sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Bruna Entrevista: 11x72 - Douglas Oliveira


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é o talentosíssimo coreografo, ator e atual bailarino do "Programa Silvio Santos", Douglas Oliveira. Convidamos o rapaz para conversar um pouco sobre suas experiências profissionais e vocês conferem tudo agora mesmo, vem comigo!

Bruna Jones: Hoje você é um coreógrafo de sucesso, tendo em seu currículo trabalhos com a Jojo Todynho e também no "Programa Silvio Santos", mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao início? Como foi que surgiu a sua admiração e vontade de entrar na profissão?
Douglas Oliveira: A "Dança" já faz parte da minha vida há 19 anos. Confesso que no começo das aulas, eu apenas fazia por gostar de dançar! Desde então estava atuando como modelo, participando em alguns trabalhos mais infantis relacionado a moda e dança, mas ainda assim sem olhar como profissão. Apenas amava! Ao mesmo tempo eu fazia parte do grupo de dança dentro da Igreja Católica chamado "Cristoteca" da Aliança De Misericórdia, levávamos essa festa para diversos lugares do Brasil. A Cristoteca era uma balada Gospel. Mesmo assim, meu sonho quando mais jovem era ser cantor. rs... Apesar de ter estudado canto e artes cênicas, não foram suficientes para ter esse sonho de ser um bailarino profissional. Então estudei outras áreas, trabalhei em outro ramo até entrar em depressão por não me sentir bem. Até então não havia entendido que queria ser Bailarino. Então pedi para que meu supervisor me mandasse embora e ele relutou dizendo: “Robinho (Era um apelido dentro da empresa) você está dentro de uma empresa gigante, e que muitos já formados na área gostariam de estar” e assim ele me direcionou para outro local, porém dentro da mesma empresa. Me deu 3 meses para finalizar o trabalho e comentou que depois disso, se eu quisesse continuar com eles, a gente conversaria. Terminei antes desses 3 meses, porém eu adorei! Hahaha... Mas minha vaga já havia sido preenchida. Ok! Estou tentando ser o mais breve possível!!! rs... No dia seguinte após de fato ocorrer a dispensa do trabalho, tranquei minha faculdade de Engenharia Elétrica, e andando sem rumo, fui subindo a Brigadeiro Luis Antônio até que avistei uma universidade chamada FPA (Faculdade Paulista de Artes). Despretensiosamente entrei e vi os cursos que tinham... Acabei que me inscrevi para estudar Dança (Para minha jornada). Na semana seguinte já estava matriculado. Com 3 meses de faculdade. Fiz uma seleção para um musical e passei como Cantor Bailarino. Desde então minha paixão e entrega a dança vem só aumentando. Então profissionalmente trabalho de fato com Dança a uns 13 anos. 

Bruna Jones: Todo início de carreira costuma ser um pouco difícil no início, quais foram as dificuldades que você encontrou até aqui?
Douglas Oliveira: Acredito que se encaixar no ramo, fazer parte dos grandes artistas bailarinos. Quando consegui foi massa. (Novinho, rsrs...). Porém ainda tem algo que me deixa desconfortável. Nem sempre o bailarino é visto como Artista. Com isso somos desvalorizados, e nem digo que isso seja algo feito por muitos de propósito, porém é feito inconscientemente. Ex. Uma amiga de 9 anos, já sabendo de todos meus corres pela arte, me respondeu uma pergunta assim: (Vale contextualizar que dentro de nossa conversa eu falava sobre o não reconhecimento de um artista bailarino e citei exemplos. Em certa parte, ela não concordou então fiz a pergunta como exemplo.) “Se Eu colocar uma foto da Anitta e uma minha, quem é o artista?” Rapidamente ela respondeu: “Anitta.” Retornei dizendo: “Está vendo, Você me conhece a 9 anos e, não desmerecendo Anitta até porquê ela é phoda, mas assim... é sobre isso! Sou tão artista quanto Anitta, e dentro do mercado ser Bailarino por mais lindo que seja, por mais que abrace a todos, ainda assim não seremos vistos e valorizado como ARTISTAS de fato”. Mesmo neste contratempo eu amo meu trabalho, e de alguma forma esse lance impulsiona mais, para que assim possamos ser mais vistos e valorizado. Costumo cantar "Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim sem você, Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola, Sou eu assim sem você... Por que é que tem que ser assim, Se o meu desejo não tem fim?, Eu te quero a todo instante, Nem mil alto-falantes, Vão poder falar por mim… Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho, Sou eu (Dogan) assim sem você (dança), Circo sem palhaço, Namoro sem abraço, Sou eu assim sem você!!!"  Dança hoje é meu grande amor real! 

Bruna Jones: Ser bailarino profissional é algo que exige bastante esforço físico, estudos e criatividade, certo? O que te inspira ou mexe com a sua criatividade no seu dia-a-dia?
Douglas Oliveira: Olha que pergunta gostosa, de fato a Dança se move muito, tudo é um movimento, seja dentro da violência ou na calmaria. A dança sempre aparece! Ou seja... Me inspira muito assistir, ver os movimentos, analisar detalhadamente cada pessoa, perceber os movimentos, e com isso ter ideias para criar. As vezes gosto de olhar julgando (não no sentido negativo), mas, buscando ter um olhar crítico e franco comigo se gostei ou não, na parte técnica; observando se perdeu intensidade, limpeza, finalização de movimentos. rsrs... Sendo aberto a fazer isso e também aprender, com o corpo do outro. Referências como Michael Jackson que muito me inspira. Quando com artistas, prefiro criar junto dele, até porque, o ideal é ficar a cara dele e no seu corpo. Nos bailarinos estudamos esse corpo. 

Bruna Jones: Além disso, muita gente acredita que ser bailarino/dançarino, basta ir no palco e dançar, o que é uma opinião “ignorante”, podemos dizer? Como é o seu processo de treinamento?
Douglas Oliveira: De fato, muitos não veem como PROFISSÃO e sim Hobby. Já ouvi muito “Você faz o que dá vida?” E quando eu respondo: “Dança!” o retorno é: “Mas você trabalha? Vive disso?” e imediatamente eu: “Whats???” Sim! Essa resposta soa como um é possível?! rsrs... Hoje está mais normalizado, mas poucos também veem a desvalorização dentro disso, e pensam que estamos bem de vida, sendo que na realidade, não! Investimos muito tempo, muita energia, e as vezes só é mostrada em um único show. Ensaiamos por meses para um show, e em 1h já executamos tudo. Às vezes 3 min, quando trata-se de uma única apresentação. Repetimos por diversas vezes, por vários dias, e quando acontece parece ser segundos. rs... O treino por muitas vezes é visto dentro dos ensaios, com isso temos cada um o seu flow no corpo, fazendo ser algo incrível e muito particular. É realmente ser Artista pois assumimos o compromisso de entregar o processo a arte pedida. Somos de treinos constantes, de estilos diferenciados, aulas de vários ritmos do ballet, danças urbanas, dança de salão... Mas Amo essa correria, essa troca de chave! 

Bruna Jones: Você também já teve a oportunidade de trabalhar em teatro musical, não é mesmo? Como foi essa experiência para você? É algo que você gostaria de fazer mais vezes?
Douglas Oliveira: Já sim! Uma experiência muito única, e parte de uma grande construção do profissional que sou hoje. Cantar, dançar e atuar é lindo, porém é trabalhoso! Concentração triplicada! Quando se entende essa junção, as coisas fluem de forma linda e grandiosa! Com toda certeza irei fazer ainda!! Aguardamos os próximos capítulos, e claro, oportunidades. Hahaha... Falo oportunidade, por ter levado minha dança, para outro lado dentro desse mundo, mas gostaria de retornar nesse tipo de trabalho. 

Bruna Jones: Programas de televisão que envolvem a dança hoje em dia estão na moda, como o “Dança dos Famosos” na Globo e o “Dancing Brasil” na Record, você aceitaria ser professor de um desses programas?
Douglas Oliveira: Com toda certeza adoraria! Inclusive já fiz testes para alguns, então tive uma resposta nada plausível e sem sentido dentro da tal audição. Até porquê comecei as 9h da manhã, e as 18h fui dispensado com um discurso que já na primeira hora poderia ser visto e terem me liberado. Já nessa nova família, SBT que estou, permaneço bem feliz. Um momento bem marcante dentro da História do PSS (Programa Silvio Santos). 

Bruna Jones: Aliás, eu não poderia deixar de perguntar... Hoje em dia a televisão basicamente gira em torno de realities. Você por já ter vivido uma experiência de vida pública, é capaz de acabar recebendo um convite para reality show em algum momento, se você fosse convidado para ficar confinado em "A Fazenda", "BBB" ou algo do tipo, você aceitaria retornar para a mídia?
Douglas Oliveira: Toparia sim! Embora acredito que poderia mexer nos meus sonhos, inclusive aprimora-los mais... Então... Vejo como algo positivo, tenho até vontade gigantesca inclusive! rs... Boninho me chamaa... hahaha... 

Bruna Jones: Como eu disse no começo, você se tornou coreógrafo da Jojo Todynho. Como foi que você acabou conquistando uma das personalidades mais populares desta década?
Douglas Oliveira: Fluiu tudo muito natural. Chamado para substituir um bailarino em uma performance da Jojo aqui em São Paulo, De um dia para o outro recebi o vídeo da galera que já estava a ensaiar, e na madrugada fiquei estudando para estar às 7h da manhã no local dessa performance. Era o prêmio MTV do ano de 2018. Conheci ela neste momento e desde então criamos uma conexão única, super amigável. A relação fora fortificada e de cara se encaixou com sua Produtora que me chamou, a Renata Oliveira. Então me Tornei bailarino oficial junto do Weskley Faustino. Juntos criávamos os shows e as coreografias. Fui coreografando clipes e ajudando na produção de outros a convite da produtora. 

Bruna Jones: Atualmente você está fazendo parte da história da televisão brasileira, ao ser incluído no time de bailarinos do "Programa Silvio Santos", que era algo que era popularizado por ser composto apenas por mulheres. Como surgiu essa proposta de ter um casting misto e como está sendo essa experiência para você?
Douglas Oliveira: O casting surgiu por indicação de duas bailarinas fixas do programa que são minhas amigas, a Talita Vital e Claudinha Catharine. Me indicaram já sabendo mas não podiam me falar. Afinal tinha que ser surpresa até mesmo para nós. Passei na audição, e super bem recebido tanto pela produção quanto pela audiência do programa. Esse momento está sendo incrivelmente mágico e único, novamente estou fazendo parte de um trabalho que sempre foi visto em um formato específico. (Esse outro trabalho foi participar da nova chamada Carnavalesca da Globeleza, onde foi inserido homens e mulheres caracterizados das grandes e abrangentes cultura do nosso Brasil). Então só tenho gratidão e vivendo cada detalhe e momento dessa experiência linda. 

Bruna Jones: Aos poucos estamos retomando a nossa rotina após dois anos complicados que tivemos... Ainda assim, existe alguma novidade vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Douglas Oliveira: Pois é... Passamos por um momento bem delicado! Dentro do trabalho nada funcionou ou rolou, a não ser aulas online que não sou muito fã, então aproveitei esse ganho e aprimorei outros lados, como desenho, cozinhar, enfermagem e tal... Hoje tem sido uma novidade gigantesca ainda sentida, a adrenalina sentida por estar retomando tudo está dando uma intenção maior de se alegrar com as conquistas. Então vem novos trabalhos sim. Estou coreografando um grande artista chamado Nathan Barone, que estava incluso em um grupo de grande sucesso no ano de 2013 a 2017 chamado Grupo Flay composto por eles: Nathan Barone, Caíque Gama e Paulo Castagnoli. E novo show que será feito ao vivo na Festa Gambiarra, em novembro. Local: Audio Club (Barra Funda). Por enquanto é o que posso adiantar. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Primeiramente gratidão a todos que se interessaram em saber um pouco sobre minha arte, gratidão aos que me seguem e incentivam. É primeiramente por nós em segundo por vocês que fazemos e queremos o melhor. Sem hipocrisia. rs... Então só uma dica, nos valorizem. Somos bailarinos, dançarinos. Somos ARTISTAS... Vamos vibrar mais... vamos incluir mais a arte, porque a arte salva, a arte educa a arte é leve! ❤️" e se quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Facebook por Douglas Oliveira e no Instagram por @Dogan_oficial. Para contatos profissionais, basta enviar um e-mail para Douglas.01v@hotmail.com ou uma mensagem no número (11) 97509-4757, beleza????

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário