segunda-feira, 21 de março de 2022

Bruna Entrevista: 11x23 - Kat Robichaud


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a convidada de hoje é internacional, o que deixa tudo ainda mais divertido... Convidamos a cantora Kat Robichaud para saber um pouco mais de suas experiências na carreira e também falar um pouco da sua participação no "The Voice" americano, onde ela competiu pelo time do Cee-Lo. Vem conferir um pouco mais sobre tudo isso!

Bruna Jones: Você é uma cantora e compositora de sucesso, mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos voltar ao começo? Como você se interessou pela música e percebeu que gostaria de fazer carreira na área?
Kat Robichaud: Meu pai me criou com musicais e minha mãe cantava muito para mim quando eu era bebê. Sempre gostei de cantar. Foi até o ensino médio que as pessoas começaram a me dizer que eu tinha uma boa voz. Kitty West, uma cantora folk local da minha cidade natal (Morehead City, Carolina do Norte) me colocou sob suas asas e me deu meus primeiros shows em bares. Ela me disse para ir para a faculdade por segurança, o que fiz, e estudei design gráfico, mas acabei cantando de qualquer maneira. É apenas algo que sempre me fez sentir bem e me trouxe felicidade. 

Bruna Jones: O início de uma carreira costuma ser um pouco mais complicado, principalmente para quem busca uma carreira artística, seja por falta de oportunidades ou até por instabilidade financeira... Como foi o início da sua jornada até aqui?
Kat Robichaud: Comecei em uma banda cover em Raleigh, Carolina do Norte. Pagou as contas da maior parte dos meus 20 anos. Aprendi algumas lições muito valiosas com isso. Mas, no final das contas, isso não me deixava feliz, então desisti e imediatamente tive a oportunidade de entrar no The Voice. A indústria do entretenimento é difícil porque não existe um caminho único ou direto para o sucesso. É verdade que você realmente tem que encontrar seu próprio caminho. Demorei um pouco, mas descobri quando montei meu show, Misfit Cabaret, com meu parceiro Jordan Nathan. É a combinação perfeita de rock and roll, musicais (pelos quais me apaixonei por meu pai) e referências de cinema e tv, dos quais sou cinéfila. 


Bruna Jones: Todo artista costuma ser um pouco rígido e perfeccionista em relação ao seu trabalho, você costuma exigir mais de si mesma quando está compondo ou organizando um projeto artístico? Se sim, como você lida com isso?
Kat Robichaud: O medo da tela em branco é muito real e o maior obstáculo a ser superado. E na mesma linha, você pode passar horas em uma música, amá-la e depois odiá-la no dia seguinte. Há músicas que escrevi anos atrás que escravizei e acabei odiando, e músicas que me levaram 5 minutos para escrever e são algumas das minhas favoritas. Eu acho que o principal é apenas colocá-lo para fora. Escreva, escreva, escreva. Escreva o que você conhece e ama. Não tente imitar outro artista só porque ele é popular. Você tem que ser você mesmo. Escreva o que você sabe. Coloque todas as suas influências ao longo dos anos em um liquidificador e faça uma música que seja única para você. Se uma música que você escreve faz você sorrir ou rir ou querer dançar, ou qualquer emoção forte, isso geralmente é um bom sinal. Eu posso sentir quando algo que escrevi é forçado ou não autêntico, e eu vou descartá-lo. O mais novo filme da Disney, "Encanto", tem uma música INCRÍVEL sobre como não devemos ficar presos em ser perfeitos. Só precisamos ser. Existir. Para nos expressarmos. E se ficarmos presos à perfeição das coisas, elas nunca terminarão. Perfeito é chato de qualquer maneira. 

Bruna Jones: A vida de músico e compositor é feita de talento, criatividade e inspiração, o que costuma te inspirar na hora de compor?
Kat Robichaud: Eu sou inspirada por um milhão de coisas diferentes. Eu escrevi músicas sobre personagens de livros, filmes e programas de TV. Eu escrevi sobre meu próprio desgosto pessoal. Eu escrevi músicas sobre assassinos em série. Mais recentemente, escrevo músicas para encaixar no meu show, Misfit Cabaret. Nosso show mais recente, Asylum, acontece em uma instituição mental assombrada, então ambas as músicas que escrevi foram baseadas na saúde mental. É bom ter diretrizes, mas as músicas podem vir de qualquer lugar. Às vezes você só precisa sentar com seu instrumento e ver o que acontece. Como eu disse acima, o medo da tela branca é o obstáculo mais difícil de superar. Você só precisa sentar e ficar quieto em sua mente com seu instrumento e ver o que acontece.

Bruna Jones: Mesmo em seus projetos atuais, você vem trazendo um pouco de arte burlesca e também interpretação de personagens. Como surgiu a ideia de adicionar esses elementos às suas apresentações?
Kat Robichaud: Eu sempre fui teatral e super em musicais, mas acho que isso começou anos atrás, quando vi The Dresden Dolls na faculdade. Eles tinham artistas de vaudeville entre os atos musicais para manter o público entretido enquanto trocavam os instrumentos. Achei brilhante. Comecei a incorporá-lo aos meus shows regulares da banda com The Darling Misfits. Então conheci meu parceiro Jordan em um speakeasy em San Francisco e fui apresentado ao mundo dos cabarés subterrâneos. Eu mesmo vi vários shows de variedades. Eu sabia que se eu apenas cantasse covers para acompanhar os shows de variedades, ficaria complacente e entediada, então me desafiei a escrever duas novas músicas para cada show que produzíamos, e fiz isso por 7 anos. O show começou como um show de variedades mais direto e depois evoluiu para um show de variedades dentro de um musical, uma espécie de teatro narrativo emoldurado. Eu quero um fluxo contínuo no show e eu odeio ar morto. Quero que nosso público sinta que está em outro mundo. 


Bruna Jones: Há quase dez anos você participou do "The Voice" que é um sucesso mundial. O que o motivou a se inscrever no programa?
Kat Robichaud: Minha banda tinha acabado de se separar e eu não tinha nada a perder. Eu estava compensando 7 anos de tempo perdido. Eu estava hesitante em continuar no começo, mas depois conheci James Valentine, guitarrista do Maroon 5, em um show, que me disse que The Voice era um show positivo e voltado para músicos estabelecidos, em vez de tentar explorar ou ridicularizar as pessoas por boas classificações... Depois de ter feito o show, eu posso concordar com isso. Os produtores do The Voice, os PAs, os treinadores - todos eles realmente cuidam muito bem dos competidores. Foi uma boa experiência para mim. 

Bruna Jones: Você acabou competindo pelo time do Cee Lo. O que você acabou aprendendo com ele durante essa jornada? Foi uma boa experiência para você?
Kat Robichaud: Não aprendi nada com Cee Lo. Ele mal estava lá. Nem todos os treinadores eram assim. Há um milhão de pessoas maravilhosas - treinadores de voz, estilistas, coreógrafos, PAs e produtores - que estão ajudando você a tomar decisões e merecem muito mais crédito. Eles são os heróis desconhecidos do show. Eles tentam ajudá-lo a tomar boas decisões. Eu acho que eles fizeram o seu melhor comigo. Eu estava saindo de 7 anos com uma banda cover que tinha desmoronado, e eu não sabia quem eu era como artista. Eu tentei descobrir isso no The Voice, que realmente não é o lugar para fazer isso. Acho que a maior lição que tirei da série foi ser você mesmo, se você conseguir descobrir quem é. Eu não percebi isso até me mudar para San Francisco nos meus 30 anos. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, pelo tempo que for necessário, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para ficarem à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar alguma coisa em sua vida para estar no "The Voice"?
Kat Robichaud: Não. Minha banda se separou e eu estava desempregada. Meu marido foi extremamente solidário. O The Voice leva você para casa toda semana antes das rodadas ao vivo, e você também é pago para estar no programa. É tudo um borrão agora, mas por um ano, era a minha vida e eu estava feliz por vivê-la. 


Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, estamos conseguindo retomar nossa vida social e profissional, certo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e coisas novas vão surgindo... Tem alguma novidade por vir? Algo que você pode compartilhar conosco?
Kat Robichaud: Sim! Tive a sorte de gravar um monte de músicas novas durante a pandemia, graças ao meu patreon. Meu mais novo lançamento, "Signs", sai em todos os lugares no dia 11 de fevereiro. Você pode conferir AQUI.

Bruna Jones: Antes de terminar esta entrevista, não pude deixar de perguntar: Você já esteve no Brasil? Gostaria de nos visitar quando possível?
Kat Robichaud: Eu nunca estive no Brasil, mas adoraria ir visitar. Eu tenho alguns fãs brasileiros graças ao The Voice! :) 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho, olha só: "Muito obrigada a todos por seu apoio contínuo! É muito bom saber que minha música é apreciada. Eu amo ouvir de todos, então não seja tímido!" e se vocês quiserem continuar acompanhando a moça, basta entrar em seu site pessoal AQUI ou em seu Patreon AQUI. Beleza???


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário:

  1. Kat foi uma das minhas torcidas na S5 do The Voice US, escuto até hoje suas versões. Ela é uma artistaça incrivel

    ResponderExcluir