terça-feira, 6 de maio de 2014

Bruna Entrevista: 3x09 - Nico Puig


Olá pessoal, chegou aquele dia bacana em que eu trago para vocês, um artista para conversar um pouco sobre sua carreira! E desta vez, quem vem aqui é uma das pessoas mais educadas e atenciosa que eu já tive o prazer de entrevistar, o ator Nico Puig. Além de falar sobre sua carreira, ele conta também, um pouco sobre sua experiencia no "Aprendiz - Celebridades" da Record e mais, manda exclusivamente sua carta de despedida do reality show, então vem gente! Corre que essa semana está incrível.

Bruna Jones: A maioria dos personagens que você interpretou, foram os grandes vilões das tramas. Como é em relação ao público?
Nico Puig: De fato tenho um histórico profissional nestes meus 20 anos de atuação, bem diversificado, mas com um numero maior de vilões... Não faço restrições nos meus personagens, desde que acredite que possa fazer meu melhor... Mas fazer os "malditos" me fazem trabalhar mais meus sub-textos... Buscar ser, diferente de mim, mais facetado, ardiloso e cheio de malicia e maldades que venho a achar pertinente para essas "figuras" que existem e nos rodeiam numa sociedade cada vez mais voraz e competitiva... Sendo assim um privilegio meu poder SER e ESTAR vilão nos meus trabalhos.

Bruna Jones: Qual o seu ritual de preparo para compor um personagem?
Nico Puig: Minhas personagens são "montadas" em um briefing que me é passado pelo Autor... Pelas expectativas do meu Diretor... E claro por tudo aquilo que acho que compete a personagem... Sua vida, seus objetivos na trama, sua personalidade... Busco em livros e filmes dados coerentes e faço minha pesquisa "caseira" lembrando de pessoas que pude estar próximo, mesmo que por pouco tempo... Entender oque nos leva a buscar o nosso pior, contradizendo o que de melhor temos... Sair da zona habitual.

Bruna Jones: Qual foi o personagem mais difícil que você já interpretou?
Nico Puig: A personagem mais difícil na minha vida sempre é a ultima realizada, rsrs... Sempre foi assim... No meu ultimo trabalho no teatro fiz um soldado desertor nazista, que buscava em um cabaret burlesko sua real essência de vida... Sempre o que nos parece fácil se torna por momentos o mais difícil... E assim foi... Tive que fazer sotaque alemão... Cantar e dançar em 3 línguas diferentes (Inglês, Frances e Espanhol) e me sentir seguro em cena , no palco com colegas que já habitualmente faziam musicais... Foi difícil, mas meu empenho foi compensado mediante criticas elogiosas que diziam: Nico Puig uma grata surpresa para futuros musicais.


Bruna Jones: E neste ano, vamos te ver no filme “Desalmados”, pode contar um pouco sobre a trama dele? 
Nico Puig: Neste ano esta "prometido" o filme Desalmados... Mas não depende de mim sua estreia, mas sim de toda uma equipe que esta correndo atrás do "desenrolar burocrático" que nos rodea produções desta grandeza. Também estou ansioso para ver o resultado, rsrs...

Bruna Jones: E o que podemos esperar do seu personagem neste longa? É mais um vilão, estou certa?
Nico Puig: Rex, será um policial que pós-guerra se vê na condição de ter que se defender de forma questionável... Abrindo espaço para julgamentos externos e tomando atitudes típicas de quem esta no comando diante de tal apocalipse...

Bruna Jones: A preparação para um longa metragem é diferente da de uma novela?
Nico Puig: Sempre é diferente a preparação de um trabalho para o outro, sejam lá o que for... Teatro, tv e cinema tem uma linguagem cênica, mas são distintos... E mudam ainda mais mediante diretores, autores, enfim... Cada caso um caso.


Bruna Jones: No ano passado, você esteve no clipe musical “Rebirth” da Joe Welch, como foi para você estrelar um clipe?
Nico Puig: Fazer o Clip da Joe, minha amiga talentosa foi o máximo!! Porque além de amiga que admiro, sempre tive enorme respeito pela cantora, mesmo antes de conhece-la... Linda e de uma voz potente, me senti honrado pelo convite, e fiz questão de facilitar no que fosse necessário minha participação; Além de amar a musica adorei estar junto dela.


Bruna Jones: Neste clipe podemos ver que você fez algumas tatuagens. Poderia contar a história delas?
Nico Puig: Sempre quis fazer tattos, mas me segurei até os 33 anos... Passada a idade de Cristo, me permiti a faze-las sem a menos culpa, ainda mais hoje que se tem make especializado para camuflar... A primeira foi uma tatuadora que fez nas minhas costas, uma imagem de Netuno; Sempre gostei de imagens da mitologia e Posseidon sempre esteve no meu imaginário... A segunda foi uma imagem de São Jorge (tirada de uma moeda francesa) foi feita na minha coxa esquerda e tem um significado muito forte, levando em conta eu ser tido como filho de Ogum... São Jorge, meu Pai. A terceira foi na lateral direita do meu abdômen, e nem preciso dizer que a mais dolorida delas... Todos sabem que esta é uma área delicada por estar próximo aos órgãos internos... Mas valeu a pena faze-la... Foi uma homenagem ao meu falecido Pai Puigão... Era assim que nossos amigos o chamavam... Pela sua força e generosidade... Ele mesmo esculpi-o numa madeira a imagem de um Deus da guerra no ano de 1972... Portanto ano em que nasci... Cresci vendo aquele quadro de madeira e lembro de sempre admira-lo por ser um centauro alado... Meio homem - meio cavalo com asas... Não só pelo fato de ter sido feito no ano em que nasci, mas mediante o falecimento de meu pai, senti uma ligação com aquela figura ainda maior... Como se eu buscasse ser tão forte quanto um cavalo, mas com a inteligência humana e associado a aquelas asas que me dariam a devida liberdade de ser e buscar oque me fosse melhor... Assim fiz a tatuagem... Tenho outras menores, mas de igual importância, como a ancora em meu dedo indicador, na mão direita... Seu significado é aquele que deu a volta ao mundo e retorna vivo e lucido... Por isto muito usada nos marinheiros.


Bruna Jones: Muitos dos homens que posaram nu para a revista, alguns anos depois acabam se arrependendo, seja pela exposição ou por perda de futuros trabalhos. E você? Arrepende-se?
Nico Puig: Arrependo-me das coisas que deixei de fazer... Mas não quero voltar a fazer outras por respeito a uma sociedade ainda em desenvolvimento humano, moral e social... Respeito para ser respeitado, e ainda assim sou julgado equivocadamente com falsos moralistas que crucificam os bons e absolvem os demais. 

Bruna Jones: Na época que a Casa dos Artistas fazia sucesso no SBT, seu nome chegou a ser especulado pela mídia. Chegou a acontecer algum convite do Silvio Santos? Você toparia participar de um reality show de confinamento?
Nico Puig: De fato fui convidado, não pelo Silvio, não tive esta honra, mas foi melhor assim... Seria uma "pressão" ter que negar a um pedido dele... Fui chamado também para A Fazenda, que apesar de não ter nada contra, não seria minha prioridade em nenhum momento... Respeito muito e admiro os que fizeram, mas eu mesmo não conseguiria... Gosto de prestigiar eventualmente assistindo, mas não acompanho diariamente... Deixei para os que realmente pudessem se interessar...


Bruna Jones: Você participou da primeira edição do “Aprendiz – Celebridades”, quais foram às dificuldades que você encontrou no programa?
Nico Puig: Minhas maiores dificuldades no pouco tempo em que estive confinado fora: Aceitar a postura profissional da Equipe de Produção... Aonde não podíamos conversar com eles, nem criar "laços" de uma possível amizade... Mas com o tempo percebi que nada era pessoal e sim normas do jogo que obrigavam a eles serem unicamente profissionais... Tenho certo que fora deste ambiente de trabalho eles tendem a ser pessoas maravilhosas e de ótimo papo em uma mesa de bar... Respeito.

Bruna Jones: Acredita que se tivesse feito algo de diferente, poderia ter ido mais longe na competição, ou está satisfeito com sua participação?
Nico Puig: Acredito no resultado que me foi dado... O Roberto é o que é por conta de ser ele um homem de alta percepção imediata em relação aos que o cercam... Ainda mais com o apoio de 2 pessoas incríveis, como O Caca, Senhor Diretor, e do Renato, figura de credito junto ao Sebrae... Eles melhores do que ninguém sabem oque pode dar o tão esperado retorno para o Programa... E eu não sou a personagem que a TV vendeu estes anos todos... Sou o oposto delas... Não sou o Bad Boy nem nenhum outro... Sou o Luís Nicolau Scumann Puig, de coração grande e sentimental sim!!! Não me vejo como perdedor... A não ser neste jogo do Aprendiz Celebridades... Porque na minha vida me considero vitorioso!!! Sou o caçula de 4 , e o primeiro a sair de casa, com apenas 15 anos, me tornei Ator reconhecido sem ajuda de ninguém a não ser pelo meu esforço... Nunca pedi dinheiro para meus pais ou irmãos e hoje tenho meu segundo trabalho como Designer - com inúmeras matérias reconhecendo meu potencial... Vivo plenamente minhas realizações e lido bem com minhas frustrações... Portanto sou Vencedor da minha luta em particular... e nada nem ninguém me tira este credito. 

Bruna Jones: Qual a avaliação que você faz do apresentador, Roberto Justus?
Nico Puig: Roberto Justus sempre foi um nome bem falado em minha casa... Meu pai era Diretor de uma Multinacional e meus irmãos seguem sua cartilha... Como não ter respeito por um Publicitário, Empresário, Comunicador, Escritor e também Cantor? Sempre em busca de se aprimorar, de se superar, de mostrar a nos todos que devemos sempre ir em busca do que nos faz feliz e com reconhecimento... ADMIRO E RESPEITO muito, mesmo depois de minha demissão... Assim como respeito à opinião de seus Conselheiros e também dos meus Oponentes ate então...


Bruna Jones: E além do longa que estreia esse ano, o que mais podemos ficar aguardando? Quais são seus planos?
Nico Puig: Para este ano tenho projetos em andamento, tanto como Ator como Designer... Mas aberto a outras possibilidades... Estou cheio de energia para que venha oque for melhor para mim...

E antes de finalizar, ele mandou um recadinho para os fãs e também a sua carta de despedida de "O Aprendiz - Celebridades", confira na integra!

"Deixo meu muito obrigado para todos aqueles que torceram e ainda irão torcer pelo sucesso do Programa e para mim também... Sempre... E aproveito para divulgar meus mais sinceros agradecimentos e despedida de minha participação neste reality... Segue minha mensagem de finalização:

Aprendiz da vida...

Pouco antes de ser "confinado" assistia ao quadro: “Além do Peso”, do Programa da Tarde, aonde um de seus participantes, de forma muito generosa, dividia com o público sua angustia em revelar detalhes de suas dúvidas pessoais... Naquele momento me tocou sua coragem em expor sua intimidade num reality... Assim como eu, ele entrou no programa a fim de vencer seus próprios medos... E corajosamente também chorou em um reality... Porém com algumas diferenças: Ele querendo perder o excesso de peso e eu querendo ganhar mais experiência... Ele aprendendo a lutar para ser aceito, eu para aprender a aceitar o que me foi apresentado... Passada a minha demissão, fui convidado pelo Programa da Tarde para falar a respeito da minha saída, e no camarim encontro com aquele que me mostrou ser forte e saber ter a coragem de se posicionar de frente a adversidade que nos cerca na vida e nos programas de reality... Parei... Olhei nos olhos dele e passei minhas palavras de força: Nesta vida, devemos correr atrás do que nos faz feliz!!! Mal sabia ele que o que eu lhe disse eram palavras que se refletiam a mim também... Aquela sensação de querer ensinar e se dar conta que no mesmo momento estamos aprendendo... Afinal, ambos disputávamos a sensação de sermos vitoriosos... Independente de prêmios almejados, buscávamos algo maior, melhor, do que ganhos materiais... Buscávamos nos sentir vencedores de nossas lutas pessoais...

Volto para casa, mexido com tudo que se passou nestes últimos dias... Que me consumiram noites, mas que em uma tarde se fez suficiente para entender o que a vida nos presenteou... Foi quando tomei conhecimento da carta enviada pelo padrasto de Portugal ao meu candidato na disputa do Além do Peso... E como um bom aprendiz, entendi que apesar de tudo, da demissão a dor e incompreensão... A vida nos presenteou da melhor forma... E ela continua... Sempre em frente... E que nada nela mudou de fato... Segue as palavras do Pai "Padrasto"... E faço as dele, as minhas... Respeitosamente me apoio ao conforto delas... Sabias em sua simplicidade, mas de uma inteligência impar em nos mostrar que a vida continua...

"The Day After”

Acordei hoje de manhã com aquela sensação de que algo tinha mudado. Aí comecei a tomar atenção a tudo o que me rodeava tentando perceber o que mudou.
Levantei a pessoa que amo continua ali do meu lado, estava dormindo serenamente como todas as manhãs acontece, olhei para fora e continuava o mesmo tempo ruim que tem estado, liguei a TV, e como habitualmente, as notícias sobre os mesmos temas: crise, crise e mais crise... O meu Porto levou 4 do Sevilha, coisa que já nem me importa, enfim... Entrei no banho, a água continua a correr, felizmente quente, sim porque ainda está frio, mas aquela sensação de que algo tinha mudado continuava.
Saí, como sempre, problemas para abrir a garagem. No caminho para o trabalho, as mesmas caras de sono, o mesmo trânsito. Que raio, mas que foi que mudou?
Os meus filhos? Não! Com eles está tudo bem, então só podem ser os nossos filhos no Brasil. Vamos ver: a Lálá, felizmente está bem de saúde, o Neto, esse aí vai levando a vida com o filhote e a paixão dele, o Lipe, continua a perder peso, com as suas ansiedades e medos dele. Felizmente com nossos filhos de um lado e do outro do Atlântico não é.
Bom, no final de contas, a terra continua a girar, as pessoas continuam na sua vida, continuam as guerras…
Independentemente da cor, credo, opções sejam elas sexuais, políticas ou religiosas, os amigos verdadeiros continuam ali firmes do nosso lado nos apoiando, a família, aquela família que verdadeiramente nos ama e nos diz alguma coisa, continua ali do nosso lado nos dando aquele conforto, aquele carinho, e aquele puxão de orelhas quando necessário. Por isso analisando friamente as coisas, afinal que raio mudou de ontem para hoje? O quê?
Já sei! NADA!!!
Para mim e para a mãe, continuas a ser o mesmo ser maravilhoso, divertido, empenhado em perder peso, que resolveu dar um safanão na sua vida.
Por isso, meu rapaz, aceita o conselho de um doido: “FAZ O FAVOR DE SER FELIZ!”.

E assim, eu Nico Puig concluo:

Obrigado "Padrasto" de Portugal... E tenho certo que mesmo não tendo aqui, agora meu Pai... Ele teria feito também de suas palavras as dele em relação a mim... se me permite... Obrigado Pai pelas palavras que qualquer filho gostaria de ouvir... Te amo, me amo, sem nem mesmo saber quem és ou quem sou... Porque sempre temos que nos descobrir para sermos descobertos.

Me despeço deixando meus mais sinceros agradecimentos as inúmeras mensagens de carinho, força e afeto por parte de todos aqueles que me apoiaram neste sonho... NICO PUIG, Eterno Aprendiz ..."


E ai galera, gostaram? Eu espero que sim, já que eu AMEI! Certamente essa entrevista entra para a história do blog como uma das melhores coisas que já aconteceu por aqui! Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista, aguardem! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

2 comentários: