segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Bruna Entrevista: 11x03 - Júlio Cardoso


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é um querido modelo, que aceitou vir conversar um pouco sobre a sua trajetória e também revelou algumas novidades que estão vindo por ai, estou falando do Júlio Cardoso. Vem conferir um pouco do nosso papo!

Bruna Jones: Você possui uma carreira de modelo e influencer de sucesso aqui no Brasil e também fazendo trabalhos internacionais, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar um pouco no tempo... Qual foi o seu primeiro contato com o universo da moda e o que te motivou a buscar uma carreira nessa área?
Júlio Cardoso: Primeiramente gostaria de agradecer por participar desta entrevista e agradecer a todos os seguidores que acompanham o meu trabalho, gratidão! Iniciei minha carreira nos anos 90. Sou do interior de SP e na época um olheiro de uma agência em SP me abordou e me convidou a participar de uma seleção. Isto foi em 1992 eu tinha 15 anos, minha família não apoiou na época, pois existia muito preconceito na época no mundo da moda para homens. Mesmo assim peguei um ônibus e fui para essa seleção. Me lembro que minha mãe foi comigo na época, os bookers me aprovaram nesta grande agência, mas eu não tive o apoio da minha família e deixei isso pra lá. Algo me dizia dentro de mim que eu deveria tentar, pois eu sempre gostei de ser fotografado, me sentia realizado e muito feliz em frente às câmeras, foi quando voltei a SP em uma outra agência e fui contratado. Quando era adolescente, comprava fita nas bancas VHS e ficava assistindo aos grandes desfiles das semanas de moda de Milão, Paris e New York. me recordo que assistia inúmeras vezes os mesmos desfiles e pensava: “Um dia estarei lá!”. 

Bruna Jones: Todo início de carreira costuma ser um pouco mais difícil, ainda mais para quem busca uma carreira tão competitiva quanto a sua. Como foi o inicio da sua jornada? Quais as principais dificuldades que você encontrou pelo caminho?
Júlio Cardoso: Preconceito, propostas erradas, bookers mal humorados (risos). Nesta época modelo não opinava muito. O mercado era bem rigoroso dentro dos padrões internacionais e nós tínhamos que estar sempre atentos e impecáveis para quando tivéssemos testes internacionais, seria a nossa chance para decolar no mercado. Nunca foi uma profissão fácil, muito pelo contrário. Extremamente competitiva e difícil. 

Bruna Jones: Aliás, falando sobre começo de carreira... Você se lembra da primeira vez que se reconheceu em alguma campanha, seja nas ruas ou em alguma revista? Pode compartilhar como foi essa sensação?
Júlio Cardoso: Me lembro que uma tia da minha mãe em um salão de beleza (em um outro estado, não me recordo onde), disse a ela: “Vi seu filho em uma campanha na revista quando estava no salão, que orgulho dele!”. Eu não tinha visto e minha mãe veio me falar. Fiquei super feliz! 

Bruna Jones: Você começou a sua carreira ainda muito jovem nos anos 90, de lá pra cá, muita coisa mudou no mundo da moda, inclusive a maneira como se trabalha hoje em dia... Nos anos 90 o maior foco eram revistas e desfiles, hoje em dia as redes sociais falam mais alto. Como é para você vivenciar essa mudança de cenário?
Júlio Cardoso: Hoje é tudo muito diferente. O mercado digital engoliu o mercado de modelos, acho que o glamour e a exclusividade não existem mais como naquela época. Mas o lado bom do digital é que abriu um mercado enorme para todos os tipos de perfis, onde qualquer pessoa pode ser hoje um influencer digital, basta ter estratégia e planejamento. Nós tivemos que nos adaptar ao novo mercado, outras pessoas que conheço não se adaptaram e encerraram a carreira. Mas acredito que a base, as raízes criadas naquela época jamais irão se apagar. 

Bruna Jones: Ainda sobre a internet, com a criação das redes sociais, o contato do artista/modelo com o público acabou se tornando mais fácil e de certa forma mais invasivo também. Quais as vantagens e desvantagens de ser uma pessoa pública, na sua opinião?
Júlio Cardoso: Uma frase que Fernanda Montenegro disse uma vez: “Meu amor, você escolheu essa profissão por livre e espontânea vontade! Então se está na chuva é para se molhar. Seja acessível a todos, pois as pessoas terão curiosidade pela sua vida, então as trate bem!” Foi essa lição que tomei como base. Claro que tem sempre aquelas pessoas que acabam sendo invasivas demais e quando você não dá atenção, devido a um comportamento inadequado por parte da(s) pessoa(s), vem os xingamentos. “Fulano é isso, é aquilo”, “É metido, não responde”... Você pode dizer o que quiser, mas é um direito meu responder ou não. Desde que não seja mal educado ou faça perguntas sem sentido tudo vale. É uma questão de bom senso. 

Bruna Jones: Artistas em geral costumam ser bastante perfeccionistas em relação ao seu trabalho e com a forma que ele será divulgado, você como modelo não possui muito controle da sua imagem, pois tem todo um time de profissionais tomando as decisões finais depois que as fotos ou campanhas são feitas. A pergunta é: você também costuma ser perfeccionista? Se sim, como você lida com essa "falta de controle"?
Júlio Cardoso: Não escolhemos as fotos finais para determinada campanha, essa responsabilidade fica sempre por conta do cliente, produção, agentes, etc. Mas quando me mostram e pedem minha opinião, sempre opino o melhor ângulo que eu estou, etc. Às vezes aceitam, às vezes não. No geral sou perfeccionista em tudo. Na minha casa nada fica fora do lugar, é uma mania minha mesmo. 

Bruna Jones: Uma das principais coisas relacionadas ao seu trabalho é a sua imagem, tanto fisicamente falando quanto a questão de representar empresas que te contratam. Como costuma ser o seu cuidado tanto pessoal quanto na hora de aceitar um trabalho novo?
Júlio Cardoso: Procuro sempre estar bem comigo mesmo, não só fisicamente, pele, cabelo e etc, mas também mentalmente. Se não estou preparado no momento, sou sincero. Tenho quanto tempo para me preparar? Se dizem que não há tempo, eu mesmo digo: “escolham outro profissional, pois neste momento não estou preparado, mas gostaria muito de poder participar”. Temos que ser sinceros pois se o resultado final não fica do jeito que eu gostaria, o cliente também não irá gostar e ele está pagando por isso, merece o melhor de mim. Não faço nada pela metade, precisa estar 100% a entrega. 

Bruna Jones: Uma das vantagens do seu trabalho, é a possibilidade de viajar e conhecer o Brasil e o mundo. Tem alguma viagem sua que foi a mais especial por algum motivo?
Júlio Cardoso: Esse é o lado incrível. Viajar e conhecer pessoas de culturas diferentes e lugares incríveis. A minha grande experiência foi em uma viagem sozinho por 40 dias na Ilha de Malta. Depois segui para Ilha de Sicília, Taormina. Foram momentos que me encontrei sozinho. Foi necessário. 

Bruna Jones: Hoje em dia um dos maiores sucessos na televisão brasileira (e no mundo) são os programas de confinamento e de competição física, como por exemplo: o "BBB" aqui no Brasil, "Survivor" nos Estados Unidos, etc... Você se aventuraria a participar de um reality show?
Júlio Cardoso: Sim, se fosse convidado iria sim. Desde que tenha um propósito de levar mensagem e experiência de vida para as outras pessoas, que acrescente na vida delas, está valendo. 

Bruna Jones: O ano está começando, mas ainda assim, existe alguma novidade sua vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Júlio Cardoso: A grande virada do fim de ano passado, foi que resolvi de vez me mudar para os EUA. Tempo de recomeçar e me aventurar em novos ares, novas oportunidades. Não sei o que irá acontecer daqui por diante, estou vivendo um dia de cada vez, mas acredito nos meus sonhos e minha vinda de vez. Deus tem um propósito na minha vida. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Mais uma vez de coração agradeço a todos os leitores do Blog e a mensagem que eu deixo para vocês é que nunca deixem de acreditar nos seus sonhos e objetivos. Nós podemos ser o que quisermos. Basta acreditar, ter fé e partir para a luta. Faça o que ama não que os outros querem que você faça, só assim terá sucesso." e se vocês quiserem continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @julioccardoso, no Tiktok que é @juliocardosojc e no Facebook clicando AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário