terça-feira, 25 de abril de 2017

Bruna Entrevista: 6x18 - Renato Scarpin


Olá minha querida gente, tudo bom? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista bacana aqui no blog. E o convidado do blog da vez, é o ator Renato Scarpin, que é um ser queridíssimo que já participou de dezenas de peças de teatro, vários filmes desse nosso cinema que só cresce, além de ter passado pelas principais emissoras daqui do Brasil, entre novelas e seriados. Já deu pra vocês ficarem bem interessados na conversa que nós tivemos, não é mesmo? Pois então, venham comigo!

Bruna Jones: O que te interessou na carreira de ator e o que lhe motivou a seguir neste caminho?
Renato Scarpin: Eu sou formado em engenharia civil. Mas durante quase toda a minha vida fui escoteiro. Lá, fazíamos pequenas esquetes nos acampamentos e eu adorava. Na escola escolhi teatro como aulas de artes. Mas só depois que me formei engenheiro, quis fazer um curso de teatro para saber qual era. Em 3 meses descobri que aquilo era a minha verdadeira vocação. Na verdade até hoje acho que quis ser ator, porque quando era criança queria ser padre!!! rs...

Bruna Jones: Quais eram os seus maiores exemplos de carreira, no inicio da sua?
Renato Scarpin: Os artistas mais experientes de Curitiba. Aos poucos fui conhecendo histórias de atores de cinema e da televisão. Sempre fui fã do Jack Lemom...


Bruna Jones: Quais foram os maiores desafios do inicio da sua carreira?
Renato Scarpin: O preconceito. Era engenheiro, trabalhava com caminhão. Pra classe artística eu era apenas um rapaz bonitão, hétero que não ia a lugar algum. rs...

Bruna Jones: Ao longo dos anos você teve a oportunidade de interpretar diversos personagens diferentes, seja em novela, teatro ou cinema. Tem algum pelo qual você sente mais carinho?
Renato Scarpin: Todas as personagens são parte da gente, logo o carinho é igual, como com os filhos hahahaha...  Mas o Joaquim de "Um Só Coração", foi a personagem que me projetou para o Brasil e ele lógico tem um peso especial. Mas amei fazer vários personagens. Dr. Rodovalho e o Paulo Leminiski (um dos meus mais queridos rs...) são bons exemplos de um carinho especial de personagens do teatro.

Bruna Jones: Como é o seu processo criativo na hora de compor um novo personagem?
Renato Scarpin: Eu sou um ator que estuda demais o texto. Acho todas ou pelo menos a maioria das informações estão no texto. Quando sinto que não estou ou não entendi 100% a personagem, parto para um laboratório mais específico. Mais leio muito sobre tudo que envolve o universo em que a personagem está inserida.


Bruna Jones: Existe algum personagem que você ainda não tenha interpretado e que você gostaria de fazer?
Renato Scarpin: Vários. Um dos meus sonhos é fazer o John Proctor da peça "As Bruxas de Salém"...
Bruna Jones: Qual foi o personagem ou texto mais difícil que você já teve que interpretar?
Renato Scarpin: Não sei dizer... Talvez o Padre Emiliano na novela "Amigas e Rivais" do SBT. Pelo ritmo das falas e as inúmeras citações bíblicas... hahaha... Mas no teatro o Dr. Eduardo no "Trair e Coçar" meu deu um bom trabalho também... rs...

Bruna Jones: Você acredita que com o passar dos anos, você acaba ficando mais seguro como ator?
Renato Scarpin: Seguro não. Nunca. Mais rápido pra entender o todo de um processo. Um ator completamente seguro certamente estará fazendo errado ou está na canastrice...


Bruna Jones: Hoje em dia as pessoas buscam uma carreira artística mais pelo glamour e status social do que pela arte. Você acredita que essas pessoas conseguem ir longe mesmo sem o talento e os estudos necessários?
Renato Scarpin: Acho que conseguem até mais coisas que atores que lutam, que estudam e que ralam. Mas é por pouco tempo. É uma questão de tempo para serem esquecidos. Quem entra nessa profissão pelo status tem vida curta. Pode até fazer uma ou outra coisa de projeção, mas fica nisso. As pessoas que entram pelo status e no meio do caminho percebem o quanto é difícil e necessário estudar e se enveredam por esse caminho, acabam se estabelecendo.

Bruna Jones: Falando sobre fama instantânea , reality show também é outro seguimento bem popular nesses últimos anos. O que você acha? Se fosse convidado para algum, aceitaria a exposição e o confinamento?
Renato Scarpin: Já fui cogitado pra um. Mas não me interessei muito e acabou que o convite não veio. Hoje não iria mesmo... A não ser que me pagassem muuuiiiiiitoooooo $$ hahahaha... Como isso não acontece, não iria.

Bruna Jones: Tem alguma novidade que você pode adiantar para a gente?
Renato Scarpin: Estou no "Trair e Coçar" que fica em cartaz em SP de sexta a domingo no Ruth Escobar. É possível que faça num dia de semana uma comédia muito louca chamada "Quarteto em Rir Maior" no segundo semestre. Estreará na semana que vem uma websérie de 8 capítulos chamada "País do Futuro", no canal Humores Urbanos. Depois virão mais 2 séries nesse canal. No segundo semestre talvez o "Trair e Coçar" faça viagens pelo Brasil. Ainda não está fechado. Vou fazer um longa também no segundo semestre. Mas ainda não sei se posso divulgar... E deve vir uma novidade sobre o meu solo de humor "Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca", o qual fiquei 8 anos initerruptos em cartaz. Mas ainda em fase de negociações. E devo começar a produção de um longa metragem de minha autoria até o fim do ano. Por fim, um texto meu deve estrear no segundo semestre também. Ufa... Mas quero mais trabalho!!! hahahaha...


Pensam que acabou? Ainda tem um recadinho dele, olha só: "Foi um prazer participar do blog e agradeço muito a oportunidade. Espero que tenham gostado. E se eu pudesse dar um conselho, vão mais a teatro. Teatro é legal. É divertido, emocionante e vale muito a pena."

E para encontrar ele nas redes sociais, também tem um recadinho do próprio: "Se quiserem saber das promoções das peças e/ou outras novidades, sigam no instagran e no twitter, ambos: @renatoscarpin Se quiserem fiquem à vontade para visitar a pagina do @engolindosapo no face."

E eu? Logo mais estarei de volta com uma nova entrevista. Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário: