sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Bruna Entrevista: 11x67 - Ana Zambelli


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é chef que participou da segunda temporada do "Mestre do Sabor" da Globo, estou falando da querida Ana Zambelli que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você hoje possui uma carreira bem sólida como chef, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo, sim? Como foi que você acabou iniciando a sua jornada gastronômica e acabou percebendo que gostaria de se tornar uma profissional desta área?
Ana Zambelli: Comecei por acaso, às vezes digo que a gastronomia salvou a minha vida. Tinha tentado fazer direito não me identifiquei, jornalismo, teatro e fiz uma viagem por problemas pessoais e não queria voltar pro Brasil. Fui pra Espanha. Antes disso, em 1993, eu tinha aberto uma loja de sanduíches naturais mas fui passada para trás e tinha me desiludido. Mas tampouco sabia que seria uma profissão. Chegando na Espanha o que tinha pra fazer era só em cozinha e eu topei porque precisava sobreviver. Quando eu me dei conta, eu já era cozinheira mesmo antes de saber (risos). 

Bruna Jones: Na época que você começou a dar os seus primeiros passos na profissão em si, a carreira de um chef gastronômico ainda não estava muito em alta aqui no Brasil... Em algum momento você chegou a ter dúvidas em relação a sua escolha, por algum tipo de medo ou receio por se tratar de algo relativamente novo? 
Ana Zambelli: Como falei na pergunta anterior, eu não tinha noção do que eu fazia até chegar em São Paulo no ano 2000, dar de cara com a HOTEC e ler um anúncio sobre um curso de gastronomia. Mas eu já trabalhava com isso desde 1993... Já fazia bico em restaurante, fui relações públicas de discoteca... Eu já trabalhava sem saber no ramo a vida toda (risos).


Bruna Jones: Muitas pessoas possuem a ideia errada de que para ser um chef basta saber cozinhar e conseguir fotos bonitas de seus pratos, o que é um absurdo, não é mesmo? O que você acha sobre essa ideia equivocada que a internet pode causar nas pessoas? 
Ana Zambelli: Eu tiro por mim! Quando descobri que sim, era uma profissão e busquei logo fazer o curso de gastronomia. Em 2005 fiz nutrição, depois fiz um MBA em gestão da qualidade. Fiz vários cursos mais rápidos de gestão de recursos e de pessoas. Hoje estou fazendo administração e fechando um MBA em gestão de metodologias ágeis na IBMEC. Eu não paro de estudar um minuto. Então os chefs tem que dar o exemplo para os que vem pela frente não cometam os mesmos erros, de achar que é só fazer um prato bonito ir na televisão e já virar chef. Infelizmente alguns colegas fazem o público se iludir com isso. Um chef de verdade, principalmente o executivo, tem que saber de custos, estratégias, gestão de pessoas, processos, indicadores… 

Bruna Jones: Além de talento e estudos, um outro ingrediente importante para a sua profissão é ter inspiração e criatividade. O que motiva essas duas coisas na sua vida e no seu trabalho? 
Ana Zambelli: O que me motiva é minha mãe, minha filha e meus animais, conversar muito com Deus. Estar conectada com energias boas me fazem ter uma criatividade bem ativa. 

Bruna Jones: Por mais que você tenha controle sobre as coisas que deseja fazer em sua cozinha, o seu trabalho acaba fazendo com que você tenha que lidar com alguns imprevistos. Entre os acontecimentos ao longo da sua carreira, tem algum que tenha sido mais inusitado ou engraçado que você possa compartilhar? 
Ana Zambelli: Num evento, num local de alta gastronomia, mudaram de horário, mudaram tudo. Todos desesperados! Já tem bastante tempo isso... Não era correto, nem hoje seria, mas no meio da confusão eu peguei o cozinheiro empratando risoto e pegando da panela direto com a mão... Não sei como não se queimou! Não tive controle ali, porque já tinham ido os pratos, eu corri lavei uma colher e joguei pra ele... Mas realmente, nunca mais esqueci! 


Bruna Jones: Em 2020 você acabou participando da segunda temporada do "Mestre do Sabor". O que te motivou a participar da competição? 
Ana Zambelli: Era a segunda chance pois já havia participado do SuperChef e fui eliminada por ter na época um gênio mais forte. O voto era popular e sem degustar. Fiquei com aquilo entalado e como no Mestre Do Sabor o prato seria provado e avaliado pelo sabor e não pelo temperamento do chef, eu topei. Mas hoje eu estou bem mais calma. Topei pela grana e lógico pela visibilidade. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "Mestre do Sabor"? 
Ana Zambelli: Sim, larguei a pessoa que eu estava, meus animais, minha casa, pedi afastamento do trabalho, pois precisamos ficar em um confinamento para ser justo para todos. Mas faz parte de muitos trabalhos que faço, abrir mão da minha vida para ir contribuir em algum local. 

Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de um novo reality de culinária? 
Ana Zambelli: De culinária não sei! Já mostrei o que tinha que mostrar e como é algo profissional, eu não gostaria de me envolver e carregar esse peso. Fui chamada para um na Espanha agora que não chega ser um reality, mas é um campeonato e decidi não ir. Acho que me expor profissionalmente, só pagando muito bem. Porque as ofensas na internet na maioria das vezes são sobre o meu trabalho. E ele é inquestionável porque já ganhei vários prêmios na vida real e não que isso seja parâmetro, mas mostra que estou no caminho certo. Os elogios dos meus clientes, dos meus superiores e pares já me mostram que está tudo bem. Mas um reality tipo "A Fazenda" eu iria sim para me desafiar como pessoa. Como profissional não mais (risos). 


Bruna Jones: Infelizmente o mundo inteiro atravessou um período bem difícil por conta da pandemia desde março de 2020, com diversas limitações. Como uma pessoa que trabalha diretamente com o público, como foi esse período? 
Ana Zambelli: Eu trabalhei no Back, mudando cardápio, adaptando, criando processos de segurança para retomada.. Foi tenso, peguei covid 3 vezes... Mas eu nasci para servir, então quem nasceu pra servir, está sujeito a tudo.

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, nós estamos conseguindo retomar a nossa vida social e profissional, não é mesmo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e novidades surgem... Tem algo novo vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente? 
Ana Zambelli: Hoje estou num projeto novíssimo que é montar toda a gastronomia inovadora do MAVSA Resort em São Paulo, que é um resort de alto luxo. Temos vários projetos para realizar aqui dentro e todos diferentes um do outro. Isso me motiva muito! Estamos na fase de análise de processos e cardápios e já partindo para inovação. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Não parem de estudar! Leiam de tudo! Um chef precisa saber como está a inflação, o comportamento das pessoas, focar nos detalhes. O importante não é o que você sabe e sim como você trata as pessoas que trabalham com você. Trate o outro sempre com muito respeito, entendendo que em tudo há uma troca e que o aprendizado é constante. A melhoria tem que ser contínua, tanto no profissional quanto no pessoal." e se vocês quiserem continuar acompanhando ela nas redes sociais, ela avisa que em todas elas é só buscar por @chefanazambelli e para contato profissional, é só enviar um e-mail: chefanazambelli@hotmail.com beleza?


Espero que vocês tenham gostado da entrevista de hoje, em breve retornarei com novidades. Continuem acompanhando o blog para não perder nenhuma entrevista nova e nem os nossos projetos com o "BBRAU". Lembrando que quem quiser continuar acompanhando mais nas redes sociais, basta procurar no Facebook, Instagram e no Twitter por @odiariodebrunaj, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário