segunda-feira, 16 de maio de 2022

Bruna Entrevista: 11x38 - Vanderlei Ramiro


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje foi integrante da sexta temporada do "No Limite", estou falando do queridíssimo Vanderlei Ramiro, que aceitou vir aqui conversar com a gente sobre essa experiência fora do comum que ele teve neste ano. Vem saber um pouco mais de como foi essa jornada, agora!

Bruna Jones: Você ganhou fama nacional este ano após participar da sexta temporada do "No Limite", mas antes da gente falar sobre isso, vamos voltar um pouco no tempo. Você é psicoterapeuta, certo? Como foi que você acabou escolhendo essa área profissional?
Vanderlei Ramiro: Foi uma escolha um pouco natural. Sempre fui o adolescente, o amigo que ajudava os outros, dava conselhos, observava o comportamento dos outros e adorava ouvir histórias. Então quando escolho a faculdade de psicologia e começo a um encontro de personalidade, desejo, com a profissão e as técnicas; o que para todos que me conheciam não foi uma surpresa. 

Bruna Jones: Muita coisa mudou mundialmente por causa da covid nos últimos anos, mas uma coisa que acredito que faça bem para todos, independente do momento da vida, é a terapia. Você poderia falar melhor sobre como isso pode ajudar na qualidade de vida de um paciente?
Vanderlei Ramiro: A terapia como o exercício físico é boa é importante em qualquer momento da vida, e sempre trará saúde e bem estar na vida de alguém. Quando alguém a procura inicialmente, geralmente é por um problema, situação em que a pessoa não esteja conseguindo lidar sozinha, mas ao persistir nisso o movimento é de visitar novos lugares da mente, e isso vai produzindo mais autoconhecimento. O que acredito que todos precisam entender é que terapia nem sempre é “gostoso”, por vezes precisamos remover aquela “área inflamada” da mente/comportamento para gerar um bem estar, resultando numa melhor saúde e qualidade de vida. 

Bruna Jones: Deixando o profissional de lado um pouco agora, como disse no inicio da conversa, você esteve em "No Limite" este ano. O que te motivou a se inscrever e participar do reality show?
Vanderlei Ramiro: Desafio e sonho! Sempre sonhei em participar do programa, desde as primeiras edições, isso porque gosto dessa proposta de estar num ambiente escasso com provas a serem feitas, e dia após dia provar a sua força (interna e externa). Infelizmente não me senti me superando em nenhum aspecto, porém realmente não tinha dimensão da minha força e ao estar nessas condições pude ver que era mais forte (interna e externamente) do que imaginava. É ainda não conheci meus limites! 

Bruna Jones: Em algum momento você não achou que estar em exposição em um reality, poderia acabar influenciando direta ou indiretamente na sua vida profissional?
Vanderlei Ramiro: Sim imaginava, e contava de certa maneira com isso. Acredito que sempre que nos propomos a isso e amamos nosso trabalho o retorno normalmente é positivo nesse sentido, pois o canal de repercussão daquilo que você acredita é ampliado, e mais pessoas beneficiadas com seu trabalho. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "No Limite"?
Vanderlei Ramiro: Com certeza, meses sem ver meu filho foi bem doloroso, e sabia que isso poderia afetá-lo também, mas foi o risco que tive que correr para poder alçar tal sonho. Com relação aos pacientes meses antes já fechei os atendimentos para não precisar fazer o mesmo movimento. 

Bruna Jones: Este ano foi o formato que mais se aproximou em termos de "Survivor", o programa que dá origem a ele. Como foi para você os 23 dias que esteve na competição?
Vanderlei Ramiro: Foram duros, mas após o 10º dia o corpo já estava bem mais adaptado a “fome”, condições para dormir, ao tempo que mudava do nada, então vi ali que poderia durar mais 30 dias tranquilo. Essa pra mim é a mágica do nosso corpo/mente não importa a situação ou condições, quando nos propomos a algo sempre conseguimos superar os obstáculos e nos adaptar as mais diversas situações. 

Bruna Jones: Infelizmente você foi o nono eliminado da atração, você se arrepende de algo que fez ou deixou de fazer ao longo dos 23 de competição?
Vanderlei Ramiro: Bom eu sugeri diversas estratégias logo no começo da competição que teriam mudado muito o rumo de tudo: um aliança mesmo que temporária com o Matheus, uma primeira movimentação de eliminação para com a Verônica que já estava machucada, ao invés do Matheus. Mas não me deram ouvidos, rsrs. Porém dada a configuração que foi, acredito que meu ponto cego foi não ter visto a força das meninas, e ter proposto de fato uma aliança mais estratégica ao Pires naquele momento do jogo para igualar a força das meninas. 

Bruna Jones: Entre as provas que você realizou, qual foi a sua favorita? E qual prova que você não fez e que gostaria de ter feito?
Vanderlei Ramiro: Minhas favoritas foram a prova com as rampas, acho que fui essencial naquela prova, com minha força e agilidade; e a que precisei nadar sozinho e voltar, ali provei a mim mesmo minha resistência. Mas gostaria muito de ter participado da prova da comida, de resistência em ficar de pé ali por horas… acho que na verdade de todas as provas que aconteceram depois rsrs...


Bruna Jones: Esse ano os participantes estavam mais dispostos a jogar, fazer movimentações e em alguns casos, até mesmo trair a confiança uns dos outros. Você chegou a assistir o programa aqui fora? Ficou surpreso com alguma coisa que tenha visto?
Vanderlei Ramiro: Para mim quem mais surpreendeu foi Andreia e Pedro, realmente acho que fui muito inocente quanto as alianças dela, e do Pedro às mudanças de alianças constantes, e depois os episódios onde ele acabou tendo alguns rompantes de fúria. Pois sempre pareceu muito ponderado enquanto estive lá. Mas é um jogo que realmente nos leva a extremos! 

Bruna Jones: Chegamos no segundo semestre do ano e com ele, o final da sua temporada do "No Limite". Quais são as suas novidades agora? Tem algo que possa compartilhar com a gente?
Vanderlei Ramiro: Já voltei aos atendimentos, talvez mais à frente montar alguns cursos juntamente de outras pessoas para auxiliar pessoas com informações e algumas técnicas para alta performance, saúde mental, etc. a clínica tem um poder fantástico pra isso, mas é um processo individual. O movimento da educação permite que, com consistência certa é um rigor quanto à qualidade, mais pessoas sejam abraçadas nesse movimento. E claro, estou aberto a propostas de agências, algo que por ser vaidoso sempre quis fazer! 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Olha é muitoooo importante o carinho que recebi, e recebemos após a saída do programa, permite que a gente sinta-se satisfeito em nossa trajetória. Um cuidado é só lembrar que somos pessoas, e que respeito, educação mesmo nas manifestações de amor, desejo e carinho são necessários." e se você quiser continuar acompanhando ele nas redes sociais, é só buscar no Instagram por @vand.ramiro e no Twitter por @vandi_ramiro. Para parcerias, entrevistas e afins é só enviar um e-mail para vand.ramiro@gmail.com e para assuntos de saúde mental, terapia, etc é enviando um e-mail para vramiro.psi@gmail.com ou então entrar em contato no número  (11) 91665-0625, beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário