segunda-feira, 9 de maio de 2022

Bruna Entrevista: 11x36 - Eduardo Prado


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da oitava temporada do "MasterChef" da Band e acabou ficando em segundo lugar, estou falando do querido Eduardo Prado que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você tem apenas 19 anos e já possui duas participações em realities na televisão, sendo a primeira em 2015 no "MasterChef Júnior" e no último ano, no "MasterChef" principal. Então, vamos voltar um pouco, lá na sua primeira participação... Sendo tão jovem ainda, o que te despertou o interesse em participar da atração? 
Eduardo Prado: O interesse em participar da atração foi algo bem espontâneo, assisti tanto a primeira temporada quanto a segunda pelo site da Band e enquanto estava assistindo a segunda temporada, vi que estava aberta as inscrições para o "MasterChef Júnior", então resolvi tentar a sorte, preenchi a ficha de inscrição e pensei que não daria em nada, mas de repente fui chamado para a etapa seguinte, para a outra, até que passei. Mas foi algo totalmente espontâneo e que nunca tinha pensado em participar na minha vida.

Bruna Jones: Participar de um reality show, é algo que querendo ou não, acaba transformando você em uma pessoa pública, ainda mais nessa era de redes sociais onde praticamente tudo fica registrado infinitamente. Como foi para você sendo tão jovem em 2015 e tendo que lidar com essa experiência de ter fãs e pessoas te acompanhando? 
Eduardo Prado: Ter fãs e pessoas me acompanhando é uma experiência única, participar de um reality show neste nível, com essa visibilidade, com apenas 13 anos foi algo transformador na minha vida. De repente as pessoas me paravam na rua, recebi um carinho imenso que foi muito, muito bom... Por outro lado, teve o hate... As pessoas que falam mal por simplesmente falarem mal, sem motivo. Acho que a gente pode até dividir entre criticas positivas, as pessoas que realmente querem te ajudar, existe o hate, os comentários negativos que simplesmente quer te colocar pra baixo e os fãs com os comentários positivos que estão sempre lá para te apoiar. Ter esse apoio é extremamente positivo e compensa todas as criticas que recebi e recebo até hoje, é algo muito positivo e que me dá força e estímulos para continuar em todas as áreas da minha vida, pois sei que posso contar com eles para tudo.


Bruna Jones: Falando agora no lado gastronômico. Como surgiu a sua paixão pela cozinha? E o que te motivou a buscar aprimorar ainda mais os seus conhecimentos na área? 
Eduardo Prado: A minha paixão pela cozinha aconteceu desde pequenininho, acho que a cozinha é algo que está no meu sangue, não aprendi a cozinhar, não aprendi a gostar de cozinhar, eu nasci com essa paixão. Desde pequenininho eu queria ficar cozinhando, via a minha mãe e queria ajudar, mais atrapalhava do que ajudava, né? Era bolo pra tudo quanto é lado, rs... Mas eu comecei a entrar e aprender com o primeiro dinheiro que ganhei, onde comprei um livro de cozinha e comecei a estudar, por livros, vídeos no YouTube e a paixão foi só aumentando, quanto mais aprendia, mais queria aprender e o interesse crescia, e assim foi se desenvolvendo até que completei 13 anos e fui para o "MasterChef'" e ai explodiu essa paixão.   

Bruna Jones: No ano passado, como eu disse anteriormente, você retornou ao reality show, desta vez participando da edição principal. O que te motivou a retornar ao programa? 
Eduardo Prado: Eu retornei ao programa para concluir um ciclo. Um ciclo que deixei por terminar em 2015, quando eu sai no episódio 7, nas quartas de final, virei pra mim e falei "vou voltar e ganhar esse programa". Infelizmente não ganhei o programa, mas eu voltei e dei o meu melhor, e independente do resultado foi uma vitória, pois conclui a minha missão com o reality e com o programa em si. O reality mudou a minha vida por duas vezes e transformou o meu jeito de pensar sobre o mundo e sobre mim mesmo. Retornar ao programa foi uma saída que encontrei pra aprender ainda mais e fechar esse ciclo.  

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do reality? 
Eduardo Prado: Eu tive que abrir mão de várias coisas, antes de entrar no reality a minha vida já estava seguindo normalmente, eu estava na faculdade e ainda estou, fazendo administração de empresas... E na época começou o confinamento e o confinamento era impossível de conciliar com a faculdade e ele começou no mesmo dia que começou as provas finais, então precisei abrir mão imediatamente foi de fazer essas provas e acabei colocando na balança e achei que naquele momento valeria a pena e valeu mesmo, pois foi uma experiência única e transformadora. Então, para não dizer que não fiz nenhuma das provas, eu consegui fazer uma que foi numa sexta de direito trabalhista, de resto, todas acabei ficando com zero. Isso foi algo que afetou a minha vida acadêmica e peguei algumas recuperações, mas o que importa é que estou refazendo essas matérias agora e aprendendo ainda mais. Foi uma escolha e eu não me arrependo em nada de ter aberto a minha mão para algumas coisas e estar no "MasterChef".


Bruna Jones:
 Num modo geral, uma competição culinária costuma ser bastante competitiva e, obviamente, os jurados estão em constante busca por melhores resultados. Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante o programa? 
Eduardo Prado: Algo que eu levei muito comigo na temporada que participei do "Júnior", foi receber as criticas. O lado emocional é muito importante, saber que não pode levar as criticas para o lado pessoal é essencial para a sua participação, pois assim você as criticas para realmente melhor. A cada critica eu tentava entender o motivo e como eu poderia usar aquilo no futuro, um exemplo foi quando a chef Helena Rizzo me falou sobre a combinação da espuma de pecorino com a massa ao lemone, tanto a espuma quanto o molho da massa era a base de creme de leite, então colocando os dois juntos no prato, a gordura da espuma anulava a acidez e fazia com que o prato ficasse insosso, isso me ajudou a entender a razão para não juntar os dois elementos e não cometer o erro novamente.      

Bruna Jones: Como sabemos, a rotina do reality show competitivo é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os três jurados da competição. Além disso, vocês precisam se relacionar com os outros participantes... Como foi para você essa relação com os demais? Era um clima mais amigável ou mais tenso devido à competição? 
Eduardo Prado: Quando eu fiz o "MasterChef Amadores" estava com medo pelo fato de serem adultos o pessoal ser mais competitivo, mas me surpreendi positivamente. O pessoal foi muito legal, me receberam de braços abertos e desenvolvi relações que quero levar para o resto da minha vida, tem o André, a Juliana, a Raquel, a Ana Paula... Muito amigos que criei ao longo da competição, a própria Isa é uma amiga que quero pro resto da minha vida, é uma pessoa incrível. Então realmente, eles foram essenciais para conseguir chegar até a final, inclusive estudei com a Isa sobre o nosso menu da final, a gente se ajudou a construir os menus, então ter pessoas legais e bacanas comigo foi essencial para o meu desenvolvimento e manter a cabeça no lugar ao longo da competição.     

Bruna Jones: Hoje você possui a oportunidade de dividir seu conhecimento com diversas pessoas em diversas plataformas diferentes... Como é para você ter esse espaço para entrar na vida do seu público e poder fazer alguma diferença através das suas receitas? 
Eduardo Prado: Poder ter algum impacto na gastronomia e levar algum conhecimento para as pessoas é muito bom, e vai muito de acordo com a minha filosofia dentro da área, acho que a gente precisa aprender o básico para poder começar a perfeiçoar e aprimorar. Sou muito fã da técnica e poder ensinar receitas simples, básicas e poder introduzir a gastronomia para um público que as vezes não conhecia ou não tinha acesso a esse conhecimento é muito bom, com isso eu cumpro um dos meus papeis dentro da sociedade. Fico muito feliz e é uma das formas de retribuir esse favor e essa visibilidade que o "MasterChef" e a Band me possibilitou.


Bruna Jones: Nos últimos anos, a "reciclagem" de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de "A Fazenda" ou "BBB", por exemplo, ou ainda de uma nova temporada com antigos participantes do "MasterChef Brasil"?
Eduardo Prado: Responder agora é muito difícil, pois o que mais influencia é o momento. Mas sempre estou aberto para novas experiências na minha vida, então quem sabe uma nova temporada de reality gastronômico? Eu acho que seria muito interessante, poder participar deste clima e a competição é algo que me motiva, então ter a oportunidade de participar de algum outro reality é algo que não descarto da minha vida.   

Bruna Jones: Felizmente, mesmo que aos poucos, nós estamos conseguindo retomar a nossa vida social e profissional, não é mesmo? E com isso, projetos podem ser colocados em prática e novidades surgem... Tem algo novo vindo por aí? Algo que possa compartilhar com a gente?
Eduardo Prado: Por enquanto ainda não posso falar muito das novidades, mas com certeza tem coisa boa vindo por aqui, primeiro preciso retomar minhas atividades, focar na faculdade, estudar muito e aprender muito de cozinha ainda, mas quem sabe daqui alguns aninhos eu não abro um restaurante?  

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Queria agradecer muito por essa entrevista, mandar um abraço para todo mundo que acompanha o meu trabalho, que acompanha aqui o blog e falar para todo mundo tentar cozinhar, tenta cozinhar, é uma delicia, é bom para a alma, para a barriga e você aprende muito com a cozinha, ela não serve só para você comer, serve também para aprender. A cozinha me ajudou muito com a matemática, com química e ela traz uma paz de espirito de outro mundo. Cozinha. Aprende. Se diverte e bota a mão na massa!"
e se quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais é só buscar no Instagram e Tiktok por @ed.prado, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário