terça-feira, 25 de abril de 2017

Bruna Entrevista: 6x18 - Renato Scarpin


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um querido ator que fez parte de diversos projetos dos quais nós amamos, estou falando do querido Renato Scarpin, que aceitou vir aqui compartilhar um pouco de suas experiências com a gente, vem conferir comigo!

Bruna Jones: O que te interessou na carreira de ator e o que lhe motivou a seguir neste caminho? Quais foram os maiores desafios do inicio da sua carreira?
Renato Scarpin: Eu sou formado em engenharia civil. Mas durante quase toda a minha vida fui escoteiro. Lá, fazíamos pequenas esquetes nos acampamentos e eu adorava. Na escola escolhi teatro como aulas de artes. Mas só depois que me formei engenheiro, quis fazer um curso de teatro para saber qual era. Em 3 meses descobri que aquilo era a minha verdadeira vocação. Na verdade até hoje acho que quis ser ator, porque quando era criança queria ser padre!!! rs... O preconceito foi a principal dificuldade. Era engenheiro, trabalhava com caminhão. Pra classe artística eu era apenas um rapaz bonitão, hétero que não ia a lugar algum. rs...

Bruna Jones: Quais eram os seus maiores exemplos de carreira, no inicio da sua?
Renato Scarpin: Os artistas mais experientes de Curitiba. Aos poucos fui conhecendo histórias de atores de cinema e da televisão. Sempre fui fã do Jack Lemom...


Bruna Jones: Ao longo dos anos você teve a oportunidade de interpretar diversos personagens diferentes, seja em novela, teatro ou cinema. Tem algum pelo qual você sente mais carinho?
Renato Scarpin: Todas as personagens são parte da gente, logo o carinho é igual, como com os filhos hahahaha...  Mas o Joaquim de "Um Só Coração", foi a personagem que me projetou para o Brasil e ele lógico tem um peso especial. Mas amei fazer vários personagens. Dr. Rodovalho e o Paulo Leminiski (um dos meus mais queridos rs...) são bons exemplos de um carinho especial de personagens do teatro.

Bruna Jones: Existe algum personagem que você ainda não tenha interpretado e que você gostaria de fazer? E qual foi o mais difícil que você já interpretou? 
Renato Scarpin: Vários. Um dos meus sonhos é fazer o John Proctor da peça "As Bruxas de Salém"... Não sei dizer qual foi o mais difícil... Talvez o Padre Emiliano na novela "Amigas e Rivais" do SBT. Pelo ritmo das falas e as inúmeras citações bíblicas... hahaha... Mas no teatro o Dr. Eduardo no "Trair e Coçar" meu deu um bom trabalho também... rs...  

Bruna Jones: Como é o seu processo criativo na hora que recebe um novo projeto e vai compor as características de um novo personagem?
Renato Scarpin: Eu sou um ator que estuda demais o texto. Acho todas ou pelo menos a maioria das informações estão no texto. Quando sinto que não estou ou não entendi 100% a personagem, parto para um laboratório mais específico. Mais leio muito sobre tudo que envolve o universo em que a personagem está inserida.


Bruna Jones: Você acredita que com o passar dos anos, você acaba ficando mais seguro como ator?
Renato Scarpin: Seguro não. Nunca. Mais rápido pra entender o todo de um processo. Um ator completamente seguro certamente estará fazendo errado ou está na canastrice...

Bruna Jones: Hoje em dia as pessoas buscam uma carreira artística mais pelo glamour e status social do que pela arte. Você acredita que essas pessoas conseguem ir longe mesmo sem o talento e os estudos necessários?
Renato Scarpin: Acho que conseguem até mais coisas que atores que lutam, que estudam e que ralam. Mas é por pouco tempo. É uma questão de tempo para serem esquecidos. Quem entra nessa profissão pelo status tem vida curta. Pode até fazer uma ou outra coisa de projeção, mas fica nisso. As pessoas que entram pelo status e no meio do caminho percebem o quanto é difícil e necessário estudar e se enveredam por esse caminho, acabam se estabelecendo.

Bruna Jones: Falando sobre fama instantânea, reality show também é outro seguimento bem popular nesses últimos anos. O que você acha? Se fosse convidado para algum, aceitaria a exposição e o confinamento?
Renato Scarpin: Já fui cogitado pra um. Mas não me interessei muito e acabou que o convite não veio. Hoje não iria mesmo... A não ser que me pagassem muuuiiiiiitoooooo $$ hahahaha... Como isso não acontece, não iria.


Bruna Jones: Tem alguma novidade que você pode adiantar para a gente?
Renato Scarpin: Estou no "Trair e Coçar" que fica em cartaz em SP de sexta a domingo no Ruth Escobar. É possível que faça num dia de semana uma comédia muito louca chamada "Quarteto em Rir Maior" no segundo semestre. Estreará na semana que vem uma websérie de 8 capítulos chamada "País do Futuro", no canal Humores Urbanos. Depois virão mais 2 séries nesse canal. No segundo semestre talvez o "Trair e Coçar" faça viagens pelo Brasil. Ainda não está fechado. Vou fazer um longa também no segundo semestre. Mas ainda não sei se posso divulgar... E deve vir uma novidade sobre o meu solo de humor "Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca", o qual fiquei 8 anos ininterruptos em cartaz. Mas ainda em fase de negociações. E devo começar a produção de um longa metragem de minha autoria até o fim do ano. Por fim, um texto meu deve estrear no segundo semestre também. Ufa... Mas quero mais trabalho!!! hahahaha...

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Foi um prazer participar do blog e agradeço muito a oportunidade. Espero que tenham gostado. E se eu pudesse dar um conselho, vão mais a teatro. Teatro é legal. É divertido, emocionante e vale muito a pena." e para quem quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, também tem um recadinho: "Se quiserem saber das promoções das peças e/ou outras novidades, sigam no Instagran e no Twitter, ambos: @renatoscarpin Se quiserem fiquem à vontade para visitar a pagina do @engolindosapo no face.", beleza?

Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Um comentário: