segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Bruna Entrevista: 11x07 - Yuko Tappabutt


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E a nossa convidada de hoje é chef que participou da quarta temporada do "MasterChef" da Band, estou falando da querida Yuko Tappabutt que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você hoje possui uma carreira bem sólida como chef, mas antes da gente falar mais sobre isso, vamos voltar ao começo, sim? Como foi que você acabou iniciando a sua jornada gastronômica e acabou percebendo que gostaria de se tornar uma profissional desta área?
Yuko Tappabutt: Na verdade eu sou engenheira mecânica e também fiz faculdade de administração de empresas, mas quando tinha 15 anos tive o interesse de participar de uma competição de gastronomia Tailandesa, então na escola que eu estudava eles colocaram um pôster no quadro de avisos sobre uma competição sobre isso e me inscrevi, acabou tendo uns 40 competidores da cidade, de idades variadas até 18 anos. Fiz um cardápio bem Tailandês e consegui vencer a competição na minha cidade, fiquei bastante orgulhosa e surpresa com isso, sem entender direito o motivo pelo qual venci. Acabei gostando bastante de cozinhar e vim morar no Brasil, comecei a fazer comida Tailandesa aqui e gravar vídeos para o YouTube para ganhar algum dinheirinho, mas sem aparecer o meu rosto, pois não era o meu foco. Alguém comentou então que eu deveria me inscrever no "MasterChef Brasil" após reproduzirem uma receita minha e ter dado certo.   

Bruna Jones: Na época que você começou a dar os seus primeiros passos na profissão em si, a carreira de um chef gastronômico ainda não estava muito em alta aqui no Brasil... Em algum momento você chegou a ter dúvidas em relação a sua escolha, por algum tipo de medo ou receio por se tratar de algo relativamente novo? 
Yuko Tappabutt: Ninguém sabe tudo, sabe? Então cada chef tem sua especialidade onde ele sabe em nível maior, mas ninguém sabe de absolutamente tudo. Em algum momento você vai descobrir alguma novidade, então medo mesmo eu não tenho, mas sempre busco coisas novas. É muito importante ter a palavra "novo" em mente, pois se você não experimentar coisas novas, você nunca vai chegar em um ponto avançado da sua carreira. E novidades acontecem todo dia agora, pois o mundo está se tornando um lugar pequeno, tem ingredientes que você entra em lojas Chinesas, Italianas e outros, que sempre vão ter coisas diferentes que você nunca usou, mas meu paladar é muito asiático, Tailandês... Então quando eu vou fazer cozinha Italiana eu tento fazer conforme o sabor original, mas acabo sempre tendendo a fazer mais de acordo com o meu paladar... 


Bruna Jones: Muitas pessoas possuem a ideia errada de que para ser um chef basta saber cozinhar e conseguir fotos bonitas de seus pratos, o que é um absurdo, não é mesmo? O que você acha sobre essa ideia equivocada que a internet pode causar nas pessoas?
Yuko Tappabutt: Todo mundo pode ser chef de cozinha, na minha opinião chefs são pessoas que cozinham e agradam quem está comendo a sua comida, se você quer só tirar foto para compartilhar, pois hoje tudo é redes sociais, não quer dizer necessariamente que você está errado, mas precisa pensar mais em quem está saboreando e falando bem do que está consumindo.  

Bruna Jones: Além de talento e estudos, um outro ingrediente importante para a sua profissão é ter inspiração e criatividade. O que motiva essas duas coisas na sua vida e no seu trabalho? 
Yuko Tappabutt: Sim, tem que ter inspiração e criatividade, com certeza. Tem que sair da zona de conforto também, quando você faz isso e acaba errando, você também acaba aprendendo ao tentar acertar em seguida, alcançando um ponto novo de criatividade e novidade, sabe?

Bruna Jones: Em 2016 você acabou participando da quarta temporada do "MasterChef" da Band. O que te motivou a participar de uma competição na televisão? 
Yuko Tappabutt: Os meus inscritos me mandaram o link de inscrição, acabei fazendo com o meu português todo errado, rs... Mas foi assim, fui sem expectativas de ser chamada e dar certo, mas passei na primeira seleção, passei na segunda, e fiquei bastante feliz. Mas foi isso mesmo, foi graças aos meus inscritos do YouTube. 


Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de uma nova temporada com antigos participantes do "MasterChef Brasil"? 
Yuko Tappabutt: Sim, na verdade eu fui chamada novamente para fazer o "MasterChef", mas com essa pandemia, a maneira como a televisão está mudando e o meu estilo de vida também mudou, agora tenho uma filha pequena, mas na época eu não sabia como funcionava a televisão, então aprendi muita coisa boa, como também ruim, mas vamos dizer que eu não estou mais querendo participar de coisas na televisão. 

Bruna Jones: Hoje você possui a oportunidade de dividir seu conhecimento gastronômico com diversas pessoas em diversas plataformas diferentes... Como é para você ter esse espaço para entrar na vida do seu público e poder fazer alguma diferença através das suas receitas? 
Yuko Tappabutt: Eu compartilho mais pelo YouTube, é o local que prefiro compartilhar as minhas receitas, pois não gosto de fazer vídeos curtos como é no TikTok, eu gosto de explicar com detalhes o que estou fazendo e o TikTok não dá essa oportunidade, então não é muito o meu estilo de receita. 

Bruna Jones: Infelizmente o mundo inteiro atravessou um período bem difícil por conta da pandemia desde março de 2020, com diversas limitações e incertezas. Como uma pessoa que trabalha diretamente com o público, como foi esse período para você? 
Yuko Tappabutt: Todo mundo está vivendo tempos difíceis e até mesmo para as celebridades está difícil neste momento, mas todo mundo tem que se adaptar nesses tempos, então como tenho a habilidade de tradução, então fico fazendo coisas que consigo fazer, pois não dá para ficar esperando fazer apenas coisas de celebridades ou eventos, a vida precisa continuar... Então pra mim não teve muito efeito, pois continuo fazendo os meus trabalhos a parte de tudo isso. 


Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, nós estamos conseguindo retomar a nossa vida social e profissional, não é mesmo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e novidades surgem... Tem algo novo vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Yuko Tappabutt: Por enquanto não tenho nada muito novo, pra mim a novidade é começar um canal no TikTok onde vou compartilhar um pouco da minha vida, sobre as coisas que vivi, acredito que as pessoas gostam de mim e  de ouvir o meu sotaque e a minha história, sabe? Então podem me seguir no @Yuko_Tailandesa, mas são vídeos curtos. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho, olha só: "Quero agradecer as pessoas que me acompanham, por todos os comentários e curtidas. Me sinto muito feliz pelas pessoas que me acompanham e que amam de verdade, sinto que as pessoas que usam as redes sociais de maneira gentil são as que eu mais gosto de ter por perto. Quero me sentir bem com essas pessoas e não ver pessoas apenas dançando ou peladas, as pessoas que possuem público precisam manter a imagem um pouco, não quero que o público me veja de outra maneira, pois a sua maneira de portar reflete na sua audiência, quero que sejam seguidores de qualidade, que são pessoas que também vão consumir os produtos dos meus patrocinadores. Mas, muito obrigada por me seguirem." e se vocês quiserem conferir seu Instagram, é o @yuko_tailandesa_oficial. Beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário