sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Bruna Entrevista: 11x02 - Felipe Oliveira


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é queridíssimo Felipe Oliveira que comanda o "Pode Pai?" no YouTube e no Instagram. Convidamos ele para conversar um pouco mais sobre esse projeto incrível que acaba ajudando os pais do Brasil todo de diversas maneiras, vem conferir comigo!

Bruna Jones: Em março do ano passado você acabou lançando no YouTube o canal "Pode Pai?". Este já era um projeto que estava em andamento ou foi algo que você buscou compartilhar com a audiência devido ao confinamento da pandemia?
Felipe Oliveira: Uma mistura dos dois! Era um projeto que desde o nascimento da minha filha mais velha eu queria realizar, mas nunca separei um tempo para preparar devidamente. A pandemia me permitiu ter tempo de planejar, executar, testar e ir melhorando aos poucos, além de me proporcionar mais tempo com meus filhos - que é o grande intuito do canal! 

Bruna Jones: No canal você acaba trazendo assuntos não só relacionados ao universo infantil, mas também conversa com os pais sobre empreendedorismo e representatividade. Como foi que você acabou decidindo que esse era o melhor caminho para você conquistar um nicho de conteúdo da internet?
Felipe Oliveira: Eu vejo que muitos pais e mães, assim como eu, estão preocupados em sempre se manterem atualizados em relação ao mercado de trabalho e aproveitam que os filhos estão distraídos com os filmes para lerem ou buscarem mais informações a respeito nas redes sociais. O que procurei fazer foi unir as duas coisas: Entretenimento e informação juntos, ao mesmo tempo! Dá pra aprender uma série de coisas adultas e profissionais dentro das animações infantis! Precisamos somente alterar o óculos com o qual enxergamos o mundo! 

Bruna Jones: Muito tempo antes das redes sociais e as plataformas de compartilhamento existirem, você já havia sido conhecido pelo grande público da televisão brasileira. Você acredita que essa experiência que teve em 2008 te ajudou de alguma forma nessa nova jornada na internet?
Felipe Oliveira: Talvez sim, talvez não! A experiência de um reality show naquela época é muito diferente da experiência no mesmo programa, mas atualmente. O mundo mudou e mesmo o perfil dos participantes também! Minha passagem no "BBB" me fez enxergar as coisas por outros pontos de vista, e isso sim foi essencial para criar os conteúdos que eu procuro compartilhar em meu canal! 

Bruna Jones: O seu canal também ajuda bastante na aproximação e conexão entre os pais e seus filhos, trazendo assuntos para que os homens possam buscar um tempo mais agradável e de qualidade com suas crianças. Como é para você ajudar um pouco nessa mudança de cenário onde até algum tempo atrás era um assunto do qual não se falava muito?
Felipe Oliveira: Essa é a missão principal do meu trabalho! Que pais possam vivenciar mais a paternidade e que seja de uma maneira divertida! A paternidade não é só sobre responsabilidades, obrigações e preocupações. Também é tudo isso, claro! Mas existe um lado divertido, lúdico, que muitas vezes deixamos de lado. Te momentos que eu gostaria muito de assistir outro tipo de conteúdo, ou de ler algo profissional, ou mesmo de ficar em silêncio ao invés de assistir repetidamente os mesmos desenhos com as crianças. Mas eu sei que, na lembrança afetiva deles, são estes momentos que marcarão. E o que acontece nessa fase da infância marcará a vida deles para sempre! Então o valor de ficar na memória deles que o papai cantava e dançava todas músicas da Disney quando eles eram crianças é inestimável! 

Bruna Jones: Quanto de sua experiência pessoal com sua própria família e pessoas em sua volta, você acaba trazendo na hora de criar os conteúdos?
Felipe Oliveira: MUITO! Eu tive experiências positivas demais com meus pais e procuro replicar isso com os meus filhos. Mas eu quero ir além das minhas experiências pessoais. Quero ouvir, aprender e compartilhar outras experiências que ainda não vivenciei e por isso temos convidado pais e mães para participarem de lives em nosso canal! 

Bruna Jones: Com o seu canal além de ajudar pais e pessoas pelo Brasil inteiro, você também traz bastante visibilidade para a representatividade, como é para você fazer parte de algo tão importante e necessário?
Felipe Oliveira: Eu apenas me coloco como mais uma voz que procura somar com milhões de outras vozes que, por muitas vezes e por muito tempo, não foram ouvidas. Claro que tenho minhas pautas pessoais, como debater raça e capacitismo, mas isso não me afasta de tópicos como LGBTfobia, sexismo e etarismo. Os avanços em todas essas questões só chegarão quando todos se envolverem, independente se são representados ou não por esses tópicos. 

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo?
Felipe Oliveira: Tenho dois vídeos muito especiais: O primeiro vídeo que gravei, falando sobre o filme A Princesa e o Sapo, pois fala muito sobre representatividade, e o especial de 1 ano que produzimos baseado em Toy Story, pois é uma série de filmes que acompanhou a minha infância e que hoje é um dos preferidos do meu filho mais novo! 

Bruna Jones: O canal está crescendo constantemente, existem planos para você continuar dando continuidade no conteúdo dele? Algo que você possa adiantar para a gente?
Felipe Oliveira: Gostaria muito de produzir podcasts, que é um formato cada vez mais presente no dia a dia das pessoas! Isso é o que podemos adiantar no momento! Mas toda ideia é bem vinda! O mais importante é que nossas provocações façam as pessoas refletirem, independente de como a nossa mensagem chegue até elas! 

Bruna Jones: Antes de encerrar a entrevista, gostaria se possível que indicasse cinco filmes que você acredita que todo mundo precisa ver?
Felipe Oliveira: Claro! Minha indicação é muito focada em paternidade, ok? Nem todos são infantis, mas foram os filmes que mais tocaram em mim sobre esse assunto 1. Click 2. A série Modern Family 3. Os Incríveis 4. O Filho Eterno 5. A série Meu Malvado Favorito. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Meu recado é muito simples: Divirtam-se! Tudo o que fazemos com diversão, fazemos melhor, com mais vontade, com mais engajamento e fica mais marcado em nossas memórias! Portanto, transforme a criação de seus filhos em algo divertido! Isso será marcante para você, para seus filhos e para a sociedade como um todo, pois estaremos contribuindo na criação de cidadãos melhores para o mundo!" e se você quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, basta procurar por @felipebto no Instagram, o do Pode Pai é @pode.pai. No YouTube, é só clicar AQUI e seu Linkedin é esse AQUI.

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário