segunda-feira, 20 de junho de 2022

Bruna Entrevista: 11x48 - Jiang Pu


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é chef que participou da segunda temporada do "MasterChef" da Band, estou falando da querida Jiang Pu que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você hoje possui uma carreira bem sólida como chef, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo, sim? Como foi que você acabou iniciando a sua jornada gastronômica e acabou percebendo que gostaria de se tornar uma profissional desta área? 
Jiang Pu: Minha jornada de cozinha começou com a necessidade. Meus pais trabalhavam em comércio, eles trabalhavam de domingo a domingo, então tive que me vira para almoçar. Depois que peguei o jeitinho, comecei a fazer refeições para a família. Sentia muito satisfação depois de montar o prato, mas meu pai quer uma filha formada na USP, então, guardei como um sonho para ser realizado depois de aposentada. rsrs... Só que depois me formei e trabalhei na carreira, me senti muito deprimida, o momento da cozinha virou minha terapia. A partir dai tomei coragem de continuar nesse sonho. 

Bruna Jones: Na época que você começou a dar os seus primeiros passos na profissão em si, a carreira de um chef gastronômico ainda não estava muito em alta aqui no Brasil... Em algum momento você chegou a ter dúvidas em relação a sua escolha, por algum tipo de medo ou receio por se tratar de algo relativamente novo?
Jiang Pu: Na verdade a profissão é conhecido como cozinheiro, Chef é um cargo para cozinheiro. Depois tomei decisão de trocar área de trabalho, a dificuldade é conseguir indicação para trabalho, e isso foi um do fatos que motivou para eu inscrever na programa de reality show. 


Bruna Jones: Muitas pessoas possuem a ideia errada de que para ser um chef basta saber cozinhar e conseguir fotos bonitas de seus pratos, o que é um absurdo, não é mesmo? O que você acha sobre essa ideia equivocada que a internet pode causar nas pessoas?
Jiang Pu: rsrsr... Esses são os blogueiros. A vida real do cozinheiro é pesado, mais de 10 horas de pé por dia, calor infernal ao lado do fogão ligado o tempo todo. Lavar, corta, cozinhar, server, limpar, ect. 

Bruna Jones: Além de talento e estudos, um outro ingrediente importante para a sua profissão é ter inspiração e criatividade. O que motiva essas duas coisas na sua vida e no seu trabalho?
Jiang Pu: Se a condição financeira do momento permitir, amo de viajar, conhecer ingredientes locais, historia cultural e óbvio, melhor os restaurantes locais. Caso não, gosto de ler também. Livros de receitas. 

Bruna Jones: Em 2015 você acabou participando da segunda temporada do "MasterChef" da Band. O que te motivou a participar de uma competição na televisão?
Jiang Pu: Principal motivo foi: Queria uma chance de trabalhar com comida, talvez conseguisse ganhar um pouco de publicidade no programa e no futuro um proposta de trabalhar em um restaurante dos chefs renomados. 


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "MasterChef"?
Jiang Pu: Na época da gravação não éramos confinados, podíamos voltar todos os dias para nossas próprias casas, eu era jovem, estava noivada, planejando casamento, rsrsr... Nessa questão, não foi sofrido pra mim. 

Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de uma nova temporada com antigos participantes do "MasterChef Brasil"?
Jiang Pu: Tive convite de "A Fazenda" depois que terminou o "MasterChef", mas não aceitei pois não queria esse tipo de exposição da minha vida. 

Bruna Jones: Hoje você possui a oportunidade de dividir seu conhecimento gastronômico com diversas pessoas em diversas plataformas diferentes, seja no YouTube ou nas redes sociais. Como é para você ter esse espaço para entrar na vida do seu público e poder fazer alguma diferença através das suas receitas?
Jiang Pu: Acho que nesses casos sou mais "responsável", tento repassar receitas fáceis com origem oriental, sem muita complicação. Mais técnicas e menos entretenimento.


Bruna Jones: Infelizmente o mundo inteiro atravessou um período bem difícil por conta da pandemia desde março de 2020, com diversas limitações e incertezas. Como uma pessoa que trabalha diretamente com o público, como foi esse período para você?
Jiang Pu: Tive que manter meu foco para as minhas filhas, na época uma com 3 anos e outra com 5 meses. 

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, nós estamos conseguindo retomar a nossa vida social e profissional, não é mesmo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e novidades surgem... Tem algo novo vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Jiang Pu: Estou fazendo uma mini sequência de receita chinês no Instagram, junto com institutos chineses. Além disso estou prestando consultoria para um rede de comida chinesa. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Sempre tem um sonho que precisamos lutar para realizar." e se vocês quiserem continuar acompanhando ela nas redes sociais, é só procurar no Instagram por @pu.jiang1, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário