Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje possui uma longa carreira de sucesso na nossa televisão, cinema e teatro, estou falando do ator Daniel Granieri. Convidamos ele para saber um pouco mais sobre a sua trajetória e também para conferir algumas curiosidades que aconteceram ao longo desses anos, vem conferir!
Bruna Jones: Você possui uma longa carreira de muito sucesso no nosso cenário artístico, principalmente no teatro e no cinema, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar? Qual foi o seu primeiro contato com o mundo artístico e o que te motivou a buscar uma carreira como ator?
Daniel Granieri: Eu tinha 14 anos meus tios Flávio e Miriam me levaram pela 1a vez ao teatro, isso foi em 1992 e o primeiro contato foi em uma peça de Ronald Golias onde ele interpretava o "Bronco". Grande comediante Golias acompanhado de um elenco genial com Nair Belo e Ranata Fronzi, fazia os teatros da Rua Rui Barbosa no Bexiga em São Paulo vir abaixo de tantas risadas e alegria. Me marcou como os atores e a plateia trocavam durante o espetáculo, tinha um espaço claro para a improvisação e aquilo criava uma energia incrível, lembro também da sensação coletiva de bem estar com tantas gargalhadas e risadas de todo público. Acho que esse foi o momento que me apaixonei pela atuação, a comédia e o teatro mas vale dizer que aos 12 anos trabalhei em uma vídeo locadora por um ano e assistia filmes diariamente, foi nessa época em 1990, sinto que já estava apaixonado pelo Cinema a 7a arte ✨ O que me motivou a ser ator, foi após uma viagem pela costa brasileira passando pela primeira vez na Bahia estado que amo e mudou minha vida. Foi lá entre o Espírito Santo e a Bahia de todos os santos ao conviver com muitos artistas e ao poder ver muitas pessoas vivendo vidas alternativas e felizes, lá tive a certeza que tinha que buscar uma práxis na arte. Foi nesse retorno que comecei a estudar teatro, logo desisti da faculdade de direito e ao ver na arte uma opção viável de transformação social e um lugar onde poderia evoluir como individuo e colaborar positivamente na sociedade junto com uma alegria de atuar, uma curiosidade incessante para aprender a arte do ator, senti que podia sonhar e viver como Ator. Também sinto que logo nos primeiros ensaios, aulas e treinos reconheci minha turma, um pessoal cabeça aberta que tinha seu grito, suas questões e antes de tudo muita vontade de mudar o mundo através da arte. Quando percebi já em 1999 meu primeiro ano como profissional, já estava em cartaz, tinha meu DRT provisório, fazia parte de cias e grupos de teatro e começava a filmar filmes e comerciais. Sem perceber fazia parte da retomada da cultura após a crise no governo Collor. Isso tudo junto com o apoio de meus pais ajudou a decidir que era isso que eu devia fazer. Aprender a ser o melhor ator possível e não desistir dos meus sonhos. Mas com um detalhe, essa profissão teria que pagar minhas contas.
Bruna Jones: As pessoas possuem a ideia errada sobre uma carreira artística, de que tudo acontece com muita facilidade e sem muito trabalho pesado, mas sabemos que é uma carreira muito difícil, principalmente no Brasil. Quais foram as principais dificuldades que você encontrou pelo caminho até conseguir se firmar na área?
Daniel Granieri: Nossa foram muitos altos e baixos até entender esse ofício. Uma das primeiras dificuldades é conseguir pagar os estudos para se formar como ator, ainda mais em inicio de carreira onde ganhamos menos ou nem se recebe nada. A competição também é muito grande e não basta ser bom temos que ser excelentes e muitas vezes mesmo assim vamos ouvir muitos nãos. Aos poucos fui entendendo que uma aprovação envolve muitos fatores que não controlamos mas meu profissionalismo e expertise esta na minha mão e sigo acreditando nisso como ferramenta para me manter bem e atualizado como ator e profissional.
Bruna Jones: Com o seu trabalho você teve a oportunidade de viajar e trabalhar em diversos países diferentes, como Itália e Espanha. Como foi para você ter essa experiência de levar um pouco de nossa cultura para fora?
Daniel Granieri: Amo viajar e conhecer novas culturas, o trabalho como ator me possibilitou viajar e conhecer novos países e me especializar em outras linguagens como ator. Desde pequeno sempre acreditei que podemos aprender muito com o estrangeiro e diferente do nosso. E assim sempre aprendi muito com os mestres e colegas que conheci fora do Brasil e também acredito que por onde passei deixei sempre uma impressão interessante com muito amor, alegria e claro persistência para crescer, espero ter deixado um pouco de nossa cultura e jeito de ser ator, acho que ficou uma linda troca ao me relacionar com os artistas internacionais que conheci e assim pude deixar um pouco de nossa visão e olhar ao interpretar as peças e roteiros que encontrei em outras culturas e nos 5 países que trabalhei como ator. Brasil, Espanha, Itália, Uruguai e Estados Unidos. Que venham mais e que a troca seja sempre cheia de luz e aprendizados.
Bruna Jones: A gente sabe que o teatro costuma ser um pouco mais imprevisível, uma vez que não tem como pausar e refazer uma cena quando algo dá errado, você acredita que por isso, todo ator deveria ter em seu currículo algumas peças teatrais para ter uma interpretação mais sólida em outros tipos de mídia?
Daniel Granieri: No Brasil acredito que é bom principalmente no inicio o ator/atriz atuar em todas linguagens cênicas que puder. Tanto para experimentar a área que gosta e que se sente bem quanto para conseguir sobreviver nesse mercado tão competitivo. O teatro sempre será a base, a raiz do trabalho do ator e respondendo sua pergunta, acredito sim que o teatro traz uma solidez e maturidade para os atores quando estão no áudio visual por exemplo mas há que se entender que também temos muito que aprender no trabalho com as câmeras e dentro dos sets. Gosto do ator que encara todas linguagens sempre em busca da prática com excelência.
Bruna Jones: Aliás, falando da imprevisibilidade do teatro, já aconteceu alguma coisa inusitada com você no palco, ou que tenha sido engraçado e que você não soube como reagir ou teve que improvisar de alguma maneira?
Daniel Granieri: Sim algumas vezes mas a que me mais me marcou foi em uma apresentação da Marvel no Maracanazinho para 8.000 pessoas, de repente uma parte do cenário começou a pegar fogo, eu em cena percebi que algo estava bem errado e de improviso assoprei forte o fogo e apaguei com pose heroica para o público mas com uma cumplicidade onde sabíamos que aquilo aconteceu ali naquele momento. À plateia veio abaixo aplaudindo e comemorando. O público ama o erro que é de improviso salvo em cena.
Bruna Jones: Ao longo da sua carreira você teve a oportunidade de interpretar diversos tipos de personagens diferentes, inclusive dar vida ao Cazuza no "Por Toda a Minha Vida" da Globo. Entre esses personagens, tem algum que tenha sido mais difícil na hora de compor ou de se relacionar com o material disponível?
Daniel Granieri: Todos personagens foram muito desafiadores mas como vc citou acima, interpretar o Cazuza foi meu maior desafio, um artista genial, grande poeta e um ser humano de uma complexidade incrível, amado por todo Brasil. Acredito que a cena que Cazuza descobre que é hiv positivo, onde ele tem uma crise na praia foi muito difícil de realizar e depois a cena que ele encontra os pais que já sabem da noticia também foi bem difícil. Ambas cenas estão no especial, que acabou sendo indicado ao Emmy de melhor programa de arte de 2009
Bruna Jones: Inclusive, como costuma ser o seu processo criativo quando está se preparando para um novo personagem? Tem algum tipo de "ritual" que você busca ter antes de começar a interpretar?
Daniel Granieri: Não tenho nenhum ritual mas trabalho com muitas técnicas e aquecimentos que aprendi durante minha história. Estudei no Studio Stella Adler em Nova York e sigo a técnica Adler de realismo moderno, também aprendi no cpt com o mestre Antunes Filho a técnica do "falso naturalismo" que também uso no meu trabalho. Cada caso pedi um tipo de atuação e tento estar sempre com o maior número de ferramentas para estar presente e vivo em cena.
Bruna Jones: Ainda sobre os personagens que você já fez, como eu disse, você tem diversos em seu currículo, mas ainda assim, tem algum tipo de personagem que você ainda não teve a chance de fazer, mas que adoraria fazer?
Daniel Granieri: Gostaria de fazer um guru ou medium algo assim, também tenho vontade de fazer mais personagens de época e estou com saudades de viver uma história de amor verdadeiro.
Bruna Jones: Hoje em dia a televisão está girando bastante em torno de realities, seja de confinamento, ou de dança e até mesmo de sobrevivência, dito isso, se você fosse convidado para algum tipo de programa como esses, você participaria?
Daniel Granieri: Acho que em realities de confinamento não aceitaria. Os de dança acho que iria sim e de sobrevivência iria depender da minha condição física atual, talvez encararia sim.
Bruna Jones: Felizmente esse ano a gente está conseguindo retomar nossa vida pessoal e profissional, após longos anos de adiamentos, dito isso, tem novidades vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Daniel Granieri: Sim. Recentemente dirigi a peça Saltimbancos de Chico Buarque com quase 100 crianças no sul da Bahia e atualmente estou dirigindo 4 curtas de cinema mudo pela Academia International de Cinema de São Paulo. Como ator espero em breve fechar algum personagem bem bacana no audiovisual e no fim do ano estarei estudando novas técnicas no Ecole Phillipe Gaulier na França.
Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Acreditem sempre nos seus sonhos e tomem atitudes para que eles se realizem. Busquem sempre seu propósito na vida e solte seu grito. Nunca abra mão dos seus valores e lembre de aproveitar sua caminhada nessa vida. Ah e não esqueça que se o que estiver entre nós for amor e sonho o sucesso já aconteceu." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele, basta procurar nas redes sociais. No Instagram é @danielgranieriator, no YouTube é só clicar AQUI e no Facebook é Daniel Granieri. Já para contatos profissionais, podem buscar seus trabalhos no site do Elenco Digital AQUI ou então enviar um e-mail para granieriator@gmail.com, beleza?
Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário