segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Bruna Entrevista: 11x73 - André Barros


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da primeira temporada do "Mestre do Sabor" da Globo, estou falando do querido André Barros que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora! 

Bruna Jones: Você hoje possui uma carreira bem sólida como chef, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo, sim? Como foi que você acabou iniciando a sua jornada gastronômica e acabou percebendo que gostaria de se tornar um profissional desta área? 
André Barros: Bom, fui criado no interior de Goiás, numa fazenda e sempre gostei de ficar próximo das pessoas que sabiam cozinhar. Depois convivi com uma madrinha banqueteira e ajudava ela nos preparos em datas especiais como Natal e Ano Novo. Na adolescência morei uns anos em Manaus e meu irmão tinha uma lanchonete onde trabalhei como chapeiro. Alguns anos se passaram e eu segui por outro caminho, a moda. Mas tempos depois, após um tempinho sem emprego consegui uma vaga de gerência numa rede de "fast food" - Pizza Hut - numa passagem muito rápida e logo em seguida fui morar em Boston, M.A. - USA. O ano era 1994 e foi quando comecei numa cozinha profissional num restaurante - CLUB CAFÉ- da chef Julia Brant. Foi quando percebi que gostava da área de alimentação e dei continuidade trabalhando em outros bistrôs e restaurantes pra aprender mais na prática e conhecer diferentes linhas de culinária. Enfim,... 

Bruna Jones: Na época que você começou a dar os seus primeiros passos na profissão em si, a carreira de um chef gastronômico ainda não estava muito em alta aqui no Brasil... Em algum momento você chegou a ter dúvidas em relação a sua escolha, por algum tipo de medo ou receio por se tratar de algo relativamente novo?
André Barros: Não, eu acompanhei o início de tudo, mesmo morando fora do Brasil. Na época estava dando inicio a internet, mas eu comprava (toda semana) um exemplar da Folha de São Paulo que trazia um caderno especial sobre gastronomia. Era ali que eu percebia que a cena gastronômica estava crescendo e tomando forma aqui no Brasil. Novas escolas, faculdades, chefs descolados foram surgindo e o interesse da população foi crescendo nesse setor. Eu tinha certeza que estava no caminho certo!


Bruna Jones: Muitas pessoas possuem a ideia errada de que para ser um chef basta saber cozinhar e conseguir fotos bonitas de seus pratos, o que é um absurdo, não é mesmo? O que você acha sobre essa ideia equivocada que a internet pode causar nas pessoas?
André Barros: Acho um grande equívoco! :/ 

Bruna Jones: Além de talento e estudos, um outro ingrediente importante para a sua profissão é ter inspiração e criatividade. O que motiva essas duas coisas na sua vida e no seu trabalho?
André Barros: Busco inspiração em viagens, em livros de culinária, em "insights" no meu cotidiano... Mas o que me motiva mesmo, é a força de vontade e a oportunidade de fazer o que gosto. Cozinhar, ver e sentir de perto a transformação do alimento em comida de verdade. O lado sensorial como sentir o cheiro, o sabor,... e conhecer novos ingredientes e sabores. Isso tudo me inspira! Agradeço muito ao Universo, a Deus pela vocação de cozinheiro. Gratidão! 💚 

Bruna Jones: Em 2019 você acabou participando da primeira temporada do "Mestre do Sabor" da Globo. O que te motivou a participar da competição?
André Barros: Então, era a primeira temporada do "reality" na TV Globo e eu estava na rua quando recebi uma ligação da produção do programa convidando pra eu participar dos testes iniciais. Topei na hora! Lógico né! (rs..) O que realmente me motivou foi o desafio de participar e vivenciar algo novo na minha vida. Era o primeiro reality de culinária da emissora e a direção do programa estava trabalhando todos os detalhes pra ser diferente dos que já existiam. Um programa com foco na cozinha brasileira, muito alto astral e mais leve, e um acabamento fino. Estava nítido que seria um sucesso! Sem falar na visibilidade que o programa trouxe pra minha carreira profissional. Sou muito grato a todos que acreditaram em mim! 


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "Mestre do Sabor"?
André Barros: Na época das gravações fiquei por volta de 10 dias no Rio de Janeiro durante as gravações do "Mestre do Sabor". Depois voltei pra Goiânia e continuei a minha vida na cozinha do restaurante e compromissos profissionais. Claro que a agenda ficou mais agitada e turbulenta. Mas é normal! 

Bruna Jones: Você teve a oportunidade de participar de alguns desafios que o programa proporcionou, inclusive alguns foram bem criativos, e outros mais desafiadores... Mas para você, qual foi o mais difícil e qual foi o mais divertido?
André Barros: O mais difícil foi no primeiro dia de gravação nos Estúdios Globo trabalhando com uma equipe de chefs super talentosos, que apesar de novos eram muito experientes em cozinhas tecnológicas. Todos muito tensos numa cozinha high-tech criando receitas e cardápios a partir do ZERO e diante de uma platéia de 150 convidados da emissora. Sem falar na ego-trip da galera. Nesse primeiro episódio foi com a Ana Maria 

Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de um novo reality de culinária?
André Barros: Talvez sim, mas antes tem muita coisa pra ser analisada como vida profissional aqui fora. Mas pode ser uma boa ideia. 


Bruna Jones: Infelizmente o mundo inteiro atravessou um período bem difícil por conta da pandemia desde março de 2020, com diversas limitações. Como uma pessoa que trabalha diretamente com o público, como foi esse período?
André Barros: Foi tenso! A empresa onde trabalho fechou e a gente esperava que isso iria passar em um mês, mas não. Um mês após o início do "lockdown" resolvi começar a preparar comidinhas aqui em casa e vender pelo WhatsApp pra alguns clientes. Criei o "Andrélivery". Foi assim que mantive a mente e o corpo ocupados, fazendo o que mais gosto, cozinhar. Consegui levantar uma grana pras despesas pessoais e me ocupar com algo. Consegui! :) 

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, nós estamos conseguindo retomar a nossa vida social e profissional, não é mesmo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e novidades surgem... Tem algo novo vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
André Barros: Sim, tenho! Nesse momento estou finalizando as gravações e a edição de um curso de culinária virtual com módulos específicos como "saladas criativas", "peixes e frutos do mar",.. pra plataforma HOTMART. O link desse curso está na BIO do meu Instragram. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Bom o recado que eu tenho pra dar é que 'todo mundo é capaz de cozinhar'. Preparar a sua alimentação em casa além de ser uma terapia é uma forma de interagir com a vida, com a família e amigos. Hoje em dia 'luxo é comer bem e em casa". Cozinhar é acompanhar a metamorfose dos alimentos na panela. Comer é o epílogo." e se vocês quiserem continuar acompanhando, basta seguir no Instagram: @chefandrebarros ou no  Facebook: chefandrebarros, para contatos profissionais, é só enviar uma mensagem no Whatsapp: +55 62 99233 6666. Beleza? 


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário