sexta-feira, 18 de março de 2022

Bruna Entrevista: 11x22 - Duncan Kamakana


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o convidado de hoje é internacional, o que deixa tudo ainda mais divertido... Convidamos o músico Duncan Kamakana para saber um pouco mais de suas experiências na carreira e também falar um pouco da sua participação no "The Voice" americano, onde ele competiu pelo time do Adam Levine. Vem conferir um pouco mais sobre tudo isso!

Bruna Jones: Você é um cantor e compositor de sucesso, mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos voltar ao início de tudo? Como você se interessou pela música e percebeu que gostaria de fazer carreira na área?
Duncan Kamakana: Eu basicamente cresci em uma casa cheia de música. Meu pai era músico de longa data aqui nas ilhas e era bastante conhecido em todo o Havaí. Embora ele fosse mais conhecido como acadêmico e por seu ativismo no movimento de soberania havaiana, várias de suas composições musicais ainda dominavam as ondas de rádio aqui quando eu era criança. Crescer na minha família me mostrou o quão difícil seria seguir uma carreira musical. Dado o sucesso do meu pai em outras áreas importantes de sua vida, isso realmente me fez evitar inicialmente uma carreira musical. Independentemente disso, eu sempre tive um amor intenso pela música. Eu realmente acredito que tirar a pressão de ter uma carreira musical de sucesso fora da equação me permitiu cultivar esse amor pela música e desenvolver um som único que acabou contribuindo para o sucesso que tive. Com o passar dos anos, também descobri que estar no palco é um espaço onde posso sair da minha própria cabeça e deixar minha música falar por mim. Isso me permitiu crescer como pessoa e músico. 

Bruna Jones: O início de uma carreira costuma ser um pouco mais complicado, principalmente para quem busca uma carreira artística, seja por falta de oportunidades ou até por instabilidade financeira... Como foi o início da sua jornada até aqui?
Duncan Kamakana: É difícil apontar o que eu consideraria o início da minha carreira. Como meu pai ainda se apresenta até hoje, ele começou a me puxar para o palco para me apresentar ao lado dele logo depois que eu peguei seriamente uma guitarra. Tenho 34 anos agora e toco na frente de multidões há mais de vinte anos. Enquanto muitos músicos encontram as mesmas barreiras para uma carreira estável, meu maior desafio sempre foi minha falta de vontade de ser o centro das atenções no palco. Pouco depois de me formar no ensino médio, decidi começar a me mudar pelo país. Enquanto eu buscava ativamente outras coisas, consistentemente descobri que a música era o caminho de menor resistência. Isso não quer dizer que eu fui muito bem sucedido financeiramente inicialmente. Ainda assim, uma e outra vez, encontrei-me ganhando mais dinheiro tocando música do que nas outras coisas que estava tentando fazer. Inicialmente, começou como uma forma de me ajudar a pagar para permanecer na escola. Depois de alguns anos, percebi que estava me dedicando muito a coisas que achava muito menos interessantes e nem mesmo mais estáveis ​​do que a carreira musical que construí. Eu tenho sido realmente abençoado por estar sempre cercado por músicos que, na minha opinião, são muito mais talentosos do que eu. Além de meu pai e inúmeros outros, Bailey Matsuda, Gyasi Ross e Ekona Ravey são músicos particulares que têm sido grandes fatores para o meu sucesso em momentos críticos da minha carreira. Ver a maneira como eles abordam o trabalho e principalmente a perseverança necessária para ter sucesso sempre foi incrivelmente inspirador para mim. Cada um deles era o mentor que eu precisava naquele momento. Tive sorte no fato de que, ao contrário de muitos músicos, tive muitas oportunidades de sucesso. Ver outros artistas passarem pela "luta" realmente me leva a aproveitar ao máximo as oportunidades que me foram dadas.

Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco rígido e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma exigir mais de si mesmo quando está compondo ou organizando um projeto artístico? Se sim, como você lida com isso?
Duncan Kamakana: Isso certamente é verdade para mim. Uma das maneiras de controlar minha própria ansiedade ao longo da minha carreira é me preparar demais. Eu certamente sou um perfeccionista na maneira como abordo a performance, e acredito que isso me permitiu realmente proteger a qualidade do que eu coloco no mundo quando se trata de minhas performances. Onde eu realmente espero crescer é "me desapegar" no estúdio. Tive a sorte de trabalhar com artistas incríveis nessa área também. Eu sei que realmente deixar esses produtores de classe mundial me tirarem da minha zona de conforto levará minha música ao próximo nível no futuro. 

Bruna Jones: A vida de músico e compositor é feita de talento, criatividade e inspiração, o que costuma te inspirar na hora de compor? 
Duncan Kamakana: Compor é realmente onde eu espero passar mais tempo na estrada. As músicas que escrevi ao longo dos anos vieram principalmente em momentos que eu fui obrigado a escrever devido a algo que eu estava passando na época. Por essa razão, eu tenho um monte de músicas de separação (lol), mas há pontos em que eu tenho sido muito intencional em minhas composições também. Em 2009, eu morava em Detroit, Michigan, e compunha/apresentava com um grupo chamado Pure N8ive, um grupo de Pop, R&B e Hip Hop que estava realmente procurando construir o sucesso de artistas semelhantes como Bruno Mars, que estavam apenas começando a se tornar nomes familiares na época. Esta foi minha primeira oportunidade real de escrever músicas em diferentes gêneros. Acho que tirei muito dessa experiência, mas ainda é uma área onde não passo tanto tempo quanto deveria. Acho que estou chegando a um ponto da minha vida em que tenho muito mais a dizer sobre o estado do mundo e meu lugar nele, então fique atento. 

Bruna Jones: Há dez anos você participou do "The Voice" que é um sucesso mundial. O que o motivou a se inscrever no programa?
Duncan Kamakana: Minha aparição no The Voice realmente aconteceu por acaso. Há um local de música proeminente em Waikiki que eu costumava tocar uma vez por semana chamado Rumfire. Um dia, recebi uma ligação de última hora para substituir um músico que havia ligado para dizer que estava doente mais cedo naquele dia. Na época, também havia um comercial local para uma rede de hambúrgueres, que me fez fazer uma adaptação de um sucesso local chamado Fish and Poi... Até hoje, ainda sou mais famoso por esse comercial do que o The Voice aqui em as ilhas. Para voltar à história, enquanto eu estava tocando no meu set, notei uma mulher andando do lado de fora. Enquanto ela passava, ela parou em seu caminho e olhou para mim por um momento. Ela então fez seu caminho para o bar, onde ela se sentou olhando para mim nas próximas músicas até eu terminar meu set. Enquanto eu me dirigia ao bar para tomar uma bebida, ela me parou para perguntar se eu era o músico do comercial que ela tinha visto em seu quarto. Quando confirmei que era eu no vídeo, as próximas palavras que saíram de sua boca foram: "você gostaria de estar no The Voice?" Naquele momento, eu pensei que ela estava louca, mas eu a agradeci e lhe dei meu cartão, sem pensar muito nisso. Conversamos um pouco sobre seu trabalho como agente em L.A. e que ela faria algumas ligações para os produtores e deveria esperar uma ligação deles. Para minha surpresa, poucos dias depois, recebi um convite para uma audição privada em Los Angeles, e o resto é história. Se esse agente não estivesse de férias em Waikiki, eu não tivesse dito sim ao comercial um ano antes, ou o outro músico não tivesse ficado doente, eu nunca teria tido essa experiência de mudança de vida.

Bruna Jones: Você acabou competindo pelo time de Adam Levine. O que você acabou aprendendo com ele durante essa jornada? Foi uma boa experiência para você?
Duncan Kamakana: Fazer parte do The Voice, particularmente ser membro do Team Adam, é uma das minhas realizações musicais de maior orgulho. Eu realmente apreciei o breve tempo que passei com Adam, e o que mais tiro da minha experiência com ele é que o sucesso não precisa mudar você como pessoa. Adam era a mesma pessoa para meus companheiros de equipe e para mim, com as câmeras ligadas ou não, e eu sempre apreciarei isso. Enquanto o público só me viu no show por um curto período de tempo, eu realmente passei 2-3 meses em L.A. cercado por algumas centenas dos cantores mais incríveis que eu já tinha visto. Cresci tremendamente como artista nesses poucos meses, em grande parte devido aos incríveis treinadores vocais que eles têm trabalhando nos bastidores e estando cercados por cantores tão talentosos na competição. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, pelo tempo que for necessário, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para ficarem à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar alguma coisa na sua vida para participar do "The Voice"?
Duncan Kamakana: O maior desafio para um programa como The Voice é que você basicamente precisa se mudar para L.A. pela duração do seu tempo no programa. Como um homem solteiro e sem filhos na época, isso não era muito pesado para mim, mas eu sei que era realmente sobre pessoas que tinham famílias em casa que dependiam delas. 

Bruna Jones: Hoje em dia tudo gira em torno das plataformas digitais. Para divulgar seu trabalho, os cantores dependem de veículos de comunicação (T.V., rádio, jornais, internet...). Em que medida você acredita que esses veículos influenciam seu trabalho como artista?
Duncan Kamakana: Coisas como Facebook e Instagram são males necessários, mas acho que também empoderam artistas. Estou confiante de que qualquer sucesso que tive também está ligado ao fato de que nunca comprometi o tipo de artista que quero ser. Toda vez que converso com aspirantes a artistas, imploro a eles que não se preocupem com os tipos de música que são populares no momento. Descubra que tipo de música você ama e é apaixonado e, em seguida, dedique seu tempo para ser o melhor que puder nisso. Se você se concentrar na qualidade da sua música, poderá usar ferramentas como Facebook e Instagram para sair e encontrar seu público. Eu realmente acredito que as pessoas reconhecem a qualidade, independentemente do gênero. Não importa que tipo de arte você produz, existem grupos de pessoas no mundo que gostam disso. Eu sou um grande defensor de ser fiel a si mesmo como artista e deixar as fichas caírem onde elas podem.

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, estamos conseguindo retomar nossa vida social e profissional, certo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e coisas novas vão surgindo... Tem alguma novidade vindo por aí? Algo que você pode compartilhar conosco?
Duncan Kamakana: O projeto que eu mais anseio é mergulhar em algumas gravações com minha família. Por mais que eu goste de me apresentar como solista, meus maiores momentos como músico são quando divido o palco com meu pai e minha irmã. Ambos são artistas incríveis individualmente, e juntos somos capazes de produzir músicas realmente incríveis. Cada um de nós tem um acúmulo de composições que queremos levar para o estúdio juntos para gravar. A partir de agora, estamos apenas montando a equipe de gravação certa e alinhando o financiamento para garantir que possamos produzir o projeto da maneira que imaginamos. 

Bruna Jones: Antes de terminar esta entrevista, não pude deixar de perguntar: Você já esteve no Brasil? Gostaria de nos visitar quando possível?
Duncan Kamakana: Ainda não cheguei ao Brasil, mas certamente está no topo da lista de lugares que desejo visitar e me apresentar. Na verdade, provavelmente ainda tenho parentes distantes de nossa linha Osorio no Brasil de antes de alguns de nossos familiares imigrarem para Havaí. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Quero desejar tudo de bom para você e seus leitores, e se alguém estiver interessado em saber mais sobre mim, as maneiras mais fáceis de me encontrar são através do meu site AQUI, ou no Instagram @duncankamakana." agora eu quero ver todo mundo indo lá conferir, hein????

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário