte da vida de tantas crianças?
Fafá Rennó: FELICIDADE! Eu amo trabalhar para esse público infanto-juvenil. E poder dar vida a uma personagem do universo do Maurício de Souza é um presente. Eu aprendi a ler com a Turma da Mônica. Eu amava chegar nas férias e comprar o “Almanacão de férias da Turma da Mônica”. E hoje eu ser a primeira Dona Cebola do primeiro filme da história a dar vida aos personagens que passam por gerações com o aval do Pai de todos... é FELICIDADE!!! E por isso agradeço imensamente!!! 

Bruna Jones: Inclusive tivemos a boa noticia de que a "Turma da Mônica" vai deixar de ser apenas uma franquia nos cinemas e também entrará para o universo das séries. Você pode adiantar alguma coisa pra gente sobre isso? 
Fafá Rennó: Infelizmente eu não posso falar nada... Desculpa! 

Bruna Jones: Entre os seus projetos de trabalho, boa parte deles é voltado para o humor ou para o público mais jovem, você diria que esse é o gênero que mais te agrada no trabalho? 
Fafá Rennó: Eu gosto de trabalhar. A vida tem me levado mais para esse lado e faço com muito amor. Mas eu não tenho algo fixo. Gosto de transitar entre as possibilidades e os temas e os gêneros. Humor, Drama, Adulto, Infantil... Quero contar boas histórias. Quero me comunicar e tocar pessoas. Quero encontrar desafios e boas trocas. O caminho está a frente e vou indo conforme ele vai se apresentando.


Bruna Jones: Além de atuar, você também é professora e preparadora de atores. Como é para você poder retribuir um pouco para o ensinamento de uma próxima geração de profissionais?
Fafá Rennó: Tenho muito prazer em dar aulas, fazer preparação. É uma forma de também estudar e rever e aprender. Não é uma via única! Quem ensina também aprende muito. Cada turma trás desafios e questões. Cada aluno tem um universo particular que se coloca e traz novas visões e possibilidades. É preciso estar atenta e aberta para ensinar. Verdades absolutas são perigosas! Estamos em constante estado de aprendizagem. Enquanto estivermos vivos, estamos aprendendo algo! E isso é maravilhoso. 

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, nós estamos conseguindo retomar a nossa vida social e profissional, não é mesmo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e novidades surgem... Tem algo novo vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Fafá Rennó: Tem sim. Eu estou fazendo parte de um grupo de atrizes que se chama Extra! Ordinárias que está se apresentando todas as quarta-feiras no Clube Barbixas de comédia. São esquetes de humor e está sendo uma delícia fazer parte desse coletivo 100% feminino. Fora isso tem outras coisas por vir... Aguardemos!!! RS... 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Quero agradecer a cada pessoa que vem curtindo meu caminho. Meu desejo é criar pontes e poder fazer pensar e tocar as pessoas; seja com o riso ou com o choro. A função da arte, como um todo, é fundamental para que possamos repensar nosso tempo, nossa vida, nossa existência, nossa humanidade. Por mais que digam que nós, artistas, não somos necessários... (quem diz isso é incapaz em tudo.) nós somos afeto! E a verdadeira revolução é pelo afeto. Afeto em todos os sentidos dessa palavra. Então, obrigada. Obrigada por me afetarem e por se deixarem afetar pela minha arte! Obrigada. Sigamos, atentos e fortes! Tudo é divino e maravilhoso. E sempre terá algo de maravilhoso acontecendo em algum lugar com alguém. Pensar nisso gera uma esperança... Vai passar! Tudo vai passar." e se você quiser continuar acompanhando ela nas redes, ela também avisa: "Bom, para quem quiser saber das novidades, temporadas, dicas e etc... basta ir lá no @fafarenno no instagram. Eu sempre estou por lá dando a letra. Obrigada a todes!"


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário