quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bruna Entrevista: 1x07 - Mauricio Nunes


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é artista em diversas áreas, ele atua, escreve, é músico, lançou livros e muito mais, estou falando do querido Mauricio Nunes, que aceitou vir compartilhar um pouco da sua carreira com a gente, vem conferir! 

Bruna Jones: Como eu disse no inicio, você possui diversos créditos na área artística e entre eles, está a criação da sua própria editora de livros, a "Zelig", O que te motivou a criar esta empresa?
Mauricio Nunes: Exatamente a necessidade de viabilizar projetos. Sou prolífico e hiper ativo, então sempre estou produzindo algo relacionado à arte. Brinco que arte é meu oxigênio. Não vivo sem ela. A Zelig foi criada a principio com este intuito, o de lançar meus projetos, para que eu não dependesse de outros e claro tivesse 100% de liberdade neles, já que a polêmica é minha aliada... rs...

Bruna Jones: Quais os temas que você procura para publicar em sua editora?
Mauricio Nunes: Como disse acima, a principio estou investindo apenas em meus trabalhos e claro, alguns em parceira, como o caso de "Lolitas" que fiz junto com o desenhista Fernando Bernardo. Lançarei em breve um CD inédito e também um livro infantil bárbaro e escrito por uma criança brilhante. Mas a base editorial da Zelig é arte. Livros sobre cinema, erotismo, música, ficção, fotografia, mas sempre com esta vertente artística.


Bruna Jones: O nome "Zelig" foi uma referencia direta ao filme de Woody Allen, certo? Conte pra gente um pouco mais sobre a inspiração por trás disso?
Mauricio Nunes: Sim, porque é meu diretor favorito e Zelig faz parte da minha Top Five de filmes de Woody. Além é claro do fato da editora também ser camaleônica, pois como escritor e empresário ao mesmo tempo, eu tenho de me adaptar aos ambientes que participo em nome da mesma... rs...

Bruna Jones: Em seu livro "Sexo, Cinema e Dois Copos Fumegantes" você chega a fazer referências sobre cenas de alguns filmes. Sabe dizer quantos filmes aproximadamente são citados em sua obra?
Mauricio Nunes: No livro faço referencia a uns 600 filmes, mas como também são citados atores e algumas historias de bastidores então este número aumenta gradativamente de acordo com a pesquisa do leitor após as sugestões nestes capítulos. Mas de antemão, no mínimo 600 cenas altamente eróticas e interessantes para se ver só ou acompanhado o livro te entrega de bandeja.

Bruna Jones: Quanto tempo durou todo o processo de criação até a publicação do seu livro?
Mauricio Nunes: O processo de pesquisa levou dez anos. Para escrevê-lo foi mais um ano e depois o lançamento foi cerca de 3 meses.


Bruna Jones: O assunto sobre sexo no cinema sempre foi meio polêmico até hoje. Você acha que mesmo nos dias de hoje, é complicado se fazer uma boa cena de sexo no cinema?
Mauricio Nunes: Depende da sensibilidade do diretor, pois evidente que hoje é difícil frente a tanta exposição gratuita na TV, uma cena de cinema chocar. Nada mais choca como antigamente pois tudo esta de certa maneira aos nossos olhos no dia a dia, seja em out doors, em comerciais, programas de tv, etc... Mas ainda acho que o teor do roteiro, se bem planejado, pode sim atrair e excitar espectadores, pois o cinema ainda é o eterno buraco da fechadura e há muitos mistérios entre quatro paredes que podem ser desvendados para o público. O sexo tem esta vantagem, já que tem uma gama infinita de ações e sensações.

Bruna Jones: Filmes de terror atualmente são considerados filmes com nudez gratuita, você acha que este gênero ficará marcado para sempre assim?
Mauricio Nunes: Não é de hoje. Sempre foi assim. Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos, quando deixou de fazer filmes de ficção e terror, se tornou diretor de pornôs, assim como Zé Mojica, nosso Zé do Caixão que teve uma época de sua carreira voltada também para o erotismo e quase pornografia. O próprio Kubrick em seu Iluminado usou de nudez, assim como em seus outros filmes e isto de forma alguma denigre a obra, muito pelo contrário, eu creio que seja um plus a mais. Eu gosto... rs...

Bruna Jones: Filmes que contem cenas de sexo causam um rebuliço enorme na mídia e quando o sexo é entre pessoas do mesmo gênero, rola muito mais preconceito, inclusive com os atores. Você concorda?
Mauricio Nunes: Porque ainda vivemos numa sociedade preconceituosa. Basta lembrar que no filme "Adinha quem Vem para Jantar", rolava um beijo apenas entre um negro e uma branca e já causou reboliço. O preconceito é inerente ao ser humano infelizmente. Há filmes belíssimo como "O Segredo de Brokeback Mounatin", que forma taxados de maneira injusta pela mídia. Mas talvez as coisas ainda mudem com esta nova geração, afinal até novelas hoje estão dando ênfase a estas relações. Eu sou hetero, mas nunca uma cena homossexual em um filme me deixou chocado, assustado, pois tenho uma mente aberta para o sexo. Não é porque eu não gosto de homem que vou criticar ou condenar alguém que goste. cada um sabe o que é bom para si e se o cinema tem as ferramentas para demonstrar estas emoções, porque não tentar no mínimo compreende-las? Eu ainda sou da opinião que quem se choca muito ou se revolta é porque vive o dilema de querer e não poder... rs... Quem está bem resolvido sexualmente, assiste uma cena homossexual numa boa, é o que eu acho.


Bruna Jones: Qual o filme mais sensual e o mais sexual que você já assistiu?
Mauricio Nunes: Difícil dizer até porque sou viciado em sexo e cinema e escrevi uma obra inteira sobre o tema...rs Mas creio que "Barbarella" ainda é para mim uma obra extremamente sensual, porque Jane Fonda esta deliciosa o tempo todo. Já o mais sexual eu diria que "Calígula", mas ficaria óbvio demais, então creio que "Último Tango em Paris" responde bem também a sua pergunta. Lembrando que foi a primeira cena de sexo anal na historia do cinema, então imagine a polêmica na época.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E para quem quiser entrar em contato com o nosso querido Mauricio, ele deixa o recado: "Todas as sextas eu escrevo artigos sobre o cotidiano no Metro News e tenho o blog AQUI e os livros da Zeli são: Sob a Luz do Cine Star; Sexo, Cinema e Dois Corpos Fumegantes e agora o mais recente da família, que é a HQ Lolitas. Todos a vendas em todas livrarias. Se quiserem papear sobre cinema, só me adicionar no face!" beleza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário